Acessibilidade / Reportar erro

Autoavaliação de aspectos respiratórios e vocais após uso do umidificador de traqueostomia em laringectomizados totais

RESUMO

Introdução

O umidificador de traqueostomia é um dispositivo permutador de calor e umidade que pode interferir nas condições respiratórias e vocais de laringectomizados totais.

Objetivo

Verificar a autoavaliação de aspectos respiratórios e vocais antes e após o uso do umidificador de traqueostomia, em pacientes submetidos à laringectomia total.

Métodos

A amostra foi composta por 15 indivíduos acompanhados no serviço de Fonoaudiologia de um hospital oncológico, sendo uma mulher e 14 homens, com idade entre 49 e 76 anos, submetidos à laringectomia total. Foi aplicado um questionário de autoavaliação, relacionado a aspectos respiratórios e vocais antes e após o uso do umidificador de traqueostomia, durante duas semanas.

Resultados

Permaneceram no estudo 13 indivíduos que referiram melhora da tosse, diminuição do acúmulo de secreção e melhor qualidade respiratória e de voz esofágica, após uso do umidificador de traqueostomia.

Conclusão

Pacientes laringectomizados totais perceberam melhora na autoavaliação de aspectos respiratórios e vocais após duas semanas de uso do umidificador de traqueostomia.

Laringectomia; Respiração; Voz; Traqueostomia; Neoplasias laríngeas

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br