|
§ Gravação de texto antes da intervenção
|
|
|
§ Apresentação do programa, com a explicação geral da dinâmica dos oito encontros |
|
|
§ Anatomia do trato vocal e fisiologia da fonação |
|
|
§ O uso da respiração natural para uma leitura jornalística |
|
|
§ O papel da emoção na voz, a relação com articulação, ressonância e como isso reflete na personalidade |
|
|
Encontro 2 – PANORAMA DE TELEJORNALISMO NO BRASIL
|
|
|
§ As mudanças ocorridas na performance dos profissionais de jornalismo ao longo dos anos |
|
|
§ A linguagem jornalística atual e a preocupação da conexão com o telespectador, dos novos gêneros jornalísticos – infotenimento, da convergência midiática |
|
|
· Ilustração com de vídeos de reportagens e apresentações jornalísticas das últimas duas décadas e atuais |
|
|
Encontro 3 – COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL – O CORPO NA TV
|
|
|
§ O corpo como ferramenta na atuação profissional |
|
|
§ A importância da expressividade nos diferentes produtos jornalísticos: telejornais nacionais e locais, de diferentes emissoras e diferentes horários. |
|
|
o Prática: análise de vídeos |
|
|
o Treinamento prático – autor reconhecimento postural e de expressão no espelho e no vídeo |
|
|
Encontro 4 – COMUNICAÇÃO VERBAL – A FALA NATURAL NA TV
|
|
|
§ A linguagem verbal na reportagem de hoje |
|
|
§ Os parâmetros interpretativos envolvidos numa comunicação jornalística |
|
|
§ A improvisação na contação da notícia natural |
|
|
§ Prática: Gravação em vídeo |
|
|
o Exercício da construção da fala natural |
|
|
o Exercício de improvisação com palavras-chave |
|
|
Encontro 5 – A ATUAÇÃO DO REPÓRTER NO NOVO TELEJORNALISMO
|
|
|
§ Retomar os conceitos da nova realidade televisiva e da conversa com o telespectador |
|
|
§ Retomar os aspectos da postura, da respiração, dos recursos interpretativos |
|
|
§ A comunicação não verbal adotada na construção da notícia na rua |
|
|
§ A improvisação na reportagem e o papel dos recursos interpretativos, verbais, vocais e não verbais na construção da notícia ao vivo |
|
|
§ Exercício: análise do vídeo dos alunos e criação da notícia |
|
|
§ Prática – Gravação em vídeo – construção da notícia e ajustes individuais |
|
|
Encontro 6 – ATUAÇÃO DO APRESENTADOR NO NOVO TELEJORNALISMO
|
|
|
§ Retomar os conceitos da nova realidade televisiva e da conversa com o telespectador |
|
|
§ Retomar os aspectos da postura, da respiração, dos recursos interpretativos |
|
|
§ Exercitar a expressão facial, as novas posturas de corpo e mãos como ferramenta argumentativa da apresentação no processo de apresentação da notícia |
|
|
§ Exercício: análise do vídeo dos alunos e criação da notícia |
|
|
§ Prática – Gravação em vídeo – construção da notícia e ajustes individuais |
|
|
o Simulação de apresentação em bancada |
|
|
o Simulação de apresentação em pé. |
|
|
o Simulação de apresentação na poltrona |
|
|
Encontro 7 – APRESENTAÇÃO
|
|
|
§ O apresentador em diferentes situações e mídias (apresentação em estúdio e cenário virtual) |
|
|
§ Prática: gravação em estúdio |
|
|
o Simulação de apresentação de programa de esporte (bancada e estúdio) |
|
|
o Simulação de apresentação de programa jornalístico com convidados |
|
|
o Simulação de apresentação de apresentação da previsão do tempo |
|
|
Encontro 8
|
|
|
§ Finalizar programa de intervenção, levantando aspectos positivos e negativos. Solicitar de cada aluno uma reflexão de como foi o processo de intervenção para ele |
|
|
§ Gravação do vídeo de depois da intervenção
|
|