Sessão 1 - acréscimo de uma atividade |
● Estratégia fonêmica/reconhecimento de fonemas:
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Ordenação temporal |
Sem modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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Esta etapa é constituída de quatro fases: |
- Atividade acrescentada |
1 - “Vou apresentar dois sons /p/ e /v/, me diga qual a diferença entre eles? Qual é o fino e qual é o grosso?” |
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2 - “Em seguida, você vai ouvir uma sequência de três sons, após ouvi-los, repita a sequência em ordem e escreva as letras correspondentes a essa sequência. Exemplo: FFG - VVP”. |
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3 - “Vou apresentar mais dois sons /b/ e /f/, me diga qual a diferença entre eles? Qual é o fino e qual é o grosso?” |
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4 - “Novamente, você vai ouvir uma sequência de três sons, porém, agora serão inseridos os dois novos sons. Após ouvi-los repita a sequência em ordem e escreva as letras correspondentes a essa sequência. Exemplo: BPF ou VFP”. |
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Sessão 3 - mudança em uma atividade |
● Identificação do nome de músicas, por meio da melodia - Utilizar 10 melodias de músicas conhecidas pela população adulta:
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Atenção e memória |
Com modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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“Escute algumas melodias e, a partir da melodia, identifique a música.” |
- Versão anterior: Dez melodias de músicas conhecidas pela população idosa: “Escute algumas melodias e, a partir da melodia, identifique a música.” |
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- Adaptação: Identificação do nome de músicas, por meio da melodia - Utilizar 10 melodias de músicas conhecidas pela população adulta: “Escute algumas melodias e, a partir da melodia, identifique a música.” |
Sessão 5 - mudança de uma tarefa e acréscimo de duas |
● Colocar o áudio com duas músicas unidas, desconhecidas pela população adulta, reproduzidas simultaneamente e a letra de uma delas:
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Habilidade auditiva de figura-fundo para sons verbais e atenção |
Com modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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“Escute duas músicas concomitantes e preste atenção em apenas uma. Junto, terá a letra da mesma em mãos contendo palavras que não fazem parte. Preste atenção, identifique-as e circule-as”. |
- Versão anterior: Áudio de duas músicas desconhecidas pela população idosa, reproduzidas simultaneamente e a letra de uma delas: “Escute duas músicas simultaneamente, preste atenção em apenas uma, a que você tem a letra em mãos e deverá cantar.” |
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- Adaptação: Colocar o áudio com duas músicas unidas, desconhecidas pela população adulta, reproduzidas simultaneamente e a letra de uma delas: “Escute duas músicas concomitantes e preste atenção em apenas uma. Junto terá a letra da mesma em mãos contendo palavras que não fazem parte. Preste atenção, identifique-as e circule-as”. |
● Atividade de memória com ruído junto: Em uma prancheta, o avaliador apresentará as seguintes letras: A, G, V, R e S. Todos os pacientes receberão a prancheta na mesma ordem.
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Memória |
Sem modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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- Cada letra apresentará um modelo de tarefa a seguir e você terá um minuto para realizar cada uma: |
- Atividade acrescentada |
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Letra A: Diga-me o nome de cinco animais que iniciem com a letra correspondente; |
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Letra G: Diga-me o nome de cinco objetos que fazem parte da cozinha; |
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Letra V: Diga-me o nome de cinco cores; |
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Letra R: Diga-me o nome de cinco países; |
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Letra S: Diga-me o nome de cinco profissões. |
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● Caça-palavras com ruído competitivo de pessoas em um restaurante - volume de 40%:
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Atenção e memória |
Sem modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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“Aqui está um caça-palavras contendo palavras relacionadas á sessão (atenção, atividade, audição, cognição, cores, estratégia, fala, fonoaudiologia, incômodo, memória, música, ordem, palavras, ruído, sessão, som, tarefa, terapia, zumbido). Você deve se concentrar bem e encontrar as palavras que se lembrar”. |
- Atividade acrescentada |
Sessão 6 - acréscimo de uma atividade e mudança de três |
● Tarefa de memória com ruído competitivo de pessoas em um restaurante - volume de 20%:
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Memória e atenção |
Sem modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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“Escreva uma frase com as palavras solicitadas (menina, cadeira, gato, remédio e ontem) e entregue o papel. Ao final da sessão, você deverá enunciar a frase, sem lembrete da terapeuta”. |
- Atividade acrescentada |
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“Agora vou ler uma lista de 14 palavras e você deverá reconhecê-las dentre outras 40 palavras”. |
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● Atividade de resolução temporal:
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Resolução temporal e memória |
Com modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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“Agora você vai ouvir uma sequência de dez apitos, que irão variar entre um, dois, três e quatro apitos”. |
- Versão anterior: Gap In Noise Faixa 1, 2, 3 e 4: “Ouça um chiado e, nesse chiado, haverá alguns intervalos de silêncio; você deverá identificar e responder cada vez que perceber o silêncio. |
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Eles poderão ter um, dois, três ou nenhum intervalo.” |
Memorize o seguinte o código: |
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4 apitos: MARGARIDA; |
- Adaptação: Atividade de resolução temporal: “Agora você vai ouvir uma sequência de dez apitos, que irão variar entre um, dois, três e quatro apitos”. |
3 apitos: PORTA; |
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2 apitos: ELEFANTE; |
Memorize o seguinte o código: |
1 apito: COPO. |
4 apitos: MARGARIDA; |
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3 apitos: PORTA; |
O aplicador deverá mostrar em uma prancheta quatro alternativas com uma sequência de imagens e perguntar ao paciente qual delas é a correta. |
2 apitos: ELEFANTE; |
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1 apito: COPO. |
“Após ouvir a sequência de apitos, irei lhe mostrar uma sequência de imagens e quero que me diga qual das opções é a correta”. |
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O aplicador deverá mostrar em uma prancheta quatro alternativas com uma sequência de imagens e perguntar ao paciente qual delas é a correta. |
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“Após ouvir a sequência de apitos, irei lhe mostrar uma sequência de imagens e quero que me diga qual das opções é a correta”. |
● Áudio do Teste Padrão de Duração Musiek, associado a uma música instrumental, volume de 40%:
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Ordenação Temporal |
Com modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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“Agora você vai ouvir três sons, alguns são curtos e outros longos. Após ouvir os três sons, você tem que nomeá-los como curto e longo. Ignore a melodia de fundo. Ex.: curto-longo-curto. |
- Versão anterior: Áudio Teste Padrão de Duração (quatro sons): “Ouça quatro sons, alguns são curtos e outros longos. Após ouvir os quatro sons, deverá nomear como curto e longo. Ex.:curto-curto-longo-curto” |
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- Adaptação: Áudio do Teste Padrão de Duração Musiek, associado a uma música instrumental, volume de 40%: “Agora você vai ouvir três sons, alguns são curtos e outros longos. Após ouvir os três sons, você tem que nomeá-los como curto e longo. Ignore a melodia de fundo. Ex.: curto-longo-curto. |
● Áudio do Teste Padrão de Frequência Musiek associado a uma música instrumental:
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Ordenação Temporal |
Com modificações(1111 Moreira HG, Brasil ALM, Malavolta VC, Brückmann M, Garcia MV. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res. 2021;26:1-9. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2517. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2021...
) |
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“Agora você vai ouvir três sons, alguns são grossos e outros finos. Após ouvir os 3 sons, você tem que nomeá-los como grosso e fino. Ignore a melodia de fundo. Ex.: fino-fino-grosso” |
- Versão anterior: Áudio do Teste Padrão de Frequência (quatro sons): “Ouça quatro sons, alguns são grossos e outros finos. Após ouvir os quatro sons, deverá nomear como grosso e fino. Ex.: fino-fino-grosso-fino” |
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- Adaptação: Áudio do Teste Padrão de Frequência Musiek associado a uma música instrumental: “Agora você vai ouvir três sons, alguns são grossos e outros finos. Após ouvir os três sons, você tem que nomeá-los como grosso e fino. Ignore a melodia de fundo. Ex: fino-fino-grosso” |