Acessibilidade / Reportar erro

O efeito do feedback auditivo atrasado na gagueira

Objetivo

Verificar o efeito do feedback auditivo atrasado (delay auditory feedback) e da retroalimentação com a frequência alterada (frequency altered feedback) em indivíduos que manifestam gagueira.

Métodos

Foram selecionados 16 indivíduos adultos com diagnóstico de gagueira, de ambos os gêneros, faixa etária entre 17 e 49 anos e com, no mínimo, 8 anos de escolaridade. Os indivíduos foram distribuídos em dois grupos, sendo um grupo (G1) formado por oito indivíduos gagos submetidos à terapia de fala com o uso do aparelho SpeechEasy® e o outro (G2), formado por oito indivíduos gagos submetidos à terapia sem o uso do aparelho. Todos os indivíduos passaram por avaliação fonoaudiológica convencional, avaliação específica da fluência da fala, avaliação audiológica básica e treinamento de fala com ou sem o uso do aparelho. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística pertinente.

Resultados

Nos grupos G1 e G2 houve diminuição significativa do grau de gagueira e das disfluências atípicas na avaliação final, quando comparada à inicial.

Conclusão

Houve melhora do grau da gagueira com o treinamento de fala em ambos os grupos, com tendência do G1, que utilizou o dispositivoSpeechEasy®,para apresentar maior redução no índice de disfluências e maior ganho nas taxas de velocidade articulatória e de produção de informação.

Descritores
Fonoaudiologia; Gagueira; Audição; Equipamentos e provisões; Retroalimentação


Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br