Acessibilidade / Reportar erro

A motivação para aprender na adolescência e o ensino remoto emergencial

RESUMO

Objetivo

analisar a associação entre a motivação para aprender e a adaptação ao ensino remoto emergencial (ERE) de estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de uma instituição de financiamento privado.

Métodos

trata-se de estudo observacional, analítico e transversal, do qual participaram 68 adolescentes, autorizados pelos pais ou responsáveis, e que responderam a três questionários, por meio da plataforma Google Forms: Questionário de Caracterização dos Participantes; Escala de Motivação para a Aprendizagem e Questionário sobre a Adaptação ao Ensino Remoto.

Resultados

a análise de associação demonstrou que estudantes com alta motivação se sentiram mais bem adaptados ao ERE. Além disso, mostrou que as adolescentes com baixa motivação se orientaram de modo a evitar situações negativas, mais do que os adolescentes.

Conclusão

a motivação intrínseca pode ter influenciado a adaptação ao ensino remoto emergencial e as adolescentes podem ter sido motivadas a evitar o insucesso escolar, de modo que não prejudicasse suas questões emocionais pessoais.

Palavras-chave:
Motivação; Aprendizagem; Adolescentes; Adaptação; Pandemia

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br