Acessibilidade / Reportar erro

Fotobiomodulação no tratamento do trismo em pacientes tratados por câncer de boca ou orofaringe: um ensaio clínico controlado randomizado

RESUMO

Objetivo

investigar a eficácia da associação entre a fotobiomodulação de baixa frequência e a terapia fonoaudiológica tradicional no tratamento do trismo, em pacientes tratados por câncer de boca ou orofaringe.

Métodos

ensaio clínico controlado, randomizado, longitudinal e prospectivo, realizado de acordo as normas da declaração CONSORT 2010. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário sociodemográfico, a avaliação clínica, a mensuração da abertura de boca por paquímetro, o protocolo de dor McGuill e o protocolo de qualidade de vida WHOQOL-Bref. A amostra foi composta por 30 participantes, de ambos os gêneros na faixa etária de 35-75 anos, divididos em dois grupos, controle e experimental, de forma controlada, mediante sorteio igualitário no que tange aos critérios de inclusão e exclusão.

Resultados

por meio dos dados analisados, observou-se que houve aumento da amplitude vertical de mandíbula em ambos os grupos, GC: p<0,005 e GE: p<0,001. Não houve correlação estatística entre os grupos na comparação da abertura de boca, p>0,19, assim como em relação à dor orofacial e à qualidade de vida, p= 0,72, ambas as avaliações após a intervenção fonoaudiológica, porém, com melhores resultados para o GE, p<0,001.

Conclusão

Conclui-se pela eficácia da intervenção fonoaudiológica tradicional e a associação com a fotobiomodulação de baixa frequência no tratamento do trismo. Para a dor orofacial e qualidade de vida, o tratamento associado é mais benéfico.

Palavras-chave:
Fototerapia; Dor facial; Trismo; Terapia miofuncional; Reabilitação

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br