Martins; Pinheiro; Blasi (2008)(1313. Martins JS, Pinheiro MMC, Blasi HF. A utilização de um software infantil na terapia fonoaudiológica de distúrbio do processamento auditivo central. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13(4):398-404. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000400016
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008...
) |
Duas crianças de 9 anos com diagnóstico DPA |
Pedro na Casa Mal Assombrada |
Oito sessões, uma vez por semana |
Adequação das habilidades auditivas de figura-fundo para sons verbais e não verbais, resolução temporal e ordenação temporal |
Balen; Massignani; Schillo (2008)(2525. Balen SA, Massignani R, Schillo R. Aplicabilidade do software Fast Forword na reabilitação dos distúrbios do processamento auditivo: resultados iniciais. Rev CEFAC. 2008;10(4):572-87. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462008000400018
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462008...
) |
Três crianças (de 9 a 14 anos) com diagnóstico DPA |
Fast For Word
|
40 sessões, cinco dias por semana |
Houve melhora em apenas duas crianças, bem como, desinteresse pelo software
|
Pinheiro; Capellini (2009)(2424. Pinheiro FH, Capellini SA. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev Psicopedag. 2009;26(80):231-41.) |
40 crianças com dificuldade de aprendizagem |
Audio Training
|
18 sessões, duas vezes por semana |
Desempenho superior nas habilidades auditivas alteradas, em crianças que tiveram TAC. |
Pinheiro; Capellini (2010)(2626. Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pro Fono. 2010;22(1):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100010
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
) |
40 crianças com dificuldade de aprendizagem |
Audio Training
|
18 sessões, duas vezes por semana |
Crianças com dificuldade de aprendizagem apresentaram pior desempenho nas tarefas fonológicas e auditivas, quando comparadas com processo de aprendizagem normal. |
Comerlatto Junior; Silva; Balen (2010)(1414. Comerlatto Junior AA, Silva MP, Balen SA. Software para reabilitação auditiva de crianças com distúrbios no processamento auditivo central. Rev Neurocienc. 2010;18(4):454-62.) |
18 crianças com DPA |
Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) |
Aproximadamente 12 sessões, três vezes por semana |
Houve melhora apenas na habilidade de resolução temporal, não havendo diferença nos testes de padrão de frequência e duração. |
Cameron; Dillon (2011)(2727. Cameron S, Dillon H. Development and evaluation of the LiSN & Learn auditory training software for deficit-specific remediation of binaural processing deficits in children: preliminary findings. J Am Acad Audiol. 2011;22(10):678-96. http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.22.10.6
http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.22.10.6...
) |
Nove crianças com idade entre 6 e 11 anos, identificadas pelos professores com comportamento auditivo anormal, confirmado após avaliação comportamental |
LiSN & Learn auditory training software
|
60 sessões, cinco vezes por semana |
Houve melhora nas habilidades auditivas, bem como mudanças comportamentais, relatadas pelos pais e pelas próprias crianças. |
Cameron; Glyde; Dillon (2012)(2828. Cameron S, Glyde H, Dillon H. Efficacy of the LiSN & Learn auditory training software: randomized blinded controlled study. Audiol Res. 2012;2(1):15. http://dx.doi.org/10.4081/audiores.2012.e15
http://dx.doi.org/10.4081/audiores.2012....
) |
Dez crianças com idade entre 6 anos e 9 anos e 9 meses, com DPA |
LiSN & Learn auditory training software ou Earobics
|
84 sessões diárias de 15 minutos |
Houve relatos de melhora comportamental com ambos os procedimentos de TAC. Contudo, houve melhora na habilidade de localização espacial apenas no grupo que fez terapia com o software LiSN & Learn.
|
Cameron et al. (2014)(2929. Cameron S, Dillon H, Glyde H, Kanthan S, Kania A. Prevalence and remediation of Spatial Processing Disorder (SPD) in indigenous children in regional Australia. Int J Audiol. 2014;53(5):326-35. http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2013.871388
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2013....
) |
144 crianças indígenas da Austrália, entre 6 e 12 anos de idade, avaliadas quanto à habilidade de processamento espacial. Dez apresentaram alteração e nove fizeram TAC |
LiSN & Learn auditory training software
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Aproximadamente 35 sessões, cinco dias na semana |
Houve correlação entre o número de sessões e a melhora de desempenho no testes LiSN-S e melhora na habilidade espacial. |
Murphy et al. (2015)(2222. Murphy CFB, Pagan-Neves LO, Wertzner HF, Schochat E. Children with speech sound disorder: comparing a non-linguistic auditory approach with a phonological intervention approach to improve phonological skills. Front Psychol. 2015;6:64. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00064
http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2015.000...
) |
17 crianças com alteração de fala |
System for testing auditory responses-STAR
|
12 sessões, duas vezes por semana |
Não houve melhora nas habilidades fonológicas. |