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Audiology - Communication Research, Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Schochat, Eliane; Almeida, Kátia de
  • Análise da qualidade vocal antes e após o uso profissional e social da voz Artigos Originais

    Aragão, Amanda Nocce; Couto, Thalita Evaristo; Camargo, Zuleica Antonia de; Santos, Marco Aurélio Rocha; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar, do ponto de vista perceptivo-auditivo, os efeitos do uso profissional e social da voz na qualidade vocal de mulheres, em um intervalo de tempo de duas horas e 30 minutos. Métodos Pesquisa do tipo caso-controle, formada por dois grupos: grupo de uso profissional da voz, com 31 professoras, faixa etária de 28 a 59 anos e grupo de uso social da voz, com 42 mulheres, faixa etária de 31 a 59 anos, sem o uso profissional da voz e sem queixa vocal. A coleta foi realizada pela manhã, em dois momentos - antes da primeira aula e após duas horas e 30 minutos -, na própria escola em que as professoras lecionavam e consistiu em leitura de frases. O grupo de uso social seguiu os mesmos padrões de gravação, com uso da voz na residência de cada participante. As vozes foram avaliadas de forma perceptivo-auditiva por dois avaliadores experientes, comparando-se as emissões antes e após o uso e classificação de melhora, piora ou similaridade entre os momentos. Resultados Os grupos não apresentaram diferenças entre as vozes, comparando-se os momentos antes e após o uso da voz. Nos casos em que houve modificação do padrão vocal, a rugosidade foi o parâmetro perceptivo-auditivo mais frequente nos dois grupos, porém com baixo grau de alteração. Conclusão O uso social e o uso profissional da voz, decorrente da atividade letiva, no período de duas horas e 30 minutos, não causaram alterações na qualidade vocal, analisada de forma perceptivo-auditiva.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To analyze the effects of social and professional voice use in the voice quality of women in a time frame of two hours and 30 minutes using auditory-perceptual evaluation. Methods A case-control study with two groups: professional voice users, with 31 Belo Horizonte school teachers aged 28-59 years; social voice users, with 42 females aged 31-59 years with no occupational voice use. The data was collected at two time points, in the morning period, before starting the use of voice and after two hours and thirty minutes. The subjects were instructed to read sentences in their normal speaking voice. The same recording scheme was used for the group of social voice use, with normal use of the voice in the home of each participant. The voices were evaluated through an auditory-perceptual assessment by two experienced raters who compared the emissions before and after voice use and determined whether there was improvement, deterioration or similarity between time points. Results Both groups had a higher frequency of similarity between the voices before and after the vocal loading according to the auditory-perceptual evaluation. In subjects with changes in their vocal patterns, roughness was the auditory-perceptual parameter that changed the most for both groups, albeit with a low degree of deviance. Conclusion The social voice use and the professional voice use resulting from the teaching activity, both during two hours and thirty minutes, caused no changes in voice quality as evaluated by auditory-perceptual analysis.
  • Desconforto vocal em indivíduos com queixa cervical: uma abordagem baseada em questionários de autoavaliação Artigos Originais

    Badaró, Flávia Azevedo Righi; Araújo, Rubens Corrêa; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar a relação entre a ocorrência de desconforto vocal e queixa cervical, a partir de questionários de autoavaliação. Métodos Trinta indivíduos de 18 a 65 anos de idade, todos com algum tipo de queixa cervical, responderam à versão traduzida e adaptada culturalmente do questionário de autoavaliação cervical The Copenhagen Neck Functional Disability Scale (CNFDS) - denominado em português Escala Funcional de Incapacidade do Pescoço de Copenhagen (EFIPC) - e dois instrumentos de autoavaliação vocal: o Questionário de Qualidade de Vida e Voz (QVV) e a Escala de Desconforto do Trato Vocal (EDTV). Testes estatísticos foram aplicados para analisar a possibilidade de relação entre os dados obtidos. Resultados A maioria dos participantes referiu presença de desconforto vocal, sendo que quase metade deles apresentou relevante quantidade de sintomas desse desconforto. Dentre esses, a secura foi referida com maior frequência e a coceira, o sintoma que apresentou maior intensidade. Não houve correlação entre o EFIPC e o QVV ou o EDTV. Houve correlação negativa entre QVV e EDTV. Conclusão Apesar dos participantes apresentarem ocorrência elevada de desconforto vocal não houve correlação entre os questionários escolhidos.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To verify the relationship between the occurrence of vocal discomfort and cervical complaints by using self-assessment questionnaires. Methods Thirty individuals (18–65 years of age) with various cervical complaints answered a translated and culturally adapted version of the self-assessment cervical questionnaire, The Copenhagen Neck Functional Disability Scale (CNFDS), titled Escala Funcional de Incapacidade do Pescoço de Copenhagen (EFIPC), the vocal self-assessment instruments Voice-Related Quality of Life (V-RQOL), and the Vocal Tract Discomfort Scale (VTDS). Statistical tests were used to analyze the possible relationships between the data obtained. Results Most of the participants reported the presence of vocal discomfort, with almost half presenting with a significant number of vocal discomfort symptoms; among these symptoms, dryness was reported most frequently and itching was reported with the highest intensity. No correlation was found between the EFIPC and V-RQOL or VTDS findings, but a negative correlation was found between the V-RQOL and VTDS findings. Conclusion Although the participants reported a high occurrence of vocal discomfort, no correlation was found between the selected questionnaires.
  • Concordância entre os testes perceptivos e a videofluoroscopia no diagnóstico da disfunção velofaríngea Artigos Originais

    Périco, Maíra de Souza; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo; Whitaker, Melina Evangelista; Silva, Ana Flávia Rodrigues da; Souza, Olivia Mesquita Vieira de; Pegoraro-Krook, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar a concordância entre os resultados dos Testes de Emissão de Ar Nasal e de Hipernasalidade e os achados do exame de videofluorocopia no diagnóstico da disfunção velofaríngea, em indivíduos com fissura labiopalatina. Métodos A amostra foi constituída por 89 exames de videofluoroscopia e 89 escores dos Testes de Emissão de Ar Nasal e de Hipernasalidade, interpretados como fechamento velofaríngeo consistente, ou como fechamento velofaríngeo inconsistente, ou ainda, como não fechamento velofaríngeo. Foram calculadas a sensibilidade, a especificidade e a concordância entre a interpretação dos achados dos testes perceptivos e os achados da videofluoroscopia. Resultados Foram encontrados índices de sensibilidade e especificidade de 98% e 37%, respectivamente, para o Teste de Emissão de Ar Nasal e de 96% e 63%, respectivamente, para o Teste de Hipernasalidade. As porcentagens de concordância entre os escores do Teste de Emissão de Ar Nasal e os exames de videofluoroscopia e entre os escores do Teste de Hipernasalidade e os exames de videofluoroscopia, para a categoria fechamento velofaríngeo consistente, foram de 62% e 70%, respectivamente, de 43% e 47%, para a de fechamento velofaríngeo inconsistente, respectivamente, e de 68% e 77%, para a de não fechamento velofaríngeo, respectivamente. Conclusão Houve um bom nível de concordância entre os testes perceptivos e os exames de videofluoroscopia para as categorias fechamento velofaríngeo consistente e não fechamento velofaríngeo, mas não para a de fechamento velofaríngeo inconsistente.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To determine the agreement between the results of the Nasal Air Emission and Hypernasality tests and the videofluoroscopy findings in the diagnosis of velopharyngeal dysfunction in individuals with cleft lip and palate. Methods The sample consisted of 89 scores of Nasal Air Emission and Hypernasality tests and 89 judgments of videofluoroscopy recordings, which were interpreted as consistent velopharyngeal closure, or as inconsistent velopharyngeal closure, or as non velopharyngeal closure. The sensitivity, specificity and agreement between the interpretation of the results of the perceptual tests and the findings of the videofluoroscopy were calculated. Results The rates found for sensitivity of Nasal Air Emission and Hypernasality tests were 98% and 96%, respectively, and the rates for specificity of Nasal Air Emission and Hypernasality tests were 37% and 63%, respectively. Regarding the percentages of agreement between the Nasal Air Emission test scores and the videofluoroscopy judgments, it was found an agreement of 62% for the consistent velopharyngeal closure condition, 43% for the inconsistent velopharyngeal closure, and 68% for the non velopharyngeal closure. Between the scores of Hypernasality test and videofluoroscopy judgments the agreement found was 70% for the consistent velopharyngeal closure condition, 47% for the inconsistent velopharyngeal closure and 77% for the non velopharyngeal closure. Conclusion There was a good level of agreement between the perceptual tests and the videofluoroscopy judgments for the consistent velopharyngeal closure and non velopharyngeal closure conditions, but not for the inconsistent velopharyngeal closure.
  • Influência do estado comportamental nos padrões de sucção de recém-nascidos pré-termo Artigos Originais

    Prade, Leila Sauer; Bolzan, Geovana de Paula; Weinmann, Angela Regina Maciel

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar a influência do estado comportamental na sucção não nutritiva, na sucção nutritiva e na performance alimentar de recém-nascidos pré-termo, no momento da liberação da via oral. Métodos Participaram 32 recém-nascidos pré-termo, clinicamente estáveis, internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Foram realizadas, por um fonoaudiólogo, as avaliações do estado comportamental, padrão postural, reflexos orais, características dos órgãos fonoarticulatórios, sucção não nutritiva e nutritiva, número de suções por bloco de sucção, taxa de transferência e desempenho alimentar, após a liberação médica para início da alimentação por via oral. Resultados Não foi possível verificar associação do estado comportamental com a sucção não nutritiva. Na sucção nutritiva, verificou-se influência do estado comportamental sobre o número de sucções nos três primeiros blocos, ou seja, o estado de alerta, ao iniciar a mamada, possibilitou aos recém-nascidos apresentarem maior número de sucções, quando comparados aos recém-nascidos em estado de sono. Isto se refletiu na performance alimentar, por meio da maior taxa de transferência e melhor desempenho, embora não tenha sido observada significância estatística quanto a esses aspectos. Conclusão Os achados mostram que o estado comportamental não influenciou os aspectos de sucção não nutritiva, considerados, entretanto, na sucção nutritiva. O estado de alerta apresentou associação com maior número de sucções por bloco, em relação ao estado de sono.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To verify the influence of preterm infants’ behavioral states in non-nutritive sucking, nutritive sucking and feeding performance at the moment of oral feeding release. Methods Thirty-two preterm infants participated in the study. They were hospitalized in a Neonatal Intensive Care Unit and presented stable clinical conditions. After medical release for oral feeding, the following aspects of infants were observed by the same speech therapist: behavioral state, postural pattern, oral reflexes, phono-articulatory organs’ characteristics, non-nutritive and nutritive sucking, number of sucks per block, rate of milk transfer and oral feeding performance. Results No relationship was found between the infants’ behavioral states and non-nutritive sucking. In nutritive sucking it was verified the influence of behavioral states on the number of sucks in the three first blocks intervals sucking/pause. This means that at the moment of oral feeding start infants in the alertness state presented a higher number of sucks than those in the sleep state. Consequently an impact on feeding performance was verified, with a higher rate of milk transfer and an increased oral feeding performance. Nonetheless no statistical significance was found in regards to these aspects. Conclusion This research’s findings show that behavioral states did not influence on non-nutritive sucking aspects. But in nutritive sucking, infants in the alertness state presented a higher number of sucks per block than those in the sleep state.
  • Avaliação da associação entre os indicadores de saúde bucal, os aspectos socioeconômicos e crianças com sinais clínicos orofaciais indicativos de respiração oral crônica Artigos Originais

    Piva, Fabiane; Moraes, Juliana Kern de; Vieira, Vitor Rezende; Silva, Alexandre Emídio Ribeiro; Hendges, Raquel Massotti; Sari, Gilberto Timm

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar se os indicadores clínicos de saúde bucal e sociodemográficos de crianças em idade escolar (8 a 12 anos), em fase de dentição mista, estão associados com a respiração oral. Métodos Foram avaliadas 55 crianças, selecionadas em uma escola estadual do município de Cachoeira do Sul (RS). Após a autorização dos responsáveis, foram realizados exames por uma fonoaudióloga treinada, para a identificação de crianças com sinais clínicos orofaciais, indicativos de respiração oral. Para a realização dos exames de saúde bucal, os estudantes de odontologia foram treinados e calibrados, de acordo com os critérios para levantamentos epidemiológicos da Organização Mundial de Saúde. Além dos exames intrabucais, foram coletadas informações socioeconômicas e demográficas com os responsáveis pelas crianças, por meio de um questionário. Resultados A prevalência de crianças com sinais de respiração oral foi relevante, porém, menor do que descreve a literatura. Não houve diferença entre os grupos (respiradores orais e respiradores nasais), tanto em relação às variáveis socioeconômicas, como em relação aos aspectos odontológicos testados. Conclusão Não houve associação da respiração oral com nenhum indicador clínico de saúde bucal (cárie, placa visível e sangramento gengival). Também não foi encontrada associação entre as variáveis sociodemográficas e a respiração oral.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To evaluate whether clinical and sociodemographic indicators of oral health in school-age children (from 8 to 12 years) with mixed dentition are associated with oral breathing. Methods Fifity-five children selected from a public school in the city of Cachoeira do Sul (RS) were evaluated. After obtaining parental consent, a trained speech pathologist performed examinations to identify children with orofacial clinical signs indicative of oral breathing. For the oral health exams, dental students underwent training and calibration according to the criteria of the World Health Organization for epidemiological surveys. In addition to the intra-oral examinations, socioeconomic and demographic data were collected from the parents of the children using a questionnaire. Results Although the prevalence of children with mouth breathing symptoms was notable, it was lower than that reported in the literature. No difference was observed between the groups (mouth breathers and nose breathers) regarding socioeconomic variables associated with the tested dental aspects. Conclusion Oral breathing was not associated with clinical indicators of oral health such as caries, visible plaque, and gingival bleeding. Further, no association was found between sociodemographic variables and oral breathing.
  • Habilidades metafonológicas em crianças com transtorno fonológico: a interferência da idade e da gravidade Artigos Originais

    Wertzner, Haydée Fiszbein; Pulga, Marina Jorge; Pagan-Neves, Luciana de Oliveira

    Resumo em Português:

    Objetivo O presente trabalho teve como objetivo investigar o desempenho de crianças com Transtorno Fonológico nas habilidades metafonológicas avaliadas pelo teste Lindamood Auditory Conceptualization Test (LAC-adaptado para o Português-Brasileiro), de acordo com a idade e a gravidade do transtorno. Métodos Foram avaliadas 50 crianças com Transtorno Fonológico, idade entre 5 anos e 7 anos e 11 meses, submetidas à aplicação das três categorias (I-A; I-B; II) do Lindamood Auditory Conceptualization Test e, posteriormente, agrupadas por idade e pela gravidade, de acordo com a aplicação do Índice de gravidade de Porcentagem de Consoantes Corretas-Revisado. Resultados As habilidades avaliadas indicaram que as crianças, cujo valor do Índice de gravidade de Porcentagem de Consoantes Corretas-Revisado foi inferior a 85%, destacando-se a gravidade associada à idade (crianças de menor faixa etária), apresentaram maior dificuldade na percepção auditiva e sistema fonológico mais desorganizado, evidenciado nas habilidades metafonológicas mais simples do teste, que envolvem a discriminação de unidades fonêmicas isoladas. As tarefas complexas não acrescentam informações para determinar quais aspectos do conhecimento cognitivo-linguístico da criança com transtorno fonológico está mais alterado. Conclusão As habilidades avaliadas indicaram que as crianças que apresentaram maior gravidade do transtorno fonológico, e, portanto um sistema fonológico mais desorganizado, apresentaram maior dificuldade na percepção auditiva. Os resultados indicam ainda que crianças com transtorno fonológico, independentemente da gravidade, têm dificuldade em habilidades metafonológicas mais complexas, sendo que as mais graves também apresentam dificuldades naquelas mais simples.

    Resumo em Inglês:

    Purpose The objective of the present study is to assess the metaphonological skill levels of children with speech sound disorders as a function of age and disorder severity as assessed by the Lindamood Auditory Conceptualization Test (LAC-3 adapted to the Brazilian Portuguese language). Methods Fifty children with speech sound disorder between the ages of five years and seven years and 11 months were given three versions (I-A, I-B and II) of the Lindamood Auditory Conceptualization Test and then divided by age and speech sound disorder severity assessed by Percentage Consonants Correct-Revised (PCC-R) scores. Results The skills testing results indicate that younger children with 85% PCC-R or less experience greater difficulty than the other children with auditory perception and exhibit more disorganized phonological systems, as shown in their execution of simple metaphonological skills throughout testing, which involve discriminating between isolated phonemic units. The complex task results do not provide sufficient information to determine which cognitive-linguistic knowledge features among children with speech sound disorder are most heavily affected. Conclusion The skills testing results indicate that children with more severe speech sound disorder, who thus present higher degrees of phonological system disorganization, experience greater difficulty in the area of auditory perception. The results further indicate that regardless of the degree of disorder severity, children with phonological disorders struggle with more complex metaphonological skills, and those with greater degrees of disorder severity also struggle to master simpler metaphonological tasks.
  • Aspectos da fluência da fala em crianças com distúrbio específico de linguagem Artigos Originais

    Andrade, Cláudia Regina Furquim de; Befi-Lopes, Debora Maria; Juste, Fabíola Staróbole; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; Fortunato-Tavares, Talita Maria

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar aspectos específicos da fluência da fala em crianças com DEL, quanto à tipologia de rupturas comuns e velocidade de fala (em palavras e sílabas por minuto), considerando as diferentes faixas etárias. Métodos Participaram 50 crianças de ambos os gêneros, na faixa etária de 3 a 7 anos, com QI não verbal e limiares auditivos dentro da normalidade e ausência de gagueira. As crianças foram divididas em dois grupos: G1 (DEL), com 25 crianças (sete meninas e 18 meninos, com idades entre 3 e 7 anos) e G2 (desenvolvimento típico), com 25 crianças pareadas em idade e gênero ao GI. Foi apresentada uma figura à criança e solicitado que falasse o que quisesse sobre ela. Cada amostra de fala foi composta por 200 sílabas fluentes ou 100 palavras fluentes. Resultados A análise intergrupos demonstrou que crianças de 3 e 4 anos do G1 apresentaram menor velocidade de fala que seus pares em desenvolvimento típico. Na análise intragrupos, no que se refere à tipologia de rupturas, o G1 não apresentou diferenças em nenhuma das faixas etárias. Já o G2, para as faixas etárias de 4 e 5 anos, a hesitação foi mais frequente e aos 6 e 7 anos, a hesitação e a repetição de palavras se diferenciaram das demais tipologias. Conclusão Crianças com suspeita de DEL nas idades de 3 e 4 anos, aqui estudadas, apresentaram redução da produção de palavras e sílabas. As rupturas de fala, do tipo hesitação, foram recursos usados pelas crianças com desenvolvimento típico de todas as faixas etárias, o que não ocorreu nas crianças com DEL.

    Resumo em Inglês:

    Purpose The present study aimed to assess specific aspects of speech fluency in children with specific language impairment (SLI). This included examining the typology of speech disruption and rate (in words and syllables per minute), across different age groups. Methods A total of 50 children, aged 3 to 7 years old, presenting with nonverbal IQ and hearing thresholds within normal limits (without the presence of stuttering) participated in the study. Children were divided into two groups: G1 (SLI) included 25 children (7 girls and 18 boys) and G2 (typical development) included 25 children matched on age and gender with G1. Each child was shown a figure and asked to discuss what s/he liked about the figure. Each speech sample included 200 fluent syllables or 100 fluent words. Results Between-group analyses demonstrated that children aged 3 to 4 years old in G1 had lower speech rate than their age-matched peers from G2. Within-group analyses revealed no differences in disruption typologies between age groups in G1 participants. In contrast, hesitation was the most frequent typology for 4- to 5-year-old G2 children, whereas hesitation and word repetition typologies were observed in 6- to 7-year-old G2 children. Conclusion Children with suspected SLI between the ages of 3 to 4 years old showed a reduction in word and syllable production. Hesitation-type speech disruptions were prominently used by typically developing children, regardless of age, and were not observed in SLI children.
  • Parâmetro de tempo para intervenção fonoaudiológica direcionada a crianças com distúrbios do espectro do autismo Artigos Originais

    Tamanaha, Ana Carina; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    Objetivo Identificar um parâmetro de tempo de intervenção fonoaudiológica para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, assistidas tanto pela associação de ações diretas e indiretas, quanto apenas por ações indiretas. Métodos A amostra foi constituída por 11 meninos, de 4 a 10 anos de idade, pertencentes ao espectro do Autismo. As crianças foram divididas, aleatoriamente, em dois grupos: Grupo GT, formado por seis crianças assistidas em intervenção terapêutica fonoaudiológica direta (sessão individual com a criança) e indireta (sessão de orientação aos pais); Grupo GO, com cinco crianças assistidas apenas indiretamente. Utilizamos o Autism Behavior Checklist (ABC) para entrevistar as mães e as avaliações de Interação e do Comportamento Vocal para avaliar e mensurar o tempo de evolução da criança, em três momentos: tempo zero, após seis meses (tempo 1) e após 12 meses (tempo 2). Resultados Nos primeiros seis meses, a extensão e a velocidade do processo evolutivo tornaram-se evidentes, especialmente no Grupo GT, tanto nos valores totais do ABC, quanto nas áreas que o compõem. Nos itens da Avaliação da Interação e do Comportamento Vocal também identificamos decréscimo das médias, em ambos os grupos, especialmente entre os tempos 0 e 1. Conclusão O intervalo de tempo de seis meses tornou-se uma base de evidência confiável, tanto para ações indiretas, quanto para a associação de ações diretas e indiretas. Portanto, pode servir de parâmetro para intervenção terapêutica fonoaudiológica direcionada aos Transtornos do Espectro do Autismo.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To identify a time parameter of speech and language therapy for children with Autistic Spectrum Disorders assisted by the association of both direct and indirect actions, as only by indirect shares. Methods The design of this study is the Clinical Trial pilot. The sample was composed of 11 children with autism spectrum disorders, 4-10 years old. These children were randomly divided into two groups: six were receiving both direct (individual session) and indirect intervention (parent orientation session) (Therapy Group - TG), and five were receiving exclusively indirect intervention (Orientation Group - OG). We used the Autism Behavior Checklist (ABC) to interview the mothers; Interaction Assessment (IA) and Sample of Vocal Behavior (SVB) to assess and to measure the evolution of children on three occasions: at the beginning, six months later and 12 months later. Results We observed there was greater evolution, in velocity and extension, in the first semester of TG in the Autism Behavior Checklist. In the Interaction Assessment and Sample of Vocal Behavior there were decreased values, specially between 0 and 1 time. Conclusion The six month period is strong evidence for indirect action and for the association between indirect and direct actions. This measure of time can be a parameter for speech and language therapy for children with autism spectrum disorders.
  • Erros de base fonológica na escrita: codificação de surdas e sonoras, segmentação e juntura vocabular Artigos Originais

    Arnaut, Mirian Aratangy; Hackerott, Maria Mercedes Saraiva; Bueno, Gabriela Juliane; Nepomuceno, Pablo Felício; Ávila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    Objetivo O estudo investigou características do processamento da informação fonológica, manifestadas na escrita sob ditado de sintagmas, capazes de indicar possíveis correlações e algum impacto preditor entre os erros ortográficos analisados (codificação de fonemas surdos e sonoros, segmentação indevida, juntura vocabular), segundo a rede de ensino. Métodos Foram selecionados 80 escolares, meninos e meninas, na faixa etária entre 6 e 11 anos, regularmente matriculados do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública estadual e particular, do município de São Paulo. Os participantes escreveram, sob ditado, 34 sintagmas nominais, formados por palavras de alta frequência. Resultados Os três tipos de erros correlacionaram-se segundo padrões diferentes, em cada rede de ensino. Na rede pública, os erros de codificação surda sonora e segmentações indevidas correlacionaram-se positivamente. Características de percepção direcionada ao pé métrico e à sílaba, podem ter influenciado o desempenho dos escolares. Na rede particular, a percepção da palavra fonológica, da frase fonológica e da frase entonacional pode ter influenciado as correlações entre os erros do tipo surdo sonoro e as junturas. Conclusão Os erros de codificação surdos sonoros, juntura vocabular e separação indevida diferenciaram-se nas redes de ensino, quanto ao desempenho em escrita. Apenas na rede particular os erros de codificação surdos sonoros puderam predizer os de juntura vocabular e segmentação indevida.

    Resumo em Inglês:

    Purpose The present study investigated the characteristics of phonological information processing as manifested in the writing of dictated syntagmas, capable of indicating possible correlations and the predictive impact between the analyzed orthography errors (coding of voiced and voiceless phonemes, undue segmentation and word junction) according to the school system. Methods Eighty children from both genders, aged between 6 and 11 years, were selected from those regularly enrolled between the 2nd and 5th years of primary education, in both public and private schools in the municipality of São Paulo. The participants wrote, as dictated to them, 34 noun syntagmas composed of high frequency words. Results The three types of error were correlated with one another according to different patterns in each school system. In the public schools, voice-voiceless coding errors and undue segmentations were positively correlated. Perception characteristics directed to the metric foot and the syllable might have influenced the children’s performance. As for the results in private schools, the perception of the phonological word, phonological phrase and intonational phrase might have influenced the correlations between errors of the voiced-voiceless type and junctions. Conclusion Voiced-voiceless coding errors, word junction and undue separation manifested differently between private and public schools, regarding writing performance. Only in private schools could the voiced-voiceless coding errors predict those of word junction and hypersegmentation.
  • Habilidade auditiva em criança desnutrida Artigos Originais

    Caldas, Patrícia Andréia; Giacheti, Célia Maria; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    Objetivo Caracterizar e comparar o desempenho de crianças com desnutrição e crianças eutróficas nas habilidades do processamento auditivo. Métodos A amostra foi composta por 30 crianças na faixa etária de 5 a 10 anos, de ambos os gêneros, sendo 15 crianças com desnutrição, que compuseram o grupo amostral (G1) e 15 crianças com estado nutricional adequado, como grupo controle (G2). Os grupos foram pareados segundo gênero, faixa etária e escolaridade. Ambos os grupos foram submetidos à avaliação auditiva periférica e central. Resultados As crianças desnutridas apresentaram maior índice de alterações na habilidade de sequencialização sonora para sons verbais e não verbais, quando comparadas com as crianças eutróficas. O mesmo ocorreu nas habilidades de fechamento e figura fundo. Quanto ao grau do distúrbio do processamento auditivo, houve maior severidade nas crianças desnutridas. Conclusão Crianças com desnutrição apresentaram maior frequência de alterações nas habilidades auditivas, quando comparadas a crianças eutróficas, sendo as habilidades de ordenação temporal, memória auditiva, atenção seletiva, figura fundo e fechamento, as habilidades mais afetadas.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To characterize and compare the performance of malnourished children and normal children in auditory processing. Methods The sample comprised 30 children from five to ten years old, both genders, being 15 malnourished children (G1) and 15 children with adequate nutritional status, as a control group (G2). The groups were paired according to gender, age and grade level. Both groups underwent peripheral and central auditory assessment, noting that malnourished children had higher changes in the skill of sequencing score for verbal and nonverbal when compared to normal children, and the same occurred in closing skills and background figure. Results Regarding the degree of auditory processing disorder, it was more severe in malnourished children. Conclusion Children with malnutrition have higher frequency alterations in auditory abilities when compared to normal children, being the temporal ordering skills, auditory memory, selective attention, figure-ground and closing the most affected skills.
  • Avaliação auditiva periférica em crianças com síndrome de Down Artigos Originais

    Carrico, Barbara; Samelli, Alessandra Giannella; Matas, Carla Gentile; Magliaro, Fernanda Cristina Leite; Carvallo, Renata Mota Mamede; Limongi, Suelly Cecília Olivan; Neves-Lobo, Ivone Ferreira

    Resumo em Português:

    Objetivo Caracterizar o sistema auditivo periférico de indivíduos com síndrome de Down, por meio da audiometria convencional e de altas frequências. Métodos Estudo do tipo transversal e observacional. Participaram 15 indivíduos com síndrome de Down, de ambos os gêneros, entre 7 e 15 anos de idade. Foram realizados os seguintes procedimentos: Meatoscopia, Timpanometria com pesquisa do reflexo acústico ipsilateral e contralateral, Audiometria Tonal, Audiometria Vocal e Audiometria de Altas Frequências. Resultados Houve predomínio de perda auditiva condutiva de grau leve, em uma ou ambas as orelhas. As médias dos limiares auditivos para a audiometria convencional ficaram abaixo de 20 dBNA e, para a audiometria de altas frequências, ficaram entre 20 e 40 dBNA. O coeficiente de correlação de Pearson revelou correlação moderada positiva, entre os limiares de 9 a 14 kHz e a idade. Conclusão De forma geral, não foram observadas diferenças significativas, quando comparadas as orelhas direita e esquerda de indivíduos com síndrome de Down, na audiometria tonal, imitanciometria e logoaudiometria. A maioria das crianças apresentou alteração de orelha média e perda auditiva condutiva. A audiometria de altas frequências sugere o início de prejuízo da função coclear, que pode estar associado às otites médias frequentes e/ou à degeneração coclear precoce.

    Resumo em Inglês:

    Purpose This study sought to characterize the peripheral auditory system of individuals with Down syndrome (DS) using conventional and high-frequency audiometry. Methods We performed a cross-sectional and observational study. Fifteen individuals with DS, who were of both genders and between 7 and 15 years of age, participated in this study. The following procedures were performed: otoscopy, tympanometry with ipsilateral and contralateral acoustic reflex, pure-tone audiometry, vocal audiometry and high-frequency audiometry. Results There was a predominance of mild conductive hearing loss in one or both ears. The mean hearing thresholds for conventional audiometry were below 20 dB HL and between 20 and 40 dB HL for high-frequency audiometry. The Pearson correlation coefficient indicated a moderate positive correlation between the 9-14 kHz thresholds and age. Conclusion Overall, no significant differences were observed when comparing the right and left ears of individuals with DS, in regards to pure-tone audiometry, immittance testing and speech audiometry. Most children showed middle ear abnormalities and conductive hearing loss. Moreover, high-frequency audiometry suggested the onset of impaired cochlear function, which may be associated with frequent otitis media episodes and/or early cochlear degeneration.
  • Potencial evocado auditivo de estado estável em crianças e adolescentes com perda auditiva neurossensorial de grau severo e profundo e descendente Artigos Originais

    Luiz, Cyntia Barbosa Laureano; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar a correlação entre os limiares eletrofisiológicos obtidos no Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) e os limiares comportamentais obtidos com audiometria tonal liminar, em crianças e adolescentes com perda auditiva neurossensorial de grau severo e profundo e perda auditiva de configuração descendente. Métodos Foram avaliados 20 indivíduos, de ambos os gêneros, com idades entre 5 e 15 anos, distribuídos nos seguintes grupos: 10 indivíduos com perda auditiva neurossensorial descendente (GD) e 10 indivíduos com perda auditiva neurossensorial horizontal de grau severo e profundo (GS). Os indivíduos foram submetidos à audiometria tonal liminar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica e ao potencial evocado auditivo de estado estável, nas frequências de 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 4000 Hz. Resultados No grupo com perda descendente, a correlação foi de 0,68 a 0,94 e no grupo com perda auditiva de grau severo e profundo, a correlação foi de 0,59 a 0,86. As diferenças médias do limiar do PEAEE e do limiar da audiometria situaram-se entre 1,4 e 7,5 dB no grupo com perda descendente e entre -0,40 e -8,5 dB, no grupo com perda auditiva de grau severo e profundo. Conclusão Houve correlação positiva entre os limiares eletrofisiológicos e comportamentais nos grupos de crianças e adolescentes com perda auditiva neurossensorial horizontal de grau severo e profundo e descendente.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To verify the correlation between the electrophysiological thresholds in Auditory Evoked Potential Steady State (ASSR) and behavioral thresholds obtained with pure tone audiometry in children and adolescents with severe to profound sensorineural hearing loss and steeply sloping hearing loss. Methods Twenty subjects from both gender aged between five and 15 years-old were evaluated and divided into the following groups: 10 subjects with steeply sloping sensorineural hearing loss and 10 subjects with severe to profound sensorineural hearing loss. The subjects underwent pure tone audiometry, speech audiometry (SRT and SDT), acoustic immittance measures and ASSR. Results In the group with steeply sloping hearing loss, the correlation was 0.68 and 0.94. In the group with severe to profound hearing loss, the correlation was 0.59 to 0.86. Mean differences between ASSR and audiometry threshold were 1.4 and 7.5 dB in the group with steeply sloping hearing loss and -0.40 e-8.5 dB in the group with severe to profound hearing loss. Conclusion There was a positive correlation between the electrophysiological and behavioral thresholds in children and adolescents with severe to profound hearing loss and steeply sloping hearing loss.
  • Variabilidade do registro de latência e amplitude do potencial evocado auditivo de Longa Latência (P3) na condição teste e reteste Artigos Originais

    Reis, Ana Cláudia Mirândola Barbosa; Frizzo, Ana Cláudia Figueiredo; Lozano, Aline Cristine; Santos, Francine Raquel dos; Anastasio, Adriana Ribeiro Tavares; Hyppolito, Miguel Angelo

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar a variabilidade da amplitude e latência do potencial cognitivo P3 em indivíduos normais, na condição teste e reteste, no período de sete dias. Métodos Foram avaliados 32 sujeitos, com idades entre 18 e 25 anos, 20 do gênero feminino e 12 do gênero masculino, sem queixas auditivas. Todos foram submetidos à avaliação audiológica e potencial evocado auditivo de longa latência. Resultados Os valores médios de latência e amplitude para o P3, obtidos neste estudo, foram de 314,78 ms e 312,40 ms para latência e 5,04 μV e 4,58 μV para amplitude, nas posições Cz e Fz, respectivamente. A média da diferença da latência da onda P3 na condição de reavaliação foi de 10,50 ms (Fz) e 15,25 ms (Cz) para o gênero feminino e de 6,00 ms (Fz) e 5,83 ms (Cz) para o gênero masculino. Conclusão Não houve diferença significativa quando comparadas latência e amplitude, no teste e reteste, com a fixação dos eletrodos em Cz e Fz. Não houve diferença para as latências e amplitude do P3 em todas as seguintes modalidades estudadas: gênero, fixação dos eletrodos (Cz e Fz) e condição teste e reteste. No entanto, para a latência do P3, houve diferença significativa para o gênero feminino, quando comparado em condição de teste e reteste.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To analyze the variability of the amplitude and latency of the P3 cognitive potential in normal individuals, the condition test and retest, in the period of 7 days. Methods We evaluated 32 subjects, with ages between 18 and 25 years, 20 females and 12 males, without hearing complaints. Were submitted to audiologic evaluation and cortical potential. Results The mean values of latency and amplitude for the P3 obtained in this study were of 314.78 ms and 312.40 ms for latency and 5.04 μV and 4.58 μV, for amplitude, in positions Cz and Fz, respectively. No significant difference was found when compared to the latency and amplitude, in the test-retest reliability, with the fixing of the electrodes in Cz and Fz. There was no difference for the latency and amplitude of P3 in all the modalities studied: gender, fixation of the electrodes (Cz and Fz) and condition test and retest. For the latency of the P3 in the female gender and condition of test and retest, there was significant difference. Conclusion The mean values of latency and amplitude found in this study were 313.6 ms and 4.81 μV, respectively. The values of latency and amplitude did not vary according to the position of the electrodes (Cz and Fz) and regarding the condition test as retest. There was a significant difference for the female gender when compared in condition test and retest.The mean difference of the latency of P3 in condition of reassessment was 10.50 ms (Fz) and 15.25 ms (Cz) for the female gender and of 6.00 ms (Fz) and 5.83 ms (Cz) for the male gender.
  • Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta Artigos Originais

    Reginato, Tatiana Turtelli Poles; Ferrari, Deborah Viviane

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar se a teleconsulta afeta a comunicação profissional-paciente e a satisfação com o atendimento para programação e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), em comparação à consulta presencial. Métodos Quarenta candidatos ao uso do AASI, com idade superior a 18 anos e perda neurossensorial simétrica, de grau leve a severo, foram distribuídos aleatoriamente, em grupos controle (presencial) e experimental (teleconsulta síncrona assistida por um facilitador). As consultas foram filmadas, cronometradas e seu conteúdo analisado, de acordo com o “Código de Observação de Davis” (DOC). Os participantes também responderam ao “Questionário de Experiência do Paciente” (PEQ), para avaliar a satisfação com a consulta. Resultados Nas teleconsultas, as explicações do profissional sobre a estrutura da consulta e realização de procedimentos foram mais frequentes e expressões espontâneas do participante sobre a sua condição foram menos observadas do que nas consultas presenciais. Não houve diferença entre os grupos, quanto às seguintes dimensões do PEQ: “Resultados da Consulta”, “Barreiras de Comunicação”, “Experiência de Comunicação”. Pontuações significativamente maiores foram obtidas para a teleconsulta na dimensão “Emoções após a Consulta”. O grupo experimental teve experiência positiva com a presença do facilitador. Conclusão Houve impacto da condução da programação e adaptação do AASI, via teleconsulta, em alguns aspectos da comunicação profissional-paciente sem, contudo, afetar a satisfação do paciente quanto ao serviço recebido.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To evaluate if teleconsultation affects professional-patient communication as well as patient satisfaction with the care for the hearing aid programming and fitting compared to the face to face consultation. Methods Forty hearing aid candidates aged over 18 years with symmetrical sensorineural hearing loss ,from mild to severe degrees, were randomly divided into two groups: control (face to face) and experimental (synchronous teleconsultation assisted by a facilitator). Consultations were filmed, timed and their contents were analyzed according to the “Davis Observation Code” (DOC). The “Patient Experience Questionnaire” (PEQ) was also administered in order to assess the satisfaction with the consultation. Results When compared to face to face consultations, explanations given by the professionals on the consultation structure and the performance of procedures were more frequent and participant’ spontaneous expressions on his condition were less observed in teleconsultations. There was no difference between groups regarding the following dimensions of the PEQ: “Outcomes of the Visit”, “Communication Barriers”, and “Communication Experience”. Significantly higher scores were obtained for teleconsultation in the dimension “Emotions after Consultation”. The experimental group had a positive experience with the presence of the facilitator. Conclusion The performance of the hearing aid programming and fitting via teleconsultation impacted some aspects of professional-patient communication; however, patient satisfaction regarding the care provided was not affected.
  • Compressão de frequências e reconhecimento de fala em idosos Artigos Originais

    Gresele, Amanda Dal Piva; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar e comparar o desempenho de idosos em testes de reconhecimento de fala, no silêncio e no ruído, usando próteses auditivas sem e com a ativação do algoritmo de compressão não linear de frequências (CNLF). Métodos Foram avaliados 48 sujeitos, 33 do gênero masculino e 15 do feminino, com idades entre 61 e 84 anos, com perda auditiva de grau leve a moderado e configuração descendente. Aplicou-se o teste Listas de Sentenças em Português (LSP), tendo sido pesquisados os Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio (LRSS) e no Ruído (LRSR), estes últimos expressos pelas Relações Sinal/Ruído (S/R) e Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio (IPRSS) e no Ruído (IPRSR). Todas as medidas foram obtidas duas vezes, com o uso de próteses auditivas, sem a ativação da CNLF (SC) e com a ativação da CNLF (CC). Resultados Observou-se diferença entre os LRSS e IPRSS, obtidos quando usadas próteses auditivas SC e CC, sendo as próteses CC as que proporcionaram melhores resultados. Na relação S/R e IPRSR, não foi observada diferença significativa entre o uso de próteses auditivas SC e CC. Conclusão Nas medidas obtidas no silêncio, as próteses auditivas CC apresentaram resultados melhores do que as SC. Nas medidas com ruído competitivo, não foi verificada diferença entre os resultados obtidos com o uso de próteses auditivas SC e CC. Sugere-se que idosos com perda auditiva de configuração descendente podem beneficiar-se do uso de próteses auditivas com CNLF, especialmente no silêncio.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To evaluate and compare the performance of elderly people in speech recognition tests, in silence and in noise, using hearing aids with and without the activation of the nonlinear compression algorithm (NLFC). Methods Forty-eight subjects were evaluated, 33 male and 15 female, ranging in age from 61 to 84 years, with mild to moderate hearing loss of descending configuration. The Lists of Sentences in Portuguese (LSP) test was applied, seeking the Sentence Recognition Threshold in Silence (SRTS), the Sentence Recognition Threshold in Noise (SRTN), expressed by the signal-to-noise ratio (S/N) and the Sentence Recognition Percentage Index in Silence (SRPIS) and in noise (SRPIN). All measurements were obtained twice: with the use of hearing aids without the activation of NLFC (SC) and with the activation of the NLFC (CC). Results It was found a statistically significant difference between the SRTS and PSRS obtained using hearing aids without and with CNLF, the latter being those that provided better results. In the S/N ratio and ISRN the analysis pointed no significant difference between the use of hearing aids SC and CC. Conclusion In the measurements obtained in silence, the hearing aids with NLFC CC presented statistically better results than with NLFC SC. In the measurements with competitive noise, it was not found a statistically significant difference between the results obtained with the use of hearing aids SC and CC. This suggests that elderly people with hearing loss of descending configuration could benefit from using hearing aids with NLFC, especially in silence.
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