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Audiology - Communication Research, Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

  • Avaliação da saúde auditiva em crianças com HIV/AIDS Artigos Originais

    Buriti, Ana Karina Lima; Oliveira, Simone Helena dos Santos; Muniz, Lilian Ferreira; Soares, Maria Júlia Guimarães de Oliveira

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar a audição de crianças com HIV/AIDS e analisar os resultados dessa avaliação, associando-os à faixa etária e ao tempo de diagnóstico. Métodos Caracteriza-se por ser um estudo descritivo e transversal. Foram incluídas 23 crianças com HIV/AIDS, em acompanhamento em dois serviços de atendimento especializado (SAE), em João Pessoa (PB). As crianças foram submetidas à avaliação audiológica básica (audiometria e imitanciometria) e os achados foram analisados com o uso de estatística descritiva. Resultados No exame audiométrico, observou-se 39 orelhas alteradas, apresentando maior ocorrência para perda discreta. Na avaliação imitanciométrica, predominou a curva do tipo B, seguida da curva A, As e C, respectivamente. Ao associar os tipos de perdas auditivas à faixa etária e ao tempo de diagnóstico do HIV, obteve-se diferença (p<0,001) para ambas as variáveis. Conclusão Crianças portadoras de HIV/AIDS apresentam perda auditiva e existe associação com a idade e com o tempo de infecção. Evidencia-se a necessidade de realizar um trabalho educativo junto aos familiares e à própria criança com HIV, acerca de medidas que podem ser adotadas para preservar, ao máximo, a saúde auditiva.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To evaluate the hearing capacity of children with HIV/AIDS and its association to patient age and time of diagnosis. Methods This descriptive cross-sectional study included 23 children with HIV/AIDS monitored in two specialized medical centers in Joao Pessoa, Brazil. The children underwent basic audiometric evaluation (audiometry and immittance measurements), and the findings were analyzed using descriptive statistics. The study was approved by the Research Ethics Committee, protocol number 343/11. Results The audiometric examination detected 39 abnormal ears, which had a high incidence of mild hearing loss. Among the immittance measurements, a type B curve was the most prevalent, followed by curve types A and C, respectively. There was an association between the hearing loss type to both the patient age and the time of HIV diagnosis, with a significant difference for both variables (p<0.001). Conclusion Children with HIV/AIDS experience hearing loss correlated with their age and time of initial infection. Education of the family and the HIV-infected child is clearly needed on measures that can be adopted to preserve hearing health.
  • Manutenção das habilidades auditivas pós treinamento auditivo Artigos Originais

    Filippini, Renata; Brito, Natália Faria Siqueira; Neves-Lobo, Ivone Ferreira; Schochat, Eliane

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar a eficácia do Treinamento Auditivo e a manutenção das habilidades auditivas treinadas após um, dois, ou três anos do seu término, com o intuito de comprovar a eficácia do treino em longo prazo. Métodos Dez crianças com alteração do processamento auditivo - graus variando entre leve a moderado, moderado e moderado a severo - passaram por um programa de treinamento auditivo de oito semanas e foram reavaliadas imediatamente após o treino (PÓS-1) e um, dois, ou três anos depois (PÓS-2). Resultados Foram observadas diferenças significativas no desempenho médio, entre a avaliação pré-treino e as avaliações PÓS-1 e PÓS-2, sem diferenças entre as duas últimas. Não foram observadas correlações entre o intervalo de tempo entre PÓS-1 e PÓS-2 e a diferença no desempenho dessas avaliações. Em PÓS-1, a maioria das avaliações apresentou-se dentro da normalidade, ou com alterações leves do PA, sendo que 60% dos indivíduos mantiveram tais resultados em PÓS-2. Conclusão Verificamos, neste estudo, que o Treinamento Auditivo é eficaz na intervenção dos Transtornos do Processamento Auditivo e que os benefícios obtidos após o treinamento se mantêm, mesmo após um, dois, ou três anos do seu término.

    Resumo em Inglês:

    Purpose The aim of the current study was to determine the efficacy of auditory training and to establish the long-term effectiveness of the acquired auditory abilities one, two or three years following the completion of the program. Methods Ten children, who presented abnormal auditory processing ranging in degree from mild-moderate, moderate, to moderate-severe, underwent an 8-week auditory training program. All participants were reassessed immediately after training (POST-1) and one, two or three years after training (POST-2). Results Significant differences were detected in average performance between the assessment made prior to auditory training (PRE) and POST-1 assessment, and between PRE and POST-2 assessments, but no significant differences were found between POST-1 and POST-2 assessments. No correlations were detected between POST-1 and POST-2 time interval, and the difference in performance between these two evaluations. The auditory processing assessments in POST-1 were considered normal, or were mildly altered. Further, 60% of the individuals achieved the same results in POST-2 assessment. Conclusion In the current study, we verified that auditory training is an effective intervention for Auditory Processing Disorders, and that the benefits obtained after training persist even after intervals of one, two or three years following intervention.
  • Potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático com o estímulo CE-Chirp® em diferentes intensidades Artigos Originais

    Almeida, Mabel Gonçalves; Sena-Yoshinaga, Taise Argolo; Côrtes-Andrade, Isabela Freixo; Sousa, Milena Nóbrega Campos de; Lewis, Doris Ruthi

    Resumo em Português:

    Objetivo Estudar os resultados do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico-Automático (PEATE-A) com estímulo CE-Chirp®, nas intensidades de 30 dBnNA e 35 dBnNA. Métodos O PEATE-A com o estímulo CE-Chirp®, na intensidade de 30 e 35 dBnNA, foi registrado em 40 recém-nascidos (RN) com e sem indicadores de risco para deficiência auditiva (IRDA) e comparado ao PEATE-A com estímulo clique, nas mesmas intensidades, e ao PEATE diagnóstico. Os resultados “passa/falha” foram descritos e medidas de validação e tempo de detecção de resposta no PEATE-A foram determinados. Resultados O resultado “passa” foi sempre mais frequente no PEATE-A com o CE-Chirp®, nas duas intensidades. No entanto, essa diferença foi significativa apenas para a orelha esquerda, em 30 dBnNA. Não houve diferença significativa entre as duas intensidades, para os resultados “passa/falha”, em ambas as orelhas, para o estímulo CE-Chirp® e estímulo clique. O tempo de detecção de resposta foi menor para o CE-Chirp® nas duas intensidades, sendo estatisticamente significativo para a intensidade de 35 dBnNA, nas duas orelhas e para 30 dBnNA na orelha direita. Foram observadas diferenças entre as intensidades na orelha direita. Conclusão O CE-Chirp®, em 30 dB, demonstrou boa especificidade e curto tempo de detecção de resposta. Pesquisas com perda auditiva são necessárias para estudar a sensibilidade do estímulo nessa intensidade.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To study the results from the Automated Auditory Brainstem Response (AABR) using the CE-chirp® stimulus at 30 and 35 dBHL. Methods The AABR was conducted in 40 newborns with and without risk indicators for hearing loss using both clicks and CE-chirp® stimuli at 30 and 35 dBHL. The diagnostic ABR was also performed, as gold-standard procedure. “Pass/refer” results were analyzed, and validation values and response detection times were determined. Results The “pass” results were more frequent with the CE-chirp® AABR, at both intensities tested. However, this difference was significant only for the left ear, at 30 dBHL. There was no significant difference between the two intensities for the “pass/fail” results obtained with CE-Chirp® and click stimuli. The mean response detection time was lower for the CE-chirp® stimulus at both intensities. This finding was significant at 35 dBHL for both ears, and at 30 dBHL for the right ear. Significant differences were found between intensities for the right ear. Conclusion The CE-Chirp® stimulus showed good specificity and short response detection time at 30 dBHL. Further studies with hearing loss are needed to investigate the sensitivity of this stimulus at this intensity.
  • Percepção de fala: desempenho de indivíduos usuários de aparelho de amplificação sonora individual com microfone direcional Artigos Originais

    Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia; Almeida, Caio César Calderon de

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar o desempenho da percepção de fala no ruído, de indivíduos com perda auditiva, usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) com microfone direcional, nas seguintes situações: sem AASI, com AASI e microfone omnidirecional e com AASI e microfone direcional. Métodos Estudo de coorte histórica, com corte transversal, e participação de 45 sujeitos bilateralmente adaptados com AASI de tecnologia digital. Os sujeitos foram avaliados por meio do teste HINT - Brasil, em três momentos: sem AASI, com AASI e microfone omnidirecional ativado e com AASI e microfone direcional ativado. Resultados Por meio de análise de medidas descritivas e testes estatísticos foi possível verificar diferença entre as três condições de avaliação: sem AASI, com AASI e microfone direcional e com AASI e microfone omnidirecional, sendo o menor valor de p para o microfone direcional ativado. Conclusão A ativação do microfone direcional contribui para o melhor desempenho da percepção de fala em situação de ruído controlado.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To investigate speech recognition functioning in noise for hearing-impaired adults who use a hearing aid (HA) with a directional microphone, compared to those patients with no HA and HA with an omnidirectional microphone. Methods A cross-sectional study of 45 subjects bilaterally fitted with digital hearing aids was performed. The subjects were evaluated by the Hearing In Noise Test (HINT-Brazil) under three conditions: without HA, with HA and omnidirectional microphone activated, and with HA and directional microphone activated. Results Through analysis of descriptive measures and statistical tests, we were able to verify that the directional microphone was significantly better. Conclusion Based on the results, we can conclude that the directional microphone contributes most significantly to speech recognition in noise.
  • Percepção de fala no ruído em músicos Artigos Originais

    Quental, Sávia Leticia Menuzzo; Colella-Santos, Maria Francisca; Couto, Christiane Marques do

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar se o estudo de música pode aprimorar a habilidade de compreensão de fala em presença de ruído. Métodos Participaram deste estudo 43 sujeitos de ambos os gêneros, com idade entre 18 e 33 anos, distribuídos em três grupos: o Grupo de Músicos, composto por 15 sujeitos com estudo formal de música; o Grupo de Intermediários, composto por 13 sujeitos com estudo informal de música e o Grupo de Não Músicos, composto por 15 sujeitos sem experiência musical. Todos os sujeitos encontravam-se dentro dos padrões de normalidade para limiares auditivos e condições de orelhas externa e média. Aplicou-se o teste de compreensão de fala no ruído, Hearing in Noise Test, na versão Português do Brasil. Os resultados foram analisados estatisticamente, pelos métodos ANOVA e Qui-quadrado. Resultados Todos os grupos encontraram-se dentro dos valores de normatização do teste. Não houve diferença significativa na análise dos grupos entre si. Na comparação dos resultados, de acordo com o gênero dos participantes, a única diferença observada foi entre os integrantes do gênero feminino dos grupos de Músicos e Intermediários, com melhor desempenho do grupo de Intermediários. Conclusão A experiência musical não influencia no desempenho, em relação à percepção de fala no ruído.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To determine whether musical practice improves speech comprehension in noisy conditions. Methods A total 43 female and male subjects aged between 18 and 33 years were distributed into three groups: the Musicians Group, comprising 15 subjects with formal music education; the Intermediate Group, comprising 13 subjects with informal music education; and the Non-musicians Group, comprising 15 subjects without musical experience. The participants had normal hearing thresholds and external and middle ear condition. The Hearing in Noise Test, Brazilian Version, was administered, and the results were analyzed by ANOVA and Chi-Square methods. Results The three groups were normal based on the test standards. There was no statistical difference between the groups overall. In the gender comparison, the only the female participants in the Musician and Intermediate groups differed, and the Intermediate Group performed better. Conclusion Previous musical experience did not influence speech in noise perception.
  • Percepção de ruído em sala de aula por estudantes universitários e suas consequências sobre a qualidade do aprendizado Artigos Originais

    Servilha, Emilse Aparecida Merlin; Delatti, Marina de Almeida

    Resumo em Português:

    Objetivo Identificar a percepção de alunos universitários sobre o ruído em sala de aula e suas consequências sobre a qualidade do aprendizado. Métodos Participaram 100 universitários da área da saúde, de dez salas indicadas como ruidosas por seus professores. Os participantes preencheram um questionário com questões abertas e fechadas sobre presença, tipo, fonte e valoração de ruído, suas repercussões sobre a aula e estratégias para minimizá-lo. As respostas fechadas foram analisadas descritivamente e comparadas intercursos. Resultados A média de idade foi de 21,3 anos, com predominância do gênero feminino (85%) e de solteiros (91%). A universidade e as salas de aula foram consideradas ruidosas pelos alunos que autoindicaram-se como a maior fonte de ruído. Informaram que reagem diante do ruído, com esforço para ouvir, dificuldade de concentração e irritação, com interferência no aprendizado, notas e saúde. Conclusão Os alunos identificaram o ruído como um fator comprometedor do processo ensino-aprendizagem, perceberam seu papel nesse contexto e mostraram-se proativos na criação de um ambiente favorável ao aprendizado.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To identify the perceptions of university students about the noise in the classroom and its consequences on learning quality. Methods The participants were 100 healthcare undergraduate students from ten noisy classrooms indicated by their teachers. They completed a questionnaire with open and closed questions about the presence, source, type, and valuation of noise, its impact on lessons and strategies to minimize it. The closed responses were descriptively analyzed, and compared among courses. Results Mean age was 21.3 years, female predominance (85%) and unmarried (91%). The university and the classrooms were considered noisy by the students; they indicated themselves as the largest source of noise; they react to noise with an effort to listen, difficulty in concentration and irritation which interfere in learning, grades and health. In noisy conditions, the students ask for silence, to sit in front of the class or to study at home. Conclusion Students identified noise as a harmful factor for the teaching-learning process, realized their role in this context and were proactive in creating an environment compatible to learning.
  • Confusões perceptivas entre consoantes do Português Brasileiro em função do ruído Artigos Originais

    Santos, Lílian Marinho dos; Lemos, Stela Maris Aguiar; Rothe-Neves, Rui

    Resumo em Português:

    Objetivo: (a) Verificar se o comportamento do indivíduo, na percepção de consoantes em meio a diferentes ruídos, está ligado diretamente ao modo como os sons são mentalmente representados; (b) Verificar se há relação entre similaridade fonológica e perceptiva. Métodos: A pesquisa utilizou uma amostra não probabilística, por tipicidade, composta por 11 participantes adultos, com idade entre 20 e 30 anos. Os critérios de inclusão foram: ter idade entre 18 e 30 anos; ler, concordar e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; apresentar audição periférica e processamento auditivo dentro dos critérios de referência. A coleta de dados aconteceu em duas etapas: 1) Avaliação preliminar: audiometria tonal liminar, imitanciometria, logoaudiometria, teste de fala com ruído e teste dicótico de dígitos; 2) Avaliação da percepção de consoantes, com o objetivo de verificar a correta identificação das consoantes [p], [t], [d], [k], [f], [v], [ʃ] e [ʒ], seguidas da vogal [a], em meio aos ruídos branco e de festa, nas relações sinal ruído igual a 0 e +5 dB (NS). Resultados: No ruído branco, em ambas as relações sinal/ruído foram encontradas, em maior número, as confusões: [f]-[p], [ʃ]-[k] e [ʃ]-[ʒ]. No ruído de festa, foram mais encontradas as confusões: [f]-[p], [v]-[p], [v]-[f] e [t]-[d]. Observou-se que, quanto mais traços distintivos as consoantes compartilham, mais elas são confundidas. Conclusão: Ruído branco e ruído de festa afetam diretamente a percepção das consoantes, mas de forma diferente, sendo encontrada maior distância perceptiva entre consoantes no ruído de festa. Assim, as confusões entre consoantes parecem sofrer maior influência das características acústicas, do que fonológicas.

    Resumo em Inglês:

    Purpose (a) to determine whether an individual’s behavior, in the perception of consonants in different noise conditions, is directly related to how these sounds are represented in the mind, (b) to determine whether there is a relationship between phonological and perceptual similarity. Methods The study used a non-probability sample based on typicality, with participation of eleven adults, aged between twenty and thirty years. The inclusion criteria were: age between eighteen and thirty years; to read, agree and sign the Free and Cleared Term of Consent; to present peripheral hearing and auditory processing within the reference criteria. The data were collected in two stages: 1) Preliminary evaluation consisting of the following tests: pure tone audiometry, tympanometry, speech audiometry and speech test in noise and dichotic digits test, 2) Evaluation of the auditory perception of the consonants [p], [t], [d], [k], [f], [v], [ʃ] and [ʒ] followed by the vowel [a], under white noise or cocktail party noise in the signal/noise ratio of 0 and +5 dB (NS). Results Under white noise, in both signal/noise ratios, there was more confusion between the consonants [f]-[p], [ʃ]-[k] and [ʃ]-[ʒ]. Under cocktail party noise, there was more confusion between the consonants [f]-[p], [v]-[p], [v]-[f] and [t]-[d]. It was observed that consonants that share more distinctive features are more confusing. Conclusion The white noise and the cocktail party noise directly affect the perception of the consonants, but in different ways, and a larger perceptive distance is found among consonants under cocktail party noise. Therefore, the confusions among consonants seem to be more influenced by their acoustic rather than their phonological characteristics.
  • A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada? Artigos Originais

    Pedott, Paula Renata; Bacchin, Letícia Bondezan; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar se o tempo médio das pausas silentes difere para a classe das palavras (aberta ou fechada) e se há diferença entre esse tempo para crianças em desenvolvimento típico de linguagem e crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), em cada tipo de palavra. Métodos Participaram da pesquisa 40 crianças em desenvolvimento típico de linguagem e 20 com DEL, com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada. Após a transcrição das amostras, as palavras foram classificadas como de classe aberta (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio e numeral), ou fechada (artigo, preposição, pronome, conjunção e interjeição). Em um segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes, que permitiu o levantamento do tempo (milissegundos) das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. Resultados Em ambos os grupos, a pausa silente foi mais longa quando precedia as palavras de classe fechada, sendo que o grupo com DEL, em geral, apresentou pausas silentes mais longas que seus pares. Conclusão A duração da pausa silente varia conforme a classe gramatical da palavra que será enunciada, sendo menor quando precede palavras de classe aberta. Além disso, o fato de os indivíduos com DEL apresentarem pausas silentes mais longas que seus pares, confirma a menor velocidade de seu processamento linguístico.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: The study aim was to determine whether the mean duration of silent pauses depends on the word class (open or closed) and to compare the duration for each type of word between children with typical language development and children with specific language impairment (SLI). Methods: The study included 40 children with typical language development and 20 children with SLI, aged between 7 and 10 years. Each subject produced 15 story narratives based on a separate sequence of four pictures for each narrative. After the transcription of the samples, the words were classified as open class (noun, adjective, verb, adverb, and numeral) or closed class (article, preposition, pronoun, conjunction, and interjection). In the second phase of the study, the samples were analyzed using software specific to the analysis of silent pauses and the duration (milliseconds) of the pauses that occurred immediately before each of these grammatical categories was recorded. Results: In both groups, silent pauses were longer when preceding closed class words and individuals in the SLI group produced longer silent pauses than their peers did. Conclusion: The duration of a silent pause varied according to the grammatical class of the preceded word and it was shorter when followed by an open class word. In addition, the fact that individuals with SLI produce longer silent pauses than their peers confirms that their language processing is slower.
  • Desempenho nas habilidades da linguagem em crianças nascidas prematuras e com baixo peso e fatores associados Artigos Originais

    Caldas, Claudia de Souza Ozores; Takano, Olga Akiko; Mello, Paulo Roberto Bezerra de; Souza, Sandra Coenga de; Zavala, Arturo Alejandro Zavala

    Resumo em Português:

    Objetivo: Analisar as habilidades do desenvolvimento da linguagem em crianças de 2 a 3 anos de idade, nascidas prematuras e com baixo peso e os fatores de risco associados. Métodos Estudo transversal com aplicação do teste de Denver II (Denver Developmental Screening Test) e escala ELM (Early Language Milestone Scale). Foi utilizado o teste de Qui-quadrado e todas variáveis com p<0,20 entraram no modelo de regressão logística binária, nível de significância (p<0,05). Resultados: Das 77 crianças avaliadas, 36,4% apresentaram desempenho global alterado no teste de Denver II, considerando os quatro setores, e 37,6% apresentaram cautelas e atrasos no setor da linguagem, especificamente na avaliação da habilidade de linguagem pela escala ELM, 32,5% das crianças apresentaram alterações. O desempenho alterado, considerando os quatro setores do teste de Denver II e da linguagem na escala ELM, após regressão logística, permaneceu associado com: suspeita dos pais de alterações no desenvolvimento (Denver II e ELM); peso <1500 g e cesariana (Denver II somente); hemorragia intracraniana e renda familiar mensal per capita ≤1/2 salário mínimo (ELM somente). Conclusão Crianças nascidas prematuras e com baixo peso apresentaram atraso na aquisição de habilidades no desenvolvimento da linguagem, com maior comprometimento da função auditiva expressiva, associado a fatores de risco socioeconômicos e de histórico.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To examine the language development at chronological age 2 to 3 years of children born preterm with low birth weight and its associated risk factors. Methods In this cross-sectional study, children were assessed using the Denver Developmental Screening Test (Denver II test) and Early Language Milestone Scale (ELM scale). The chi-square test was used and all variables with p<0.20 were entered in a binary logistic regression model; statistical significance was set at p<0.05. Results Among the 77 children studied, 36.4% had abnormal Denver II test performance in its four sectors and 37.6% had cautions and delays in the area of language specifically. On assessment of language ability by the ELM scale, 32.5% of the children showed altered responses. The abnormal performance of the four sectors of the Denver II and language in the ELM scale, after logistic regression, remained associated with suspected developmental abnormalities by parents (Denver II and ELM), weight less than 1500 g and caesarean section (Denver II only), and intracranial hemorrhage and family per capita income less than half the minimum wage (ELM only). Conclusion Children born preterm with low birth weight showed delayed language development, with greater impairment in the expressive auditory function associated with socioeconomic risk factors and child’s history.
  • A interferência do status de linguagem expressiva na pontuação do Autism Behavior Checklist em autistas verbais e não verbais Artigos Originais

    Tamanaha, Ana Carina; Marteleto, Marcia Regina Fumagalli; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar a interferência do status da linguagem expressiva na pontuação do Autism Behavior Checklist (ABC), comparando crianças autistas não verbais e verbais. Métodos A amostra foi constituída por 68 crianças autistas, de ambos os gêneros, entre 3 e 12 anos, divididas em dois grupos: 28 crianças não verbais (Grupo GNV) e 40 verbais (Grupo GV). Utilizamos o ABC, composto por 57 comportamentos não adaptativos, que foi respondido pelas mães, em forma de entrevista. Resultados Os GNV e GV não diferiram entre si na pontuação média Total do ABC. Na área verbal, a pontuação média do GV foi maior que a do GNV. Quando se excluiu os comportamentos dessa área, a pontuação média total foi reduzida. No entanto, não houve diferença nas médias das outras áreas. Conclusão As crianças verbais apresentaram maior prejuízo na área Linguagem do que as crianças não verbais. Ao excluirmos todos os comportamentos não adaptativos dessa área, não houve diferença significativa entre os grupos.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To verify the interference of status of expressive language scores on the Autism Behavior Checklist (ABC), comparing verbal and non-verbal autistic children. Methods The sample consisted of 68 autistic children, of both genders, between 3 and 12 years, divided into two groups: 28 non-verbal (Group GNV) and 40 verbal children (GV). We used the ABC, which includes 57 maladaptive behaviors, which was completed by the mothers during an interview. Results The GNV and GV did not differ in mean Total ABC score. In the verbal scale, the average score of GV was greater than that of GNV. When we excluded the behaviors in that area, the average total score was reduced. However, there was no difference in the means of other areas. Conclusion Verbal children showed more deficits in the language area than non-verbal children. When excluding all non-adaptive behaviors in that area, there was no significant difference between groups.
  • A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo Artigos Originais

    Pimentel, Ana Gabriela Lopes; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    Objetivo Identificar e descrever as dificuldades e o valor atribuído ao trabalho com crianças com autismo, por professores. Métodos Participaram deste estudo 51 professores de escolas regulares e especiais, que tinham crianças com DEA dentre seus alunos. Um questionário fechado, tipo classificação, foi respondido pelos professores, sobre o papel que exercem em relação ao aluno, suas dificuldades e habilidades no que se refere ao aluno, suas observações sobre comportamentos e interesses da criança e estratégias de comunicação usadas por ambos. Resultados Os professores responderam que a sua influência era, principalmente, relacionada à comunicação e às relações interpessoais e que as dificuldades, predominantemente associadas à aprendizagem, comunicação e comportamento da criança. Consideraram que a escola oferece apoio suficiente para seu trabalho, mas que há pouca contribuição de outros profissionais e falta de tecnologia de ensino adequada. Conclusão: Conclui-se que os professores estão despreparados para ensinar alunos com DEA, necessitando de melhores instruções e mais apoio de outros profissionais, podendo, assim, proporcionar educação de melhor qualidade para essas crianças.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Identify and describe the difficulties and the value assigned to their work by teachers. Methods The study included 51 teachers from mainstream and special schools who had children with ASD among their students. A classification type questionnaire was answered by teachers about the role they play in relation to the student, the difficulties and skills that the teacher has in relation to the student, communication strategies used by both behaviors and interests of children observed by the teacher. Results: The teachers responded that their influence was mainly related to communication and interpersonal relationships, difficulties were mainly related to learning, communication and behavior of the child. They felt that the school offers enough support for your work, but there is very little support from other professionals and lack of appropriate teaching technology. Conclusion Thus, it is concluded that teachers are unprepared to teach these students and need to be better educated and receive more support from other professionals, and thus can provide a better education for children with ASD.
  • Características vocais e emocionais de professores e não professores com baixa e alta ansiedade Artigos Originais

    Almeida, Larissa Nadjara Alves; Lopes, Leonardo Wanderley; Costa, Denise Batista da; Silva, Eveline Gonçalves; Cunha, Germana Maria Soares da; Almeida, Anna Alice Figueirêdo de

    Resumo em Português:

    Objetivo Comparar características vocais e emocionais em grupos de professores e não professores com baixa e alta ansiedade. Métodos Participaram do estudo 93 sujeitos, de ambos os gêneros, com idades entre 18 e 59 anos, divididos em quatro grupos: professores com baixa ansiedade (PBA), professores com alta ansiedade (PAA), não professores com baixa ansiedade (NPBA) e não professores com alta ansiedade (NPAA). Os parâmetros vocais foram mensurados por meio dos instrumentos Questionário de Sinais e Sintomas Vocais (QSSV), Protocolo de Qualidade de Vida em Voz (QVV), Índice de Desvantagem Vocal (IDV), além da gravação de fala e vogal sustentada, avaliada por três fonoaudiólogos, a partir da Escala Analógico-Visual (EAV). Para avaliação dos parâmetros emocionais, utilizou-se o Self-Report Questionnaire (SRQ) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados Constatou-se que os grupos com alta ansiedade relataram sintomas indicativos de alto nível de estresse e depressão, sendo que o grupo de professores apresentou maior número de sintomas emocionais. Quanto aos parâmetros vocais, observou-se que os professores com alta ansiedade expressaram maior número de sintomas vocais, maior comprometimento da qualidade de vida em voz, maior desvio global da qualidade vocal e alto índice de desvantagem vocal, quando comparados com os demais grupos. Conclusão Os indivíduos com alta ansiedade tiveram maior comprometimento emocional, vocal e na qualidade de vida, sobretudo aqueles que têm a voz como instrumento de trabalho, os professores.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Compare vocal symptoms and emotional features in groups of teachers and non-teachers with low and high anxiety. Methods A total of 93 male and female participants aged between 18 and 59 years participated in the study and were divided into four groups: teachers with low anxiety, teachers with high anxiety, non-teachers with low anxiety, and non-teachers with high anxiety. Vocal parameters were measured by the instruments Vocal Signs and Symptoms Questionnaire, Voice-Related Quality of Life, Voice Handicap Index; and recorded speech and sustained vowels from the Visual Analog Scale were assessed by three speech-language pathologists. To assess emotional parameters, the Self-Report Questionnaire and the State-Trait Anxiety Inventory were used. Results Groups with high anxiety reported high levels of stress and depression symptoms, and teachers had symptoms that were more emotional. Teachers with high anxiety expressed a greater number of vocal symptoms, greater impairment of voice quality of life, greater overall change in voice quality, and higher voice handicap index when compared with the other groups. Conclusion Individuals with high anxiety displayed more emotional symptoms related to voice and vocal quality of life, especially if the voice was a work instrument, such as for teachers.
  • Efeitos de duas intervenções em professores com queixas vocais Artigos Originais

    Anhaia, Tanise Cristaldo; Klahr, Patricia da Silva; Ourique, Anna Aracy Barcelos; Gadenz, Camila Dalbosco; Fernandes, Renata Adams; Spagnol, Priscila Esteves; Santos, Sabrina Braga dos; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    Objetivo Comparar os efeitos da massagem manual perilaríngea e do treinamento vocal tradicional em professores com queixas vocais. Métodos Quarenta e dois professores universitários foram selecionados aleatoriamente para um dos dois grupos: grupo de massagem manual perilaríngea (G1), ou grupo de treinamento vocal (G2). Avaliações realizadas : autoavaliação vocal e da dor, relato de sintoma vocal, avaliação da tensão da musculatura cervical, análises perceptivo-auditiva e acústica da voz. Resultados Não houve diferença entre os grupos para idade, gênero e tempo de magistério. Os sintomas vocais mais referidos foram sensação de secura na garganta e rouquidão. Nos dois grupos houve redução dos sintomas vocais. Não houve diferença entre as intervenções, quanto aos escores parciais e total do questionário de autoavaliação vocal e à análise acústica. O G1 apresentou diferença intragrupo para autopercepção vocal e parâmetro acústico “energia de ruído glótico”. O G2, para os escores “efeitos na comunicação diária”, “efeitos na emoção”, “limitação das atividades”, escore total, parâmetros shimmer e “energia de ruído glótico”. O G1 apresentou diferença intragrupo para autopercepção da dor e houve redução da tensão cervical e do grau discreto de disfonia, aumentando a porcentagem de sujeitos com grau normal. O G2 manteve o resultado da análise perceptivo-auditiva da voz, após a intervenção, e não apresentou diferença na avaliação da tensão. Conclusão : As duas intervenções contribuíram para melhorar o bem-estar e a qualidade vocal dos participantes, cabendo ao profissional fonoaudiólogo decidir qual utilizará, observando as queixas e a demanda vocal do professor.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Compare the effects of manual perilaryngeal massage and traditional vocal training in professors with voice complaints. Methods Forty-two professors were randomized into two groups: perilaryngeal manual massage (G1) or vocal training (G2). They were assessed for self-perceived vocal and pain evaluation, vocal symptoms reports, cervical muscle tension evaluation, perceptual-auditory and acoustic voice analyses. Results No difference was found between the groups regarding age, gender, and teaching experience. The most commonly reported vocal symptoms were throat dryness and hoarseness. Both groups had an improvement in vocal symptoms. No difference was found among the interventions regarding the partial and total scores in the vocal self-assessment questionnaire and acoustic analysis. G1 had an intragroup difference for vocal self-perception and for the acoustic parameter glottal noise energy, while G2 had intragroup differences for scores of effects on daily communication, effects on emotion, limitation in activities, total score, shimmer, and glottal noise energy. In G1, an intragroup difference was found for self-perceived pain, while cervical tension and the slight dysphonia level improved, which increased the percentage of subjects with a regular level. In G2, the result of vocal perceptual-auditory analysis remained stable after the intervention and no difference was found when assessing tension. Conclusion : Both interventions improved the subjects’ well-being and vocal quality. The speech therapist should choose which intervention to use by considering the professors’ complaints and vocal requirements.
  • Efeitos da reabilitação fonoaudiológica na desvantagem vocal de cantores populares profissionais Artigos Originais

    Silva, Fernanda Ferreira da; Moreti, Felipe; Oliveira, Gisele; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar o efeito de um programa de reabilitação de voz na desvantagem vocal autorrelatada por um questionário, em cantores populares profissionais com disfonia. Métodos Quarenta e nove cantores populares profissionais, entre 18 e 45 anos, avaliados pelo otorrinolaringologista e diagnosticados como portadores de disfonia comportamental, com ou sem lesão de massa, relacionada, em maior ou menor grau, ao comportamento vocal, foram encaminhados para fonoterapia. Os cantores foram distribuídos em dois grupos: Experimental (GE), com 29 cantores submetidos à fonoterapia imediata e Controle (GC), com 20 cantores aguardando em fila de espera do serviço para terapia fonoaudiológica, atendidos após a finalização da pesquisa. Todos os participantes responderam ao protocolo de Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM) e autoavaliaram suas vozes falada e cantada, na primeira e na última sessão de atendimento (avaliação e reavaliação). Resultados Houve diferença entre o GE e o GC no momento pós-terapia, para todos os escores do protocolo IDCM. Não houve mudanças em relação ao número de aulas de canto, após a intervenção. O GE relatou melhoria na qualidade da voz falada e cantada. Conclusão Cantores populares profissionais que realizaram terapia fonoaudiológica apresentaram redução na desvantagem vocal autorrelatada no canto, quando comparados aos cantores com queixas vocais e sem tratamento.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To verify the effect of a vocal rehabilitation program in voice handicap by a self-reported questionnaire in popular professional singers with dysphonia. Methods Forty-nine professional popular singers, between 18 and 45 years old, assessed by the ENT and diagnosed with behavioral dysphonia, with or without mass lesions, that were related to of vocal behavior, were submitted to vocal rehabilitation. The singers were divided into two groups: Experimental Group (EG), with 29 singers undergoing voice therapy and a Control Group (CG), with 20 singers on the clinical waiting list for vocal rehabilitation. The CG was attended after the research finished. All participants completed the Moderns Singing Handicap Index (MSHI) and self-assessed their speaking and singing voices at the first and last session of therapy (assessment and reassessment). Results There were significant differences between the experimental and control groups in the post- therapy for all MSHI protocol scores. There were no changes in the number of singing lessons after the intervention. The EG reported perceiving improvement in the speaking and singing vocal qualities. Conclusion Professional popular singers who performed voice therapy had lower self-assessed of voice handicap while singing, when compared with singers with vocal complaints and without treatment.
  • Tempo de ativação muscular em portadoras de disfunção temporomandibular durante a mastigação Artigos Originais

    Machado, Mariana Barcellos; Nitsch, Gabriel Silva; Pitta, Natássia Côndilo; Oliveira, Anamaria Siriani de

    Resumo em Português:

    Objetivo Comparar, entre portadoras de disfunção temporomandibular (DTM) e controles, o tempo de ativação do músculo masseter e do músculo temporal anterior, em diferentes faixas de amplitude eletromiográfica de superfície, durante a mastigação. Métodos Foram avaliadas 22 voluntárias, com idades entre 18 e 48 anos, divididas em Grupo DTM (n=14) do tipo “Ia”, de acordo com o Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TDM) e Grupo Controle (n=8), assintomáticas. Foram registrados, por meio de eletromiografia de superfície, a amplitude e o tempo de ativação dos músculos masseter e temporal anterior, durante mastigação bilateral de Parafilm M® por dez segundos. Os sinais eletromiográficos foram categorizados em três faixas percentuais, 0-39%, 40-74% e 75-100%, relativas ao valor médio de amplitude de três contrações máximas de apertamento dentário. As porcentagens dos tempos totais de ativação (duty factor), em cada uma das faixas de amplitude, foram comparadas entre os grupos pelo teste t-Student, para dados não pareados. Resultados Não houve diferenças significativas do duty factor na comparação entre os grupos controle e DTM. Conclusão A variável eletromiográfica testada não se mostrou útil como ferramenta diagnóstica na prática clínica, o que será possível apenas quando em conjunto com a história clínica e exame físico do indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    Purpose This study aimed to compare the time of masseter and anterior temporal muscle activations, in different ranges of surface electromyographic amplitude, between controls and individuals with temporomandibular disorders (TMDs) during mastication. Methods Twenty-two female patients, aged 18-48 years, were divided into the TMD group (n=14; TMD type Ia, according to the Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders) and the control group (n=8; non-diagnosed and asymptomatic individuals). Time and surface electromyography (SEMG) amplitudes from the anterior temporal and masseter muscles were registered during bilateral chewing of Parafilm M® for 10 s. SEMG amplitudes were categorized as 0-39%, 40-74%, and 75-100% of the mean of three maximal clenchings. The percentages of total activation times (duty factor) in each range of SEMG amplitudes were compared between groups using an unpaired Student’s t-test. Results: There were no differences in duty factor comparisons between groups. Conclusion: The activation time of the masticatory muscles was not found to be shorter in the TMD patients than in the controls. Finally, the application of the electromyographic variable proposed in this study may not be considered useful to diagnose type Ia TMD in clinical practice. However, its application may be complementary to the history and physical examination of these patients.
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