Open-access Desvio vocal, sinais e sintomas, diagnóstico laringológico e sua associação com a autopercepção da voz

RESUMO

Objetivo  Investigar a associação entre a autopercepção da qualidade vocal e o grau de desvio vocal, sinais e sintomas e diagnóstico laringológico.

Métodos  Estudo transversal, observacional e descritivo. A amostra foi composta por 100 indivíduos de ambos os gêneros, com média de 38 anos e 10 meses de idade, usuários de um hospital universitário. Foi aplicado o Protocolo de Rastreio de Risco de Disfonia - Geral, que contempla uma Escala Analógica Visual para autoavaliação da qualidade vocal. Foram gravadas as vozes e realizado exame laringológico.

Resultados  A pontuação média na escala foi 4,13 (desvio leve). A partir da análise clínica observou-se maior frequência de disfonia leve e lesões laríngeas benignas. Cerca de um terço da amostra apresentou exame laríngeo sem alterações. A autopercepção do desvio vocal se associou aos sinais e sintomas de rouquidão, voz grave e dor na garganta.

Conclusão  A associação da autopercepção da qualidade vocal com alguns sinais e sintomas vocais e a não associação com o desvio vocal e com o tipo de lesão laríngea indica muitas particularidades na maneira como cada paciente percebe sua alteração, sendo necessário que essa percepção seja ampliada para melhor sucesso terapêutico.

Palavras-chave:
Voz; Qualidade da voz; Escala visual analógica; Autopercepção; Disfonia

location_on
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro