Open-access Manuseio do dispositivo eletrônico de amplificação sonora por idosos: a lacuna entre o saber e o fazer

RESUMO

Objetivo  Avaliar o conhecimento e as habilidades de idosos quanto ao uso e manuseio do dispositivo eletrônico de amplificação sonora.

Métodos  Participaram do estudo 30 indivíduos com idade a partir de 60 anos, diagnosticados com perda auditiva e usuários do dispositivo. Foi aplicada a versão no português brasileiro do protocolo Hearing Aid Skills and Knowledge Test.

Resultados  Não foi observada correlação entre o tempo de uso do dispositivo e os escores obtidos no teste. Os tópicos com menor pontuação referiram-se à limpeza do microfone e do corpo do dispositivo, uso do telefone, resolução de problemas relacionados à microfonia, verificação de obstrução do microfone e ajuste do molde.

Conclusão  Os idosos avaliados demonstraram conhecimento e habilidade de manuseio em situações cotidianas, mas apresentaram dificuldades em diversos outros aspectos, evidenciando a necessidade de suporte adicional para o uso adequado do dispositivo. Observou-se que o maior conhecimento sobre o dispositivo eletrônico de amplificação sonora correlacionou-se à maior habilidade no seu manuseio.

Palavras-chave:
Perda auditiva; Auxiliares de audição; Idoso; Inquéritos e questionários; Aptidão

location_on
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro