RESUMO
Objetivo
identificar os principais aspectos na tomada de decisão para indicar o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), bem como características de intervenção.
Métodos
trata-se de um estudo prospectivo. Foi elaborado um questionário eletrônico para envio a fonoaudiólogos com experiência clínica na área de CSA há cinco anos ou mais, objetivando o levantamento dos dados para esta pesquisa.
Resultados
verificou-se predomínio de atuação na clínica, com crianças pequenas, sobretudo para casos de transtorno do espectro do autismo e apraxia de fala na infância. Houve divergência de relato de tecnologia abordada e exemplificação de recurso utilizado. A maioria referiu dificuldades de adesão ao trabalho, atribuídas, principalmente, por dificuldades de compreensão do que é a CSA por parte dos familiares e de outros profissionais.
Conclusão
há escassez de pesquisas e de capacitação profissional para a área de CSA. O investimento nessas fragilidades faz-se necessário para ampliar o uso consciente da CSA e favorecer ações de conscientização de outros profissionais e de familiares.
Palavras-chave:
Sistemas de comunicação alternativos e aumentativos; Transtornos da comunicação; Fonoaudiologia; Transtornos da linguagem; Terapia de linguagem