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A relação entre a interação mãe-criança no desenvolvimento da linguagem oral de recém-nascidos prematuros

Relation between mother-child interaction upon the development of oral language of the preterm newborn

Resumos

OBJETIVO: Verificar o impacto da interação mãe-criança no desenvolvimento da linguagem oral de crianças pré-termo, visto que a prematuridade pode prejudicar esse processo. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 20 díades de mães e filhos de 5 a 6 anos de idade, com diagnóstico de prematuridade ao nascimento. Realizou-se anamnese com as mães e avaliação da linguagem oral das crianças. RESULTADOS: As mães, em sua maioria, se consideraram como as principais cuidadoras de seus filhos e referiram ser mais importante controlar o comportamento e cuidar, do que estimulá-los. As crianças, por sua vez, apresentaram desempenho abaixo do esperado para todos os testes realizados. CONCLUSÃO: Além da contribuição dos fatores biológicos associados à prematuridade, esses resultados podem ser atribuídos à quantidade e à qualidade da interação materno-infantil, visto que as mães informaram priorizar a obediência e o bom comportamento mais que o estímulo ao desenvolvimento, na educação dos filhos.

Linguagem; Relações Mãe-Filho; Prematuro; Psicologia; Fonoaudiologia


PURPOSE: To verify relations between the oral language development of preterm children and the quality of mother-child interaction. METHODS: The subjects of this research were 20 mother and child dyads. An interview was conducted with the mother to obtain data about birth and life conditions. The development of oral language of the children was assessed using a test that evaluates phonology, fluency, vocabulary and pragmatics. RESULTS: It was observed that the most part of mothers considered themselves the main caretaker and behavior´s control and care are more important the stimulus in dyadic relation. All children scored bellow the expected for their age in the tests performed. CONCLUSION: Besides the contribution of biological factors associated to prematureness, these results can be attributed to the quantity and quality of mother-child interaction, since mothers informed to prioritize obedience and good behavior more than stimulation of the development.

Language; Mother-child interactions; Infant, Premature; Psichology; Speech, Language and Hearing Sciences


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    01 Nov 2013
  • Aceito
    09 Set 2013
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