RESUMO
Introdução
O desempenho auditivo para sons supraliminares pode estar comprometido, mesmo quando o audiograma é normal. Pacientes com zumbido sem perda auditiva queixam-se frequentemente de dificuldades de compreensão de fala, principalmente em ambientes ruidosos.
Objetivo
Investigar o desempenho em testes de fala com ruído, em indivíduos com limiares audiométricos normais, com e sem queixa de zumbido.
Métodos
Foram avaliados 20 sujeitos adultos, com idade entre 18 e 45 anos, com audição dentro dos padrões de normalidade, que apresentavam, ou não, o sintoma de zumbido, divididos em grupo zumbido e grupo controle. Foram pesquisados os limiares de reconhecimento de sentenças no ruído, por meio do teste Listas de Sentenças em Português.
Resultados
O grupo zumbido apresentou pior desempenho para os dois ruídos utilizados, porém, com diferença estatística somente na utilização do ruído speech-noise.
Conclusão
O desempenho de sujeitos com audição normal e queixa de zumbido, no reconhecimento de fala na presença de ruído competitivo, foi pior que em indivíduos sem o sintoma, principalmente na etapa com o ruído speech-noise.
Zumbido; Vias auditivas; Testes auditivos; Inteligibilidade da fala; Razão sinal-ruído