Acessibilidade / Reportar erro

Treinamento para análise perceptivo-auditiva da voz: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo

sintetizar o estado do conhecimento científico sobre treinamento para análise perceptivo-auditiva da voz.

Estratégias de pesquisa

a estratégia PCC (População, Conceito e Contexto) e combinações de descritores foram utilizadas para busca nas bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS e SciELO.

Critérios de seleção

foram incluídos estudos com população composta por ouvintes com ou sem experiência na análise perceptivo-auditiva, que incluíssem a análise perceptivo-auditiva da voz, no contexto da clínica vocal, utilizando vozes humanas e/ou sintetizadas, com treinamento individual ou em grupo. Foram observados método de treinamento, vozes utilizadas, tempo de treinamento e se houve treino de habilidades auditivas centrais.

Resultados

A literatura consultada mostrou ser comum o uso de âncoras auditivas, feedback, vozes naturais soprosas e rugosas e tempo de treinamento com duração máxima de duas horas. Nenhum estudo aplicou o treino de habilidades de processamento auditivo central no treinamento para avaliação perceptivo-auditiva da voz.

Conclusão

ainda não há consenso sobre qual é o melhor programa de treinamento para análise perceptivo-auditiva da voz.

Palavras-chave:
Voz; Distúrbios da voz; Percepção auditiva; Qualidade vocal; Disfonia

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br