Acessibilidade / Reportar erro

Medidas de imitância acústica de banda larga com estímulo chirp e tom puro em lactentes com normalidade de orelha média

RESUMO

Objetivo:

Caracterizar os valores de reflectância e absorvância de banda larga em lactentes com integridade de orelha média.

Métodos:

Foram analisados os valores de reflectância e absorvância de banda larga, para os estímulos chirp e tom puro, de 31 orelhas de 18 lactentes, na faixa etária de 10 dias a cinco meses de idade. Considerou-se como critérios de inclusão: ausência de fator de risco para deficiência auditiva, timpanometria com sonda de 1000 Hz, sugerindo normalidade de orelha média e presença de emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, na triagem auditiva neonatal.

Resultados:

Os valores de reflectância mostraram-se maiores para as baixas frequências, reduzindo para as médias e aumentando, novamente, para as frequências altas, enquanto para os valores de absorvância, o comportamento foi o oposto. Não existiu diferença significativa entre os estímulos chirp e tom puro.

Conclusão:

Observou-se um comportamento típico das medidas estudadas, caracterizado por maior reflectância nas frequências graves e maior absorvância para as frequências médias.

Descritores:
Orelha média; Testes de impedância acústica; Perda auditiva condutiva; Otite média; Audiologia

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br