RESUMO
Objetivo Investigar risco de alterações no desenvolvimento infantil de crianças de 18 meses nascidas de mães que foram infectadas pelo vírus SARS-CoV-2 durante a gestação e identificar possíveis atrasos em indicadores de desenvolvimento.
Métodos Participaram da pesquisa 41 crianças que nasceram no período de janeiro de 2021 a agosto de 2021, cujas mães testaram positivo para a Covid-19 durante a gestação. Para a investigação do desenvolvimento linguístico, motor, cognitivo e social foi utilizado o Ages & Stages Questionnaires nos cinco domínios: Comunicação, Coordenação Motora Ampla, Coordenação Motora Fina, Resolução de Problemas e Pessoal/Social. Os dados foram descritos por meio de frequências absolutas e percentuais e por meio de média, desvio padrão, mínimo, mediana e máximo. Para analisar a associação entre as variáveis de interesse foi utilizado o modelo de regressão de Poisson. O pós-teste de Tukey foi utilizado para as comparações múltiplas.
Resultados Os domínios Pessoal/-Social, Coordenação Motora Fina e Resolução de Problemas, neste seguimento, foram os de melhor desempenho. O pior desempenho foi observado no domínio Comunicação, seguido da Coordenação Motora Ampla. A prematuridade, peso ao nascimento, índice de Apgar e necessidade de internação da criança pós-nascimento foram variáveis associadas ao baixo desempenho nos domínios avaliados.
Conclusão Foi observado risco de atraso no desenvolvimento de crianças de 18 meses nascidas de mães que foram contaminadas pelo vírus SARS-CoV-2 durante a gestação. O domínio com maior prejuízo foi o de Comunicação, seguido de alteração da Coordenação Motora Ampla.
Palavras-chave:
Triagem; Diagnóstico precoce; Síndrome pós-Covid-19 aguda; Desenvolvimento da linguagem; Fonoaudiologia
Thumbnail
Legenda: ASQ-3 = Ages & Stages Questionnaires - 3