RESUMO
Objetivo Apresentar resultados iniciais de uma pesquisa em andamento sobre os efeitos da fotobiomodulação e do laser inativo (placebo) na autopercepção do esforço vocal em mulheres sem queixa vocal.
Métodos Participantes divididas aleatoriamente em dois grupos: grupo-controle - laser inativo; grupo experimental - 9J por ponto do laser de baixa intensidade em λ infravermelho. Amostras vocais foram gravadas de acordo com tarefas do Consensus Auditory-Perceptual Evaluation of Voice, números (1-20) e meses do ano. Nesses momentos, as participantes foram orientadas a perceber possível sensação de esforço em suas vozes, medida posteriormente pela Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal, aplicada antes e depois das intervenções. Realizou-se estatística descritiva (média e frequência de ocorrência das variáveis analisadas) e estatística inferencial. O teste de Shapiro-Wilk não evidenciou padrão de normalidade dos dados e o teste de Wilcoxon foi realizado para a comparação intra e intergrupos (p-valor<0.05).
Resultados Amostra foi composta por 20 mulheres (18-45 anos) sem queixa vocal autorreferida; média de idade para o grupo-controle 28 anos e 6 meses e grupo experimental 27 anos e 1 mês). O grupo-controle apresentou redução média significativa dos escores da escala BORG (p=0,031) entre momentos pré e pós-intervenção, assim como o grupo experimental (p=0,020). Não houve diferença estatisticamente significativa na comparação entre os grupos.
Conclusão Houve redução do esforço vocal autopercebido nos momentos pré e pós-intervenção para ambos os grupos. Foi observado efeito placebo no grupo-controle. Nenhuma participante referiu aumento do esforço vocal após a fotobiomodulação.
Palavras-chave:
Fonoaudiologia; Voz; Terapia com luz de baixa intensidade; Terapia a laser; Efeito placebo
Thumbnail
Fonte: As autoras