Acessibilidade / Reportar erro

Influência da escolaridade de famílias de crianças e adolescentes com deficiência auditiva em suas necessidades de informação: estudo descritivo

RESUMO

Objetivo

avaliar a influência da escolaridade de responsáveis por crianças com deficiência auditiva com níveis de educação formal do ensino fundamental ao ensino médio, em relação às suas necessidades de informação no contexto de um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde.

Métodos

estudo transversal, observacional, com amostra de conveniência de 58 responsáveis por crianças com deficiência auditiva. Aplicou-se o Inventário de Necessidades Familiares traduzido e adaptado para o português brasileiro e foram coletados os dados de escolaridade dos responsáveis e as variáveis idade da criança e idade no diagnóstico. Foi realizada análise descritiva e inferencial.

Resultados

todas as famílias apresentaram necessidades de informação, sendo que, para as famílias com menor escolaridade, a necessidade de informações sobre a audição e os dispositivos auditivos foi mais frequente. Na análise de regressão, não se observou influência da escolaridade na quantidade de necessidades de informação, mesmo considerando no modelo a idade cronológica da criança e a idade no seu diagnóstico.

Conclusão

famílias de todas as escolaridades analisadas apresentaram necessidades de informação, sendo que a escolaridade não influenciou a quantidade de informações requeridas. Foi possível observar diferença qualitativa nos tópicos de necessidades de informação, o que alerta para a importância de investigações sobre as necessidades das famílias em programas de reabilitação auditiva infantil, de modo a se efetivar abordagens mais centradas nas famílias.

Palavras-chave:
Família; Criança; Perda auditiva; Correção de deficiência auditiva; Determinação de necessidades de cuidados de saúde

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br