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  • Feeding methods and weight evolution in newborns with congenital microcephaly due for Zika Virus Artigo Original

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Jardim-Botelho, Anne; Santos, Emanuele Mariano de Souza; Lopes, Aline de Siqueira Alves; Santos, Felipe Batista; Sá, Thalyta Prata Leite de; Barreto, Íkaro Daniel Carvalho; Santos, Cliomar Alves dos; Cuevas, Luis Eduardo; Gurgel, Ricardo Queiroz

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo investigar a forma de oferta de dieta, conforme os diversos métodos de alimentação, e descrever o ganho de peso em recém-nascidos com microcefalia relacionada ao Zika Vírus, comparando-os com recém-nascidos sem microcefalia. Método estudo de coorte retrospectivo com caso controle aninhado. Informações sobre idade gestacional, peso e métodos de alimentação (seio materno, sonda nasogástrica/orogástrica, mamadeira e copo) foram coletadas em prontuários de 43 recém-nascidos com microcefalia por Zika Vírus, equiparados conforme idade gestacional com 43 recém-nascidos sem acometimentos (grupo controle), em uma maternidade de referência no Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados desde o nascimento até a alta hospitalar. As medidas de desfecho foram pesos (ao nascer e na alta), velocidade de ganho de peso, tempo de internação e métodos de alimentação. Resultados O grupo com microcefalia apresentou menores pesos ao nascer (D=-1,67; p<0,001), inclusive com maior probabilidade de serem baixo peso (Phi=0,687; p<0,001), e no momento da alta (D=-0,87; p=0,006), do que o controle. O grupo com microcefalia também apresentou maior velocidade de ganho de peso (D=0,77; p=0,006), embora com métodos alimentares semelhantes ao grupo controle, incluindo a aceitação do seio materno, de forma exclusiva (34,9%) ou complementada (58,1%). Conclusão recém-nascidos com microcefalia relacionada ao Zika Vírus utilizaram métodos alimentares semelhantes, incluindo seio materno, aos do grupo sem acometimento. Quanto ao peso, apresentaram valores menores ao nascimento e na alta, apesar de terem um crescimento precoce pós-natal mais rápido que aqueles sem microcefalia.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose Investigate the form of diet offer, according to the different feeding methods, and describe the weight gain in newborns with microcephaly related to Zika Virus, comparing them with newborns without microcephaly. Methods Retrospective cohort with nested case-control study. Information on gestational age, weight and feeding methods (maternal breast, nasogastric/orogastric tube, bottle and cup) were collected from medical records of 43 newborns with microcephaly due to Zika Virus, matched according to gestational age with 43 newborns without involvement (control group), in a reference maternity hospital in northeastern Brazil. Data were collected from birth to hospital discharge. Outcome measures were weights (at birth and at discharge), weight gain speed, length of hospital stay and feeding methods. Results The microcephaly group had lower weights at birth (D=-1.67; p<0.001), even more likely to be underweight (Phi=0.687; p<0.001), and at discharge (D=-0.87; p=0.006), than the control group. The microcephaly group also showed a higher rate of weight gain (D=0.77; p=0.006), although with eating methods similar to the control group, including acceptance of the mother’s breast, exclusively (34.9%) or complemented (58.1%). Conclusion Newborns with Zika Virus-related microcephaly used similar feeding methods, including maternal breast, to those in the non-affected group. As for weight, they showed lower values at birth and at discharge, despite having a faster postnatal early growth than those without microcephaly.
  • An analysis of asynchronous hearing health teleconsulting at the Rio Grande do Norte Telehealth Center Artigo Original

    Barros, Victor Vasconcelos; Nunes, Aryelly Dayane da Silva; Lima, Kaio Ramon de Aguiar; Cunha, Josiane Araú́jo da; Morais, Antônio Higor Freire de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Balen, Sheila Andreoli

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo identificar o perfil das teleconsultorias assíncronas na área da saúde auditiva do Núcleo Técnico Científico de Telessaúde do Rio Grande do Norte (RN). Métodos este estudo é retrospectivo e descritivo. Foram analisados os registros das teleconsultorias de janeiro de 2015 a dezembro de 2019 na plataforma de teleconsultoria do Núcleo de Telessaúde do RN. As teleconsultorias foram filtradas e categorizadas por dois fonoaudiólogos quanto a estado de origem, gênero e profissão do solicitante, tema e objetivo da questão. Resultados entre as teleconsultorias realizadas no período, foram incluídas, neste estudo, as teleconsultorias na área da saúde auditiva. Em ordem decrescente de frequência, os profissionais solicitantes foram: agentes comunitários de saúde, fonoaudiólogos, agentes de combate a endemias, médicos, enfermeiros, agentes de saúde pública, técnicos e auxiliares de enfermagem e outros. Quanto aos objetivos das teleconsultorias, de maior a menor frequência, foram constatadas perguntas sobre condutas, avaliação, tratamento, relações entre fatores, etiologias, prevenção, sintomas, implantação, acesso ao sistema de saúde e outras. Em relação às temáticas, em ordem descendente, foram observadas perguntas sobre hipoacusia, dispositivos auxiliares de audição, zumbido, otite, programa saúde na escola, emissões otoacústicas, otalgia, labirintite e perfuração timpânica. Conclusão as teleconsultorias assíncronas sobre saúde auditiva tiveram maior frequência por solicitantes do gênero feminino, agentes comunitários de saúde e fonoaudiólogos, sobre a temática da hipoacusia e de dispositivos auxiliares de audição, com objetivo de tomada de decisões para condutas e avaliação na área da saúde auditiva.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To identify the profile of asynchronous hearing health teleconsulting ​​ at the Scientific-Technical Center for Telehealth in Rio Grande do Norte (RN). Methods This study is retrospective and descriptive. Teleconsulting records from January 2015 to December 2019 on the telehealth platform of the Telehealth Center of RN were analyzed. The teleconsultations were filtered and categorized by two speech-language therapists regarding the applicant's state of origin, gender and profession, theme and objective of the question. Results Among the teleconsultations carried out in the period, the ones regarding the hearing health area were included in this study. In decreasing order of frequency, the requesting professionals were: community health agents, speech-language therapists, endemic disease control agents, doctors, nurses, public health agents, nursing technicians and assistants and others. As for the objectives of teleconsulting, from higher to lower frequency, were identified questions about: conduct, evaluation, treatment, relations among factors, etiologies, prevention, symptoms, implementation, access to the health system and others. Concerning the themes, in descending order, were observed questions about hearing loss, hearing aid devices, tinnitus, otitis, school health program, otoacoustic emissions, otalgia, labyrinthitis and tympanic perforation. Conclusion Asynchronous teleconsulting on hearing health was more frequent on female applicants, community health agents and speech-language therapists, concerning the theme of hearing loss and hearing aid devices, to make decisions for conducts and evaluation in the health area hearing.
  • Tele-education about cleft lip and palate: development of an educational website about cleft lip and palate Artigo Original

    Picinato-Pirola, Melissa; Ribeiro, Marilia Gabriela Gonçalves; Magalhães, Raíssa Gomes; Seles, Thiago Pestillo; Corrêa, Camila de Castro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo elaborar um website de cunho educacional sobre fissura labiopalatina para profissionais e estudantes da área da saúde. Métodos trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, estruturado a partir da proposta de design instrucional, composta por quatro fases: análise e planejamento (busca nas bases científicas), modelagem (estruturação com o conteúdo, ilustrações e questionário), avaliação (por especialistas que atuam na área) e implementação (disponibilização do website). Resultados na fase de análise e planejamento foram encontrados 408 artigos para estruturar os tópicos do website. Na modelagem, o conteúdo foi dividido em 7 seções, criadas 16 imagens estáticas e um questionário avaliativo. Na fase de avaliação, participaram 10 fonoaudiólogas especialistas que sugeriram a manutenção de 7 seções no website. Todas as avaliações com sugestões de modificações que tiveram índice de concordância abaixo de 90% foram atendidas, tanto no conteúdo, como no questionário. Após, o website foi reformulado, assim como o questionário, para futura avaliação dos usuários. O website está disponibilizado em www.fissuralabiopalatina.unb.br. Conclusão por meio da sistemática do design instrucional, o website sobre fissuras labiopalatina foi constituído para a orientação de estudantes, profissionais da área da saúde e população em geral.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose to create an educational website about cleft lip and palate for healthcare professionals and students. Methods a qualitative and exploratory study structured from a design proposal consisting of the following four phases: analysis and planning (review of scientific data), modeling (structuring with content and illustrations), evaluation (by experts working in the area) and final implementation (website availability). Results in the analysis and planning phase, 408 articles were used to structure the website's topics. In the modeling phase, the content was divided into 7 sections, 16 static images and an evaluative questionnaire were created. In the evaluation phase 10 specialized speech-language pathologists participated and suggested maintaining 7 sections on the website. All evaluations with suggestions for modifications that had an agreement index below 90% were met, both in content and in the questionnaire. Afterward, the website and questionnaire were updated for future user evaluation. The website is available at www.fissuralabiopalatina.unb.br. Conclusion we concluded that through systematic instructional design the website about cleft lip and palate was created for the orientating students, healthcare professionals and the public alike.
  • Evaluation of swallowing and associated clinical markers in infants after surgical repair of congenital heart disease Artigo Original

    Fernandes, Heloisa Regina; Sassi, Fernanda Chiarion; Andrade, Claudia Regina Furquim de; Lopes, Debora Maria Befi

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Identificar os marcadores clínicos associados às alterações da deglutição em crianças após a correção da doença cardíaca congênita e correlacionar esses marcadores às categorias da escala Risk Adjustment for Congenital Heart Surgery 1 (RACHS-1). Métodos Foi realizado um estudo retrospectivo observacional, utilizando a base de dados eletrônica do centro de pediatria para crianças admitidas em um hospital, em decorrência de doença cardíaca congênita. Foram coletados dados da avaliação de deglutição e a presença de disfagia foi classificada de acordo com a Dysphagia Management Staging Scale (DMMS). Foram incluídos os dados demográficos, os marcadores clínicos e o risco de mortalidade, de acordo com a RACHS-1. Resultados A amostra final do estudo foi composta por 108 pacientes. Os achados mais relevantes foram: os sinais mais graves de disfagia estiveram associados ao aumento da permanência no hospital (p=0,005); ao maior número e tempo de intubações orotraqueais (p=0,022 e 0,005, respectivamente); ao maior tempo entre a admissão hospitalar e a avaliação da deglutição (p=0,003); ao maior tempo entre o procedimento cirúrgico e a avaliação da deglutição (p=0,043) e ao maior número de sessões fonoaudiológicas para remoção da via alternativa de alimentação e retorno seguro para via oral (p<0,001). Não foram encontradas correlações entre o risco de mortalidade das crianças e os sinais alterados na avaliação da deglutição. Conclusão Os resultados do estudo contribuem para o conhecimento atual de que crianças com doenças cardíacas que precisam de correção cirúrgica apresentam dificuldades alimentares e necessitam atendimento hospitalar prolongado. Não houve correlação entre as categorias da escala RACHS-1 e os sinais de alteração na avaliação clínica da deglutição.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To identify clinical markers that are associated to swallowing alterations in infants after surgical repair of congenital heart disease (CHD) and to correlate these markers to the categories on the Risk Adjustment for Congenital Heart Disease 1 (RACHS-1) scale. Methods Using the Pediatric Center Database System we conducted a retrospective, observational cohort study on children admitted to the pediatric hospital unit due to CDH. We collected data on specific parameters of a clinical swallowing assessment (SA) and dysphagia was classified according to the Dysphagia Management Staging Scale. We also included demographic and clinical markers and patient´s risk of mortality was determined by using the RACHS-1. Results The final study sample consisted of 108 patients. Important findings were: the more severe signs of dysphagia are associated to an increased length of hospital stay (p=0.005); an increased number and duration of orotracheal intubation (p=0.022 and 0.005 respectively); an increased time between hospital admission and SA (p=0.003); an increased time between the surgical procedure and swallowing assessment (0.043); and an increased number of SLP sessions to remove alternate feeding methods and warrant safe oral feeding (p<0.001). No correlations were observed between the infant’s risk of mortality and the altered sings on the clinical swallowing assessment. Conclusion The data from this study contributes to the current knowledge that children with heart condition requiring heart surgery in the first month of life have high risk of presenting feeding difficulties and will require prolonged hospital care. No correlation was observed between the categories on RACHS-1 and the altered signs on the clinical swallowing assessment.
  • Functional health literacy in adults and elderly with dysphagia Artigo Original

    Ribeiro, Urssula Aparecida Santos Leal; Vicente, Laélia Cristina Caseiro; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Verificar a associação do letramento funcional em saúde de adultos e idosos com disfagia com os dados socioeconômicos, clínicos e de habilidade de deglutição, de acordo com o rastreio cognitivo. Métodos Estudo observacional analítico transversal, com 49 participantes com disfagia de um ambulatório de reabilitação. Os procedimentos para coleta de dados foram análise dos prontuários, Critério de Classificação Econômica Brasil, Mini Exame do Estado Mental, Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults, Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do Risco para Disfagia, Functional Oral Intake Scale e Índice de Desvantagem da Disfagia. Foram realizadas análises descritiva, bivariada e regressão logística múltipla. Resultados A maioria dos participantes apresentou letramento funcional em saúde inadequado, doença neurológica, escore superior no rastreio cognitivo, disfagia leve e moderada e alimentava-se por via oral, com restrições. Houve associação na regressão logística múltipla do letramento funcional em saúde com a escolaridade e a doença de base para o grupo com escore superior, no rastreio cognitivo. Os participantes com maior escolaridade apresentaram 11,9 mais chances de ter letramento funcional em saúde adequado; os participantes neurológicos demonstraram 93,0 vezes mais chances de apresentar o letramento em saúde inadequado. Conclusão Indivíduos com maior escolaridade e aqueles que não apresentavam doença neurológica demonstraram menos chance de ter letramento funcional em saúde inadequado.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To verify the association between Functional Health Literacy in adults and elderly with dysphagia and socioeconomic, clinical, and swallowing ability data according to cognitive screening. Methods Observational analytical cross-sectional study with 49 participants in a rehabilitation clinic. We analyzed medical records, Brazil Economic Classification Criteria, Mini Mental State Examination, Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults, Speech Therapy Protocol for Dysphagia Risk Assessment, Functional Oral Intake Scale, and Dysphagia Handicap Index. Descriptive, bivariate, and multiple logistic regression analyzes were performed. Results Most participants presented functional literacy in inadequate health, neurological disease, higher score on cognitive performance, mild and moderate dysphagia, and were fed orally with restrictions. There was an association in the multiple logistic regression of functional health literacy with schooling and underlying disease for the group with a higher score on cognitive performance, participants with higher education were 11.9 more likely to have adequate health literacy, neurological participants demonstrated 93.0 times more likely to have inadequate health literacy. Conclusion Individuals with a higher level of education and those who did not have underlying neurological disease sowed less chance of having inadequate Functional Health Literacy.
  • Family participation in the care of children with speech sound disorder Artigo Original

    Fernandes, Delta Regina; Souto, Bernardino Geraldo Alves

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Investigar o entendimento de pais ou cuidadores de crianças em tratamento fonoaudiológico sobre a importância do envolvimento familiar no projeto terapêutico. Métodos Por meio de estudo clínico-qualitativo, analisou-se o conteúdo temático de treze entrevistas com pais ou cuidadores de crianças com transtorno fonológico, mediante os referenciais da Humanização do Cuidado em Saúde, do Cuidado Centrado na Pessoa e do Cuidado Centrado na Família. Resultados Alguns entrevistados consideravam importante o envolvimento familiar e participavam ativamente do cuidado. Outros, entretanto, ressaltaram que fatores contextuais (ambientais e pessoais) dificultavam sua participação no projeto terapêutico fora do cenário ambulatorial. Houve, também, quem não compreendia a necessidade de envolvimento familiar e concentrava sua crítica na assistência. Conclusão O projeto terapêutico de crianças com transtorno fonológico precisa contemplar os cuidadores e a família no plano de cuidados, tanto quanto a própria criança em tratamento. Nesse projeto, devem ser consideradas as percepções desses cuidadores e familiares relacionadas ao transtorno, contextualizadas em suas contingências existenciais e funcionais.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To investigate the understanding of parents or caregivers of children undergoing speech therapy regarding the importance of family involvement in the therapeutic project. Methods Through clinical-qualitative study, the thematic content of thirteen interviews with parents or caregivers of children with Speech Sound Disorder (SSD) was analyzed using the references of Humanization of Health Care, Person-Centered Care and Family-Centered Care. Results Some interviewees considered family involvement to be important and participated actively in care. Others, however, stressed that contextual factors (environmental and personal) hindered their participation in the therapeutic project outside the outpatient setting. Some did not understand the need for family involvement and focused their criticism on assistance. Conclusion The therapeutic project of children with SSD needs to include caregivers and family in the care plan, as well as the child being treated. In this project, the perceptions of these caregivers and family members related to SSD should be considered and contextualized in their existential and functional contingencies.
  • Semantic verbal fluency analysis in highly educated older adults Artigo Original

    Brincker, Letícia; Pinheiro, Emanuelle Mirlley Lima; Cera, Maysa Luchesi; Satler, Corina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo comparar o desempenho de idosos saudáveis com alta escolaridade nas análises quantitativas e qualitativas do Teste de Fluência Verbal Semântica, nas categorias ”animais” e ”frutas”, comparar o desempenho de subgrupos de participantes (com escolaridade alta e muito alta) em ambas as categorias, assim como o desempenho entre homens e mulheres. Métodos participaram do estudo 31 idosos, (>60 anos), com oito anos ou mais de escolaridade, procedentes do Distrito Federal (DF-Brasil). Todos realizaram o teste de 60 segundos, nas duas categorias. Foram analisados: total de palavras, clustering, switching, intersecção, retorno, tempo de teste e erros, atendendo às variáveis demográficas, como gênero e escolaridade (escolaridade alta: oito a 16 anos de estudo; escolaridade muito alta: 17 a 25 anos de estudo). Resultados participantes com escolaridade muito alta obtiveram melhor desempenho em ambas as categorias, com maior número total de palavras evocadas na categoria “animais” e maior quantidade de switches (p<0,05) em “frutas”. Quanto ao gênero, os homens obtiveram melhor desempenho na categoria “animais”, com maior número total de palavras evocadas e nos diferentes blocos de tempo (p<0,05), e maior quantidade de clusters e interseções (p<0,001). Conclusão o desempenho de idosos saudáveis com alta escolaridade foi influenciado por variáveis demográficas como anos de estudo e gênero, sugerindo que a aplicação do Teste de Fluência Verbal Semântica deve considerar o impacto dessas variáveis e realizar uma interpretação cautelosa dos resultados.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose to compare the performance of a group of highly educated, healthy older adults in the quantitative and qualitative analysis of the Semantic Verbal Fluency (SVF) test in the Animals and Fruits categories, the performance of the subgroups of participants (with high [HE] and very high [VHE] educational level) in both categories, as well as the performance between men and women. Methods The study included 31 older adults (> 60 years old), with eight years or more of formal education, from the Federal District (DF-Brazil). All performed the 60-second test in both categories. The following items were analyzed: total words, clustering, switching, intersection, return, test time, and errors, considering demographic variables such as gender and educational level (HE: 8 to 16 years; VHE: 17 to 25 years). Results Participants with VHE had a better performance in both categories, with a greater total number of words evoked for “animals” and a greater number of switches (p<0.05) for “fruits”. In relation to gender, men obtained a better performance for “animals” with the highest total number of evoked words and in the different time blocks (p<0.05) and greater number of clusters and intersections (p<0.001). Conclusion The performance of healthy older adults with a high educational level is influenced by demographic variables such as years of formal education and gender, suggesting that the application of the SVF should consider the impact of these variables, with a cautious interpretation of the results.
  • Percutaneous bone ancored hearing aid: hearing benefits Artigo Original

    Catalani, Brenda; Sassi, Tyuana Sandim da Silveira; Bucuvic, Érika Cristina; Lourençone, Luiz Fernando Manzoni; Alvarenga, Kátia de Freitas; Brito Neto, Rubens Vuono de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Descrever os benefícios nos limiares auditivos e no desempenho de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído em indivíduos com a adaptação unilateral do Sistema Ponto®. Métodos Estudo observacional, retrospectivo, de seguimento longitudinal. A casuística foi composta por fontes de dados secundários de dez indivíduos com perda auditiva condutiva ou mista, que foram submetidos à cirurgia com o Sistema Ponto®. Os resultados foram analisados nas seguintes condições: a) pré-cirúrgicas: sem AASI; com AASI por condução aérea ou óssea e com o processador Ponto Pro® acoplado a uma banda elástica; b) pós-cirúrgicas: na ativação e após seis meses de uso. Resultados Os limiares da audiometria tonal por conduções aérea e óssea mantiveram-se estáveis após a cirurgia, enquanto os limiares auditivos em campo livre e o reconhecimento de fala no silêncio e no ruído foram estatisticamente melhores na ativação e após seis meses de uso do Sistema Ponto®. Não houve diferença nos resultados com os indivíduos utilizando o Sistema Ponto® com a banda elástica e após a cirurgia. Conclusão O Sistema Ponto® propiciou benefício nas habilidades auditivas de detecção em todas as frequências testadas, assim como no reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To describe the benefits in hearing thresholds and sentence recognition performance in silence and noise, in users of the unilateral Ponto® system. Methods An observational, retrospective, longitudinal study. The sample consisted of secondary data sources from 10 individuals with conductive or mixed hearing loss who underwent surgery with the Ponto® System. The results were analyzed in the following pre-surgical conditions (without hearing aids; with hearing aids by air or bone conduction; with the Ponto Pro® processor with a soft band) and post-surgical (on activation and after six months of use). Results The thresholds of pure tone audiometry by air and bone conductions remained stable after surgery, while the auditory thresholds in free field and speech recognition in silence and in noise were statistically better when using the Ponto® system. There was no difference between the results obtained with the individuals using Ponto® with soft band and post-surgically. Conclusion The Ponto® system provided benefits in hearing detection skills in all tested frequencies, as well as, in recognition of the sentence in silence and noise.
  • Cultural adaptation of the Expected Consequences of the Hearing Aid Ownership questionnaire for Brazilian Portuguese Artigo Original

    Pereira, Stefanie Vitória Rodrigues; Fernandes, Taynara; Alves, Heloisa de Miranda Cantuaria; Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo traduzir e adaptar culturalmente o questionário Expected Consequences of Hearing aid Ownership para aplicação na população brasileira. Métodos o Expected Consequences of Hearing aid Ownership é constituído por 15 questões e investiga a expectativa de adultos com perda auditiva quanto ao uso de aparelho de amplificação sonora individual. A tradução foi realizada por três professores tradutores-intérpretes de inglês, que não tiveram contato prévio com o instrumento. Um grupo revisor constituído por um profissional da Fonoaudiologia, um da Psicologia e do Serviço Social, reuniu a melhor tradução encontrada para cada questão em um único questionário em português. Para melhorar a qualidade da tradução, outros três tradutores realizaram nova versão para o inglês e o grupo revisor analisou, comparando-as com o original. Para pré-testagem, o questionário foi aplicado por dois avaliadores em 30 pacientes com diagnóstico de deficiência auditiva. Resultados foi realizada a tradução para o português: “Questionário de Expectativa com Uso de Auxiliares Auditivos”. Durante o processo de tradução, houve pequenas diferenças entre as versões, sendo, em sua maioria, referentes à tradução literal. Para a adaptação, as três traduções foram analisadas e, por consenso, foram escolhidas as melhores expressões e palavras em todas as questões, adaptando o texto ao conhecimento e compreensão da população brasileira. Conclusão o questionário Expected Consequences of Hearing aid Ownership encontra-se traduzido e adaptado para a cultura brasileira e pode ser utilizado como importante ferramenta para fonoaudiólogos no conhecimento das expectativas do paciente e melhor delineamento do processo de reabilitação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To translate and culturally adapt the Expected Consequences of Hearing aid Ownership (ECHO) for application in the Brazilian population. Methods The Expected Consequences of the Hearing aid Ownership questionnaire consists of 15 questions and investigates the expectation of adults with hearing loss regarding the use of an Individual hearing aid. The translation was carried out by three English translating teachers who had no previous contact with the instrument. A review group made up of a professional in speech therapy and another in psychology and social work gathered the best translation found for each question in a single questionnaire in Portuguese. To improve the quality of the translation, three other translators made a new version in English, and the review group analyzed it by comparing them with the original. For pre-testing, the questionnaire was offered by two evaluators for 30 patients diagnosed with hearing loss. Results A translation into Portuguese was made: “Questionário de Expectativa com uso de Auxiliares Auditivos.” During the translation process, there was little difference between the versions, mostly referring to a literal translation. For adaptation, the three translations were analyzed and by consensus the best expressions and words were chosen for all questions, adapting the text to the knowledge and understanding of the Brazilian population. Conclusion The Expected Consequences of Hearing aid Ownership questionnaire has been translated and adapted to the Brazilian culture. This questionnaire can be used as an important tool for speech therapists in understanding the patient's expectations and can better outlinethe rehabilitation process.
  • Auditory efferent inhibitory effect in central auditory processing disorder Artigo Original

    Bezerra, Daiane Schultz; Angrisani, Rosanna Giaffredo; Pereira, Liliane Desgualdo; Azevedo, Marisa Frasson de; Dias, Karin Ziliotto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo verificar e comparar a ocorrência e magnitude do efeito inibitório da via auditiva eferente em crianças e adolescentes com processamento auditivo normal e alterado, identificando um valor de corte para uso na prática clínica. Métodos estudo prospectivo, com amostra composta por 30 crianças de 7 a 14 anos, sendo 15 com avaliação de processamento auditivo normal (grupo controle) e 15 com processamento auditivo alterado (grupo estudo). Ambos os grupos foram submetidos à anamnese e avaliados por meio dos testes de emissões otoacústicas evocadas por estímulos transientes na ausência e presença de ruído contralateral, avaliação audiológica básica e de processamento auditivo. Resultados houve menor ocorrência do efeito inibitório da via eferente no grupo estudo (p-valor=0,038). Os valores médios obtidos no grupo controle foram 0,71 na orelha direita e 0,87 na orelha esquerda e no grupo estudo, 0,55 na orelha direita e 0,41 na orelha esquerda. Os grupos controle e estudo diferiram de modo significativo na orelha esquerda. Conclusão houve redução do efeito inibitório da via eferente em crianças e adolescentes com transtorno de processamento auditivo, sugerindo alteração funcional do sistema eferente olivococlear medial. O valor que separou as crianças com e sem alteração do sistema eferente foi de 0,55 dB na prática clínica, com 70% de sensibilidade e 66,7% de especificidade.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose Verify and compare the occurrence and magnitude of the inhibitory effect of the efferent auditory pathway in children and adolescents with normal and auditory processing disorder, identifying a cutoff value to use in clinical settings. Methods A prospective study, with a total sample of 30 children aged 7 to 14 years, half with normal auditory processing assessment (Control Group) and the other half with auditory processing disorder (Study Group). Both groups were submitted to anamnesis and evaluated using the otoacoustic emissions tests evoked by transient stimuli in the absence and presence of contralateral noise, basic audiological evaluation and auditory processing. Results The study group presented a lower occurrence of the inhibitory effect of the efferent pathway when compared to the control group (p value=0.038). The mean values ​​obtained for the control group were 0.71 in the right ear and 0.87 in the left ear and for the study group, 0.55 in the right ear and 0.41 in the left ear. The two groups showed a statistically significant difference for the left ear. Conclusion There was a reduction in the inhibitory effect of the efferent pathway in children and adolescents with auditory processing disorder, suggesting a functional change in the medial olivocochlear efferent system. In this study, the cutoff value of 0.55 dB separated children with and without alteration of the efferent system with 70% sensitivity and 66.7% specificity.
  • What is the risk of dysphonia in workers who use their voice in a university environment? Artigo Original

    Silva, Bruna Gabriela Mechi da; Simões-Zenari, Marcia; Nemr, Katia

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo avaliar o risco de disfonia e a presença de alteração vocal em profissionais de diferentes categorias que atuam em ambiente universitário. Métodos pesquisa transversal com uso do Protocolo de Rastreio de Risco de Disfonia para análise das variáveis gênero, idade, hidratação, tabagismo, categoria profissional e demanda vocal e para cálculo do escore final. A gravação da voz ocorreu no ambiente de trabalho, com uso do protocolo Consenso da Avaliação Perceptivo-Auditiva da Voz - CAPE-V. A análise perceptivo-auditiva foi feita por juízes. Os dados foram comparados entre os grupos alto/baixo risco de disfonia e presença/ausência de alteração vocal. Resultados participaram 80 indivíduos, média de idade de 47,7 anos, 84% do gênero feminino. Observou-se alto risco de disfonia em 70% deles e alteração vocal em 34%. Hidratação insuficiente e tabagismo foram frequentes. No grupo com risco elevado de disfonia e presença de alteração vocal destacaram-se os funcionários da área administrativa e, no grupo com menor risco e sem alteração, os funcionários da saúde. Idade mais avançada foi associada à presença de alteração vocal, independentemente dos grupos. Conclusão a identificação do alto risco de disfonia e a relevante presença de alterações vocais em indivíduos de diferentes categorias profissionais que fazem parte do ambiente universitário sugerem a necessidade de propostas de ações preventivas e de promoção de saúde do trabalhador.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To assess the risk of dysphonia and presence of voice change in professionals from different categories working in a university environment. Methods Cross-sectional research using the Dysphonia Risk Screening Protocol to analyze the variables sex, age, hydration, smoking, professional category and vocal demand and to calculate the final score. Voice recording took place in the work environment using the CAPE-V protocol. Judges performed the auditory-perceptual analysis. Data were compared between the groups with high/low risk of dysphonia and presence/absence of voice disorders. Results 80 individuals participated, with an average age of 47.7 years, 84% female. There was a high risk of dysphonia in 70%, and voice change in 34%. Insufficient hydration and smoking were frequent. In the group with a high risk of dysphonia and who had voice disorders, the presence of employees from the administrative area stood out, and, in the group with lower risk and no changes, health employees were outstanding. Older age was associated with voice disorders, regardless of groups. Conclusion Identification of high risk of dysphonia and the relevant presence of voice changes in individuals from different professional categories who are part of the university environment suggest the need to propose preventive actions and promote workers' health.
  • Sustained auditory attention in children with attention deficit hyperactivity disorder: the effects of medication Artigo Original

    Michels, Núbia Machado; Lorenzo, Cláudia Maria de; Xikota, João Carlos; Hillesheim, Danúbia; Donatti, Evandra Castro; Pinheiro, Maria Madalena Canina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Comparar a habilidade atencional auditiva em crianças portadoras de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade (TDAH) antes e após o uso da medicação psicoestimulante. Métodos Participaram do estudo oito crianças do gênero masculino, com TDAH, entre 8 e 10 anos de idade. Todas faziam uso de medicamentos psicoestimulantes. Para avaliar o comportamento auditivo, foi aplicado o questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB) e para identificar possíveis sintomas de desatenção, o Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV). A habilidade auditiva atencional foi avaliada pelo Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) pré e pós-uso do medicamento psicoestimulante. Neste teste, foram analisados os erros de desatenção, de impulsividade e de decréscimo de vigilância. A análise dos dados foi feita com base nos testes Wilcoxon e Correlação de Spearman. Resultados O questionário SAB mostrou-se alterado na maior parte das crianças, as quais também apresentaram sinais de desatenção e/ou impulsividade no questionário SNAP-IV. No THASS, observou-se diferença nos quesitos desatenção (p=0,017) e pontuação total de erros pré e pós-medicação (p=0,025). Conclusão Houve melhora no desempenho do teste que avaliou a habilidade atencional auditiva após o uso da medicação psicoestimulante, com destaque para o item desatenção.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To compare the auditory attention ability in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) before and after the use of psychostimulant medication. Methods Eight male children with ADHD participated in the study, between eight and ten years old. All participants used psychostimulant drugs. To assess auditory behavior, the Scale of Auditory Behaviors (SAB) and SNAP-IV questionnaires were applied to identify possible symptoms of inattention and/or impulsivity. To assess auditory attention ability, the Sustained Auditory Attention Ability Test (SAAAT) was applied before and after the use of the psychostimulant medication. In this test, the errors of inattention, impulsiveness and decreased vigilance were analyzed. For data analysis, the Wilcoxon and Spearman correlation tests were used. Results The SAB questionnaire showed changes in most children, who also showed signs of inattention and/or impulsivity in the SNAP-IV questionnaire. In the SAAAT, a difference was observed in the item inattention (p=0.017) and in total score of errors before and after medication (p=0.025). Conclusion There was an improvement in the test performance assessing the auditory attention ability after the use of psychostimulant medication, with emphasis on the item inattention.
  • Presentation of a clinical protocol for breastfeeding in rooming-in care Artigo Original

    Frois, Camila de Alencar; Mangilli, Laura Davison

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Apresentar um protocolo clínico e um sistema de medição de indicadores que auxilie no monitoramento de qualidade da assistência fonoaudiológica ao aleitamento materno em alojamento conjunto. Métodos Trata-se de um estudo descritivo, realizado em um hospital-escola do Distrito Federal. Até o momento inicial deste estudo, não havia um fonoaudiólogo no alojamento conjunto responsável pelo atendimento direcionado à alimentação. Foi identificada a possibilidade de atividades práticas e de estágio para os alunos do curso de Fonoaudiologia, mas para que isso fosse realizado, ações gerenciais eram necessárias. Iniciou-se a elaboração de um protocolo clínico assistencial, desenvolvido em duas etapas: 1) proposição do protocolo – utilizando-se a prática baseada em evidência; 2) avaliação do conteúdo e aparência do protocolo por profissionais envolvidos no cuidado materno-infantil. Resultados O Protocolo Fonoaudiológico de Assistência à Saúde Materno-Infantil (PASMI) foi composto por: verificação dos dados de internação no prontuário; anamnese; triagem fonoaudiológica; avaliação fonoaudiológica; intervenção fonoaudiológica; orientação fonoaudiológica e geração de indicadores de qualidade. As ações foram descritas citando-se as referências de base e definições operacionais. A fase de avaliação por especialistas apresentou escore médio de concordância de 0,889. As considerações emitidas pelos juízes foram acatadas quando mostraram embasamento científico. Conclusão A utilização de métodos padronizados poderá permitir a melhor assistência às condições de saúde fonoaudiológica do binômio mãe-bebê, assim como melhor formação de fonoaudiólogos. Novos estudos devem ser realizados, buscando verificar a efetividade do PASMI frente à população envolvida.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose Present a clinical protocol and indicator measurement system that contribute to monitoring the quality of speech therapy during breastfeeding in rooming-in care. Methods A descriptive study carried out in a University Hospital in the Federal District, Brazil. Until the start of this study, there was no speech therapist responsible for feeding-related care in the rooming-in department. The possibility of practical activities and internships for speech therapy students was identified, but to that end, management action was needed. Thus, a clinical care protocol was designed in two stages: 1) compiling the proposed protocol in line with evidence-based practice; 2) assessment of its content and appearance by professionals involved in mother and child care. Results The Mother and Child Speech Therapy Protocol (MCSTP; PASMI in Portuguese) consisted of the following: checking admission data on the medical chart; anamnesis; screening speech-language; assessing speech-language ; providing speech-language guidance and generating quality indicators. These actions were described based on references and operational definitions. Average agreement in the expert assessment phase was 0.889. The judges’ recommendations were accepted when supported by scientific evidence. Conclusion The use of standardized care methods could ensure better speech-language care for mothers and babies and improve speech therapy training. Further research is needed to assess the effectiveness of the MCSTP in the target population.
  • Effects of gustatory stimulation on oral readiness and behavioral states of newborns Artigo Original

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Nascimento Santi, Vinicius do; Santos, Felipe Batista; Sá, Thalyta Prata Leite de; Barreto, Íkaro Daniel Carvalho; Aquino, Luana Ramos de; Alves, Stella Andrade; Nascimento, Rogeris Kayque Barreto do; Gurgel, Ricardo Queiroz

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo investigar e comparar comportamentos específicos de prontidão oral e estados comportamentais de recém-nascidos a termo (RNT) e pré-termo (RNPT), a partir da estimulação gustativa (água e sacarose). Métodos estudo experimental, analítico, duplo-cego, caso controle. Participaram 152 recém-nascidos de uma maternidade pública, sendo 68 a termo e 84 pré-termo, subdivididos conforme estímulo gustativo (água ou sacarose). O teste durou 15 minutos, dividido em três períodos de cinco minutos. Foram analisados estados comportamentais e comportamentos específicos. Resultados foram observadas diferenças significativas, comparando os estímulos, com maior tempo nos comportamentos mão-boca direita (p=0,042) e esquerda (p=0,037), e diminuição no tempo de sono (p=0,019) nos RNT estimulados com sacarose. Nos RNPT houve maior tempo de sucção de mão direita (p=0,043) e esquerda (p=0,001) e de sucção (p<0,001), com aumento no tempo de alerta (p=0,025), quando estimulados com sacarose. Houve diminuição de tempo de agitação (p=0,018) em RNPT estimulados com água. RNT apresentaram maior tempo em sono do que os RNPT (p=0,032). A estimulação da sacarose no estado alerta foi mais evidente em RNPT (p=0,047). Conclusão A sacarose eliciou respostas motoras referentes à prontidão para alimentação e estado comportamental favorável para alimentação, independentemente da idade gestacional. Os achados são importantes para a clínica fonoaudiológica, possibilitando ampliar condutas de estimulação da alimentação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To investigate and compare specific oral readiness behavior and behavioral states of term newborns (TNB) and preterm newborns (PTNB) based on taste stimulation (water and sucrose). Methods Experimental, analytical, double-blind, case-control study: 152 newborns from a public maternity hospital participated, 68 of them were term newborns and 84,preterm , divided according to taste stimulus (water or sucrose). The test lasted 15 minutes, divided into three periods of 5 minutes. We evaluated behavioral states and specific behaviors. Results We observed significant difference by comparing stimulations and longer periods of right (p=0.042) and left (p=0.037) hand suction for mouth behavior, shorter sleeping periods (p=0.019) in TNB stimulated with sucrose. In PTNB, we observed longer periods of right hand (p=0.043) and left hand (p=0.001) suction, suction (p<0.001) and alert state (p=0.025) when stimulated with sucrose. We found a decrease in agitation (p=0.018) in PTNB stimulated with water. The TNB were asleep for longer periods of time than PTBN (p=0.032). Sucrose stimulation in alert state is more evident in PTNB (p=0.047). Conclusion Sucrose elicited motor responses related to food readiness and favorable behavioral status for food regardless of gestational age. The findings are important for the speech therapy clinic, enabling broader feeding stimulation approaches.
  • Evaluation of the quality of information on the internet: websites on the use of the Frequency Modulation System Artigo Original

    Fidêncio, Vanessa Luisa Destro; Souza, Dalva Maria Batista de; Pinho, Najla Ayanne Moura de; Almeida, Roseane Silva; Silva, Joice de Moura; Corrêa, Camila de Castro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo avaliar a qualidade dos websites de maior acesso, voltados à orientação de professores sobre Sistemas de Frequência Modulada, em termos de legibilidade, confiabilidade, usabilidade e abrangência. Métodos os websites contidos nas primeiras cinco páginas do Google e Yahoo!, obtidos mediante busca das palavras-chave/termos livres "sistema FM", "criança", "deficiência auditiva", "professor", “microfones remotos” e "orientações", foram selecionados e avaliados por três juízas, por meio do Teste de Facilidade de Leitura de Flesch, do Discern Questionnaire, da System Usability Scale e da avaliação de abrangência. Resultados quatorze websites foram avaliados. Destes, metade foi classificada quanto ao grau de legibilidade e confiabilidade como “difícil/muito difícil” e “ruim”, respectivamente. Quanto à usabilidade, a maioria dos webistes foi classificada como “boa”, sendo apenas um categorizado como “melhor alcançável”. A análise da abrangência dos websites revelou que os temas contemplados de forma menos precisa foram: a utilização do Sistema FM pelo professor e aluno e o manuseio do aparelho com o modo “liga/desliga”. Conclusão os websites disponíveis no idioma português do Brasil, com orientações para professores a respeito do Sistema FM, apresentaram legibilidade restrita e quase metade dos conteúdos disponibilizados foi classificada como “ruim”, demonstrando que a confiabilidade para escolhas de tratamento por meio dessas informações não é tão segura.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the quality of the most accessed websites aimed at instructing teachers on Frequency Modulation Systems in terms of readability, reliability, usability and comprehensiveness. Methods The websites contained in the first five pages of Google and Yahoo!, obtained by searching for keywords / free terms: "FM system", "child", "hearing impairment", "teacher", "remote microphones" and " guidelines" were selected and evaluated by three analysts using the Flesch Reading EaseTest, the Discern Questionnaire, the System Usability Scale and the comprehensiveness assessment. Results Fourteen websites were evaluated. Half of them were classified according to the degree of readability and reliability as "difficult / very difficult" and "poor", respectively. As for usability, most websites were classified as "good", with only one categorized as "best achievable". The analysis of the scope of the websites revealed that the themes covered in a less precise way were: the use of the FM system by the teacher and student, and the handling of the device with the “on / off” mode. Conclusion The websites available in the Brazilian Portuguese language with teachers’ guidance, regarding the FM System, presented restricted readability and almost half of the available content was classified as poor, demonstrating that the reliability for treatment choices through this information is not so safe.
  • The use of kinesio taping in the treatment of the acute phase of post-stroke facial paralysis Artigo Original

    Barreto, Simone Rosa; Mourão, Aline Mansueto; Chaves, Tatiana Simões; Vicente, Laelia Cristina Caseiro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo comparar os resultados da reabilitação da paralisia facial pós-acidente vascular cerebral isquêmico na fase aguda, com e sem o uso da Kinesio Taping. Métodos estudo experimental caso e controle com 46 pacientes com paralisia facial pós-acidente vascular cerebral, distribuídos em dois grupos de forma randomizada, para a reabilitação da mímica facial: o grupo caso realizou terapia miofuncional orofacial e fez uso da Kinesio Taping nos músculos zigomáticos maior e menor e o grupo controle apenas terapia miofuncional orofacial. Para avaliação da paralisia facial, foi utilizada a escala de House e Brackmann e o protocolo de incompetência do movimento para as medições da face. Todos os participantes realizaram 12 dias de intervenção fonoaudiológica para a reabilitação da mímica facial. Para análise, considerou-se a incompetência do movimento por meio das medidas da face e o grau de comprometimento da paralisia facial e foi verificado se a idade poderia ter influenciado os resultados. Foram realizadas análises de associação e o nível de significância adotado foi de 5%. Resultados os dois grupos apresentaram melhora da assimetria facial após intervenção fonoaudiológica, a incompetência do movimento foi menor em todas as medidas da face e a melhora da gravidade da paralisia facial foi semelhante, sem diferença estatística entre os tratamentos. Conclusão tanto a terapia miofuncional orofacial exclusiva, como associada ao uso da Kinesio Taping, são estratégias terapêuticas que promovem melhora da paralisia facial pós-acidente vascular cerebral.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To compare the results of treatment of facial paralysis after ischemic stroke in the acute phase with and without the use of Kinesio Taping. Methods Experimental case-control study with 46 patients with facial paralysis after stroke, randomly assigned to two groups for treatment of facial mimicry: the case group underwent orofacial myofunctional therapy and used Kinesio Taping on the zygomatic major and minor muscles while the control group only received orofacial myofunctional therapy. To assess facial paralysis, the House and Brackmann scale and the movement incompetence protocol were used for facial measurements. All participants underwent 12 days of treatment for facial mimicry. The analysis considered movement incompetence by means of the face measurements and the degree of impairment of facial paralysis, checking whether age might have influenced the results. Association analyses were performed and the significance level adopted was 5%. Results both groups showed an improvement in facial asymmetry after treatment, movement incompetence was lower in all facial measurements, and the improvement in the severity of facial paralysis was similar, with no statistical difference between treatments. Conclusion Both the exclusive orofacial myofunctional therapy and the one combined with Kinesio Taping are therapeutic strategies that promote improvement in post-stroke facial paralysis.
  • Auditory and vestibular changes associated with the use of mefloquine: an integrative review Revisão de Literatura

    Cabral, Anna Maria de Lira; Rocha, Mônyka Ferreira Borges; Duarte, Danielle Samara Bandeira; Mota, Marina Mayra de Lima; Silva, Jéssica Dayane da; Britto, Diana Babini Lapa de Albuquerque

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo descrever, por meio de revisão da literatura, alterações auditivas e/ou vestibulares relacionadas ao uso em curto ou em longo prazo da mefloquina. Estratégia de pesquisa trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, Web of Science, SciELO, LILACS, Scopus, ScienceDirect, Cochrane Library, Embase, OpenGrey, DissOnline e OAlster. Critérios de seleção foram incluídos estudos com participantes a partir de 18 anos de idade, que fizeram uso de mefloquina e que foram submetidos à avaliação auditiva e/ou questionário referente à função auditiva e vestibular. Foram excluídas revisões de literatura, capítulos de livros e estudos que utilizaram a mefloquina combinada a outros medicamentos. Resultados foram identificados 1.267 estudos nas bases de dados utilizadas, sendo selecionados 28 artigos para leitura completa. Destes, 12 foram incluídos na revisão, de acordo com os critérios de elegibilidade. Quatro artigos apontaram a presença de alterações vestibulares e auditivas, 2 indicaram apenas alterações auditivas e 6 apenas desordens vestibulares. No que se refere às manifestações auditivas, zumbido e perda auditiva foram os sintomas mais frequentes. Vertigem/tontura e desequilíbrio corresponderam às alterações vestibulares comumente apresentadas. Conclusão manifestações auditivas e vestibulares foram referidas em curto e longo prazo, após o tratamento com a droga. A descontinuação de seu uso possibilitou a reversão das manifestações, porém, em alguns casos, foi observada a permanência das afecções. Considera-se importante a realização de acompanhamento audiológico e vestibular durante a ingestão da mefloquina, visto o seu perfil de toxicidade e possíveis manifestações colaterais de caráter auditivo e vestibular.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To describe through a literature review auditory and/or vestibular alterations associated with the short or long-term use of mefloquine. Research strategy Integrative review performed on the following databases: Pubmed, Web of Science, Scielo, Lilacs, Scopus, Science Direct, Cochrane Library, Embase, Open Grey, DissOnline, OAlster. Selection Criteria The articles selected included studies with participants that were 18 years old or over, who used mefloquine and who were submitted to an auditory evaluation and/or a questionnaire regarding auditory and vestibular function. Literature reviews, book chapters, and studies using mefloquine associated with other drugs were excluded. Results 1,267 studies were identified in the databases used, 28 articles were selected for full reading, and out of these, twelve were included in the review according to the eligibility criteria. Four articles pointed out the presence of vestibular and auditory diseases, two indicated only auditory disorders, and six solely vestibular disorders. Regarding auditory manifestations, tinnitus and hearing loss (HL) were the most frequent symptoms. Vertigo/dizziness and imbalance matched to the vestibular changes were commonly observed. Conclusion Auditory and vestibular manifestations were referred to in the short and long-term after treatment with the drug. The discontinuation of its use made it possible to reverse the manifestations; however, in some cases, the permanence of the disorders was reported. Audiological and vestibular follow-up during mefloquine use is considered important, given its toxicity profile and possible side manifestations of an auditory and vestibular nature.
  • Validation process of voice self-assessment instruments in Brazil Revisão de Literatura

    Almeida, Larissa Nadjara; Nascimento, João Agnaldo do; Behlau, Mara; Roseno, Antônio Vítor; Aguiar, Alexandra; Almeida, Anna Alice

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo caracterizar e refletir sobre o processo de equivalência cultural e/ou validação de instrumentos de autoavaliação vocal traduzidos e adaptados para o português brasileiro, utilizados na prática clínica e em pesquisas científicas. Estratégia de pesquisa Buscas realizadas nas bases de dados: SciELO, LILACS, PubMed e The Cochrane Library. Critérios de seleção estudos selecionados quanto à presença dos descritores citados em seu título, resumo ou lista de descritores; artigos de validação de instrumento de autoavaliação em voz, ou com o objetivo de realizar equivalência cultural; direcionados à população brasileira; estudos originais com amostra de seres humanos, independentemente da idade do ciclo vital, tipo de disfonia ou sintomas vocais. Resultados nove artigos selecionados. Qualidade de vida em voz e desvantagem vocal foram os construtos mais abordados. A maioria das validações ocorreu na Região Sudeste do Brasil. A maior parte dos escores dos instrumentos foi calculada por somatório simples das respostas dos participantes nos itens; pontos de corte nem sempre foram apresentados. Os domínios dos instrumentos, bem como os itens que os compunham, foram mantidos conforme apresentado no instrumento em sua língua original. A estatística mais comum para análise dos instrumentos foi o coeficiente Alfa de Crombach. Conclusão os construtos mais abordados nos artigos selecionados foram qualidade de vida em voz e índice de desvantagem vocal. Os instrumentos foram considerados válidos e sensíveis para autoavaliação vocal, mesmo quando não consideradas as etapas propostas internacionalmente para validação de instrumentos em saúde.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective to characterize and reflect on the process of cultural equivalence and/or validation of vocal self-assessment instruments translated and adapted to the Brazilian Portuguese, used in clinical practice and scientific research. Research strategy The search of articles was carried out in the following databases: SciELO, LILACS, PubMed and “The Cochrane Library”. Selection criteria The studies were selected regarding the presence of the descriptors cited in their title, abstract or in the list of descriptors; validation articles of a self-assessment instrument in voice or with the objective of performing cultural equivalence; to be directed to the Brazilian population; original studies with a sample of human beings; regardless of the age of the life cycle, type of dysphonia or vocal symptoms. Results Nine articles were selected. Quality of life in voice and vocal handicap were the most addressed constructs. Most validations occurred in the Southeast region of Brazil. The scores of the instruments is calculated by a simple sum of the answers given by the participants in the items; cutoff points are not always presented. The domains of the instruments, as well as the items that compose them, were maintained as presented in the instrument in its original. The most common statistic for instrument analysis was Cronbach's Alpha coefficient. Conclusion The constructs most addressed in the selected articles were quality of life in voice and vocal handicap index. The instruments were considered valid and sensitive for vocal self-assessment, even not considering the international proposals for validation of health instruments.
  • Atypical reconstruction of the larynx: functional assessment after enlarged supratracheal laryngectomy with cricoglossohioidopexy Relato de Caso

    Zica, Guilherme Maia; Santos, Izabella Costa; Dias, Fernando Luiz; Freitas, Emilson Queiroz; Freitas, Andressa Silva de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Em tumores transglóticos estendidos para base de língua, a indicação para ressecção do osso hioide descarta a possibilidade de realização de uma laringectomia parcial horizontal clássica, devido ao grande risco de complicações pulmonares oriundas de uma disfagia grave. O objetivo deste estudo foi descrever os aspectos funcionais de deglutição e voz de um paciente submetido à laringectomia supratraqueal ampliada com cricoglossohioidopexia. Trata-se de um homem de 69 anos, com tumoração transglótica na hemilaringe direita, submetido à laringectomia supratraqueal ampliada, com ampliação para base de língua, osso hioide e aritenoide direita. Na videofluoroscopia da deglutição, observou-se aspiração silente para líquido fino durante a deglutição e resíduo em base de língua, valécula, aritenoide, esfíncter esofágico superior e recessos piriformes em todas as consistências e volumes. Na videolaringoscopia, observou-se voz por meio da vibração da unidade cricoaritenóidea esquerda, associada à base de língua e constritores da faringe. No protocolo Consensus Auditory-Perceptual Evaluation of Voice (CAPE V), notou-se grau moderado de rouquidão e soprosidade. O paciente apresentou preservação parcial das funções laríngeas, grau moderado de disfonia e alimentação e hidratação exclusivas por via oral, com sólidos macios e líquido espessado em néctar, sem prejuízos à saúde pulmonar, até o momento.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In transglottic tumors extended to the base of the tongue, the indication for resection of the hyoid bone rules out the possibility of performing a classic horizontal partial laryngectomy due to the high risk of pulmonary complications resulting from severe dysphagia. This study aims to describe the functional aspects of swallowing and voice of a patient undergoing an enlarged supratracheal laryngectomy with cricoglossohioidopexy. This is a 69-year-old man with a transglottic tumor in the right hemilarynx, who underwent an extended supratracheal laryngectomy with enlargement to the base of the tongue, hyoid bone and right arytenoid. In swallowing videofluoroscopy, silent aspiration was observed in fine liquid and residue on the basis of tongue, valecule, arytenoid, upper esophageal sphincter and pyriform recesses in all consistencies and volumes. In videolaryngoscopy, a voice was observed through the vibration of the left cricoarytenoid unit associated with the base of the tongue and constrictors of the pharynx. The Consensus Auditory-Perceptual Evaluation of Voice (CAPE V) showed a moderate degree of hoarseness and breathiness. The patient had partial preservation of laryngeal functions, with a moderate degree of dysphonia and exclusive oral feeding and hydration with soft solids and thickened liquid in nectar without impairing lung health until the study.
  • Speech-language pathology, gerontology and obstructive sleep apnea: case report Relato de Caso

    Silva, Danielle Barreto e; Corrêa, Camila de Castro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A eficácia da terapia fonoaudiológica está comprovada para a apneia obstrutiva do sono (AOS), principalmente para a população adulta. Entretanto, estudos com população acima de 65 anos são escassos. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a evolução clínica longitudinal de um sujeito idoso com AOS submetido à terapia miofuncional orofacial (TMO). Caso clínico, sexo masculino, 72 anos, com AOS, submetido à TMO após ter realizado avaliação clínica, exames de polissonografia (PSG) e avaliação clínica otorrinolaringológica, bem como a aplicação da escala de sonolência de Epworth, a classificação de Mallampati e a avaliação fonoaudiológica miofuncional orofacial em três momentos distintos: antes da TMO, após a TMO e após 22 meses da TMO. A TMO se configurou na realização de exercícios isométricos e isotônicos para região orofacial e faríngea, treino funcional em sessões semanais de 30 minutos, durante cinco meses, quando, então, as sessões foram espaçadas. Após os 22 meses de TMO, observaram-se evoluções nos parâmetros objetivos e subjetivos relativos ao sono, que foram analisados e identificados por meio de uma nova polissonografia (PSG), com os seguintes dados: exame basal, 24,5 eventos/hora e último exame de 4,63 eventos/hora. Verificou-se acentuada melhora da sonolência diurna excessiva e, ainda, melhora dos parâmetros miofuncionais orofaciais. Deste modo, pôde-se constatar que a TMO demonstrou resultados eficientes e eficazes na intervenção e no tratamento terapêutico fonoaudiológico, tendo como base a AOS do paciente idoso. Ressalta-se que tais resultados foram acompanhados e controlados por meio de avaliação multidisciplinar de modo longitudinal.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The effectiveness of speech-language therapy is proven for obstructive sleep apnea (OSA), especially for the adult population. However, studies with a population over 65 years are scarce. Thus, the aim of the present study was to analyze the longitudinal clinical evolution of an OSA elderly subject undergoing Orofacial Myofunctional Therapy (OMT). Male clinical case, 72 years old, with OSA submitted to OMT, polysomnography (PSG) exams, otorhinolaryngological clinical evaluation, Epworth sleepiness scale application, Mallampati classification and orofacial myofunctional speech evaluation in 3 different moments in time (before OMT, after OMT and after 22 months of OMT). OMT was configured to perform isometric and isotonic exercises for the orofacial and pharyngeal regions and functional training in weekly sessions of 30 minutes for 5 months. After that period, the sessions were spaced for biweekly, monthly and quarterly. After 22 months of OMT, an evolution was observed in the objective and subjective parameters related to sleep, identified by polysomnography (baseline test: 24.5 events / hour and last test of 4.63 events per hour), improvement in excessive daytime sleepiness and improvement of myofunctional orofacial parameters. Thus, it was observed that OMT demonstrated efficient and effective results of speech therapy intervention and therapeutic treatment based on OSA in this case report of an elderly person. It is noteworthy that such results were monitored and controlled through multidisciplinary evaluation in a longitudinal way.
  • Contributions of alternative communication in the development of communication in children with autism spectrum disorder Relato de Caso

    Montenegro, Ana Cristina de Albuquerque; Leite, Gabrielle Araújo; Franco, Natália de Melo; Santos, Debora dos; Pereira, Jakciane Eduarda Araújo; Xavier, Ivana Arrais de Lavor Navarro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo apresenta as contribuições do uso de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa de alta tecnologia no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 2 anos e 2 meses, durante 24 sessões de terapia, ao longo de oito meses. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados o Autism Treatment Evaluation Checklist e o protocolo Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo. Durante as intervenções, utilizou-se o método Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo e, como recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, a prancha de alta tecnologia do aplicativo aBoard. De acordo com os resultados, após as intervenções foram observadas melhoras nos escores dos instrumentos de avaliação, quanto às habilidades de expressão, compreensão e interação social. Além disso, observou-se aumento do vocabulário da criança, com aquisição de novas categorias lexicais; realização de solicitações de objetos fora do alcance visual, utilizando a Comunicação Aumentativa e Alternativa, e melhor comunicação social no contexto familiar e educacional. De acordo com os resultados obtidos, puderam ser observadas as contribuições do uso de um sistema de alta tecnologia assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com TEA.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article presents the contributions of using a high-tech Augmentative and Alternative Communication (AAC) system in the development of the communication skills of a child with Autistic Spectrum Disorder (ASD). For this, a case study was carried out with a two-year-and-two-month-old child during 24 therapy sessions over 8 months. As assessment instruments, the Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC) and the protocol for Communication Assessment in Autism Spectrum Disorder (COATEA) were used. During the interventions, the Development of Communication Skills in Autism (DCSA) method was used and, as an AAC resource, the high-tech board from the aBoard app. Postintervention results showed improvements in the scores of the evaluation instruments for skills of expression, comprehension, and social interaction. The child’s vocabulary also increased, with the acquisition of new lexical categories; initiative to request objects beyond his visual reach with the AAC; and better social communication in the family and educational context. The results point to contributions of the use of a high-tech assistive system of AAC in the development of communication skills of a child with ASD.
  • Student stress in a speech, language and hearing sciences undergraduate course Comunicação Breve

    Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso; Dornelas, Rodrigo; Galdino, Maryanne Karine Vasconcelos Ribeiro; Leite, Ingrid Santos; Oliveira, Priscila Feliciano de; Moreira, Patrícia Pinatti; Silva, Kelly da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo verificar a prevalência de estresse e os fatores associados à sua presença em discentes de um curso de Fonoaudiologia. Métodos participaram 105 discentes, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, matriculados no curso de Fonoaudiologia de uma universidade federal. Foram excluídos os discentes que não estavam com a matrícula ativa durante o período da pesquisa. Todos responderam a um questionário sociodemográfico e ao Inventário de Sintomatologia de Stress de Lippi, que identifica os sintomas de estresse, bem como a sua respectiva fase e os sintomas predominantes. Os dados receberam tratamento estatístico, sendo estipulado o nível de significância de 5%. Resultados dentre os participantes, 77,1% apresentaram resultados sugestivos de estresse, sendo que, destes, 77,7% estavam na fase de “resistência”, 18,5% na fase de “quase exaustão”; 2,5% na fase de “alerta”; e 1,2% na fase de “exaustão”. Quanto à sintomatologia 64,2% apresentaram predominância de sintomas psicológicos, 18,5%, físicos e 17,3%, físicos e psicológicos. A análise estatística mostrou a presença significativamente superior de estresse entre as mulheres e entre os que não trabalhavam e a relação do estresse com o ano de estudo. Conclusão um elevado número de discentes de Fonoaudiologia foi identificado com estresse, sendo a fase de “resistência” a mais frequente, com prevalência de sintomas psicológicos. Os fatores associados ao estresse foram sexo, com maior prejuízo entre as mulheres, o fato de não exercerem atividade remunerada e o ano do curso em que estavam matriculados, sendo que no primeiro ano foi observada menor prevalência de estresse e no último ano, maior.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To verify the prevalence and factors associated with the presence of stress in students of a Speech, Language, and Hearing Sciences course. Methods 105 students participated, over 18 years old, of both sexes, enrolled in the Speech, Language and Hearing Sciences course at a Federal University. Students who were not active during participation in the research were excluded. All respond to a sociodemographic questionnaire and Lipp's Stress Symptoms Inventory, which identifies the symptoms of stress, as well as their s—pecific phase and the predominant symptoms. The data received statistical treatment being stipulated the significance level of 5%. Results 77.1% showed results suggestive of stress, of which 77.7% were in the “resistance” phase, 18.5% in the “almost exhaustion”; 2.5% in the “alarm”; and 1.2% in the “exhaustion”. As for the symptomatology, 64.2% had a predominance of psychological symptoms, 18.5% physical, and 17.3% physical and psychological. The statistical analysis showed a significantly higher presence of stress among women and among those who do not work, and a relationship between stress and the study year. Conclusion A high number of Speech, Language and Hearing Sciences students with stress, was identified, with the “resistance” phase as the most frequent and the prevalence of psychological symptoms. The factors associated with stress were gender, which presented greater damages among women, the fact that students do not engage in paid work, and the year of the course they were enrolled. The first year had the lowest prevalence of stress, while the last year had the highest result.
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