Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do grau de envolvimento familiar nos atendimentos de crianças com deficiência auditiva

Assessment of the degree of involvement in family therapy for children with hearing impairment

Resumos

OBJETIVO: Caracterizar o perfil de crianças com deficiência auditiva que usam aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear, e avaliar a participação das famílias no processo terapêutico dessas crianças. MÉTODOS: Participaram do estudo 25 famílias de crianças com deficiência auditiva, com idades entre 0 e 14 anos, atendidas nos ambulatórios pesquisados, que estavam em terapia fonoaudiológica por, no mínimo, seis meses. Foram levantados os registros das informações dos prontuários das crianças selecionadas e, posteriormente, foi aplicada a escala Family Involvement Rating (Moeller), traduzida para o português com o nome de Escala de Envolvimento Familiar. RESULTADOS: A média do envolvimento familiar das 25 famílias estudadas foi 3,28, sendo que 40% das famílias foram classificadas com participação mediana, pelas terapeutas. Os testes utilizados não evidenciaram relação entre o envolvimento familiar e os limiares auditivos das crianças, nem entre o envolvimento familiar e o tempo em que as crianças estavam em terapia. CONCLUSÃO: A maioria das famílias apresentou participação mediana no processo terapêutico de seus filhos. Não houve diferença entre os diferentes graus de envolvimento familiar no processo terapêutico e os limiares auditivos das crianças com e sem dispositivos eletrônicos, nem diferença entre o tempo de terapia das crianças e o grau do envolvimento familiar.

Perda Auditiva; Criança; Relações Familiares; Reabilitação; Relações Profissional-Família


PURPOSE: The aim of the present study was to assess family participation in the therapeutic process of children with hearing impairment using hearing aids and/or cochlear implants enrolled at the Educational Audiology Clinic and Center for Interdisciplinary Studies on Hearing, Language and Education. METHODS: This study was conducted with 25 families of children with hearing impairment between 0 and 14 years old enrolled in speech and hearing therapy for at least six months. Data was collected from the patient charts. The Family Involvement Rating Scale (Moeller) translated into Portuguese was administered to characterize the quality of family participation in the therapeutic process. RESULTS: The mean degree of family involvement among the 25 families studied was 3.28. The therapists classified 40% of the families as presenting an average level of participation (score: 3); 20% were classified as presenting below-average participation and 8% were classified as presenting an ideal degree of participation. CONCLUSION: A large portion of the families analyzed exhibited an average level of participation in the therapeutic process of their children. No correlation was found between the different categories of family involvement and the degree of hearing impairment with or without hearing aids or cochlear implants. Additionally, no correlation was found between the duration of therapy and the degree of family involvement.

Hearing Loss; Child; Family Relations; Rehabilitation; Professional-Family Relations


  • 1
    Balieiro CR, Novaes BCAC. Terapia fonoaudiológica da criança surda. In: Ferreira LP, Befi-Lopes DM, Limongi SCO. (Org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca; 2004, p. 732-39.
  • 2
    Bevilacqua MC, Formigoni GM. Audiologia educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. 3a. ed. São Paulo: Pró-Fono; 2005.
  • 3
    Boscolo CC, Santos TMM. A deficiência auditiva e a família: sentimentos e expectativas de um grupo de pais de crianças com deficiência da audição. Distúrb Comun. 2005;17(1): 69-75.
  • 4
    Moeller MP, Hoover B, Peterson B, Stelmachowicz, P. Consistency of hearing AID use in infants with early-identified hearing loss. Am J Audiol. 2009;18 (1): 14-23.
  • 5
    Canho PGM, Neme CMB, Yamadla MO. A vivência do pai no processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva. Estudos de Psicologia. 2006;23 (3): 261-9.
  • 6
    Silva VVC, Padovani CA, Bonfim FR. Conhecimento de pais de crianças surdas sobre a reabilitação auditiva: uma experiência em Salvador. Rev. Baiana Saúde Pública. 2007;31(1): 7-18.
  • 7
    Ribeiro BM. O acompanhamento em um serviço de saúde auditiva: indicadores de linguagem auditiva e de linguagem em crianças menores de 3 anos [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2008.
  • 8
    Fontes PC. Satisfação de pais de crianças deficientes auditivas quanto ao desenvolvimento auditivo e de linguagem: construindo indicadores de qualidade em um serviço de saúde auditiva [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2009.
  • 9
    Miguel JHSM. Reabilitação auditiva na criança: a questão da adesão ao tratamento e ao uso do aparelho de amplificação sonora individual [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2010.
  • 10
    Moeller MP. Early intervention and language development in children who are deaf and hard of hearing. Pediatrics. 2000;106(3): 43.
  • 11
    Carvalho LRL, Lichtig I, Couto MIV. Avaliação do benefício do uso de aparelho de amplificação sonora individual em crianças. Arquivos Int Otorrinolaringol. 2012;16 (2): 170-8.
  • 12
    Novaes BCAC. Dispositivos eletrônicos em bebês e crianças pequenas. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2005;(supl. esp.
  • 13
    Bittencourt ZZLC, Montagnoli AP. Representações sociais da surdez. Medicina (Ribeirão Preto). 2007;40 (2): 243-9.
  • 14
    Caldas FF, Lemos AB, Tschiedel RS. O envolvimento do pai no processo de (re)habilitação auditiva de seu filho deficiente auditivo. Comum Ciênc Saúde. 2009;20(1): 17-28.
  • 15
    Negrelli MED, Marcon SS. Família e criança surda. Ciênc Cuid Saúde. 2006;5(1): 98-107.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    31 Maio 2013
  • Aceito
    27 Set 2013
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br