| Wu et al.(16)
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45 crianças com IC |
Média de idade do implante: 4 anos e 1 mês; |
2º a 6º ano da escola primária |
Written Language Ability Diagnostic Test for Children; Test of Reading Comprehension; Graded Chinese Character Recognition Test
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As crianças implantadas tendem a escrever histórias mais curtas, mal organizadas e sem trama, enquanto formulam frases morfossintaticamente corretas. É necessária atenção especial em seu desempenho auditivo e linguístico, o que pode levar a problemas de linguagem escrita. |
| Von Mentzer et al.(17)
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11 crianças com IC |
Média de 20 meses |
Escola regular; escola bilíngue (língua de sinais e comunicação oral). |
Todas as crianças participaram de um estudo de intervenção em leitura assistida por computador, com abordagem fonética com três pontos de teste (linha de base, pré- intervenção e pós-intervenção); Sound Information Processing System (SIPS); The Test of Word Reading Efficiency.
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A ausência de associações significativas frequentes entre repetição sem palavra e decodificação sem palavras em crianças com IC em comparação com crianças com audição normal sugere que essas crianças usam parcialmente outras estratégias de decodificação para compensar conhecimentos fonológicos menos precisos, por exemplo, lexicalizações na decodificação sem palavras, especificamente, transformando uma palavra real em uma não-palavra. |
| Apel e Masterson(18)
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9 crianças com IC |
Antes dos 3 anos |
Escola regular; escola especial e regular |
TOWRE (subtestes SWE e Phonetic Decoding Efficiency (PDE); Teste de eficiência e compreensão em leitura silenciosa (TOSREC) |
As correlações entre medidas de ortografia e leitura de palavras reais e compreensão de leitura foram menores para os alunos com IC. |
| Gallego et al.(19)
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38 crianças com IC |
19 antes dos 24 meses; outras 19 entre 24 meses a 5 anos |
Escola primária |
Semantic strategies detection test created; WISC-IV Perceptual Reasoning Index; WISC-IV Forward Digit Span (FDS); Peabody Picture Vocabulary test (versão espanhola); Sub testes Estruturas gramaticais (GS) e Repetição de Pseudopalavras (NWR) do teste PROLEC-R |
Esses achados são discutidos em relação às diferenças no vocabulário receptivo e na memória de curto prazo e suas implicações para a compreensão da leitura de frases |
| Domínguez et al.(20)
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77 crianças com IC |
Entre 8 meses de vida e 11 anos de idade |
Escola primária: 1º a 6º ano |
Teste READ; Teste SMT |
Os níveis linguísticos e de leitura alcançados por crianças IC dependem de sua capacidade de extrair informações contidas no idioma falado para o qual eles foram expostos. O nível de leitura deste grupo não é significativamente diferente do nível das crianças ouvintes da mesma idade. Todos os grupos de participantes usaram a Estratégia de Palavras- Chave. Crianças surdas, incluindo aqueles que usam ICs desde certa idade também mostraram deficiências ao lidar com palavras de conteúdo quando as tarefas exigiam associações profundas entre eles. |
| Rezaei et al.(21)
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24 crianças com IC |
2 anos de idade (em média) |
Escola básica (de 4 a 11 anos), não especificando o ano |
Teste Nama: Repetição de pseudopalavras; leitura de palavras; leitura de pseudopalavras; compreensão de palavras; compreensão de texto. |
Considerando os achados, o IC não é significativamente mais eficaz que AASI para melhorar as habilidades de leitura. É claro que, mesmo com avanços consideráveis na tecnologia de AASI, muitas crianças surdas continuam achando a alfabetização um desafio |
| Göçmenler e Çiprut(22)
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19 crianças com IC |
12 receberam implante antes dos 36 meses; 7 receberam após 36 meses |
6º, 7º e 8º ano |
Informal Reading Inventory
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Mesmo se fossem implantados precocemente, havia diferenças significativas no desempenho de leitura dos alunos implantados em comparação com os de seus colegas comaudição normal nas classes mais antigas. |
| Pooresmaeil et al.(5)
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15 crianças com IC |
Entre 2 e 6 anos |
3º, 4º e 5º ano |
Reading and dyslexia test (NAMA)
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Com base nos achados do presente estudo, pode-se concluir que o foco na compreensão da sintaxe para intervenção pode melhorar a compreensão da leitura. Em particular, parece que trabalhar em estruturas complicadas para as crianças ajuda a melhorar sua compreensão de leitura. As habilidades de compreensão de sintaxe afetam a compreensão de leitura em crianças com IC, e a maior relação pode ser encontrada nas estruturas sintáticas reversíveis e nas estruturas relacionadas aos verbos. |