Acessibilidade / Reportar erro

Modificações no perfil dos fonoaudiólogos atuantes no Paraná e em Santa Catarina nos anos 2000 e 2011

Objetivo

Realizar análise comparativa do perfil dos fonoaudiólogos atuantes nos Estados de Santa Catarina e Paraná nos anos de 2000 e 2011.

Métodos

Aplicação de questionário, considerando as seguintes variáveis: dados de identificação; formação em graduação e pós-graduação; aspectos profissionais. As respostas obtidas em 2000 e 2011 foram comparadas entre si por meio do teste de diferença de proporções, com nível de significância de 5%.

Resultados

A comparação dos dados permitiu verificar que o número de fonoaudiólogos ativos na jurisdição do Conselho Regional que abarca os Estados do Paraná e de Santa Catarina triplicou; o perfil manteve-se inalterado quanto ao gênero, porém houve aumento de 10 anos na média de idade e na idade máxima dos profissionais atuantes nesses Estados; a maioria dos respondentes, em 2000 e 2011, concluiu o curso de graduação na jurisdição do Conselho, sendo que o maior deslocamento dos profissionais se deu da capital para cidades interioranas dos próprios Estados; houve aumento significativo de concluintes em cursos de especialização; verificou-se diminuição de profissionais autônomos e aumento do número de fonoaudiólogos empregados em instituições públicas.

Conclusão

Nos anos de 2000 e 2011, houve mudanças no perfil dos fonoaudiólogos atuantes nos Estados do Paraná e Santa Catarina, especialmente, quanto à formação em nível de especialização e ao deslocamento de ações, prioritariamente desenvolvidas em instituições privadas, de caráter clínico-reabilitativo, para ações em instituições públicas de saúde e educação, voltadas à prevenção e promoção.

Fonoaudiologia; Capacitação profissional; Mercado de trabalho; Educação continuada


Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br