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Audiology - Communication Research, Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Schochat, Eliane; Almeida, Kátia de
  • Aleitamento materno e aspectos fonoaudiológicos: conhecimento e aceitação de mães de uma maternidade Artigos Originais

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Batista, Bruna Gonçalves; Barreto, Ikaro Daniel de Carvalho

    Resumo em Português:

    Objetivo Investigar o conhecimento de mães sobre aleitamento materno e aspectos fonoaudiológicos, comparando mães internadas na Unidade Canguru e no Alojamento Conjunto, considerando tempo de internação; e verificar a aceitação sobre a intervenção grupal realizada. Métodos Estudo intervencionista e comparativo, com 163 mães de uma maternidade pública. As mães foram divididas em dois grupos (G1 e G2), conforme o tipo de internação (Unidade Canguru ou Alojamento Conjunto). Foi realizado o teste de assertividade com as mães, enfocando aspectos de aleitamento materno, linguagem, motricidade orofacial/fala e audição. Para caracterizar as afirmativas e comparar o conhecimento entre os grupos, foram aplicados, respectivamente, o modelo unidimensional de três parâmetros de Birnbaum, baseado na teoria de resposta ao item e o teste de Mann-Whitney, para nível de conhecimento estimado, com p<0,05. Foram realizadas orientações e aplicado o teste de aceitabilidade, considerando-se bem aceito valores ≥85%. Resultados Quanto à assertividade, o maior percentual de acertos foi em linguagem (98% do G1 e 95% do G2), seguido de motricidade orofacial/fala (72% de ambos os grupos), aleitamento materno (45% do G1 e 39% do G2) e audição (36% do G1 e 30% do G2). Não houve diferença entre tempo de internação e conhecimento desses aspectos abordados. Em aceitabilidade, o índice foi 97%. Conclusão A atividade de educação em saúde proporcionou acesso à informação, independente do tempo e tipo de internação dos sujeitos envolvidos. A boa aceitabilidade da intervenção permitiu inferir sobre a viabilidade de serem ampliadas práticas dessa natureza no ambiente hospitalar.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To investigate the knowledge of mothers about breastfeeding and aspects of Speech-Language Pathology; to compare mothers from a Kangaroo unit to others in a Rooming-in, considering time of admission; and to verify the acceptance in the intervened group. Methods Interventionist and comparative study with 163 mothers from a public maternity. The mothers were divided into two groups (G1 and G2) according to their type of allocation (Kangaroo Unit and Rooming-in). It was done an assertiveness test and guidelines with the mothers, focusing on breastfeeding, language, orofacial motricity/ speech and hearing aspects. Based on such aspects, guidelines were made and the acceptance test applied. In order to characterize the affirmatives and compare the knowledge between the groups, it was applied the Birnbaum's Three-Parameter Unidimensional Model, based on the Item Response Theory, and Mann-Whitney U Test for the estimated knowledge, with p<0.05. Guidelines and Acceptance test have been performed, considering well accepted acceptance >85%. Results Concerning the assertiveness test, the highest percentage of correct answers was achieved by language (G1=98%; G2=95%), followed by orofacial motricity/ speech (G1=45%; G2=39%) and audition (G1=36%; G2=30%). There were no statistical significant relationship between hospitalization time and knowledge. 97% accepted the guidelines. Conclusion This health guidelines activity provided access to information, independently of time or type of hospitalization of the nursing mothers. The intervention good acceptance allows inferring about the viability of expand such practices in the hospital environment.
  • Diadococinesia oral e função mastigatória em idosos saudáveis Artigos Originais

    Costa, Danila Rodrigues; Totta, Tatiane; Silva-Arone, Marcela Maria Alves da; Brasolotto, Alcione Ghedini; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    Objetivo Relacionar os achados da diadococinesia (DDC) oral com a função mastigatória em idosos saudáveis. Métodos Análise de prontuários e arquivos de imagens de 35 idosos saudáveis, entre 60 e 74 anos de idade. Considerou-se o tipo mastigatório e outros comportamentos associados à mastigação de uma fatia de pão francês de 1cm de espessura, análise da apreensão do alimento, formação do bolo alimentar e mensuração do tempo de mastigação, utilizando cronômetro. Para avaliação da DDC, foram analisadas as emissões silábicas "pa", "ta", "ka" e a trissílaba "pataka", quanto aos parâmetros fornecidos automaticamente pelo programaMotor Speech Profile Advanced - KayPentax®. Para correlação entre os aspectos qualitativos da função mastigatória e a DDC, foi realizada estatística pertinente. Resultados A análise estatística demonstrou correlação entre o tempo mastigatório e os parâmetros coeficiente de variação do pico da intensidade da sílaba ‘'ta'' e perturbações do período da sílaba ‘'ka'', indicando instabilidade da DDC. Para o tipo mastigatório, apreensão e formação do bolo alimentar não houve correlação com os dados da DDC oral. Conclusão A DDC oral correlacionou-se com o tempo mastigatório em idosos saudáveis, evidenciando que, quanto maior a instabilidade na repetição dos movimentos de ponta e dorso de língua durante a produção articulatória, maior o tempo necessário para a preparação do alimento para a deglutição.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To relate the findings of oral diadochokinesis (DDK) and masticatory function in healthy elderly. Methods Analysis of medical records and images files of 35 healthy elderly subjects aged 60 to 74 years. The masticatory type and other behaviors associated with mastication of bread (1cm thick), the analysis of food seizure, bolus formation and measurement of chewing time, using a timer, were considered. For DDK assessment, the syllabic emissions "pa", "ta", "ka" and the tri-syllable "pataka", as to the parameters automatically provided by the Motor Speech Profile Advanced program (KayPentax®), were analyzed. Relevant statistics was performed for the correlation between the qualitative aspects of masticatory function and DDK. Results The statistical analysis showed a correlation between the chewing time and the parameters coefficient of peak intensity variation of syllable ‘'ta'' and disturbance time of syllable "ka'', indicating DDK instability. No correlation with the data of oral DDK was seen for the masticatory type, seizure and bolus formation. Conclusion Oral DDK correlated with the chewing time in healthy elderly, showing that the higher the instability in the repetition of movements of the tip and the back of the tongue, during articulatory production, the longer the time required to prepare the food for swallowing.
  • Correlação entre tempo de trânsito oral e faríngeo no acidente vascular cerebral Artigos Originais

    Santos, Rarissa Rúbia Dallaqua dos; Cola, Paula Cristina; Jorge, Adriana Gomes; Peres, Fernanda Matias; Lauris, José Roberto Pereira; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    Objetivo Correlacionar o tempo de trânsito oral total (TTOT) com o início da resposta faríngea (IRF) e o tempo de trânsito faríngeo (TTF) no indivíduo, após acidente vascular cerebral (AVC). Métodos O estudo incluiu 61 exames de videofluoroscopia de deglutição de indivíduos após AVC hemisférico isquêmico. Destes, 28 eram do gênero masculino e 33 do gênero feminino, com faixa etária variando de 40 a 101 anos (média de 65 anos). Para análise dos resultados, os indivíduos foram divididos em dois grupos. O Grupo 1 (G1) constou de 17 indivíduos com tempo de trânsito oral total até 2000 ms, conforme normalidade, e o Grupo 2 (G2), de 44 indivíduos com tempo de trânsito oral total maior que 2000 ms. Foi realizada análise quantitativa da deglutição orofaríngea. Cada indivíduo foi observado durante a deglutição de uma colher de 5 ml com alimento na consistência pastosa. Foi aplicado o teste de correlação de Spearman. Resultados Não houve correlação entre o G1 e a IRF e o TTF. Houve fraca correlação entre o G2 e os parâmetros estudados. Conclusão O aumento do tempo de trânsito oral total no indivíduo após AVC possui correlação fraca com o aumento do tempo na fase faríngea.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To correlate the total oral transit time (TOTT) with initiation of pharyngeal response (IPR) and pharyngeal transit time (PTT) in stroke. Methods The study included 61 swallowing videofluoroscopy exams of individuals after hemispheric ischemic stroke. Of these, 28 were male and 33 female, with ages ranging from 40 to 101 years (mean 65 years). For analysis of the results, individuals were divided into two groups. Group 1 (G1) consisted of 17 individuals with TOTT up to 2000 ms, as normality, and Group 2 (G2) consisted of 44 individuals with TOTT greater than 2000 ms. Temporal measurement of oropharyngeal swallowing was performed. Each individual was observed during the swallowing of a 5 mL spoonful of food in puree consistency. The Spearman´s rank correlation coefficient test was applied. Results There was no correlation between G1 and IPR and PTT. There was weak correlation between G2 and the studied parameters. Conclusion The increase of TOTT in the stroke individual has weak correlation with increased time in the pharyngeal phase.
  • Comparação da atividade elétrica dos músculos supra-hióideos durante a realização de diferentes exercícios linguais Artigos Originais

    Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Rezende, Bárbara Antunes; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    Objetivo Pesquisar a atividade elétrica dos músculos supra-hióideos em oito diferentes exercícios isométricos e sugerir o exercício mais apropriado para normalização dos dados. Métodos Participaram do estudo 22 indivíduos do gênero feminino, com idades entre 19 e 38 anos (M=24,1 anos e DP=3,8 anos). Primeiramente, os participantes foram submetidos à avaliação clínica da língua. Em seguida, por meio de eletromiografia, foi feito o registro da atividade elétrica da região submentual durante o repouso e realização dos exercícios isométricos: sucção de língua no palato; pressão de língua no palato; pressão de ápice de língua contra o palato; pressão de ápice de língua contra a papila palatina; retração exagerada de língua; lateralização de língua e protrusão de língua. A ordem de realização dos exercícios foi randomizada entre os participantes. Os dados coletados foram analisados, utilizando-se os testes Kruskal Wallis e Mann-Whitney. Adotou-se como nível de significância em todas as análises, valor de p≤0,05. Resultados A atividade elétrica encontrada para todos os exercícios diferiu apenas daquela medida durante o repouso lingual, não apresentando diferença com significância estatística quando os exercícios foram comparados entre si. Conclusão Não houve diferença na ativação elétrica da musculatura supra-hióidea nos diversos tipos de exercícios realizados. Portanto, nenhum destes exercícios foi mais apropriado, em relação aos demais, para normalização dos dados.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To analyze the electric activity of suprahyoid muscles in eight different isometric exercises and to suggest the most appropriate exercise for data normalization. Methods Twenty two female volunteers, ages between 19 and 38 years (Avg=24,1 and SD=3,8) participated of the study. At first, the participants underwent a clinical evaluation of the tongue. Electric activity of submental region was recorded, by means of the electromyographic assessment, with the participant keeping the tongue in rest position and accomplishing the following exercises: tongue suction on the palate; tongue pressure on the palate; tongue apex pressure against the palate; tongue apex pressure against incisive papilla; exaggerated tongue retraction; tongue lateralization; and tongue protrusion. The exercises were randomly accomplished by the participants. Collected data were analyzed using Kruskal Wallis and Mann-Whitney tests. It was adopted as the significance level for all analyzes value of p≤0.05. Results Electromyographic activity of all the exercises was different from the one recorded in rest position. There was no statistical significant difference between different exercises. Conclusion There was no difference in submental electrical activation in different exercises. Therefore none was more appropriate then the other for data normalization.
  • Análise da variação prosódica em diferentes estilos de reportagens telejornalísticas Artigos Originais

    Dias, Thalita Evaristo Couto; Martins, Priscila Campos; Teixeira, Letícia Caldas; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    Objetivo Caracterizar reportagens telejornalísticas de estilo sério, neutro e descontraído, de forma perceptivo-auditiva, e identificar acusticamente sua variação prosódica. Métodos Na primeira fase, foram selecionados 30 offs de reportagens de sites de canais abertos, posteriormente divididos em três grupos de estilos: sério, neutro e descontraído. A amostra final foi definida por meio do julgamento de 20 sujeitos leigos, que escolheram os cinco melhores offs para cada estilo. Na segunda fase, três fonoaudiólogas avaliaram a amostra de forma perceptivo-auditiva e, na terceira fase, foi realizada análise acústica dos parâmetros de frequência fundamental, intensidade e duração. Resultados Nos três estilos, a amostra foi representada por uma qualidade vocal neutra, com curva melódica equilibrada, uso de ênfases conforme importância da palavra na frase, pausas expressivas e velocidade de fala média. Na análise acústica, o estilo sério mostrou menores valores de frequência mínima, de variação de intensidade e de duração da sílaba tônica. O estilo neutro obteve os menores valores de frequência máxima, de variação em semitom, de quantidade de pausas por minuto e maior variação de intensidade e de taxa de elocução. O estilo descontraído obteve a menor taxa de elocução e as maiores frequências máxima, mínima, variação em semitons, quantidade de pausas por minuto e duração da sílaba tônica. Houve diferença estatística na taxa de elocução, quando comparados os estilos descontraído e sério e descontraído e neutro. Conclusão A avaliação perceptivo-auditiva obteve resultado igual em todos os estilos. Na análise acústica, a taxa de elocução diferenciou os estilos sério e neutro do estilo descontraído.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To characterize TV news reports of serious, neutral and relaxed style of perceptual form and identify acoustically their prosodic variation. Methods In the first phase the authors selected out of vision scenes from open channels sites, subsequently divided into three style groups: serious, neutral and relaxed. The final sample was defined by the trial of 20 subjects lay people who chose the top five out of vision scenes for each style. In the second phase three speech therapists characterized the sample through perceptual evaluation, and the third phase was carried out acoustic analysis of the fundamental frequency parameters, intensity and duration. Results In three styles the sample is characterized by a neutral voice quality with balanced melodic curve, using emphases the importance of the word in the phrase, expressive pauses and speech rate average. In the acoustic analysis, serious style showed lower minimum frequency, intensity variation and duration of the stressed syllable. The neutral style obtained the lower maximum frequency, variation in semitone and amount of pauses per minute, and larger intensity variation and speech rate. The relaxed style obtained the lower speech rate and the highest maximum frequency, minimal variation in semitones, number of breaks per minute and duration of the stressed syllable. Was statistical difference in the rate of speech comparing the relaxed and serious, relaxed and neutral styles. Conclusion The perceptual evaluation results were similar in all styles. The acoustic analysis reveals that the speech rate as the parameter that differentiates the serious and neutral styles of the relaxed.
  • Adaptação cultural do questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ) para o Português Brasileiro Artigos Originais

    Gonsalez, Elisiane Crestani de Miranda; Almeida, Kátia de

    Resumo em Português:

    Objetivo Traduzir e adaptar, culturalmente, o questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ) para o Português Brasileiro. Métodos Foi realizada a tradução, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas e adaptação cultural (pré-teste). A fase de adaptação cultural constou da aplicação do questionário em 40 brasileiros adultos, normo-ouvintes e alfabetizados em português. Foram elaboradas duas versões do SSQ em português, a primeira aplicada no Grupo Piloto 1 (20 sujeitos) e, após revisão do comitê de especialistas, uma segunda versão foi aplicada no Grupo Piloto 2 (20 sujeitos). Para haver equivalência cultural do questionário, é necessário que 85% dos indivíduos não apresentem dificuldades para compreender as questões. A consistência interna do SSQ, em português, foi verificada por meio do coeficiente alfa de Cronbach. Resultados Foi identificada dificuldade de compreensão na questão 14 da Parte 2 e na questão 5 da Parte 3. As demais questões foram compreendidas por mais de 85% dos participantes. As questões problemáticas foram revistas e modificadas, de forma a não alterar o contexto. Na aplicação da versão final do SSQ foi obtida uma boa equivalência cultural para o Português Brasileiro, já que 91,6% dos participantes relataram fácil entendimento de todas as questões. A análise estatística revelou alto coeficiente alpha de Cronbach (>0,8), demonstrando boa consistência interna entre os diversos itens do questionário. Conclusão A metodologia empregada foi eficaz para estabelecer a tradução e equivalência cultural do SSQ para o Português Brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To translate and culturally adapt the Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ) for Brazilian Portuguese. Methods The processes of translation, back translation, evaluation by a committee of experts and cultural adaptation (pre-test) were performed. The cultural adaptation phase consisted of application of the questionnaire in 40 literate, non-hearing impaired, Brazilian adults. Two Portuguese versions of the SSQ were prepared: the first applied in Pilot Group 1 (20 subjects) and the second, after expert committee review, applied in Pilot Group 2 (20 subjects). Cultural equivalence of the questionnaire is reached when 85% of individuals have no difficulty understanding its questions. The internal consistency of the Portuguese SSQ was assessed using Cronbach's alpha. Results Comprehension difficulties were identified for question 14 of Part 2 and Question 5 of Part 3. The remaining questions were understood by more than 85% of the participants. The problematic questions were reviewed and modified without changing their context. The final version of the SSQ showed good cultural equivalence for Brazilian Portuguese, where 91.6% of participants reported ease of understanding of all questions. Statistical analysis revealed a high Cronbach's alpha coefficient (>0.8), confirming good internal consistency between the different items of the questionnaire. Conclusion The methodology employed was effective for producing the translation and verifying the cultural equivalence of the SSQ in Brazilian Portuguese.
  • Achados da avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo Artigos Originais

    Santos, Thamara Suzi dos; Mancini, Patrícia Cotta; Sancio, Lorena Pinheiro; Castro, Aline Rejane; Labanca, Ludimila; Resende, Luciana Macedo de

    Resumo em Português:

    Objetivo Realizar uma análise descritiva do desempenho de pacientes encaminhados a um hospital de uma instituição de ensino público, para avaliação do processamento auditivo, e correlacionar os achados desta avaliação à idade, queixas, resultados e às avaliações auditivas comportamental e eletrofisiológica. Métodos O estudo incluiu 159 indivíduos encaminhados pelo sistema público de saúde para avaliação do processamento auditivo. Todos os participantes realizaram audiometria tonal liminar, medidas de imitância acústica, testes comportamentais do processamento auditivo e avaliação eletrofisiológica da audição. Resultados A principal queixa referida foi a de dificuldade de aprendizagem e os testes que avaliam processamento temporal e escuta dicótica foram os que apresentaram maior prevalência de alteração. Em todos os testes eletrofisiológicos, o número de resultados normais foi superior aos alterados. A proporção de indivíduos normais e alterados, nos testes comportamentais e eletrofisiológicos, não diferiu em relação ao gênero. Houve correlação fraca entre fechamento auditivo e potencial evocado auditivo de média latência da orelha direita; potencial evocado auditivo de média latência da orelha esquerda e potencial evocado auditivo de média latência total; ordenação temporal e efeito eletrodo direito e P300; processamento temporal e potencial evocado auditivo de média latência da orelha direita; escuta dicótica e P300 e entre interação binaural e reflexo acústico das orelhas direita e esquerda. Conclusão A dificuldade de aprendizagem prevaleceu sobre as queixas dos participantes e as habilidades de processamento temporal e escuta dicótica apresentaram maior prevalência de alteração. A maioria dos participantes foi encaminhada para a avaliação do processamento auditivo pelo fonoaudiólogo. Os testes eletrofisiológicos apresentaram correlação fraca com os testes comportamentais.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To perform a descriptive analysis of the performance of patients referred to a public educational institution to take part in the assessment of auditory processing and to correlate the assessment findings to the variables of age and hearing complaints, also to correlate results to behavioral and electrophysiological assessments. Methods The study included 159 individuals that were referred to the public health system to take part in an assessment of auditory processing. All participants underwent pure-tone audiometry, acoustic immittance measures, behavioral tests of auditory processing, and electrophysiological hearing assessment. Results The main complaint was learning disability and the tests that presented higher prevalence of abnormal results were temporal processing and dichotic listening tests. In all electrophysiological tests the number of normal results was higher than the altered ones. The proportion of normal and abnormal individuals in behavioral and electrophysiological tests did not differ in relation to gender. There was weak correlation between auditory closure and right ear middle latency responses; between left ear middle latency responses and total middle latency responses; among temporal ordering and electrode effect and P300; between temporal processing and right ear middle latency responses; between dichotic listening and P300 and also between binaural interaction and right and left ears acoustic reflexes. Conclusion The most frequent complaint among participants of this study was learning disability. Temporal processing and dichotic listening skills showed higher prevalence of alteration in the assessment. Most participants were referred to assessment of auditory processing by the speech-language pathologist. Correlation between behavioral and electrophysiological assessments was weak.
  • Potencial cortical P3: nível de dificuldade para diferentes estímulos Artigos Originais

    Didoné, Dayane Domeneghini; Oppitz, Sheila Jacques; Silva, Débora Durigon da; Gois, Marjana; Folgearini, Jordana da Silva; Ferreira, Geise Corrêa; Biaggio, Eliara Pinto Vieira; Garcia, Michele Vargas

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar o nível de dificuldade de identificação dos estímulos verbais e não verbais, segundo classificação dos próprios participantes, e comparar com a latência do potencial cortical P3. Métodos Foram avaliados 30 sujeitos, com média de idade de 23 anos, normo-ouvintes. O potencial P3 foi pesquisado com estímulos não verbais (tone burst) e verbais (/ba/ x /di/, /ba/ x /ga/, /ba/ x /da/). Cada sujeito classificou os estímulos em "mais fácil" e "mais difícil". Resultados : A maioria dos indivíduos classificou o contraste /ba/ x /di/ como sendo o mais fácil de identificar e o contraste /ba/ x /ga/, como o mais difícil. Os sujeitos referiram que os estímulos de fala foram mais fáceis de identificar quando comparados com tone burst. O nível de dificuldade descrito pelos indivíduos influenciou nas latências dos estímulos /Di/ e /Da/, classificados como mais fáceis, e evidenciados na menor latência do P3. Conclusão O contraste /Ba/ x /Di/ foi considerado o de maior facilidade de percepção, sendo evidenciado pela menor latência do P3. Os contrastes de fala foram classificados mais fáceis quando comparados com os estímulos tonais. Essas comparações auxiliam o clínico na escolha do estímulo utilizado e no correto diagnóstico audiológico.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Evaluating the level of difficulty of identifying verbal and non-verbal stimuli, according to the classification of the participants, as well as comparing the latency of the P3 cortical potential. Methods Thirty subjects, with a mean age of 23 years and normal hearing, were evaluated. The P3 potential was performed with non-verbal stimuli (tone burst) and verbal (/ba/ x /di/, /ba/ x /ga/, /ba/ x /da/). Each subject had to classify stimulus in "the easiest" and "the most difficult". Results Most subjects rated the /ba/ x /di/ contrast as the easiest to identify and the contrast /ba/ x /ga/ the most difficult. The subjects reported that the speech stimulus were easier to identify when compared to tone burst. The difficulty level described by the subjects influenced the latencies of stimuli /Di/ and /Da/, ranked as the easiest and they were evidenced in the lowest latency of P3. Conclusion The /Ba/ x /Di/ contrast was considered the easiest for perception, being evidenced by the lowest latency of P3. The speech contrasts were classified as the easiest when compared with the tonal stimuli. These comparisons help the clinician in selecting the stimuli and in the correct audiological diagnosis.
  • Variabilidade teste-reteste na audiometria tonal: comparação entre dois transdutores Artigos Originais

    Mello, Lilian Aguiar de; Silva, Roberta Almeida Machado da; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    Objetivo Caracterizar a variabilidade teste-reteste com fones supra-aurais e fones de inserção e comparar os limiares auditivos tonais entre os transdutores. Métodos Foram selecionados 74 indivíduos de ambos os gêneros, com limiares auditivos normais e curvas timpanométricas do tipo A. Todos os indivíduos foram submetidos à anamnese, meatoscopia, audiometria tonal por via aérea, ora com o fone supra-aural, ora com o fone de inserção, e logoaudiometria. Após esta primeira avaliação, foi realizada a medida de imitância acústica. Por fim, os procedimentos de audiometria tonal foram repetidos. Resultados O fone supra-aural produziu maior variabilidade teste-reteste, quando comparado com o fone de inserção. Já na comparação dos transdutores, verificou-se, tanto na primeira, quanto na segunda testagem, que as respostas mostraram-se ora semelhantes, ora favorecendo um ou outro transdutor. Conclusão Há maior variabilidade teste-reteste com o fone supra-aural do que com o fone de inserção. No entanto, foram verificados melhores limiares na condição reteste, para ambos os transdutores.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To characterize the test-retest variability with supra-aural and insert earphones and compare the pure tone thresholds between the transducers. Methods Seventy-four individuals of both genders with normal hearing and tympanometric curve of type A were selected. All subjects underwent anamnesis, meatoscopy, air conduction pure tone audiometry, either with the supra-aural earphone, or with insert earphone and speech audiometry. After this initial evaluation Acoustic Impedance Testswere performed. Finally, pure tone audiometry procedures were repeated with both transducers. Results Supra-aural earphone produced higher test-retest variability when compared to the insert earphones. Comparing a transducer with each other, the responses were sometimes similar and sometimes favoring one or the other transducer considering the first and second evaluations. Conclusion There is a greater test-retest variability with supra-aural earphones comparing with insert earphones. However, better thresholds were obtained in the retest condition for both transducers.
  • A triagem auditiva neonatal antecipa o diagnóstico e a intervenção em crianças com perda auditiva? Artigos Originais

    Rodrigues, Gabriela Ribeiro Ivo; Loiola-Barreiro, Camila Miranda; Pereira, Tânia; Pomilio, Mariza Cavenaghi Argentino

    Resumo em Português:

    Objetivo Identificar a idade de diagnóstico, intervenção e amplificação pré e pós-implantação da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) em um serviço de saúde auditiva e comparar aos indicadores propostos pelo Comitê Conjunto para Audição Infantil. Métodos Trezentos e treze prontuários de crianças atendidas no setor de reabilitação auditiva foram analisados, verificando se foi realizada a triagem auditiva e seu resultado, suspeita e idade de diagnóstico, intervenção e amplificação e se estas últimas atendiam aos indicadores preconizados: três meses para diagnóstico e seis meses para intervenção. Resultados Crianças identificadas pela TAN foram diagnosticadas e iniciaram a intervenção mais cedo do que as que não realizaram. Considerando-se a demanda institucional pré e pós a implantação da TAN, observou-se redução da idade de intervenção e amplificação após a implantação. Independentemente do resultado obtido na TAN (passa/falha), as crianças que passaram pela triagem apresentaram vantagem, quando comparadas às não triadas, uma vez que, dentre as triadas, antecipou-se o diagnóstico, a intervenção e a amplificação. Menos da metade das crianças que falharam na TAN concluíram o diagnóstico e iniciaram a intervenção no tempo preconizado. Conclusão A TAN antecipou o diagnóstico e a intervenção em crianças com perda auditiva. Contudo, fatores como a não adesão da família e as peculiaridades do diagnóstico retardaram os processos, impedindo que os indicadores preconizados fossem alcançados, na maior parte das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To identify the age at diagnosis, intervention and amplification, pre and post Newborn Hearing Screening (NHS) implantation into a hearing health service and to compare with the indicators proposed by Joint Committee on Infant Hearing. Methods Three hundred and thirteen files of children enrolled in the auditory rehabilitation sector were analyzed, verifying if the newborn hearing screening and its results were performed, suspicion and age at the diagnosis, intervention and amplification and if they reach the recommended indicators: 3 months for diagnosis and 6 months for intervention. Results Children identified by the NHS were diagnosed and started the intervention sooner than those who did not perform newborn hearing screening. Considering the institutional demand pre and post NHS implementation, there was a reduction of intervention and amplification ages, post newborn hearing screening implementation. Regardless the NHS outcome (pass/fail), screened children had advantage when compared to the non-screened ones, once, among those screened, the diagnosis, intervention and amplification were anticipated. Less than a half of the children who failed NHS completed the diagnosis and began the intervention in the recommended period. Conclusion NHS anticipates the diagnosis and the intervention in children with hearing loss; however, some factors such as family non-adherence and the diagnosis slowed the process, making it impossible for the recommended indicators to be reached in most of the children.
  • Fonoaudiologia e estratégia de saúde da família: implicação da dimensão estrutural na qualidade da atenção à saúde fonoaudiológica Artigos Originais

    Zanin, Loíse Elena; Albuquerque, Izabelle Mont'alverne Napoleão; Melo, Daniel Hardy

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar a percepção da qualidade relacionada ao aspecto estrutural dos residentes de Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família, na zona urbana de Sobral (CE). Métodos Os atores sociais da pesquisa foram os fonoaudiólogos que atuaram como residentes de Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família da cidade de Sobral. As informações foram coletadas durante o ano de 2013, a partir de entrevistas. Os dados foram analisados por meio da técnica Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados A avaliação da estrutura evidenciou, como pontos negativos, a falta de materiais, o número restrito de fonoaudiólogos em atividade junto às comunidades e a falta de profissionais capacitados para atuar nesse nível da atenção à saúde. Como ponto positivo, destacou-se a capacitação dos profissionais em Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia. Conclusão Apesar das limitações inerentes a uma avaliação da qualidade, os atores sociais da pesquisa reconheceram mais dificuldades do que potencialidades no trabalho do fonoaudiólogo, indicando deficiência na qualidade da assistência à saúde fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Assess the perception of quality related to the structural aspect of the of Speech, Language and Hearing Sciences residents in the Family Health Strategy in the urban area of Sobral, Ceará. Methods The social actors in the study were the speech, language and hearing pathologists that worked as residents in the Family Health Strategy in the city of Sobral through the Family Health Training School Visconde Sabóia, who accepted to participate in the study by means of a Informed Consent Term. Information was collected during the year of 2013, from interviews. Data were analyzed by Content Analysis according to Bardin. Results The structure assessment identified negative points such as shortage of materials, a limited number of speech, language and hearing pathologists working together with the communities and a lack of trained professionals to work at this level of health care. As a positive point, the training of professionals through the Multi-professional Residency in Family Health at the Family Health Training School Visconde de Sabóia was highlighted. Conclusion Finally, despite the inherent limitations to an assessment of quality, the social actors in the study recognized more difficulties than potentialities in the work of the speech, language and hearing pathologists indicating deficiency in the quality of speech, language and hearing health care.
  • Depressão pós-parto e habilidades pragmáticas: comparação entre gêneros de uma população brasileira de baixa renda Artigos Originais

    Brocchi, Beatriz Servilha; Bussab, Vera Silvia Raad; David, Vinícius

    Resumo em Português:

    Objetivo Comparar as habilidades pragmáticas de meninos e meninas e verificar a influência da depressão pós-parto (DPP) nesse processo. Métodos Foram sujeitos desta pesquisa 31 meninos e 49 meninas de 3 anos a 3 anos e 5 meses de idade. Com relação às mães, 30 apresentaram indicativos de DPP, avaliada pela Escala de Depressão Pós-parto de Edinburgh. Foi realizada a avaliação do aspecto pragmático do desenvolvimento de linguagem das crianças aos 3 anos, durante brincadeira livre com a mãe, em função de dados colhidos desde o nascimento. Resultados Foi observado que as meninas obtiveram melhores resultados que os meninos, porém, aquelas, cujas mães apresentavam DPP, interagiram mais. Já os meninos, obtiveram melhores resultados quando as mães não apresentavam DPP. Conclusão Constatou-se a influência do gênero e das variáveis socioafetivas de criação, incluindo a DPP, no desenvolvimento das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Compare pragmatic skills of boys and girls and the influence of Postpartum Depression (PPD) on this process. Methods The subjects of this research project are 31 boys and 49 girls from 3 years to 3 years and 5 months. Regarding their mothers, 30 displayed PPD indicators as per the Edinburgh Postnatal Depression Scale. An assessment of the pragmatic aspect of child language development was carried out, at 3 years old, during open play with mother, based on data gathered since birth. Results It was observed that girls obtained better results than boys, although those girls whose mothers had PPD interacted more. Boys, in contrast, had better results when their mothers did not have PPD. Conclusion This led to the detection of the influence of gender on those socio-affective, upbringing-related variables (including PPD), which are relevant to child development.
  • Perfil populacional de Grupo de Avaliação e Prevenção de Alterações de Linguagem (GAPAL) Artigos Originais

    Sideri, Karolina Pessote; Botega, Marilda Baggio Serrano; Chun, Regina Yu Shon

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar e analisar o perfil dos usuários atendidos em um Grupo de Avaliação e Prevenção de Alterações de Linguagem (GAPAL) de uma clínica-escola. Métodos Pesquisa retrospectiva de banco de dados do GAPAL, do primeiro semestre/2002 ao primeiro semestre/2013. Foram analisados 261 usuários, quanto à idade, gênero, procedência, encaminhamentos e queixas apresentadas. Resultados Houve maior incidência de queixas relacionadas à linguagem no gênero masculino e na faixa etária de 25 a 30 meses de idade. A cidade com maior procedência de usuários foi Campinas. Quanto aos encaminhamentos, a maior parte foi realizada por profissionais de saúde, em sua maioria pediatras, sendo o relato mais ocorrente o de queixa de atraso de linguagem. Conclusão O estudo possibilitou a caracterização da população assistida, reiterando a importância de ações de promoção e prevenção das alterações de linguagem, principalmente junto às famílias. Também evidenciou limitações e dificuldades quanto ao registro dos dados, indicando a necessidade de readequação dos registros para nortear ações de (re)organização e gestão dos serviços na clínica de linguagem, tendo em vista o aprimoramento das ações de fonoaudiologia para esse grupo populacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize and analyze the population profile of an evaluation and prevention group of language disorders (GAPAL) in a clinic school. Methods It was a retrospective study from related database of GAPAL from the period of the 1st half/ 2002 through 1st half/ 2013. 261 users were analyzed by age, gender, hometown, referrals and complaints. Results It was found a higher occurrence of complaints related to language in males and aged 25-30 months. The city of origin of most users was Campinas. In terms of referrals, the major part of them was made from health professionals, mostly pediatricians, who reported language delay. Conclusion The study enable to characterize the population who are assisted by this service and reaffirm the importance of language promotion and prevention actions, especially with families. However, this analysis also showed limitations and difficulties in the recording of data, ponting the need to readequate database, so they can be taken as a guide for (re) organization actions and management of services in clinical speech and language with a view to the improvement of Speech and Language Pathology for this population group.
  • Adaptação da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação para o Português Europeu Artigos Originais

    Kerr, Mônica de Souza; Pagliarin, Karina Carlesso; Casarin, Fabiola Schwengber; Mineiro, Ana; Ferré, Perrine; Joanette, Yves; Fonseca, Rochele Paz

    Resumo em Português:

    Objetivo Realizar a adaptação neuropsicolinguística da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão brasileira (Bateria MAC-BR) - à realidade sociocultural portuguesa – Bateria MAC versão Portugal (Bateria MAC-PT). Métodos O processo de adaptação envolveu seis etapas: 1) análise comparativa da Bateria MAC-BR com sua versão original canadense; 2) adaptação e desenvolvimento de novos estímulos por especialistas; 3) análise de juízes não especialistas; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudo piloto 1 (n=10); 6) estudo piloto 2 (n=30) e concordância entre avaliadores. Resultados O cumprimento das etapas levou a mudanças importantes na Bateria MAC, que permitiram a adaptação adequada para realidade sociocultural e linguística portuguesa. Conclusão A bateria MAC-PT é uma ferramenta clínica útil para a avaliação da comunicação de pacientes com lesão neurológica.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To present the adaptation of the Bateria Montreal de Avaliação de Comunicação (Bateria MAC-BR) - to the Portuguese social cultural reality - Bateria MAC portuguese version (MAC-PT Battery). Methods The adaptation process involved six steps: 1) comparative analyses ofBateria MAC-BR to its original Canadian version; 2) adaptation and development of new stimuli by specialists; 3) analysis by non-specialist judges, 4) analysis by expert judges; 5) pilot Study 1 (n=10); e 6) pilot Study 2 (n=30) as well as inter-rater agreement. Results The completion of steps permited significant changes in the MAC Battery, which allowed a proper adaptation to the socio-cultural and linguistic Portuguese reality. Conclusion The MAC-PT battery is a useful clinical tool for the communication evaluation of patients with neurological lesion.
  • A fluência na afasia progressiva primária logopênica Relato De Caso

    Santos, Karoline Pimentel dos; Ribeiro, Danieli Cristina; Santana, Ana Paula

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa é um estudo de caso que tem como objetivo analisar, longitudinalmente, a fluência de um sujeito com Afasia Progressiva Primária (APP) Logopênica. O método de análise baseou-se em sete sessões de atendimento fonoaudiológico de uma paciente com 61 anos de idade, diagnosticada com APP. Os dados foram analisados de forma qualitativa, a partir da Neurolinguística Enunciativo-Discursiva. Os resultados sugerem que a paciente apresentava a variante Logopênica da APP, com as seguintes características: fala com estrutura gramatical reservada, manutenção da compreensão de palavras isoladas e de frases preservadas, durante a conversação na interação dialógica. As dificuldades de fluência referiram-se às ocorrências de repetição em palavras longas e menos cotidianas, parafasias fonológicas, pausas disfluentes e anomia. A análise também apontou modificação progressiva nos sintomas, com aumento do número de repetições e alteração de sua forma de ocorrência. Essas modificações parecem indicar uma relação inversamente proporcional entre fluência de fala e avanço da doença, em que a fluência tende à deterioração. Esse cenário assume aspecto relevante na linguagem do sujeito na medida em que influencia na sua interação e papel social, ou seja, quanto menos fluente é o discurso, mais essa condição afeta sua posição de falante.

    Resumo em Inglês:

    This research is a case report which aims to perform a longitudinal analysis of fluency of a subject with Primary Progressive Aphasia (PPA), Logopenic variant. The method of analysis was based on seven speech therapy sessions of a 61-year-old patient diagnosed with PPA. The data was analyzed qualitatively in light of Enunciative-Discursive Neurolinguistics. The results showed that the patient has the logopenic variant of PPA, with the following characteristics: preservation of speech grammar structure, preserved comprehension of single words and phrases during conversation in dialogical interaction. Speech flow difficulties were marked by occurrences of repetitions of longer and more unusual words, phonological paraphasias, non-fluent pauses and anomies. The analysis also pointed to a progression of symptoms, with increasing number of repetitions of different forms of occurrence. These modifications suggest an inversely proportional relationship between oral fluency and disease progression in which speech flow tends to decay. This scenario is relevant for subjects' language because it influences their social interaction, i.e., the less fluent their speech, the more affected they are as speakers.
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