Acessibilidade / Reportar erro

Protocolo para decanulação de traqueostomia pediátrica: evidências de validação de conteúdo

RESUMO

Objetivo

desenvolver e validar o conteúdo de um protocolo de decanulação para crianças traqueostomizadas crônicas, na faixa etária de 0 a 12 anos.

Métodos

pesquisa metodológica realizada em quatro etapas: (1) submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa; (2) revisão sistemática da literatura; (3) elaboração do protocolo clínico; (4) avaliação da qualidade das informações com especialistas. A fase de elaboração seguiu as recomendações do Guia para a Construção de Protocolos Assistenciais do Conselho Regional de Enfermagem - COREN - SP. A qualidade do protocolo foi avaliada por oito especialistas em pediatria, por meio do Appraisal of Guidelines Research & Evaluation (AGREE II). Considerou-se a adequabilidade aceitável do protocolo igual ou superior a 78% de concordância entre os especialistas.

Resultados

a partir da revisão sistemática, foram elencadas cinco recomendações para compor o protocolo de decanulação da traqueostomia em crianças, representado em um fluxograma. A adequabilidade do protocolo variou entre 81,94% e 95,83%, com avaliação global de 93,75%. Todos os especialistas recomendaram o protocolo como adequado para utilização nos serviços de saúde.

Conclusão

o protocolo de decanulação para crianças traqueostomizadas crônicas foi considerado válido e adequado em seu conteúdo. Recomenda-se a realização de pesquisas futuras com delineamentos randomizados, nessa população, para avaliar o impacto do uso do protocolo e o seu custo-efetividade nos serviços de saúde.

Palavras-chave:
Traqueostomia; Protocolos clínicos; Segurança do paciente; Criança; Tecnologia biomédica

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br