Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação de medidas de gravidade e de inconsistência de fala em crianças com transtorno fonológico

The use of severity measures and speech inconsistency in children with speech sound disorders

Resumos

OBJETIVO: Descrever os índices PCC-R, IRS, IRO e IRD, PDI e IIF em crianças com transtorno fonológico, com e sem os processos fonológicos de ensurdecimento, e verificar a eficiência desses índices na identificação de diferenças entre as crianças. MÉTODOS: Trata-se de pesquisa retrospectiva e transversal com 20 crianças com transtorno fonológico e idade entre 5 e 8 anos. Foram realizados dois agrupamentos, de acordo com a presença dos processos fonológicos de ensurdecimento de plosivas e de fricativas. Todos foram submetidos ao teste de fonologia ABFW, no qual foi verificada a produtividade dos processos fonológicos, o número de diferentes tipos de processos fonológicos e os índices PDI, PCC-R, IRS, IRO e IRD. A prova de inconsistência de fala foi aplicada para calcular o índice de inconsistência de fala. Os dados foram submetidos à análise estatística inferencial. RESULTADOS: O estudo indicou que crianças com transtorno fonológico e presença de ensurdecimento de fricativas e/ou plosivas têm maior comprometimento de fala e apresentam valores mais altos do índice de inconsistência de fala, PDI, IRS, IRO e IRD. O erro articulatório mais ocorrente em ambos os grupos foi a substituição, sendo que a distorção ocorreu mais no grupo sem os processos fonológicos de ensurdecimento. CONCLUSÃO: Os índices aplicados foram eficientes para diferenciar crianças com e sem a presença dos processos fonológicos de ensurdecimento. Há evidências de que as crianças que apresentam os processos fonológicos de ensurdecimento têm dificuldade na representação fonológica.

Fonoaudiologia; Criança; Avaliação; Transtornos da articulação; Índice de gravidade de doença; Testes de linguagem


PURPOSE: To describe the severity indexes PCC-R, IRS, IRO, IRD, PDI and SII in children with speech sound disorder with and without the phonological process of devoicing and verify its efficiency in identifying differences among children. METHODS: This is retrospective and cross-sectional study involving 20 children with speech sound disorder between 5 and 8 years-old. Two subgroups were created according to the presence of the phonological process of stops and fricatives devoicing. Phonology test from the infantile language test (ABFW) was used to calculate productivity of phonological processes, the number of different types of phonological processes and the indexes PDI, PCC-R, IRS, IRO and IRD. Speech inconsistency test was applied to calculate the speech inconsistency index. Data were statistically analyzed. RESULTS: The study demonstrated that children with speech sound disorder and the presence of fricative and/or stops devoicing were more severe and presented higher values of the speech inconsistency index, PDI, IRS, IRO and IRD. The articulatory error most observed for both groups was the substitution while distortion occurred more in the group of children without the phonological process of devoicing. CONCLUSION: The severity indexes used were efficient to differentiate children with from children without the presence of the phonological processes of devoicing. There is evidence that children who have the phonological process of devoicing have difficulty with the phonological representation of the sound.

Speech; Language and Hearing Sciences; Child; Evaluation; Articulation disorders; Severity of illness index; Language tests


  • 1
    Shriberg LD, Austin D, Lewis BA, McSweeny JL, Wilson DL. The speech disorders classification system (SDCS): extensions and lifespan reference data. J Speech Lang Hear Res. 1997;40(4):723-40.
  • 2
    Peña-Brooks A, Hedge MN. Assessment and treatment of articulation and phonological disorders in children. Austin: Pro Ed; 2000.
  • 3
    Wertzner HF. O distúrbio fonológico em crianças falantes do português: descrição e medidas de severidade. [tese] [Livre-Docência Junto ao Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional]. São Paulo (SP): Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2002.
  • 4
    Ingram D. Phonological disability in children: studies in language disability and a remediation. 2nd ed. London: Edward Arnold; 1976.
  • 5
    Wertzner HF, Herrero SF, Ideriha PN, Pires SCF. Classificação do distúrbio fonológico por meio de duas medidas de análise: Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) e índice de ocorrências dos processos (PDI). Pro-Fono 2001;13(1):90-7.
  • 6
    Wertzner HF, Oliveira MMF. Semelhanças entre os sujeitos com distúrbio fonológico. Pro-Fono. 2002;14(2):143-52.
  • 7
    Wertzner HF, Francisco DT, Pagan-Neves LO. Fatores causais e aplicação de provas complementares relacionadas à gravidade no transtorno fonológico. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(3):299-303.
  • 8
    Wertzner HF, Santos PI, Pagan-Neves LO. Tipos de erros de fala em crianças com transtorno fonológico em função do histórico de otite média. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(4):422-9.
  • 9
    Wertzner HF, Pagan-Neves LO. A efetividade dos testes complementares no acompanhamento da intervenção terapêutica no transtorno fonológico. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(4):469-75.
  • 10
    Dias RF, Mota HB, Mezzomo CL. A consciência fonológica e a consciência do próprio desvio de fala nas diferentes gravidades do desvio fonológico. Rev CEFAC. 2009;11(4):561-70.
  • 11
    Shriberg LD, Austin D, Lewis BA, McSweeny JL, Wilson DL. The Percentage of Consonants Correct (PCC) metric: extensions and reliability data. J Speech Lang Hear Res. 1997;40(4):708–22.
  • 12
    Edwards ML. Clinical forum: phonological assessment and treatment: in support of phonological processes. Lang Speech Hear Serv Sch. 1992;23(3):233-40.
  • 13
    Wertzner HF, Amaro L, Galea DES. Phonological performance measured by speech severity indices compared with correlated factors. São Paulo Med J. 2007;125(6):309-14.
  • 14
    Shriberg LD. Four new speech and prosody-voice measures for genetics research and other studies in developmental phonological disorders. J Speech Lang Hear Res. 1993;36(1):105-40.
  • 15
    Castro MM, Wertzner HF. Speech Inconsistency Index in Brazilian Portuguese-Speaking Children. Folia Phoniatr Logop. 2011;63(5):237-41.
  • 16
    Holm A, Crosbie S, Dodd B. Differentiating normal variability from inconsistency in children’s speech: normative data. Int J Lang Commun Disord. 2007;42(4):467-86.
  • 17
    Crosbie S, Holm A, Dodd B. Cognitive flexibility in children with and without speech disorder. Child Lang Teach Ther. 2009;25(2):250-70.
  • 18
    Castro MM, Wertzner HF. Articulatory error consistency in Brazilian Portuguese children with Phonological Disorder. In: 27th World Congress of the Internacional Association of Logopedics and Phoniatrics, Copenhagen. Dinamarca; 2007.
  • 19
    Wertzner HF. Fonologia. In: Andrade CRF, Befi-Lopes DM, Fernandes FDM, Wertzner HF. ABFW Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Carapicuíba: Pró-Fono; 2004.
  • 20
    Andrade CRF, Befi-Lopes DM, Fernandes FDM, Wertzner HF. ABFW Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Carapicuíba: Pró-Fono; 2004.
  • 21
    Papp ACCS, Wertzner HF. O aspecto familial e o transtorno fonológico. Pro-Fono. 2006;18(2):151-60.
  • 22
    Gurgueira AL. Estudo acústico do Voice Onset Time (VOT) e da duração da vogal na distinção da sonoridade dos sons plosivos em crianças com transtorno fonológico [tese]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2006.
  • 23
    Yavas M, Hernandorena CL, Lamprecht R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artmed Editora; 2002.
  • 24
    Pagan-Neves LO, Wertzner HF. Elettroglotographic study from Brazilian Portugues fricative voiced sounds. In: The São Paulo School of Advanced Studies in Speech Dynamics (SPSASSD); 2010. Jun 07-11. São Paulo; 2010.
  • 25
    Smith A. Speech motor development: integrating muscles, movements, and linguistic units. J Commun Disord. 2006;39(5):331-49.
  • 26
    Shriberg LD, Fourakis M, Hall SD, Karlsson HB, Lohmeier HL, McSweeny JL, et al. Extensions to the Speech Disorders Classification System (SDCS). Clin Ling Phon. 2010;24(10):795-824.
  • 27
    Wertzner HF, Santos PI, Pagan-Neves LO. Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico. No prelo. Rev CEFAC. 2013.
  • 28
    Broomfield J, Dodd B. The nature of referred subtypes of primary speech disability. Child Lang Teach Ther. 2004;20(2):135-51.
  • 29
    Wertzner HF, Papp ACCS, Galea DES. Provas de nomeação e imitação como instrumentos de diagnóstico do transtorno fonológico. Pro-Fono. 2006;18(3):303-12.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2013
  • Data do Fascículo
    2013

Histórico

  • Recebido
    03 Maio 2013
  • Aceito
    12 Ago 2013
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br