| Brasil e Schochat(11), 2018 |
Eficácia do treinamento auditivo utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar |
Pesquisa de intervenção |
Programa de Escuta no Ruído (PER) - Software
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12 sessões de 50min cada |
Percepção e discriminação, fechamento visual, figura-fundo e memória visual |
Participaram deste estudo 18 crianças com idade entre 8 e 10 anos, de ambos os gêneros (13 meninos e 5 meninas). A avaliação pré-intervenção foi composta pela avaliação audiológica básica (meatoscopia, imitância acústica, audiometria tonal e vocal), avaliação do processamento auditivo (fala com ruído, PSI, SSW, padrão de frequência) e o teste de desempenho escolar, que avalia de forma ampla as capacidades fundamentais para o desempenho escolar nas áreas de leitura, escrita e aritmética. |
Não houve diferença estatisticamente significativa entre a avaliação pré-intervenção e a reavaliação do processamento auditivo pós-treino placebo, mas houve diferença estatisticamente significativa entre as condições pré e pós-treinamento auditivo. |
| Calarga et al.(12), 2018 |
Translation and cross-cultural adaptation of a listening in noise auditory training software to brazilian portuguese
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Estudo-piloto |
Software canadense Logiciel d’Écoute dans le Bruit – LEB |
14 a 18 sessões de 45mincada |
Percepção sensorial do sinal auditivo, também estimula habilidades cognitivas e linguísticas, tais como memória, atenção, consciência fonológica, acesso lexical, compreensão auditiva e interpretação |
Participaram deste estudo 42 escolares na faixa etária de 9 a 10 anos. Todos os sujeitos foram submetidos a uma triagem auditiva com o audiômetro pediátrico e todos foram reavaliados com o teste de fala comprimida – dissílabas – 70% de compressão, e responderam aum questionário de avaliação quantitativa sobre o LEB. |
O questionário revelou que o LEB foi bem aceito e estimulante, proporcionando novos aprendizados. O GT apresentou evoluções significativas, em comparação ao GC. |
| Boaz e Biaggio(13), 2020 |
Desempenho no treinamento auditivo computadorizado - Performance in computerized auditory training
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Estudo longitudinal, comparativo, clínico e experimental |
Software - Escuta Ativa |
12 sessões de 30min cada |
Figura-fundo, resolução e padronização temporal, integração e separação binaural e discriminação auditiva |
A amostra foi composta por sete crianças, com idade entre 7 anos e 8 anos e 11 meses, de ambos os gêneros. A avaliação inicial para composição amostral foi composta pelos seguintes procedimentos: anamnese geral, inspeção visual do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica e avaliação comportamental do PAC. |
Não foi possível verificar diferença significativa entre os períodos pré e pós-treinamento usando a etapa de avaliação do próprio software, mostrando necessidade de mais estudos de investigação para verificar a utilização dessa ferramenta de avaliação em ambiente clínico. |
| Luís et al.(14), 2023 |
Auditory Processing Intervention Program for school-aged children – development and content validation
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Estudo transversal, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa |
Programa de Intervenção em Processamento Auditivo - PIPA |
Em cada jogo/tarefa são apresentados cerca de 10 a 15 estímulos consecutivos e, se a criança atingir 75% de acertos, pode avançar de nível. Não foi especificada a quantidade e duração das sessões. |
Discriminação auditiva, atenção auditiva, memória auditiva, fechamento, figura-fundo; separação binaural, integração binaural e fusão binaural |
A primeira etapa consistiu no desenvolvimento do programa e respectivo manual de instruções, que inclui objetivos, atividades, procedimentos, materiais, reforços, instruções e estímulos verbais utilizados para as competências auditivas de discriminação auditiva, atenção auditiva, memória auditiva, fechamento, figura-fundo; separação binaural, integração binaural e fusão binaural. A segunda etapa consistiu na validação de conteúdo por dois painéis de peritos que analisaram o programa através de um questionário. A validade de conteúdo foi calculada usando o índice de validade de conteúdo. |
O estudo permitiu o desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em processamento auditivo, com estímulos verbais, selecionados de acordo com critérios linguísticos rigorosos, mas sem presença de aceitabilidade e eficácia. |
| Jutras(15), 2018 |
Listening in noise training in children with auditory processing disorder: exploring group and individual data
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Estudo exploratório |
Programa de treinamento auditivo no ruído-Logiciel d' ecoute dans le bruit
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13 sessões durante 30min |
Atenção auditiva, discriminação auditiva, memória auditiva, fechamento auditivo e resolução temporal |
Dez crianças com transtorno de processamento auditivo foram submetidas a um programa de treinamento auditivo no ruído e seis crianças com transtorno do processamento auditivo compuseram um grupo-controle. Antes e depois do treinamento, os participantes foram testados na identificação de sentenças no ruído e nas respostas de latência tardia evocadas auditivamente. |
A escuta no ruído pode melhorar com treinamento para crianças com transtorno do processamento auditivo. No entanto, esse programa de treinamento pode ser benéfico para algumas crianças com transtorno do processamento auditivo, mas não para todas. Mais dados são necessários para verificar tendências de dados individuais. |
| Moreira et al.(16), 2021 |
Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso |
Estudo de caso |
Software eArena® |
Seis sessões de 50min |
Atenção, memória, figura-fundo para sons verbais, ordenação e resolução temporal, fechamento auditivo, funções executivas e praxias motoras |
O estudo foi realizado em três etapas: (1) seleção de materiais, compreendendo materiais existentes e outros confeccionados pelos autores; (2) análise de juízes especialistas, para consenso quanto às habilidades avaliadas e tipo de treinamento; (3) aplicação do protocolo em um caso clínico, com realização de uma bateria de testes para avaliação pré e pós-intervenção, consistindo em avaliação cognitiva e auditiva (comportamental e eletrofisiológica). |
O sujeito do caso clínico obteve melhoras pós-intervenção e a eficácia foi verificada por meio dos testes comportamentais de processamento auditivo central, de rastreio cognitivo e do potencial evocado auditivo de longa latência. |
| Skarzynski et al.(17), 2023 |
The Stimulation of Polymodal Sensory Perception by Skarżyński (SPPS-S): comparison of stationary and remote therapy results
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Pesquisa de intervenção |
Estimulação da Percepção Sensorial Polimodal de Skarżyński - Programa de telerreabilitação |
Sessões de 5 a 15 dias durante 2 ou 3 horas. |
Discriminação e resolução temporal, integração e separação binaural |
O material usado para avaliar a eficácia da terapia baseada em SPPS-S incluiu os resultados de 100 pacientes que receberam terapia SPPS-S remota em comparação com os resultados de 100 pacientes que realizaram a terapia em um centro especializado. A terapia geralmente consiste em 3 níveis: escuta passiva de sons especialmente modificados, relaxamento, multimídia e jogos psicoeducativos e trabalho com microfone |
Os resultados confirmam a alta eficácia da Estimulação da Percepção Sensorial Polimodal de Skarÿyÿski, tanto na forma estacionária como implementada remotamente. |
| Vendruscolo et al.(18), 2023 |
Cognitive Auditory Training: Comparative Impact of Telerehabilitation and In-person Training
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Estudo comparativo |
Programa de Treinamento Auditivo Cognitivo On-line |
10 sessões via web
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Fechamento auditivo, atenção seletiva, integração e separação binaural |
A amostra foi composta por 23 crianças entre 7 e 9 anos, de ambos os gêneros, divididas em dois grupos: Grupo I - 13 crianças submetidas à telerreabilitação e Grupo II - 10 crianças submetidas ao treinamento auditivo em cabine acústica. Os instrumentos utilizados foram: Teste Pediatric Speech Intelligibility (PSI) nas mensagens competitivas ipsilaterais (condição ICM); Teste Dicótico de Dígitos (DD) nas habilidades de integração e separação binaural nas habilidades de separação e integração auditiva. |
Os dados deste estudo mostram que a intervenção por meio do Programa de Treinamento Auditivo Cognitivo On-line proposto e aplicado em crianças em idade escolar, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades auditivas figura-fundo por meio da atenção seletiva, habilidades figura-fundo para sons verbais no processo de atenção sustentada e atenção seletiva e integração binaural na medida em que explora reorganização cortical e plasticidade. |
| Sakai et al.(19), 2020 |
Auditory abilities stimulation in preschoolers
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Prospectivo, analítico e intervencional |
Terapia informal com uso de CD com sons gravados. |
8 sessões |
Localização sonora e memória |
Para avaliar os efeitos da intervenção do programa de treinamento auditivo informal, foram realizados os procedimentos, pré e pós-intervenção: meatoscopia, timpanometria e avaliação simplificada do processamento auditivo central. |
A comparação do desempenho dos pré-escolares no teste e reteste evidenciou melhora significativa em todas as habilidades auditivas avaliadas. Os pré-escolares apresentaram melhor desempenho na habilidade de localização sonora e pior desempenho para a memória sequencial de sons não verbais, em ambos, teste e reteste. |