Perda auditiva incapacitante: análise de fatores associados

Débora Soares Jardim Fernanda Jorge Maciel Stela Maris Aguiar Lemos Sobre os autores

RESUMO

Introdução

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 360 milhões de pessoas no mundo sofram de perda auditiva incapacitante.

Objetivo

Investigar a associação entre perda auditiva incapacitante e características clínicas, sociodemográficas, comunicativas, comportamentais e assistenciais de uma população com deficiência auditiva, atendida em um serviço público.

Métodos

Trata-se de estudo realizado com dados secundários, oriundos do protocolo de avaliação para autorização da concessão de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), utilizado em um serviço de saúde auditiva. A amostra foi constituída de 745 usuários atendidos em um serviço de saúde auditiva, no período de maio de 2009 a maio de 2013. Foi considerada como variável resposta a perda auditiva incapacitante e como variáveis explicativas os dados assistenciais, aspectos comunicativos e comportamentais, dados sociodemográficos e dados clínicos.

Resultados

A análise multivariada do modelo hierárquico demonstrou que cinco variáveis explicativas pertencentes a blocos distintos permaneceram com associação significativa à perda auditiva incapacitante, tais como: provável etiologia da perda auditiva adquirida, escolaridade em nível de ensino fundamental, pessoas que fizeram uso do AASI anteriormente, apresentação de reações auditivas sem o AASI, presença de acompanhante no momento da avaliação.

Conclusão

Na população estudada, os indivíduos com perda auditiva congênita, escolaridade em nível de ensino fundamental, que usaram o AASI anteriormente, com ausência de reações auditivas sem o AASI, ou que possuíam acompanhante no momento da avaliação tiveram maiores de chances de apresentarem a perda auditiva incapacitante, quando comparados aos indivíduos sem essas características.

Perda auditiva; Pessoas com deficiência; Sistema Único de Saúde; Audição; Auxiliares de audição

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br