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Situação e satisfação profissional na percepção de egressos de Fonoaudiologia

RESUMO

Objetivo

Analisar a associação entre egressos de Fonoaudiologia inseridos no mercado de trabalho com as variáveis sociodemográficas, aspectos da situação e da satisfação profissional.

Métodos

Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística de 196 egressos de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira, que trabalhavam como fonoaudiólogos. O instrumento utilizado foi um questionário distribuído de forma online e física e, neste estudo, os eixos de investigação foram compostos por questões sociodemográficas, aspectos de situação e de satisfação profissional. Para as análises de associação foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Pearson, sendo considerado significante o valor de p≤0,05.

Resultados

Houve associação entre quem trabalha exclusivamente como fonoaudiólogo com as variáveis faixa salarial (p=0,003), carga horária de trabalho (p=0,001), situação econômica após conclusão do curso (p=0,004), continuidade dos estudos (p≤0,001), percepção de realização profissional (p=0,008) e financeira (p=0,012).

Conclusão

A percepção dos egressos de Fonoaudiologia inseridos no mercado de trabalho revela uma avaliação positiva da profissão. Trabalhar exclusivamente como fonoaudiólogo tem relação com a faixa salarial, carga horária de trabalho, percepção de realização profissional e melhora da situação econômica, após conclusão do curso. Embora a maioria dos egressos não esteja realizada financeiramente, eles avançam na continuidade dos estudos.

Palavras-chave:
Fonoaudiologia; Estudante; Mercado de trabalho; Prática profissional; Satisfação no emprego; Educação continuada

ABSTRACT

Purpose

To analyze the association between Speech Therapy graduates inserted in the labor market with sociodemographic variables, aspects of situation and professional satisfaction.

Methods

An observational cross–sectional study, with a non-probabilistic sample of 196 Speech Therapy graduates from a Brazilian public university working as speech therapists. The instrument used was a questionnaire distributed both online and physical. In the present study the sociodemographic issues, aspects of situation and professional satisfaction, composed the research axes. Pearson's chi-square test was used for the association analysis, being considered significant p≤0.05.

Results

There was an association between those who work exclusively as a speech therapists with the variables salary range (p=0.003), working hours (p=0.001), economic situation after graduation (p=0.004), continuity of the studies (p=0.001), perception of professional (p=0.008) and financial achievement (p=0.012).

Conclusion

The perceptions of Speech Therapy graduates inserted in the labor market reveal a positive evaluation of the profession. Working exclusively as a speech therapist is related to the salary range, working hours, perception of professional achievement and improvement of the economic situation after graduation. Although most of the graduates are not financially fulfilled, they advance in the continuity of the studies.

Keywords:
Speech, Language and hearing sciences; Student; Labor market; Professional practice; Job satisfaction; Continuing education

INTRODUÇÃO

Entre as diferentes formas de avaliação dos cursos de graduação, está o acompanhamento dos egressos(11 Pena MDC. Acompanhamento de egressos: uma análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro. Educ Tecnol. 2000;5(2):25-30.

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-66 Santos JG, Souza RS. Proposta de acompanhamento dos egressos do IFB com base em um estudo do acompanhamento dos egressos em nível nacional. Revista EIXO. 2015;4(1):53-73. http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v4i1.230.
http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v4i1.230...
). Pela percepção dos ex-alunos, é possível realizar mapeamentos da trajetória acadêmica, situação profissional e também visualizar a realidade de trabalho destes profissionais(22 Lousada ACZ, Martins GA. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. R Cont Fin. 2005;16(37):73-84. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006.
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,55 Andriola WB. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educ Rev. 2014;54(54):203-20. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.36720.
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,77 Câmara AMCS, Santos LLCP. Um estudo com egressos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 1982-2005. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1 Supl 1):5-17. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200002.
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9 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
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10 Sousa JE, Maciel LKB, Oliveira CPS, Zocratto BF. Mercado de trabalho em Odontologia: perspectivas dos estudantes concluintes de faculdades privadas. Revista da ABENO. 2017;17(1):74-86. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.327.
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-1111 Silva LC, Bastos AVBB, Ribeiro JLLS, Peixoto ALA. Acompanhamento de egressos como ferramenta para a gestão universitária: um estudo com graduados da UFBA. Revista GUAL. 2017;10(4):293-313. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p293.
http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2017...
) e sua satisfação com a profissão(77 Câmara AMCS, Santos LLCP. Um estudo com egressos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 1982-2005. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1 Supl 1):5-17. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200002.
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,1212 Silva DCP, Grazziano CR, Carrascosa AC. Satisfação profissional e perfil de egressos em Fisioterapia. ConScientiae Saúde. 2018;17(1):65-71. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7694.
http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v17n...
).

A situação profissional é marcada por funções e responsabilidades, as quais o profissional deve ser capaz de realizar, e que servirão como fonte regular de sua subsistência. A satisfação profissional acontece por meio dos resultados obtidos no exercício da profissão, os quais são confrontados com as expectativas do indivíduo, e não decorre somente da remuneração, mas também das relações interpessoais, tipo de trabalho desenvolvido, realização e reconhecimento por esse trabalho(77 Câmara AMCS, Santos LLCP. Um estudo com egressos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 1982-2005. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1 Supl 1):5-17. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200002.
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,1212 Silva DCP, Grazziano CR, Carrascosa AC. Satisfação profissional e perfil de egressos em Fisioterapia. ConScientiae Saúde. 2018;17(1):65-71. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7694.
http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v17n...
).

Neste contexto, a compreensão dos aspectos descritos tem dupla importância, tanto para o curso de origem, quanto para a sua área profissional, que se beneficiarão dessa exploração para a formação dos futuros profissionais frente à realidade do mercado de trabalho.

Muitas instituições, contudo, não fazem o acompanhamento regular dos egressos, após a conclusão do curso(11 Pena MDC. Acompanhamento de egressos: uma análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro. Educ Tecnol. 2000;5(2):25-30.,55 Andriola WB. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educ Rev. 2014;54(54):203-20. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.36720.
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.3672...
,66 Santos JG, Souza RS. Proposta de acompanhamento dos egressos do IFB com base em um estudo do acompanhamento dos egressos em nível nacional. Revista EIXO. 2015;4(1):53-73. http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v4i1.230.
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). Na área da Fonoaudiologia, as pesquisas com egressos de graduação ainda são incipientes e as existentes trazem dados apenas de universidades públicas brasileiras(99 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
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,1313 Barreto SS, Castro L. Formação e práticas em saúde de fonoaudiólogos inseridos em serviços públicos de saúde. Cien Saude Colet. 2011;16(1):201-10. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100023. PMid:21180828.
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).

Em um dos estudos com essa temática, os autores buscaram compreender os aspectos da trajetória profissional e continuidade dos estudos dos ex-alunos de Fonoaudiologia. Os resultados apontaram que os aspectos que contribuem para a independência financeira do fonoaudiólogo são aumento da idade, jornada de trabalho acima de 20 horas e avaliação positiva sobre a formação acadêmica(99 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
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). A independência relaciona-se com a maior média salarial e interfere diretamente na satisfação profissional(99 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
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).

No outro estudo(1313 Barreto SS, Castro L. Formação e práticas em saúde de fonoaudiólogos inseridos em serviços públicos de saúde. Cien Saude Colet. 2011;16(1):201-10. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100023. PMid:21180828.
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), os autores descreveram o perfil de formação e de práticas em saúde dos fonoaudiólogos, ex-alunos da instituição, inseridos nos serviços municipais de saúde. Os egressos eram jovens adultos, do sexo feminino, formados entre quatro e sete anos. A maioria deles teve experiências prévias de estágio na rede de saúde, era especialista, possuía duplo vínculo público e a prática clínica era centrada em torno do atendimento clínico-terapêutico individual(1313 Barreto SS, Castro L. Formação e práticas em saúde de fonoaudiólogos inseridos em serviços públicos de saúde. Cien Saude Colet. 2011;16(1):201-10. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100023. PMid:21180828.
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).

Desta forma, acredita-se que compreender a trajetória profissional de egressos de Fonoaudiologia contribui para a área, como um todo. Os estudos favorecem a construção de uma política de acompanhamento de egressos e agregam evidências de pesquisa para guiar novos estudos e mapear o mercado de trabalho do fonoaudiólogo.

Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi analisar a associação entre egressos de Fonoaudiologia inseridos no mercado de trabalho com as variáveis sociodemográficas, aspectos da situação e da satisfação profissional.

MÉTODO

Trata-se de um estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais - CEP–UFMG, sob o parecer número 2.936.803.

Os egressos de Fonoaudiologia foram convidados a participar da pesquisa no período de janeiro a junho de 2017, via e-mail, redes sociais, ou presencialmente, e participaram do estudo após assinatura online ou física do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

O critério de inclusão foi ser bacharelado em Fonoaudiologia pela universidade do estudo, entre os anos de 2003/2° (1ª turma do curso) e 2016/1° e trabalhar na profissão. O critério de exclusão foi ter sido transferido para outra escola ou curso, ter desistido do curso, ou abandonado a instituição, e ter ultrapassado o prazo máximo para a integralização de créditos do seu curso e, por este motivo, ter sido jubilado.

O curso de graduação do estudo possuía, até julho de 2016, 26 turmas formadas e 529 ex-alunos. A amostra calculada para viabilidade do estudo foi de 223 egressos (5% de erro amostra e 95% de nível de confiança). Ao todo, foram devolvidos 245 questionários, de um total de 529 distribuídos. Os critérios de elegibilidade foram aplicados e, ao final, participaram desta pesquisa 196 egressos, dentre os quais, 168 trabalhavam exclusivamente como fonoaudiólogos e os outros 28 não trabalhavam exclusivamente na profissão.

O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário online e físico, desenvolvido pelas pesquisadoras, baseado em outros questionários utilizados em pesquisas de egressos da área da saúde(77 Câmara AMCS, Santos LLCP. Um estudo com egressos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 1982-2005. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1 Supl 1):5-17. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200002.
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012...
,99 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
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,1414 Magalhães GE, Coelho PHO, Noronha R, Santos FN, Barbosa CFS, Ribeiro EF, et al. Relatório de dados da pesquisa egressos curso de medicina. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Núcleo de Avaliação de Políticas Sociais; 2007.) (Quadro 1).

Quadro 1
Questionário aplicado aos egressos de Fonoaudiologia

Os eixos de investigação para a análise, nesta pesquisa, contemplaram questões sociodemográficas (idade, sexo, instituição em que concluiu o ensino médio, escolaridade dos pais e acesso à assistência estudantil); questões sobre a situação profissional (tempo de exercício da profissão, jornada de trabalho semanal, faixa salarial, dificuldade de encontrar o primeiro emprego, tempo para inserção no mercado de trabalho, melhoria da condição socioeconômica após a conclusão do curso, continuidade dos estudos, trabalhar exclusivamente como fonoaudiólogo) e, por fim, questões sobre satisfação profissional (se o egresso escolheria a Fonoaudiologia novamente; realização profissional e financeira).

A variável dependente analisada foi “trabalhar exclusivamente como fonoaudiólogo” e as variáveis independentes foram as demais variáveis investigadas, em relação aos dados sociodemográficos, situação e satisfação profissional.

O processamento da análise dos dados foi realizado por meio do software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, versão 21.0. Realizou-se análise descritiva e de associação dos dados. Para a análise descritiva, foi realizada a distribuição de frequência de todas as variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis contínuas. Para as análises de associação, foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Pearson, sendo consideradas como associações significantes as que apresentaram valor de p ≤ 0,05.

RESULTADOS

A média de idade dos 196 egressos foi de 29,42 anos, a mediana de 29,00 e o desvio padrão 3,67.

A maioria dos sujeitos da amostra era do sexo feminino (98,0%), possuía até 29 anos de idade (58,2%), era filho(a) de pai (71,9%) e mãe (68,9%) que não cursaram ensino superior e não recebeu assistência estudantil durante a graduação (66,8%). A metade da amostra (50,0%) cursou o ensino médio em escola pública e a outra metade (50,0%) em escola privada. Parte da amostra estava em atuação profissional entre 2 anos e 5 anos e 11 meses (34,2%), recebia entre 3 e 7 salários mínimos (45,9%), tinha carga horária de trabalho entre 31 e 40 horas semanais (36,2%) e teve dificuldade relatada como média para encontrar o primeiro emprego (48,0%). A maioria levou até 6 meses para se inserir no mercado de trabalho (75,5%), trabalhava exclusivamente como fonoaudiólogo (85,7%), relatou que a situação econômica melhorou após a formação (87,8%) e realizou pós-graduação (73,0%). Quanto à satisfação profissional, a maioria relatou que escolheria a Fonoaudiologia novamente (68,4%), estava realizada profissionalmente (70,9%), mas não financeiramente (73,5%). Os dados descritivos do estudo são apresentados na Tabela 1.

Tabela 1
Dados descritivos dos egressos de Fonoaudiologia de uma universidade pública

Não houve associação entre quem trabalhava exclusivamente como fonoaudiólogo e as variáveis sociodemográficas (Tabela 2).

Tabela 2
Associação entre egressos que trabalham exclusivamente como fonoaudiólogos com características sociodemográficas

Quanto à associação entre os fonoaudiólogos que trabalhavam exclusivamente na profissão e os aspectos da situação profissional, houve associação com as variáveis faixa salarial (p=0,003), carga horária de trabalho (p=0,001), situação econômica após formação (p=0,004) e continuidade dos estudos (p≤ 0,001). A maior parte dos egressos que trabalhava exclusivamente como fonoaudiólogo recebia entre 3 e 7 salários mínimos (49,4%) e possuía carga horária entre 31 e 40 horas (37,0%). A maioria apresentava melhor situação econômica depois de formada (90,5%) e não havia realizado pós-graduação (78,0%). As demais variáveis não apresentaram associação significativa (Tabela 3).

Tabela 3
Associação entre egressos que trabalham exclusivamente como fonoaudiólogos com aspectos da situação profissional

Houve associação entre os fonoaudiólogos que trabalhavam exclusivamente na profissão e as variáveis percepção de realização profissional (p=0.008) e financeira (p=0,012). Entre os egressos que trabalhavam exclusivamente como fonoaudiólogos, a maioria relatou sentir-se realizado profissionalmente (74,4%), mas não financeiramente (70,2%) (Tabela 4).

Tabela 4
Associação entre egressos que trabalham exclusivamente como fonoaudiólogos com aspectos da satisfação profissional

DISCUSSÃO

De acordo com a percepção dos egressos de Fonoaudiologia de uma instituição pública brasileira, foi possível aferir uma análise positiva da profissão de fonoaudiólogo, em relação aos aspectos da situação e da satisfação profissional, exceto quanto à realização financeira. Os dados mostraram que trabalhar exclusivamente como fonoaudiólogo apresenta associação com a faixa salarial, carga horária de trabalho, melhora da situação econômica após conclusão do curso, continuidade dos estudos e realização profissional.

Neste estudo, os egressos eram, em sua maioria, do sexo feminino e possuíam até 29 anos de idade. Estudos mostraram que a Fonoaudiologia é, majoritariamente, formada por profissionais do sexo feminino(99 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
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-2222 Escarce AG, Lemos SMG, Carvalho SAS. Satisfação de fonoaudiólogos na atenção à saúde auditiva sob a perspectiva da remuneração e carga horária. Distúrb Comun. 2018;30(1):30-42. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p30-42.
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). Um autor relaciona esta ocorrência ao fato de as mulheres serem mais maternalistas, transferindo para a atuação profissional as tarefas relativas ao cuidado de outra pessoa(2323 Gattoni AWD. A inserção do Fonoaudiólogo no mercado de trabalho de Belo Horizonte [dissertação]. Belo Horizonte: FEAD – Centro de Gestão Empreendedora; 2008.).

Em relação à idade dos profissionais, observou-se, em outros estudos, média superior a 30 anos, no momento em que foram realizadas as pesquisas(1515 Braga CM, Martins KVC, Queiroz MAS, Câmara MFS. Market profile of the phonoaudiologist in the area of clinical audiology. Rev CEFAC. 2013;15(3):546-51. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000050.
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-2020 Celeste LC, Zanoni G, Queiroga B, Alves LM. Hearing and speech sciences in educational environment mapping in Brazil: education, work and professional experience. CoDAS. 2017;29(1):1-7. PMid:28300956.,2222 Escarce AG, Lemos SMG, Carvalho SAS. Satisfação de fonoaudiólogos na atenção à saúde auditiva sob a perspectiva da remuneração e carga horária. Distúrb Comun. 2018;30(1):30-42. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p30-42.
http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.201...
) e somente dois estudos com egressos de Fonoaudiologia apresentaram relatos de média de idade dentro da faixa dos 20 aos 30 anos(99 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013...
,1313 Barreto SS, Castro L. Formação e práticas em saúde de fonoaudiólogos inseridos em serviços públicos de saúde. Cien Saude Colet. 2011;16(1):201-10. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100023. PMid:21180828.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011...
).

Não houve associação entre trabalhar exclusivamente na profissão e os dados sociodemográficos. Ainda que não tenha sido encontrada associação, vale destacar que a maioria dos pais dos egressos da amostra não cursou uma universidade (69,9%). Autores de um estudo relataram que muitos alunos eram os primeiros da família a entrarem em uma faculdade(2424 Soares AB, Francischetto V, Dutra BM, Miranda JM, Nogueira CCC, Leme VR, et al. O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no ensino superior. Psico-USF. 2014;19(1):49-60. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100006.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014...
). Desta forma, sugerem-se investigações futuras sobre a associação entre a escolaridade dos pais e o desempenho educacional e permanência dos filhos no curso de graduação. Sugerem-se, também, pesquisas em relação à assistência estudantil pública, necessária para o percurso acadêmico do graduando de baixa renda, como indicado em estudo prévio, que demonstrou que a política assistencial favorece a permanência do discente, a obtenção do diploma e é eficaz na inserção dos egressos menos favorecidos no mercado de trabalho(2525 Vargas MLF. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação. 2011;16(1):149-63. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000100008.
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011...
). A ampliação do acesso às universidades promovida nos últimos anos deve ser detalhadamente estudada.

Quanto à faixa salarial, a maior parte dos egressos declarou que recebe entre três e sete salários mínimos e a maioria deles relatou situação econômica melhor após a conclusão do curso, resultado similar aos de outros estudos realizados com profissionais da área, que retrataram a média salarial entre dois e seis salários mínimos(1515 Braga CM, Martins KVC, Queiroz MAS, Câmara MFS. Market profile of the phonoaudiologist in the area of clinical audiology. Rev CEFAC. 2013;15(3):546-51. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000050.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012...
,1717 Gonçalves MT, Fernandes BL, Santos JN, Ninno CQMSD, Britto DBO. Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia. Rev CEFAC. 2014;16(6):1775-82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411213.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620141...
,1919 Faria TCF. Perfil profissional e percepções de fonoaudiólogos acerca da profissão [dissertação]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; 2015.,2626 Martins KVC, Costa TP, Câmara MFS. Market profile of speech therapist professional working in the area of school hearing screening. Rev CEFAC. 2012;14(4):641-9. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000122.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011...
). Um estudo realizado com fonoaudiólogos inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa) - 6ª Região do Brasil, região na qual se insere o curso pesquisado, verificou que a maioria dos profissionais trabalhava exclusivamente como fonoaudiólogo e a maior parte recebia de dois a cinco salários mínimos(1717 Gonçalves MT, Fernandes BL, Santos JN, Ninno CQMSD, Britto DBO. Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia. Rev CEFAC. 2014;16(6):1775-82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411213.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620141...
).

A maior parte dos egressos deste estudo referiu trabalhar entre 31 e 40 horas semanais, carga horária similar à de trabalho semanal do fonoaudiólogo verificada em outros estudos, que variou de 20 a 40 horas(1515 Braga CM, Martins KVC, Queiroz MAS, Câmara MFS. Market profile of the phonoaudiologist in the area of clinical audiology. Rev CEFAC. 2013;15(3):546-51. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000050.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012...
,1919 Faria TCF. Perfil profissional e percepções de fonoaudiólogos acerca da profissão [dissertação]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; 2015.,2222 Escarce AG, Lemos SMG, Carvalho SAS. Satisfação de fonoaudiólogos na atenção à saúde auditiva sob a perspectiva da remuneração e carga horária. Distúrb Comun. 2018;30(1):30-42. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p30-42.
http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.201...
,2626 Martins KVC, Costa TP, Câmara MFS. Market profile of speech therapist professional working in the area of school hearing screening. Rev CEFAC. 2012;14(4):641-9. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000122.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011...
,2727 Stefaneli FR, Monteiro KDGM, Spinelli RL. Perfil do fonoaudiólogo na cidade de São José dos Campos. Rev CEFAC. 2004;6(1):101-5.). Em um estudo realizado com egressos de Fonoaudiologia, os autores observaram que a jornada de trabalho semanal superior a 20 horas era maior para aqueles que viviam exclusivamente do trabalho como fonoaudiólogos, em relação aos que não viviam(99 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013...
).

Houve também associação entre trabalhar exclusivamente na profissão e a continuidade dos estudos. A continuidade dos estudos tem sido apontada, em diversas pesquisas, como uma realidade na profissão de diferentes áreas da saúde, inclusive na Fonoaudiologia. A maioria dos profissionais que se forma pretende realizar, ou já realizou alguma pós-graduação, sendo a especialização a mais realizada e desejada por eles(1212 Silva DCP, Grazziano CR, Carrascosa AC. Satisfação profissional e perfil de egressos em Fisioterapia. ConScientiae Saúde. 2018;17(1):65-71. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7694.
http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v17n...
,1717 Gonçalves MT, Fernandes BL, Santos JN, Ninno CQMSD, Britto DBO. Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia. Rev CEFAC. 2014;16(6):1775-82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411213.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620141...
,2222 Escarce AG, Lemos SMG, Carvalho SAS. Satisfação de fonoaudiólogos na atenção à saúde auditiva sob a perspectiva da remuneração e carga horária. Distúrb Comun. 2018;30(1):30-42. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p30-42.
http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.201...
,2828 Silva DGM, Sampaio TMM, Bianchini EMG. Percepções do fonoaudiólogo recém-formado quanto a sua formação, intenção profissional e atualização de conhecimentos. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):47-53. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010...
,2929 Querino JPFO, Peixoto LR, Sampaio GAM. Perfil dos concluintes de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba. Revista da ABENO. 2018;18(1):170-81. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.416.
http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v18...
). Em uma pesquisa, somente três dos 136 fonoaudiólogos recém-formados do estado do Rio de Janeiro não pretendiam continuar se atualizando, sendo que a maior parte desejava fazer especialização (70,0%), seguida do mestrado (61,0%) e doutorado (26,0%)(2828 Silva DGM, Sampaio TMM, Bianchini EMG. Percepções do fonoaudiólogo recém-formado quanto a sua formação, intenção profissional e atualização de conhecimentos. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):47-53. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010...
).

Em relação aos aspectos de satisfação profissional, a maioria dos egressos que trabalhava exclusivamente com a profissão sentia-se realizada profissionalmente, mas não financeiramente. Ou seja, os egressos reconhecem a profissão como uma fonte de satisfação, independente da satisfação financeira. Encontrou-se apenas um estudo com população semelhante, que também observou independência entre satisfação profissional e financeira(99 Teixeira LC, Rodrigues ALV, Santos JN, Cardoso AFR, Gama ACC, Resende LM. Professional trajectory of graduates in speech, language and hearing sciences. Rev CEFAC. 2013 Ago;15(6):1591-600. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000048.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013...
). Os demais estudos encontrados na literatura pesquisada constataram que a satisfação profissional está diretamente ligada à satisfação financeira(1717 Gonçalves MT, Fernandes BL, Santos JN, Ninno CQMSD, Britto DBO. Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia. Rev CEFAC. 2014;16(6):1775-82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411213.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620141...
,2626 Martins KVC, Costa TP, Câmara MFS. Market profile of speech therapist professional working in the area of school hearing screening. Rev CEFAC. 2012;14(4):641-9. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000122.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011...
). Pesquisa realizada com fonoaudiólogos verificou que 54,1% dos profissionais estavam insatisfeitos com a profissão, sendo que, destes, 34,6% apontaram, como causa da insatisfação, a baixa remuneração, 10,2%, a falta de emprego, 5,3%, a falta de reconhecimento e 4,0% não justificaram o motivo(1717 Gonçalves MT, Fernandes BL, Santos JN, Ninno CQMSD, Britto DBO. Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia. Rev CEFAC. 2014;16(6):1775-82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411213.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620141...
). Autores discutiram que remuneração é um dos fatores determinantes para a satisfação do profissional, assim como as condições e equipe de trabalho, possibilidade de reconhecimento e crescimento profissional(1717 Gonçalves MT, Fernandes BL, Santos JN, Ninno CQMSD, Britto DBO. Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia. Rev CEFAC. 2014;16(6):1775-82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411213.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620141...
,2121 Escarce AG, Lemos SMG, Carvalho SAS. Correlation between satisfaction aspects and the work of speech therapists of a hearing health care network. Rev CEFAC. 2017;19(6):756-63. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171966117.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171...
).

Diante dos resultados deste estudo, sugere-se a realização de novas pesquisas, incluindo estudos multicêntricos, que fornecerão um panorama mais amplo da inserção e percurso profissional dos egressos dos cursos de Fonoaudiologia do Brasil. Pesquisas com egressos de Fonoaudiologia são importantes para a profissão e para os cursos de graduação espalhados pelo país.

Como limitações observadas no desenvolvimento do presente estudo, destaca-se o tamanho amostral. A não atualização dos e-mails dos egressos pela instituição e a falta de um canal de contato entre os ex-alunos e a universidade causou distanciamento e, consequentemente, dificuldade para acessá-los, fato que dificultou obter uma amostra maior.

CONCLUSÃO

Trabalhar exclusivamente como fonoaudiólogo apresenta relação com a faixa salarial, carga horária de trabalho, percepção de realização profissional e melhora da situação econômica, após conclusão do curso. Embora a maioria dos egressos não esteja realizada financeiramente, eles avançam para a continuidade dos estudos.

O acompanhamento dos egressos fonoaudiólogos é fundamental para conhecer os aspectos da situação e a satisfação profissional dos ex-alunos, avaliar o ensino fornecido pela instituição e compreender a realidade dos profissionais da classe e do mercado de trabalho.

  • Trabalho realizado no Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Financiamento: Bolsa de pós-graduação concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Número do processo: 11714.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2019
  • Data do Fascículo
    2019

Histórico

  • Recebido
    13 Out 2018
  • Aceito
    24 Jun 2019
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