Acessibilidade / Reportar erro

Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas

RESUMO

Introdução

Transtornos de fala podem prejudicar a construção da associação fonema-grafema e afetar a decodificação e a fluência leitora.

Objetivo

Descrever perfis de desempenho de escolares com diagnóstico de Transtorno de Leitura (TL) e de escolares com Transtorno de Leitura associado a Transtorno Fonológico (TF), em tarefa de leitura de itens isolados, segundo as características psicolinguísticas dos itens.

Métodos

Foram analisados prontuários de 18 crianças com TL, pareadas por idade, escolaridade e gênero e à avaliação de outras 18, matriculadas no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (EF), assim distribuídas: Grupo Pesquisa 1 (GP1)=10 escolares com TL; Grupo Pesquisa 2 (GP2)=8 escolares com TL e TF; Grupo Controle pareado ao Grupo Pesquisa 1 (GC1) e Grupo Controle pareado ao Grupo Pesquisa 2 (GC2). Foram comparadas as leituras de palavras e pseudopalavras, classificadas segundo regularidade ortográfica, frequência e extensão. Os dados foram analisados estatisticamente.

Resultados

Valores mais baixos de taxa e acurácia foram encontrados nos grupos pesquisa, quando comparados aos grupos controle, com exceção da taxa de pseudopalavras do GP2. Ambos os grupos pesquisa mostraram desempenho estatisticamente inferior aos controles para todas as variáveis de regularidade, exceto para palavras irregulares. GP1 e GC1 tiveram desempenho semelhante na leitura de palavras monossilábicas e polissilábicas; nas trissilábicas e dissilábicas, a média do GP1 foi significativamente inferior. Entretanto, o GP2 apresentou desempenho significativamente inferior, independentemente da extensão do item. Quanto à familiaridade, o desempenho dos grupos pesquisa foi significativamente inferior para todas as variáveis, exceto para alta frequência.

Conclusão

Crianças com TL apresentaram bom uso da rota lexical e dificuldade para rota fonológica. O transtorno de fala de base fonológica prejudicou ambas as rotas de leitura.

Leitura; Cognição; Dislexia; Transtornos da articulação; Fonoaudiologia

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br