Acessibilidade / Reportar erro

Perfil dos fonoaudiólogos com formação em motricidade orofacial no Brasil

RESUMO

Objetivo

Caracterizar o perfil do fonoaudiólogo brasileiro com formação especializada em motricidade orofacial (MO).

Métodos

Estudo descritivo e exploratório, transversal, de abordagem quantitativa, realizado entre setembro 2022 e fevereiro 2023, com parceria do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Participaram 87 fonoaudiólogos com formação em MO.

Resultados

Evidenciou-se predominância feminina, faixa etária entre 41 e 50 anos e tempo de formação especializada em MO entre 16 e 20 anos; maioria com título de especialista e da Região Sudeste do Brasil, atuando em consultórios/ambulatórios e/ou clínicas, com ações interdisciplinares com Medicina e Odontologia, abrangendo adultos e crianças, principalmente na rede privada. Prevaleceram os domínios da MO quanto à reabilitação de estruturas moles e hábito oral e maior uso de tecnologias: leve - acolhimento e assistência; leve-dura - avaliação e terapia e dura - fotobiomodulação.

Conclusão

Os fonoaudiólogos brasileiros com formação especializada em MO, participantes do estudo, são, em sua maioria, mulheres com mais de 41 anos de idade, que detêm titulação de especialista, com práticas nos vários domínios e níveis de tecnologia da área, principalmente em diagnóstico e reabilitação dos distúrbios miofuncionais orofaciais.

Palavras-chave:
Área de atuação profissional; Especialista; Fonoaudiologia; Sistema estomatognático; Perfil profissional

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br