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Open-access Audiology - Communication Research

Publication of: Academia Brasileira de Audiologia
Area: Health Sciences ISSN online version: 2317-6431 Previous title Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

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Audiology - Communication Research, Volume: 29, Published: 2024
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Audiology - Communication Research, Volume: 29, Published: 2024

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Artigo Original
Profile of communicative acts of children with developmental language disorder Befi-Lopes, Débora Maria Oliveira, João Vitor Ribeiro de Soares, Aparecido José Couto

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Caracterizar os atos comunicativos de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem, verificando a quantidade de atos comunicativos, atos comunicativos interativos e sua relação com a idade cronológica. Métodos Foram participantes 40 crianças de ambos os gêneros com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da linguagem com idades entre 3 anos e 2 meses e 7 anos e 11 meses. Todos os sujeitos foram avaliados com a Prova de Pragmática ABFW - Teste de Linguagem Infantil, em sua avaliação inicial. Especificamente para este estudo, focou-se na verificação da quantidade de atos comunicativos, atos comunicativos por minuto, atos comunicativos interativos e número de iniciativas comunicativas. Resultados Os dados indicaram que crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem apresentam alterações importantes em relação aos atos comunicativos e interações comunicativas e há correlação dessas variáveis com a idade cronológica. Conclusão Crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem apresentam diminuição no número de atos comunicativos, atos comunicativos interativos e interações comunicativas, quando comparadas aos valores de referência de crianças típicas, independentemente da idade.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To characterize the communicative acts of children with Developmental Language Disorder, verifying the number of communicative acts, interactive communicative acts, and their relationship with chronological age. Methods Forty children of both sexes with a diagnosis of Developmental Language Disorder aged between 3 years and seven years and 11 months were subjects. All subjects were assessed with the ABFW Pragmatics Test - Child Language Test in their initial assessment. Specifically, this study focused on verifying the number of communicative acts, communicative acts per minute, interactive communicative acts, and the number of communicative initiatives. Results The data indicate that children with Developmental Language Disorder present significant alterations concerning communicative acts and communicative interactions, and there is a correlation between these variables and chronological age. Conclusion Children with Developmental Language Disorder show a decrease in the number of communicative acts, interactive communicative acts, and communicative interactions when compared to the reference values of typical children, regardless of age.
Artigo Original
Assistive listening technology in cochlear implant users in reverberant environments with multiple noise sources Echegoyen, Agustina Goffi-Gomez, Maria Valeria Schmidt Tsuji, Robinson Koji

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Avaliar a contribuição da tecnologia de escuta assistida em usuários de implante coclear (IC) em situações de reverberação e ruído. Métodos Estudo transversal prospectivo aprovado pelo Comitê de Ética Institucional (CAAE 8 3031418.4.0000.0068). Foram selecionados adolescentes e adultos usuários de IC com surdez pré ou pós-lingual. Para usuários bilaterais, cada orelha foi avaliada separadamente. O reconhecimento de fala foi avaliado por meio de listas gravadas de palavras dissílabas apresentadas a 65 dBA a 0° azimute com e sem o Mini Microfone2 (Cochlear™) conectado ao processador de fala Nucleus®6. A reverberação da sala foi medida como 550 ms. Para avaliar a contribuição do dispositivo de escuta assistida (DEA) em ambiente reverberante, o reconhecimento de fala foi avaliado no silêncio. Para avaliar a contribuição do DEA em reverberação e ruído, o reconhecimento de fala foi apresentado a 0° azimute com o ruído proveniente de 8 alto-falantes dispostos simetricamente a 2 metros de distância do centro com ruído de múltiplos falantes usando relação sinal-ruído de +10dB. Para evitar viés de aprendizado ou fadiga, a ordem dos testes foi randomizada. A comparação das médias foi analisada pelo teste t para amostras pareadas, adotando-se nível de significância de p<0,005. Resultados Dezessete pacientes com idade média de 40 anos foram convidados e concordaram em participar, sendo 2 participantes bilaterais, totalizando 19 orelhas. Houve contribuição positiva significante do Mini Mic2 na reverberação e ruído+reverberação (p<0,001). Conclusão DEA foi capaz de melhorar o reconhecimento de fala de usuários de IC tanto em situações de reverberação quanto ruidosas.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose This study aimed to evaluate the contribution of assistive listening technology with wireless connectivity in cochlear implant (CI) users in reverberating and noise situations. Methods Prospective cross-sectional study approved by the Institutional Ethics Committee (CAAE 8 3031418.4.0000.0068). Adolescents and adults CI users with pre- or post-lingual deafness were selected. For bilateral users, each ear was assessed separately. Speech recognition was assessed using recorded lists of disyllabic words presented at 65 dBA at 0° azimuth with and without the Wireless Mini Microphone 2 (Cochlear™) connected to the Nucleus®6 speech processor. Room reverberation was measured as 550 ms. To assess the contribution of the assistive listening device (ALD) in a reverberating environment, speech recognition was assessed in quiet. To assess the contribution of the ALD in reverberation and noise, speech recognition was presented at 0° azimuth along with the noise coming from 8 loudspeakers symmetrically arranged 2 meters away from the center with multi-talker babble noise using signal to noise ratio of +10dB. To avoid learning bias or fatigue, the order of the tests was randomized. Comparison of means was analyzed by t test for paired samples, adopting significance level of p <0.005. Results Seventeen patients with a mean age of 40 years were invited and agreed to participate, with 2 bilateral participants, totaling 19 ears assessed. There was a significant positive contribution from the Mini Mic2 in reverberation, and noise+reverberation (p <0.001). Conclusion ALD was able to improve speech recognition of CI users in both reverberation and noisy situations.
Artigo Original
Protective measures against COVID-19: communicative, social and emotional impacts on hearing aids users Fornari, Bruna Luísa Patatt, Fernanda Soares Aurélio

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo investigar os impactos comunicativos, sociais e emocionais gerados pela adoção de medidas protetivas contra a COVID-19 e associá-los ao grau da perda auditiva e ao tempo de uso dos aparelhos de amplificação sonora individual. Métodos estudo transversal e quantitativo, com 72 indivíduos, divididos em adultos e idosos, com perda auditiva bilateral, de grau até moderadamente severo, protetizados antes da pandemia em um programa público de saúde auditiva e que mantiveram uso efetivo dos dispositivos. Os sujeitos foram convidados a participar do estudo enquanto aguardavam consulta. Os prontuários foram acessados, a fim de coletar informações sobre o perfil audiológico e adaptação/uso dos aparelhos de amplificação sonora individual. Em sala silenciosa, foi aplicado, oralmente, protocolo contendo questões objetivas e os dados foram tabulados e submetidos aos testes estatísticos Igualdade de Duas Proporções e Qui-Quadrado. Resultados nos dois grupos, um número significativo de usuários teve a comunicação impactada pelo uso de máscaras e pelo distanciamento físico, predominando, entre os adultos, a dificuldade com as tecnologias digitais (celulares/computadores), enquanto nas videochamadas, os prejuízos comunicativos foram mais experenciados pelos idosos. Os empecilhos comunicativos e sociais existiram, independentemente do perfil audiológico e do tempo de uso dos dispositivos. Quando questionados se deixaram de se comunicar e se as medidas afetaram a sua vida social, as respostas ficaram divididas entre “sim/às vezes” e “não”. Quanto ao impacto emocional das medidas protetivas, constatou-se maior repercussão entre os adultos. Conclusão as medidas protetivas afetaram a comunicação dos usuários de aparelhos de amplificação sonora individual, porém, não desencorajaram as trocas comunicativas e as interações sociais de, aproximadamente, metade da amostra, sendo o impacto emocional mais evidente nos adultos. Tais dificuldades não estiveram relacionadas ao perfil audiológico e uso diário dos dispositivos.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose to investigate the communicative, social, and emotional impacts generated by adopting protective measures against COVID-19 and associate them with the degree of hearing loss and the time of use of hearing aids. Methods cross-sectional quantitative study, with 72 individuals, divided into adults and older adults, with bilateral hearing loss up to moderately severe degree, users of hearing aids fitted before the pandemic in a public hearing health program who had maintained effective use of the devices. The participants were invited to participate in the study while waiting for an appointment and signed the consent form. After that, medical records were accessed to collect information about audiological profiles and the fitting/use of hearing aids. Afterward, a protocol with objective questions was orally applied in a silent room. Data were tabulated and subjected to Equality of Two Proportions and Chi-Square statistical tests. Results in both groups, a significant number of users had communication impacted by the use of masks and by social distancing, with difficulty with digital technologies (cell phones/computers) predominating among adults, while older adults more commonly experienced communicative impairments during video calls. The communicative impediment existed regardless of the audiological profile and device use time. When asked if they stopped communicating and if the measures affected their social life, the sample was divided between “yes/sometimes” and “no”. As for the emotional impact of protective measures, there was a greater impact among adults. Conclusion protective measures affected the communication of hearing aids users but did not discourage communicative exchanges and social interactions for approximately half of the sample, with the emotional impact being more evident in adults. Such difficulties were not related to the audiological profile and daily use of the devices.
Artigo Original
Functional independence, clinical aspects, and sociodemographic factors in patients in the acute phase of stroke: an association analysis Oliveira, Thaline Moura de Lemos, Stela Maris Aguiar Teixeira, Antônio Lúcio Braga, Marcela Aline Mourão, Aline Mansueto

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Analisar a associação da independência funcional com aspectos clínicos de comprometimento neurológico, a localização e extensão do dano neuronal e os fatores sociodemográficos em pacientes na fase aguda do AVC. Método Estudo analítico de recorte transversal, realizado com 90 pacientes adultos e idosos acometidos por AVC isquêmico, que tiveram admissão no ambiente hospitalar nas primeiras 24 horas após o evento vascular. A coleta dos dados referentes aos aspectos clínicos e fatores sociodemográficos foi realizada pelo prontuário eletrônico e/ou entrevista para descrever o perfil dos pacientes, Oxfordshire Community Stroke Project, Alberta Stroke Programme Early CT Score, National Institute of Health Stroke Scale e a Medida de Independência Funcional. Resultados O comprometimento neurológico, de acordo com a National Institute of Health Stroke Scale, foi associado à funcionalidade nas primeiras 24 horas após o AVC. Além disso, a presença de hipertensão arterial, idade, trabalho inativo, tabagismo e extensão do dano neuronal estiveram associados à dependência funcional, mas não permaneceram no modelo final deste estudo. Conclusão A dependência funcional está associada à hipertensão arterial, idade, trabalho inativo, tabagismo, extensão do dano neuronal e grau de comprometimento neurológico nas primeiras 24 horas após o evento vascular. Além disso, um nível mais elevado de comprometimento neurológico foi independentemente associado a níveis aumentados de dependência funcional.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To analyze the association of functional independence with clinical aspects of neurological impairment, the location and extent of neuronal damage and sociodemographic factors in patients in the acute phase of stroke. Methods Analytical cross-sectional study in 90 adult and older patients affected by ischemic stroke, admitted to the hospital within 24 hours of the vascular event. Sociodemographic factors and clinical aspects data were collected from electronic medical records and/or interviews in order to depict the patients'profile, Oxfordshire Community Stroke Project, Alberta Stroke Programme Early CT Score, National Institute of Health Stroke Scale, and Functional Independence Measure. Results Neurological impairment, according to the National Institute of Health Stroke Scale, was associated with functioning in the first 24 hours after the stroke. Furthermore, the presence of arterial hypertension, age, inactive work, smoking and extent of neuronal damage were associated with functional dependence, but did not remain in the final model of this study. Conclusion Functional dependence is associated with arterial hypertension, age, inactive work, smoking, extent of neuronal damage, and degree of neurological impairment in the first 24 hours after the vascular event. Furthermore, a higher level of neurological impairment was independently associated with increased levels of functional dependence.
Artigo Original
How the judicialization of cochlear implant surgery impacts the Unified Health System Godoy, Vanessa Boldarini de Jacob, Lilian Cassia Bórnia Alvarenga, Kátia de Freitas

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Descrever o impacto da judicialização na realização da cirurgia de implante coclear no Sistema Único de Saúde do Brasil, incluindo o serviço público e a saúde suplementar. Métodos Foi realizado um levantamento documental de acórdãos de todos os tribunais nacionais e a jurisprudência dominante, voltados à cirurgia do implante coclear no Sistema Único de Saúde, no período de 2007 a 2019, por meio da Plataforma Jusbrasil, utilizando o termo “implante coclear” para realização da busca. Também foi realizado um levantamento na plataforma DATASUS (Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde) sobre quantos procedimentos de implante coclear unilateral e bilateral foram realizados no mesmo período. Resultados De acordo com o DATASUS, no período de 2008 a 2019 foram realizados 8.857 procedimentos de cirurgia de implante coclear pelos entes públicos ou pelas operadoras dos planos de saúde no país. Com relação à judicialização para solicitação da cirurgia do implante coclear, unilateral ou bilateral, foram encontrados 216 processos, representando 2,43% dos casos. Conclusão A judicialização da saúde, quando se considera a cirurgia do implante coclear, tem representado uma parcela mínima dos casos, o que demonstra baixo impacto no orçamento público e não tem expressiva ação na organização do Sistema Único de Saúde.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To describe the impact of Judicialization on the performance of Cochlear Implant (CI) surgery in the Brazilian Unified Health System (SUS), including the public service and supplementary health. Methods A documentary survey of judgments of all National Courts and the Dominant Jurisprudence focused on CI surgery in the SUS from 2007 to 2019 was carried out through the Jusbrasil Platform using the term “cochlear implant” to carry out the search. A survey was also carried out on the DATASUS platform on how many uni and bilateral CI procedures were performed in the same period. Results According to DATASUS, from 2008 to 2019, 8,857 CI surgery procedures were performed by Public Entities or Health Plan Operators in the country. With regard to Judicialization, for requesting unilateral or bilateral CI surgery, a total of 216 processes were found, representing a total of 2.43% of Judicialization of Cochlear Implant (CI) surgery. Conclusion In view of the data, it is possible to perceive that the Judicialization of Health when we consider the CI surgery has represented a small portion of the cases, which does not demonstrate a large impact on the public budget and does not have an impact on the organization of the SUS.
Artigo Original
Evidence of response process validity of a spectrographic voice analysis protocol Silva, Allan Carlos França da Diniz, Emmanuel Gustavo Rodrigues Paiva, Maxsuel Avelino Alves de Silva, Itacely Marinho da Silva, Saulo Iordan do Nascimento Lima Filho, Luiz Medeiros Araujo Lopes, Leonardo Wanderley

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo desenvolver a etapa de validade baseada nos processos de resposta do Protocolo de Análise Espectrográfica da Voz (PAEV). Métodos foram recrutados dez fonoaudiólogos e dez alunos de graduação em Fonoaudiologia, que aplicaram o PAEV em dez espectrogramas, realizaram o julgamento dos itens do PAEV e participaram de uma entrevista cognitiva. A partir das respostas, o PAEV foi reanalisado para reformulação ou para exclusão de itens. Utilizou-se o teste Qui-Quadrado e os valores de acurácia para análise das respostas dos questionários, assim como análise qualitativa dos dados da entrevista cognitiva. Resultados os participantes obtiveram acurácia maior que 70% na maioria dos itens do PAE. Apenas sete itens alcançaram acurácia menor ou igual a 70%. Houve diferença entre as respostas de presença versus ausência de dificuldade na identificação dos itens no espectrograma. A maioria dos participantes não teve dificuldade na identificação dos itens do PAEV. Na entrevista cognitiva, apenas seis itens não obtiveram correta identificação da intenção, conforme verificado na análise qualitativa. Além disso, os participantes sugeriram exclusão de cinco itens. Conclusão após a etapa de validação baseada nos processos de resposta, o PAEV foi reformulado. Sete itens foram excluídos e dois itens foram reformulados. Dessa forma, a versão final do PAEV após essa etapa foi reduzida de 25 para 18 itens, distribuídos nos cinco domínios.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To develop the validity step based on the response processes of the Spectrographic Analysis Protocol (SAP). Methods 10 speech therapists and 10 undergraduate students of the Speech Therapy course were recruited, who applied the SAP in 10 spectrograms, performed the evaluation of the PAE items, and participated in a cognitive interview (CI). The SAP was reanalyzed to reformulate or exclude items based on the responses. The chi-square test and the accuracy values were used to analyze the answers to the questionnaires and qualitative analysis of the CI data. Results the participants achieved accuracy > 70% in most items of the SAP. Only seven items achieved accuracy ≤ 70%. There was a difference between presence vs. absence of difficulty in identifying items in the spectrogram. Most participants had no problem identifying the SAP items. In the CI, only six items did not correctly identify the intention, verified in the qualitative analysis. In addition, participants suggested excluding five items. Conclusion After the validation step based on the response processes, the SAP is reformulated. Seven items were deleted, and two items were reformulated. Thus, the final version of the SAP after this stage was reduced from 25 to 18 items, distributed in the five domains.
Artigo Original
What do amateur singers who perform in religious services know about vocal health and hygiene? Silva, Fernanda Roberta de Faria Rocha da Simões-Zenari, Marcia Nemr, Katia

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Descrever o conhecimento de cantores amadores que se apresentam em cultos religiosos sobre saúde e higiene vocal e comparar esses achados em dois momentos distintos. Métodos Pesquisa descritiva, longitudinal, com 100 participantes que praticavam canto amador em cultos religiosos; idades entre 18 e 82 anos (média 33,72 anos), 54 mulheres e 46 homens. Os participantes responderam ao Questionário Inicial, que inclui dados pessoais e autoavaliação vocal, e ao Questionário de Saúde e Higiene Vocal, este em dois momentos, com intervalo de 20 dias e com as questões aleatorizadas. Foi dada devolutiva desse questionário após cada aplicação, por meio da apresentação das respostas corretas de cada um de seus itens. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial. Resultados A maior parte dos cantores referiu algum grau de alteração vocal e relatou ao menos um sintoma vocal (principalmente pigarro e falha na voz). A pontuação foi maior na segunda aplicação do questionário e não houve correlação entre a autoavaliação vocal e a pontuação obtida. Conclusão Cantores amadores de ambos os gêneros que se apresentam em cultos religiosos demonstraram conhecimento sobre saúde e higiene vocal correspondente ao de indivíduos vocalmente saudáveis, acima do ponto de corte em ambas as aplicações do Questionário de Saúde e Higiene Vocal. Contudo, a maioria referiu alterações e sintomas vocais. Verificou-se aumento do conhecimento sobre saúde e higiene vocal na segunda aplicação, ainda que discreto. O nível de conhecimento sobre saúde e higiene vocal não se correlacionou com o grau de alteração vocal.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To describe the knowledge of amateur singers who perform in religious services, about vocal health and hygiene, and compare these findings at two different moments. Methods Descriptive, longitudinal research with 100 participants who practice amateur singing in religious services; ages between 18 and 82 years (average 33.72 years), 54 women and 46 men. Participants answered the Initial Questionnaire (Q1), which includes personal data and vocal self-assessment, and the Vocal Health and Hygiene Questionnaire (QSHV), on two occasions with an interval of 20 days and with the questions randomized. The participants were given a feed-back of the QSHV after each application i.e. the correct answers to each item. The data were analyzed descriptively and inferentially. Results Most singers reported some degree of self-assessed vocal alteration and reported at least one vocal symptom (mainly throat clearing and voice failure). The score was higher in the second application of the QSHV and there was no correlation between the vocal self-assessment and the score obtained in the QSHV. Conclusion Amateur singers of both sexes who perform in religious services demonstrated knowledge about vocal health and hygiene corresponding to that of vocally healthy individuals, above the cutoff point in both applications; however, the majority reported vocal changes and symptoms. There was an increase in knowledge about vocal health and hygiene in the second application, however discreet. The level of knowledge about vocal health and hygiene did not correlate with the degree of vocal alteration.
Artigo Original
Speech therapy performance in tracheostomized patients in the context of COVID-19 Dias, Valdani Santos, Tamires Daros dos Ozório, Lisiane Alves Birrer, Jucelaine Arend Bastilha, Gabriele Rodrigues

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Descrever as contribuições da atuação fonoaudiológica em pacientes traqueostomizados no contexto da COVID-19. Métodos Estudo retrospectivo de natureza descritiva e análise quantitativa, com coleta em prontuários de variáveis clínicas e gerais dos pacientes e dos atendimentos fonoaudiológicos. Para análise estatística, foi adotado o coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman e nível de significância de 5% (p< 0,05). Resultados Foram incluídos 28 prontuários de pacientes (57,1% gênero masculino) com média de idade de 52 anos e 1 mês, que permaneceram internados por, aproximadamente, 53,7 dias e evoluíram para traqueostomia após 22,1 dias de intubação orotraqueal. Foram registrados dez atendimentos fonoaudiológicos por paciente, que iniciaram, em média, 38,4 dias de internação e foram solicitados em 39,3% para progressão da traqueostomia e da dieta por via oral. O cuff da traqueostomia foi mantido desinsuflado no terceiro, sugerida a decanulação em sete dias após o início e liberada dieta por via oral com cinco atendimentos. Quando analisado o tempo de início dos atendimentos fonoaudiológicos, verificou-se correlação positiva com o tempo de internação hospitalar (p<0,0001), mas não com o processo de decanulação e com o tempo de traqueostomia. Já o número de atendimentos fonoaudiológicos teve correlação positiva com o tempo de uso da traqueostomia e até a liberação da dieta por via oral. Conclusão A atuação fonoaudiológica contribuiu para reabilitação da deglutição e retorno seguro à alimentação por via oral de pacientes internados por COVID-19 e submetidos à traqueostomia.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To describe the contributions of speech therapy performance in tracheostomized patients in the context of COVID-19. Methods Retrospective descriptive and quantitative analysis research, using medical records to collect clinical and general variables from patients and speech therapy interventions. For statistical analysis, the Pearson or Spearman correlation coefficient was adopted and a significance level of 5% (p< 0.05). Results Twenty-eight medical records of patients were included (57.1% male) and an average age of 52 years and 1 month, who were hospitalized for approximately 53.7 days and progressed to tracheostomy after 22.1 days of orotracheal intubation. There were ten speech therapy sessions per patient, which started on average 38.4 days into hospitalization and were requested in 39.3% of cases for the progression of tracheostomy and oral feeding. The tracheostomy cuff was kept deflated on the third intervention, decannulation was suggested seven days after the start an d the patient was given an oral diet after five interventions. When we analyzed the time speech therapy interventions began, it showed a positive correlation with the length of hospital stay (p<0.0001), but not with the decannulation process and the length of time with the tracheostomy. On the other hand, the number of speech therapy interventions had a positive correlation with the length of time the tracheostomy was in use and the time until the oral diet was released. Conclusion Speech therapy performance contributes to swallowing rehabilitation and the safe return to oral feeding in patients submitted to tracheostomy in the context of COVID-19.
Artigo Original
Recognition of emotions by voice and facial expression by medical students Zambeli, João Gabriel Antunes Lira, Antonio Alexandre de Medeiros Cassol, Mauriceia

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo avaliar a capacidade de estudantes de medicina para reconhecer emoções pela voz e expressão facial, por meio de avaliações de percepção emocional da entonação vocal e das expressões faciais. Métodos estudo com delineamento transversal observacional. Para avaliação do reconhecimento de emoções pelas expressões faciais, utilizou-se um teste composto por 20 vídeos de microexpressões faciais e, para avaliação do reconhecimento emocional pela voz, utilizou-se o Protocolo de Reconhecimento de Emoções Prosódicas Básicas, baseado no banco de dados de Burkhardt. Para análise estatística, foram utilizados os testes de Friedman, Shapiro-Wilk, teste t de Student ou Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman. Resultados o estudo foi composto por 38 alunos, com média de idade de 20,8 (±2,5). O reconhecimento de emoções pela voz foi significativamente superior, comparado com os resultados do teste de reconhecimento de emoções pelas expressões faciais. Houve correlação positiva entre a idade e a habilidade de reconhecer emoções pelas expressões faciais. O gênero masculino apresentou taxa significativa de acertos, superior ao gênero feminino na habilidade de reconhecer emoções pela expressão facial. As emoções com maior média de acertos pela expressão facial foram surpresa, alegria e desprezo, enquanto, por meio da voz, as emoções foram raiva, medo e tristeza. Conclusão a capacidade de reconhecimento de emoções por estudantes de medicina foi maior na avaliação de percepção emocional por meio da voz.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To evaluate the ability of medical students to recognize emotions through voice and facial expression through assessments of emotional perception of vocal intonation and functional expressions. Methods Observational cross-sectional study. To evaluate the recognition of emotions by facial expressions, a test composed of 20 videos of facial microexpressions was used, and to evaluate the emotional recognition by voice, the protocol of prosodic impressions of basic emotions, based on the Burkhardt database, was used. For statistical analysis, the Friedman, Shapiro-Wilk, Student t, Mann-Whitney and Pearson or Spearman correlation coefficient tests were used. Results The study consisted of 38 students, with an average age of 20.8 (±2.5). The recognition of emotions through the voice was significantly superior to the one through facial expressions. There was a positive correlation between age and the ability to recognize emotions through facial expressions. Males had a significantly higher hit rate than females in the ability to recognize emotions through facial expression. The emotions with the highest average success rates through facial expression were surprise, joy and contempt, while, through the voice, the emotions were anger, fear and sadness. Conclusion The ability to recognize emotions by medical students was greater when assessing emotional perception through the voice.
Artigo Original
Vocal and emotional aspects related to restriction of singing activities in amateur choralists Andrade, Yasmim Pereira de Nascimento, Maiara Alves do Almeida, Anna Alice Oliveira, Priscila

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Investigar a associação entre medidas de desvantagem vocal, sintomas de transtornos mentais comuns e a restrição das atividades de canto ocorrida durante a pandemia de Covid-19 em coralistas amadores. Métodos Estudo descritivo, analítico, transversal, de natureza quantitativa. Para coleta de dados, foram utilizados um questionário de caracterização inicial, o protocolo de Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM) e o SRQ-20, adaptação do Self Reporting Questionnaire, todos eles disponibilizados de forma on-line. A amostra da pesquisa foi constituída por 46 participantes pertencentes aos corais amadores de duas instituições de ensino superior. Resultados As médias do escore total do IDCM e SRQ-20 foram elevadas e estiveram correlacionadas positivamente entre si. Não houve diferença entre as pontuações do IDCM e SRQ-20 para os indivíduos que referiram a infecção por Covid-19, ou não. Indivíduos que afirmaram em suas respostas que sofreram influência da restrição social causada pela pandemia apresentaram escores mais altos do que aqueles que não fizeram essa afirmação. Não houve correlação com o tempo de canto e a desvantagem vocal e a presença de sintomas de transtornos mentais, mensuradas pelo IDCM e SRQ-20, respectivamente. Coralistas que mantiveram suas atividades de canto individual ou coletivamente apresentaram menores prejuízos vocais e emocionais. Conclusão coralistas amadores relataram desvantagem vocal e transtornos mentais comuns possivelmente relacionados às restrições sociais provocadas pela pandemia de Covid-19. Os índices observados, todavia, parecem não estar associados à infecção pelo vírus em si, mas às limitações impostas pela restrição social do período pandêmico.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To investigate the association between measures of voice handicap, symptoms of common mental health disorders and the restriction of singing activities that occurred during the Covid-19 pandemic in amateur choristers. Methods This is a cross-sectional, analytical, descriptive and quantitative study. To collect data were used an initial characterization questionnaire, the Modern Singing Handicap Index (MSHI) protocol and the SRQ-20, an adaptation of the Self Reporting Questionnaire, all of which were made available online. The research sample consisted of 46 participants belonging to amateur choirs from two higher education institutions. Results The mean total score for the MSHI and SRQ-20 were high and were positively correlated with each other. There was no difference between the MSHI and SRQ-20 scores between individuals who self-reported Covid-19 infection or not. Individuals who stated that the answers offered in the survey were influenced by the social restrictions caused by the pandemic had higher scores than those who did not make this statement. There was no correlation with singing time and voice handicap and the presence of symptoms of mental health disorders, measured by the MSHI and SRQ-20, respectively. Choristers who maintained their singing activities individually or collectively showed less vocal and emotional damage. Conclusion Amateur choristers reported voice disadvantage and common mental health disorders possibly related to social restrictions caused by the Covid-19 pandemic. The observed rates, however, do not seem to be associated with the virus infection itself, but with the limitations imposed by social restrictions during the pandemic period.
Artigo Original
Risk of pediatric eating disorders in preschoolers born prematurely Gomes, Manoela Bottoli, Claudiane Pimentel, Bianca Nunes Vargas, Camila Lenhardt Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho Weinmann, Angela Regina Meciel Bolzan, Geovana de Paula

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo verificar o risco de distúrbio alimentar pediátrico em pré-escolares que nasceram prematuros e relacionar com os aspectos neonatais, de aleitamento materno e de hábitos orais. Métodos estudo descritivo e longitudinal. A amostra foi composta por pré-escolares que nasceram prematuros e que foram acompanhados até os 24 meses de idade corrigida. A coleta de dados consistiu em análise de prontuários, entrevista e aplicação da Escala Brasileira de Alimentação Infantil. Resultados participaram 19 pré-escolares, com média de idade de 5 anos e 1 mês, nascidos prematuros (idade gestacional de 32 semanas), saudáveis e com função motora oral normal aos 2 anos de idade corrigida. A aplicação da escala permitiu identificar risco de distúrbio alimentar pediátrico em 31,57% da amostra. Não houve diferença entre os grupos com e sem risco do distúrbio quanto às variáveis neonatais, de aleitamento materno e de hábitos orais. Apenas a variável tempo de transição alimentar no período de internação neonatal apresentou diferença entre os grupos, sendo maior em crianças que não apresentaram risco para o distúrbio. Conclusão O risco de distúrbio alimentar pediátrico ocorreu em quase um terço dos prematuros em idade pré-escolar. O tempo de transição alimentar no período de internação neonatal foi a única variável que apresentou diferença entre os grupos com e sem risco para o distúrbio. Assim, pode-se refletir que o momento de introdução da alimentação oral e a forma de progressão da dieta até a via oral plena na internação neonatal podem ter relação com o comportamento alimentar em outras fases do desenvolvimento infantil.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To verify the risk of pediatric eating disorders in preschoolers who were born prematurely and relate it to neonatal aspects, breastfeeding and oral habits. Methods Descriptive and longitudinal study. The sample was made up of preschoolers who were born prematurely and who were followed up until 24 months of corrected age. Data collection consisted of analysis of medical records, interviews and application of the Brazilian Infant Feeding Scale (EBAI). Results 19 preschoolers participated, with a mean age of 5.11±0.51, born prematurely (gestational age of 32.05 ± 3.26 weeks), healthy and with normal oral motor function at 2 years of corrected age. The application of the EBAI made it possible to identify the risk of pediatric eating disorders in 31.57% of the sample. There was no difference between the groups with and without risk of pediatric eating disorders regarding neonatal variables, breastfeeding and oral habits. Only the variable feeding time during the neonatal hospitalization period showed a difference between the groups, being higher in children who were not at risk for pediatric eating disorders. Conclusion The risk of pediatric eating disorders occurred in almost a third of pre-school-age premature infants. The dietary transition time during the neonatal hospitalization period was the only variable that showed a difference between the groups with and without risk of pediatric eating disorders. Thus, one may consider that, the moment of introduction of oral feeding and the way in which the diet progresses until the full oral route, during neonatal hospitalization, may be related to eating behavior in other phases of child development.
Artigo Original
Speech self-perception algorithm objective analysis with elderly hearing aids users Silva, Renata da Martinelli, Maria Cecilia

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Analisar, pela verificação eletroacústica de mapeamento de fala a 65 dB NPS, o Speech Intelligibility Index, com o algoritmo de autopercepção de fala ativado e desativado em idosos usuários de próteses auditivas. Métodos Trata-se de estudo observacional transversal. Participaram 40 idosos com perda auditiva neurossensorial bilateral simétrica de grau leve a severo, idade entre 60 e 80 anos, que frequentavam um centro auditivo, usuários de dispositivos da marca Rexton, com receptor no canal, (Receiver In the Canal - RIC), plataforma My Core e com o algoritmo de autopercepção de fala. Após avaliação audiológica, as próteses auditivas foram programadas utilizando-se o método prescritivo NAL/NL2 (National Acoustic Laboratories/ Non linear 2) e ajustes finos realizados conforme necessidades individuais. O algoritmo de autopercepção de fala foi calibrado e, depois de realizada a verificação eletroacústica, foi quantificado o Speech Inteligibility Index. A verificação eletroacústica foi realizada com e sem o algoritmo de autopercepção da fala habilitado. A análise estatística foi realizada com o software SPSS Statistics, versão 28.0. O valor de significância estatística foi igual a 5% (p ≤ 0,05). Resultados Na orelha direita, sem o algoritmo ativado, o Speech Inteligibility Index médio foi de 58,9% (±14,7) e ativado, 57,85% (±14,8). Na orelha esquerda, sem ativação do algoritmo, o Speech Inteligibility Index médio foi 63,1% (±15,13) e com ativação, 61,9% (±15,2). Houve significância estatística entre o Speech Inteligibility Index obtido com o algoritmo ativado e desativado (p<0,001). Nas duas orelhas, com o algoritmo de autopercepção ativado, o Speech Inteligibility Index médio foi menor que sem o algoritmo ativado. Conclusão Há redução do Speech Inteligibility Index com algoritmo de autopercepção de fala ativado no máximo.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To analyze, by electroacoustic verification at 65 dB SPL, the Speech Intelligibility Index (SII), with the speech self-perception algorithm activated and deactivated in elderly hearing aid users. Methods This is a cross-sectional observational study. The participants were 40 older adults with mild to severe bilateral symmetrical sensorineural hearing loss, aged between 60 and 80 years, who attended a hearing center, users of Rexton receiver-in-the-canal (RIC) devices, My Core platform with speech Self-perception algorithm. After an audiological evaluation, the hearing aids were programmed using the NAL/NL2 prescriptive method and fine-tuned according to individual needs. The speech self-perception algorithm was calibrated and after performing the electroacoustic verification, the Speech Intelligibility Index was quantified. Electroacoustic verification was performed with and without the self-perception of speech algorithm enabled. Statistical analysis was performed using the SPSS Statistics software, version 28.0. The statistical significance value was equal to 5% (p ≤ 0.05). Results In the right ear, without activation of the algorithm, the average SII was 58.9% (±14.7) and with activation, 57.85% (±14.8). In the left ear, without activation of the algorithm, the SSI was 63.1% (±15.13) and with activation, 61.9% (±15.2). There was statistical significance between the SII obtained with the algorithm on and off (p<0.001). In both ears, with the self-perception activated algorithm activated, the mean SII was lower than without. Conclusion There is a reduction in SII with the self-perception of speech algorithm activated in strong mode.
Original Article
Analysis of heart rate variability to identify hearing loss in the first year of life Silva, Bárbara Cristiane Sordi Jacob, Lilian Cássia Bórnia Valenti, Vitor Engrácia Araújo, Eliene Silva Alvarenga, Kátia de Freitas

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo investigar a existência de associação entre a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) e a sensibilidade auditiva em crianças saudáveis no primeiro ano de vida, por meio dos índices RMSSD (Raiz Quadrada Média das Diferenças Sucessivas) e SD1 (Desvio padrão perpendicular à linha de identidade do gráfico de Poincaré). Métodos trata-se de um estudo metodológico, com a avaliação de 20 crianças, divididas em dois grupos: 10 crianças sem perda auditiva (G1) e 10 crianças com perda auditiva, independentemente do tipo e/ou do grau (G2). O estímulo clique foi apresentado nas intensidades de 30-60 dB nNA. Para a captação da VFC utilizou-se o monitor cardíaco Polar RS800CX, com taxa amostral de 1.000 Hz. Foram selecionadas séries estáveis com 60 intervalos R-R e apenas àquelas com mais de 95% de batimentos sinusais foram incluídas. A análise de variância ANOVA 2 critérios de medidas repetidas foi utilizada para avaliar os efeitos da estimulação acústica nos índices RMSSD e SD1, no silêncio e na presença do estímulo clique, nos grupos G1 e G2. A análise fatorial foi aplicada para avaliar os índices com os fatores sexo, orelha testada, estado comportamental da criança e período do teste. Resultados não houve diferenças estatisticamente significantes para os índices RMSSD e SD1, no silêncio e na presença do estímulo clique, nos grupos G1 e G2, e entre ambos. Não houve interação entre os índices da VCF e todos os fatores de confusão analisados. Conclusão a associação entre a VFC e a sensibilidade auditiva pode não ser aplicável para identificar crianças com perda auditiva no primeiro ano de vida, por meio dos índices RMSSD e SD1, utilizando-se o estímulo clique nas intensidades de 30-60 dB nNA.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose to investigate the existence of an association between Heart Rate Variability (HRV) and hearing sensitivity in healthy children in the first year of life, using the RMSSD (Root Mean Square of Successive Differences) and SD1 (Poincaré plot standard deviation perpendicular to the line of identity) indices. Methods this is a methodological study with evaluation of 20 children divided into two groups: 10 children without hearing loss (G1) and 10 children with hearing loss, regardless of type and/or degree (G2). The click stimulus was presented at intensities of 30-60 dB nHL. To capture the HRV, a Polar RS800CX heart monitor was used, with a sample rate of 1.000 Hz. Stable sets with 60 R-R intervals were selected and only those with more than 95% sinus beats were included. The analysis of the 2-way repeated measures ANOVA test was used to evaluate the effects of acoustic stimulation on the RMSSD and SD1 indices, in silence and in the presence of the click stimulus, in groups G1 and G2. The factor analysis was applied to evaluate the indices with the factors sex, tested ear, behavioral state of the child and test period. Results there were no significant differences for the RMSSD and SD1 indices, in silence and in the presence of the click stimulus, in groups G1 and G2, and between both groups. There was no interaction between the HRV indices, and all the analyzed confounders. Conclusion there was no association between HRV and hearing sensitivity, so the HRV researched with click stimulus at intensities of 30-60 dB nHL was not effective to identify children with hearing loss in the first year of life, through the RMSSD and SD1 indices.
Artigo Original
Variability of speech rate and articulatory transition ability Peres, Larissa Maria Juste, Fabiola Costa, Julia Biancalana Sassi, Fernanda Chiarion Ritto, Ana Paula Andrade, Claudia Regina Furquim de

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Analisar a velocidade de fala aplicando dois métodos distintos: análise da velocidade de fala considerando a relação tempo/trechos fluentes da amostra e considerando a relação tempo/200 sílabas fluentes. Métodos foram analisadas as amostras de fala de 73 participantes de ambos os gêneros, falantes do português brasileiro. As análises foram realizadas a partir dos parâmetros do protocolo Perfil da Fluência da Fala e comparadas quanto à velocidade de fala (sílabas por minuto) e ao tempo total da amostra de fala (na metodologia de referência e na metodologia proposta). Resultados As correlações positivas significativas encontradas nas três análises indicaram que as variáveis referentes à medição da velocidade de fala pelos dois métodos de análise estão relacionadas e se movem juntas. Conclusão Embora a metodologia proposta seja eficaz, revela-se desfavorável na comparação, porque reflete proporcionalmente os mesmos resultados da metodologia tradicional, porém demanda maior tempo e recursos manuais para sua realização.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To analyze speech rate by applying two different methods: speech rate analysis considering the ratio of time/ fluent stretches of the sample and considering the ratio of time/200 fluent syllables Methods The speech samples from 73 participants of both genders, Brazilian Portuguese speakers, were analyzed. The analysis was carried out based on the parameters of Fluency Profile Assessment Protocol and compared regarding: speech rate (syllables per minute) and total time of the speech sample (in both reference and proposed methodology). Results The significant positive correlations found in the three analyses indicate that the variables concerning the measurement of speech rate by the two methods of analysis are related and move together. Conclusion Although the proposed methodology has proven to be effective, it proved unfavorable in comparison because it reflects proportionally the same results as the traditional methodology, but demands more time and manual resources.
Artigo Original
Analysis of participation restriction and high-frequency audiometry in adults and elderly people with mild hearing loss Dias, Lurdiana Guimarães Alves, Heloisa de Miranda Cantuaria Castiquini, Eliane Aparecida Techi Paranhos Netto, Marisa Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo comparar as respostas de adultos e idosos com perda auditiva de grau leve no inventário de restrição de participação e relacionar o grau de restrição com a perda auditiva em altas frequências, bem como avaliar se há diferença entre as respostas de homens e mulheres em relação à restrição de participação. Métodos a amostra foi composta por 38 adultos e idosos, com média de 67 anos de idade, de ambos os gêneros, matriculados em um serviço de saúde auditiva. Foi realizada audiometria de altas frequências e foram aplicados os questionários Hearing Handicap Inventory for Adults ou Hearing Handicap Inventory for Elderly. Os estudos estatísticos aplicados foram o teste de Mann-Whitney, análise de variância unidirecional e teste Qui-Quadrado. Resultados foram encontradas diferenças significativas entre os grupos de idosos e adultos em relação ao grau de restrição de participação, mas não foram encontradas correlações entre a audiometria de altas frequências e o grau de restrição de participação. Ainda, foi possível observar que as mulheres apresentaram maior grau de restrição de participação que os homens. Conclusão adultos apresentam maiores índices de percepção de restrição de participação quando comparados com idosos e há diferença entre a percepção do handicap conforme o gênero, porém, os resultados dos questionários não estão relacionados com a perda auditiva em altas frequências na população estudada.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose to compare the responses of adults and elderly people with mild hearing loss in the participation restriction inventory and relate the degree of restriction with hearing loss at high frequencies, as well as to evaluate whether there is a difference between the responses of men and women in relation to participation restrictions. Methods the sample of 38 participants was made up of adults and elderly people with an average of 67 years of age, of both sexes, enrolled in a hearing health service. High Frequency Audiometry was performed and the Hearing Handicap Inventory for Adults or Hearing Handicap Inventory for Elderly questionnaires were administered. The statistical study applied to the data was the Mann-Whitney test, oneway analysis of variance and Chi-Square. Results significant differences were found between the elderly and adult groups in relation to the degree of participation restriction, but no correlations were found between high frequency audiometry and the degree of participation restriction. It was also possible to observe that women have a greater degree of participation restriction than men. Conclusion adults have higher rates of perception of participation restrictions when compared to the elderly and there is a difference between the perception of handicap according to gender, but the results of the questionnaires are not related to hearing loss in high frequencies in this population.
Artigo Original
Association between limitation at work because of the voice, working conditions and social vulnerability of metropolitan schools in Brazil Araújo, Andrezza Maynara Vieira Antunes, Talisson Farley Evangelista Rezende, Bárbara Antunes Medeiros, Adriane Mesquita de

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Verificar a prevalência de limitação no trabalho por causa da voz de professores brasileiros da educação básica das escolas metropolitanas e a associação com a jornada de trabalho, ruído autorreferido e Índice de Vulnerabilidade Social das escolas. Métodos Estudo observacional transversal com amostra probabilística de professores brasileiros. Participaram 4979 professores de escolas metropolitanas e foram analisadas as seguintes variáveis: idade, gênero, nível de ensino, jornada de trabalho por 40 horas semanais ou mais, percepção do ruído intenso com necessidade de elevar a voz e Índice de Vulnerabilidade Social do município. Foi realizada análise descritiva e modelo multivariado de regressão de Poisson, com variância robusta e nível de significância de 5%. Resultados A prevalência brasileira de limitação no trabalho por causa da voz foi de 20,37%. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre limitação no trabalho por causa da voz e ser do gênero feminino, nível de ensino fundamental ou níveis combinados, jornada de trabalho de 40 horas ou mais, percepção de elevar a voz na presença de ruído intenso no trabalho e Índice de Vulnerabilidade Social médio e alto/muito alto. Conclusão A cada 100 professores, aproximadamente 20 relataram limitação no trabalho por causa da voz no Brasil e, considerando as unidades federativas, observou-se maior prevalência nas Regiões Norte e Nordeste. Ser do gênero feminino, trabalhar 40 horas semanais ou mais, lecionar para o ensino fundamental ou em níveis combinados, perceber necessidade de elevar a voz devido ao ruído intenso e trabalhar em escolas localizadas em regiões com Índice de Vulnerabilidade Social médio, alto/muito alto foram aspectos que evidenciaram o aumento da prevalência de percepção de limitação no trabalho devido a problemas vocais.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To verify the prevalence of limitations at work due to the voice of Brazilian basic education teachers in metropolitan schools and the association with working hours, self-reported noise and Social Vulnerability Index (SVI) in schools. Methods Cross-sectional observational study with a probabilistic sample of Brazilian teachers. A total of 4979 teachers from metropolitan schools participated and the following variables were analyzed: age, gender, level of education, workday for 40 hours/week or more, perception of intense noise with the need to raise the voice and SVI of the municipality. Descriptive analysis and multivariate Poisson regression model with robust variance were performed and a significance level of 5%. Results The Brazilian prevalence of limitation at work due to voice was 20.37%. It was found that there was a statistically significant difference between limitation at work due to voice and being female, elementary school level or combined levels, 40 or more working hours , perception of raising one’s voice in the presence of intense noise at work and medium and high/very high SVI. Conclusion Of every 100 teachers, approximately 20 reported limitations at work due to voice in Brazil, and considering the federative units, higher prevalences were observed in the North and Northeast regions. Being female, working 40 hours or more per week, teaching elementary school or at combined levels, perceiving raising one’s voice due to intense noise, and working in schools located in regions with medium, high/very high SVI increased the prevalence of perception of limitation at work due to vocal problems.
Artigo Original
Translation and validation of the Childhood Hearing Loss Question Prompt List for Parents into brazilian portuguese Moraes, Adriéli Bettini de Paccola, Elaine Cristina Moreto Salimon, Amanda Moret, Adriane Lima Mortari Frederigue-Lopes, Natália Barreto Jacob, Regina Tangerino de Souza

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo traduzir e validar para o português brasileiro o instrumento Childhood Hearing Loss Question Prompt List for Parents, visando apoiar a comunicação entre profissionais de saúde e famílias de crianças com perda auditiva no Brasil. Métodos abordagem metodológica compreendendo a tradução e adaptação transcultural do instrumento, seguida de validação por meio de um processo iterativo que envolveu especialistas e o público-alvo. A tradução foi realizada por tradutores bilíngues, com subsequente retrotradução e revisão por um comitê de especialistas, para assegurar a equivalência conceitual e cultural. A validação envolveu a coleta e análise de feedback de pais de crianças com perda auditiva e profissionais fonoaudiólogos, utilizando o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar a adequação do instrumento. Resultados a análise indicou aceitação positiva do instrumento traduzido, com a maioria dos itens atingindo Índice de Validade de Conteúdo acima do limiar de 0,78, refletindo a relevância e compreensibilidade do instrumento no contexto brasileiro. Um item específico não atingiu o índice desejado, destacando a necessidade de revisão adicional para otimizar a clareza e pertinência. Conclusão o Childhood Hearing Loss Question Prompt List for Parents traduzido e validado demonstrou ser uma ferramenta eficaz para o contexto brasileiro, facilitando a comunicação centrada na família e o envolvimento em cuidados auditivos pediátricos. Este estudo reforça a importância de adaptar e validar instrumentos de avaliação para refletir as especificidades culturais e linguísticas, assegurando a aplicabilidade e eficácia no atendimento às famílias de crianças com perda auditiva.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose This study aimed to translate and validate the Childhood Hearing Loss Question Prompt List (CHLQPL) for Parents into Brazilian Portuguese, supporting communication between healthcare professionals and families of children with hearing loss in Brazil. Methods A methodological approach was employed, comprising the translation and cross-cultural adaptation of the instrument, followed by validation through an iterative process involving experts and the target audience. The translation was conducted by bilingual translators, with subsequent back-translation and review by an expert committee to ensure conceptual and cultural equivalence. Validation involved collecting and analyzing feedback from parents of children with hearing loss and audiologists, using the Content Validity Index (CVI) to assess the instrument’s appropriateness. Results The analysis indicated positive acceptance of the translated instrument, with most items achieving a CVI above the threshold of 0.78, reflecting the instrument’s relevance and comprehensibility in the Brazilian context. One specific item did not reach the desired CVI, highlighting the need for further revision to optimize clarity and relevance. Conclusion The translated and validated CHLQPL proved to be an effective tool for the Brazilian context, facilitating family-centered communication and involvement in pediatric auditory care. This study reinforces the importance of adapting and validating assessment instruments to reflect cultural and linguistic specificities, ensuring applicability and effectiveness in assistingfamilies of children with hearing loss.
Artigo Original
Adaptation and content validity of the minimal contrasts perception instrument to Chilean Sign Language González Herrera, Carlos Kessler, Themis Maria Pagliarin, Karina Carlesso

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Adaptar e validar um instrumento para avaliar a percepção de pares de contraste mínimo na língua de sinais chilena (ChSL). Método Este estudo foi desenvolvido em sete etapas, sendo a primeira delas a identificação dos pares de contraste mínimo na língua de sinais (Etapa 1). Posteriormente, esses pares foram avaliados por quatro juízes especialistas (Etapa 2). Na Etapa 3, um ilustrador profissional criou os desenhos correspondentes a cada par. Na Etapa 4, os pares foram avaliados por juízes não especialistas. A Etapa 5 envolveu o desenvolvimento de materiais do teste. Na Etapa 6, foi produzida uma gravação em vídeo dos estímulos-teste. Na Etapa 7, foi realizado um estudo piloto envolvendo seis crianças e adolescentes surdos. Resultados Na Etapa 1, foram identificados 69 pares de contraste mínimo. Na Etapa 2, os juízes alcançaram taxas de concordância aceitáveis em 46 (CVR ≥ 0,95; AC1=0,659, considerado substancial). Após avaliar sua relevância e presença no vocabulário infantil, os juízes selecionaram 29 pares. Isso foi seguido por uma avaliação de representatividade, que reduziu os estímulos a 24 pares. Na Etapa 3, foram elaborados desenhos para representar cada item dos 24 pares. Os juízes não especialistas (Etapa 4) revelaram a necessidade de redesenhar seis pares. Nas Etapas 5 e 6, as ilustrações foram ajustadas e um vídeo foi gravado para exibir as instruções do teste. Na Etapa 7, a amostra piloto entendeu o teste e o concluiu com sucesso em sua totalidade. Conclusão O instrumento para avaliação da percepção de pares de contraste mínimo em ChSL foi adaptado com sucesso e apresentou validade de conteúdo adequada.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose to adapt and assess content validity of the the Minimal Contrasts Perception instrument to Chilean sign language (ChSL). Methods this study was conducted in seven stages: stage 1: identification of minimal contrast pairs in sign language. Stage 2: Jugment by four expert judges. Stage 3: Drawings creation. Stage 4: the pairs were assessed by non-expert judges. Stage 5: development of test materials. Stage 6: a video recording of the test stimuli was produced. Stage 7: a pilot study was conducted. Results in Stage 1, 69 minimal contrast pairs were identified. In Stage 2, the judges achieved acceptable agreement rates on 46 (CVR ≥ 0.95; AC1=0.659). After assessing their relevance and presence in children’s vocabulary, the judges selected 29 pairs. This was followed by an assessment of representativeness, which narrowed down the stimuli to 24 pairs. In Stage 3, drawings of the 24 pairs were created. Non-specialist judges in Stage 4 revealed the need for six pairs to be re-drawn. Stages 5 and 6, the illustrations were adjusted, and a video was recorded to display the test instructions. In Stage 7, the pilot sample understood and completed the test successfully. Conclusion the instrument was adapted and displayed adequate content validity.
Artigo Original
Prevalence of vestibular complaints in psychiatric patients of mental health centers in the metropolitan region of Porto Alegre Santos, Anghelis Silveira dos Basile, Augusto Astolfi Scheffer, Morgana Soldera, Cristina Loureiro Chaves

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Identificar a prevalência das queixas vestibulares na população psiquiátrica de um centro de saúde mental de uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Métodos Os dados foram coletados na instituição, por meio de um formulário composto por uma breve anamnese, e pelo Dizziness Handicap Inventory - Brazilian Version. Resultados A maior parte da amostra foi composta por adultos jovens (55,9%) e do gênero feminino (76,5%). A presença de tontura em algum momento do dia (sempre ou às vezes) acometia 67,7% dos sujeitos da amostra. A grande maioria fazia uso de fármacos psiquiátricos (94,1%). Conclusão Existe uma elevada prevalência de tontura na população psiquiátrica pesquisada, sendo verificado maior impacto do sintoma em sujeitos que fazem uso de fármacos para bipolaridade e mania e em sujeitos diagnosticados com transtorno depressivo. Com relação à associação das queixas vestibulares à categoria de transtorno psiquiátrico, constata-se associação significativa entre queixa de tontura e transtornos depressivos (p=0,033) e ausência de queixa de tontura e episódios depressivos (p=0,031).

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To identify the prevalence of vestibular complaints in the psychiatric population of a mental health center in a city of the metropolitan region of Porto Alegre. Methods The data were collected in the institution by a questionnaire, which contained a brief anamnesis and the “Dizziness Handicap Inventory - Brazilian Version”. Results The major part of the sample was composed by young adults (55.9%) and female (76.5%). The presence of dizziness at some period of day (always or sometimes) affects 67.7% of the subjects interviewed. Most of them use psychiatric pharmaceuticals (94.1%). Conclusion It was possible to conclude that there is a high prevalence of dizziness in the researched psychiatric population, the major impact being in subjects who use bipolar and mania pharmacal and subjects diagnosed with depressive disorder. As to association between vestibular complaints and psychiatric disorders, a significant association between dizziness and depressive disorders (p=0.033) and the absence of dizziness complaints and depressive episodes (p=0.031) was found.
Artigo Original
Vocal symptoms and musculoskeletal pain in non professional voice users Godoy, Juliana Fernandes Vieira, Débora Pimentel Siqueira, Larissa Thaís Donalonso

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Identificar a presença de sintomas vocais e dor musculoesquelética em não profissionais da voz, verificar se há relação entre essas variáveis e comparar o desempenho entre mulheres e homens. Métodos Estudo transversal observacional. Participaram 59 indivíduos não profissionais da voz. Os dados foram coletados no meio on-line e aplicou-se questionário de caracterização e os seguintes protocolos de autoavaliação: Escala de Sintomas Vocais e Questionário de Investigação da Dor Musculoesquelética. Foi realizada análise estatística descritiva. A estatística inferencial comparou as variáveis entre mulheres e homens e realizou-se análise de correlação entre as variáveis de ambos os protocolos de autoavaliação por meio do teste de Spearman. Resultados Para todo o grupo estudado, observaram-se valores médios do escore total da Escala de Sintomas Vocais acima do ponto de corte do questionário, indicando risco para disfonia. Houve presença de dor nas regiões avaliadas, porém, em frequência baixa e intensidade leve. Verificou-se correlação positiva entre a frequência de dor nas regiões de pescoço, temporal, abaixo do queixo e laringe/garganta e a Escala de Sintomas Vocais. Mulheres apresentaram maior frequência de dor nos ombros, na região temporal e na laringe, quando comparadas aos homens. Conclusão A população de não profissionais da voz deste estudo apresentou escores elevados de sintomas de alteração vocal. A dor musculoesquelética foi pouco presente, com intensidade leve, porém, mais frequente em mulheres nas regiões próximas à laringe. Houve relação entre os sintomas vocais e a dor musculoesquelética, especialmente nas regiões proximais à laringe, de maneira que quanto maior a frequência da dor, maior a presença de sintomas vocais.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To identify the presence of vocal symptoms and musculoskeletal pain in non-professional voice users, to verify whether there is a relationship between such variables, and to compare women and men. Methods Crosssectional, observational study. Fifty-nine non-professional voice users (NPVU) were included. The data were collected on-line. A characterization questionnaire and self-assessment protocols were applied: Voice Symptoms Scale (VoiSS) and Musculoskeletal Pain Investigation Questionnaire (MPI). A descriptive statistical analysis was performed. The inferential statistics compared the variables between women and men and a correlation analysis was carried out between the VoiSS and MPI using the Spearman correlation test. Results For the entire studied group , mean values of the total VoiSS score were observed above the cut-off point, indicating risk for dysphonia. There was musculoskeletal pain in the regions assessed, but at low frequency and mild intensity. Women had a higher frequency of pain in the shoulders, temporal region and larynx, when compared to men. There was a positive correlation between the pain frequency in the regions: neck, temporal region, below the chin and larynx/throat in all or some of MPI scores. Conclusion The NPVU population in this study presented with high scores for signs and symptoms of voice disorders. Musculoskeletal pain was rarely present, with mild intensity, but more frequent in women in regions close to the larynx. There was a relationship between vocal symptoms and musculoskeletal pain, especially in regions proximal to the larynx, so that the greater the frequency of pain, the greater the presence of vocal symptoms.
Artigo Original
Tongue pressure in children and adolescents with osteogenesis imperfecta Otavio, Andressa Colares da Costa Berbert, Monalise Costa Batista Silva, Hilton Justino da Gomes, Erissandra Félix, Têmis Maria

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Investigar e correlacionar a pressão lingual da região anterior e posterior em contração isométrica e durante deglutição de saliva de indivíduos com osteogênese imperfeita. Métodos Estudo transversal observacional, do qual participaram 22 sujeitos, com média de idade de 12,09 anos, divididos em osteogênese imperfeita leve (tipo 1) (n=15) e osteogênese imperfeita moderada-grave (tipos 3, 4 e 5) (n=7). O Iowa Oral Pressure Instrument foi utilizado e foi aferida a pressão em isometria de língua da região anterior, da região posterior e durante deglutição. As análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS, por meio dos testes Mann Whitney, correlação de Spearman e modelo de regressão linear simples. O nível de significância de p<0,05 foi utilizado. Resultados A pressão em isometria de língua foi maior na região anterior do que na região posterior na amostra total e no grupo com osteogênese imperfeita moderada-grave. A pressão da região anterior durante deglutição de saliva foi maior no grupo com osteogênese imperfeita leve. Também foi observada maior pressão de língua da região posterior nesse grupo. Conclusão Maior pressão da região anterior de língua correlaciona-se à maior pressão da região posterior de língua, porém, não há correlação significativa entre a capacidade isométrica de língua e a pressão de língua durante a função de deglutição de saliva.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To investigate and correlate the lingual pressure of the anterior and posterior region in isometric contraction and during saliva swallowing of individuals with Osteogenesis Imperfecta (OI). Methods This was an observational cross-sectional study, 22 subjects participated, with an average age of 12.09 years, divided into mild OI (OIL) (type 1) (n=15) and moderate/severe OI (OIMG) (types 3, 4 and 5) (n=7). The Iowa Oral Pressure Instrument (IOPI) was used and tongue isometry pressure was measured in the anterior region, posterior region and during swallowing. Statistical analyses was done with the SPSS program using the Mann Whitney test, Spearman correlation and simple linear regression model. The significance level of p<0.05 was used. Results Pressure in tongue isometry was greater in the anterior region than in the posterior region in the total sample and in the OIMG group. The pressure of the anterior region during saliva swallowing was higher in the OIL group. Greater tongue pressure was also observed in the posterior region in the OIL group. Conclusion Greater pressure in the anterior region of the tongue is correlated with greater pressure in the posterior region of the tongue, but there is no significant correlation between the isometric tongue capacity and the tongue pressure during the saliva swallowing function.
Artigo Original
Tinnitus disorder: implication in different cognitive abilities of young adults Tessele, Daniélli Rampelotto Coradini, Larissa Moreira, Hélinton Goulart Malavolta, Vitor Cantele Silva, Larine Soares da Garcia, Michele Vargas

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo investigar os aspectos cognitivos relacionados à orientação temporoespacial, atenção concentrada auditiva, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, praxias e funções executivas em indivíduos jovens adultos com transtorno do zumbido. Métodos estudo analítico de coorte, quantitativo e transversal. Participaram 39 indivíduos, distribuídos em dois grupos: grupo com transtorno do zumbido (G1) e grupo sem o sintoma (G2). Todos foram submetidos à anamnese, inspeção visual do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica, avaliação comportamental do processamento auditivo central, Escala de Autopercepção de Habilidades do Processamento Auditivo Central e Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve . A análise de comparação foi realizada entre os grupos pelo escore total, habilidades cognitivas e, posteriormente, por tarefas, utilizando o Teste U de Mann-Whitney. Resultados houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos quando realizada a análise pelo escore total, observando-se pior desempenho nos aspectos cognitivos dos indivíduos com zumbido. Ainda, houve diferença significativa entre os grupos na habilidade de praxia, na tarefa de evocação imediata e na construtiva, sendo pior nos participantes com zumbido. Conclusão os indivíduos com zumbido crônico subjetivo apresentaram desempenho cognitivo inferior aos participantes sem a percepção do sintoma.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To investigate the cognitive aspects related to temporal-spatial orientation, concentrated auditory attention, visual perception, memory, mathematical skills, language, praxis and executive functions, in young adults with tinnitus disorder. Methods Analytical cohort study, quantitative and transversal, approved by the Research Ethics Committee, under number 56038322100005346. The study included 39 individuals, divided into two groups: participants with tinnitus disorder (G1) and participants without the symptom (G2). All underwent anamnesis, visual inspection of the External Acoustic Meatus, Threshold Tonal Audiometry, Logoaudiometry, Acoustic Immittance Measurements, behavioral assessment of Central Auditory Processing, Self-Perception Scale of Central Auditory Processing Abilities (EAPAC) and Cognitive Assessment (NEUPSILIN). The comparison analysis was performed between the groups, by the total score, cognitive abilities and later by tasks, using the Mann-Whitney U Test. Results There was a statistically significant difference between the groups when analyzing the total score, observing a worse performance in the cognitive aspects of individuals with tinnitus. Still, there was a significant difference between the groups in the praxis skill, in the immediate evocation task and in the constructive one, being worse in the participants with tinnitus. Conclusion Individuals with subjective chronic tinnitus had a lower cognitive performance than subjects without the perception of the symptom.
Artigo Original
Vocal fatigue among Brazilian public teachers during remote teaching: a multicenter study Reis, Amanda Stephanie Berberick Faria dos Medeiros, Adriane Mesquita de Constantini, Ana Carolina Silva, Samara Sâmi Pereira da Ferreira, Léslie Piccolotto Masson, Maria Lucia Vaz

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo analisar a autopercepção de fadiga vocal de professores e sua relação com a quantidade de fala e loudness, distúrbio vocal, uso de máscara e condições de trabalho. Método estudo multicêntrico, exploratório, observacional, analítico e transversal, do tipo websurveys, no período do ensino remoto emergencial. Participaram 263 professores da rede pública das cidades de Belo Horizonte, Campinas, São Paulo e Salvador, que atuavam na educação básica. A coleta de dados foi entre fevereiro e agosto de 2021. O formulário do Google foi enviado com questões sociodemográficas, de trabalho e saúde, uso de máscara facial, além dos protocolos de autoavaliação Índice de Triagem para o Distúrbio de Voz, Grau de Quantidade de Fala e Intensidade Vocal e Índice de Fadiga Vocal. Resultados a maioria dos professores apresentou suspeita de distúrbio vocal (55,9%) e percebeu fadiga vocal (83,7%), com boa recuperação da voz após repouso (74,5%). Houve associação estatística entre a fadiga vocal autopercebida com suspeita de distúrbio vocal (odds ratio:25,64 /intervalo de confiança: 95% 7,60-86,45) e trabalhar no ensino médio (odds ratio:0,35 / intervalo de confiança: 95%:0,16-0,76). Conclusão os professores autorreferiram elevada prevalência de fadiga vocal, com recuperação satisfatória da voz ao ministrarem aulas on-line durante a pandemia. A presença de distúrbio vocal aumentou a chance de sintomas de fadiga vocal autopercebidos e trabalhar no ensino médio reduziu essa chance.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To analyze teachers’ self-perception of vocal fatigue and its relationship with the amount of the speech and loudness, vocal disorders, mask usage, and working conditions. Methods A multicenter, exploratory, observational, analytical, and cross-sectional study of the web survey type during the period of emergency remote teaching. Convenience sampling was used, comprising 263 public school teachers from the cities of Belo Horizonte, Campinas, São Paulo and Salvador, working inEducation. The Google form was sent with sociodemographic, work and health questions, use of a face mask, in addition to self-assessment protocols and self-assessment Voice Disorder Screening Index (VDSI), Degree of Speech Quantity and Vocal Intensity (DSQVI), and Vocal Fatigue Index (VFI). Results Most of the teachers showed a suspected vocal disorder (55.9%) and perceived vocal fatigue (83.7%), with good voice recovery after rest (74.5%). There was a statistical association between self-perceived vocal fatigue and suspected voice disorder (OR: 25.64 / CI: 95% 7.60-86.45) and working in high school (OR: 0.35 / CI: 95%: 0.16-0.76). Conclusion Teachers reported a high prevalence of vocal fatigue, with satisfactory voice recovery while conducting online classes during the pandemic. The presence of vocal disorder increased the likelihood of self-perceived vocal fatigue symptoms, and working in high school reduced this likelihood.
Artigo Original
Hearing sensibility and middle ear status with and without ventilation tube in cleft lip and palate Souza, Adriana Guerta de Antoneli, Melissa Zattoni Silva, Patrick Pedreira Pegoraro-Krook, Maria Inês Prearo, Gabriela Aparecida Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Caracterizar e comparar a audição e o estado da orelha média na fissura labiopalatina nas condições com ou sem história de tubo de ventilação. Métodos Estudo retrospectivo de 463 prontuários de pacientes com fissura transforame unilateral não sindrômica, operados. Foram analisadas otoscopia, imitanciometria, audiometria e história de TV ao longo de dez anos. Resultados Dos 440 prontuários incluídos no estudo, 254 (58%) apresentaram história de TV, enquanto 186 (42%) não apresentaram. As alterações encontradas nos exames de otoscopia foram mais frequentes nas orelhas com história de TV, e o resultado estatístico revelou associação significativa entre presença de TV e ocorrência de fluido (p<0,001); ocorrência de opacificação (p<0,001); ocorrência de retração (p<0,001); ocorrência de perfuração na membrana timpânica (p<0,001) e ocorrência de timpanosclerose (p<0,001). A curva tipo B foi observada em 46,4% das orelhas com história de TV, comparada a 16,3% no grupo sem TV (p<0,001) e a diferença de 30,1% entre os grupos foi significativa (p<0,001), indicando associação relevante entre TV e ocorrência de curva tipo B. A perda auditiva foi mais frequente para as orelhas com TV (34,2%) do que sem TV (10,4%) e a diferença foi significativa (p<0,001) indicando associação expressiva entre TV e perda auditiva. Conclusão Foram encontrados piores resultados otoscópicos e auditivos em pacientes com fissura labiopalatina com história de tubo de ventilação presente.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To characterize and compare hearing and middle ear status in patients with cleft lip and palate with or without a history of ventilation tube insertion. Methods Retrospective study that involved the analysis of 463 medical records of patients with non-syndromic repaired unilateral cleft lip and palate. Otoscopy, immittance measures, audiometry and ventilation tube history over 10 years were analyzed. Results From 440 medical records included in the study, 254 (58%) had a history of VT insertion, while 186 (42%) did not. The percentage of abnormal findings in otoscopic examination was consistently higher for ears with a history of VT and statistical analysis revealed an association between history of VT and fluid in the middle ear (p<0.001); tympanic opacification (p<0.001); tympanic retraction (p<0.001) tympanic perforation (p<0.001) and tympanosclerosis (p<0.001). The type B tympanometric curve was observed in 46.4% of ears with a history of present VT, compared to 16.3% in individuals with an absent history of VT (p<0.001) and the difference of 30.1% between groups was significant (p<0.001), indicating association between VT and type B curve. Hearing loss was more frequent in ears with a history of VT (34.2%), when compared to ears without this history (10.4%), with a statistically significant difference (p<0.001), indicating positive association between VT and hearing loss. Conclusion Worse otoscopic and auditory results were found in patients with cleft lip and palate with a history of VT.
Artigo Original
Development and evaluation of REMIC: self-instructional website about remote microphone systems Carneiro, Larissa de Almeida Salimon, Amanda Medina, Camila Frederigue-Lopes, Natália Barreto Moret, Adriane Lima Mortari Jacob, Regina Tangerino de Souza

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Desenvolver, atualizar e aprimorar um site autoinstrucional sobre sistemas de microfone remoto para estudantes com deficiência auditiva e seus fonoaudiólogos, professores e pais e validar o site como ferramenta de formação continuada para professores. Métodos Estudo transversal, descritivo, quantitativo. Todo o conteúdo do site REMIC foi convertido em infográficos com base no design instrucional. Treze professores do ensino fundamental responderam a três questionários (questionário teórico pré e pós-intervenção, Ficha de Pesquisa Motivacional e Escala de Autoavaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho). Resultados Foram criados seis módulos utilizando infográficos, comunicando conteúdos específicos de forma objetiva ao público-alvo. Houve diferença estatisticamente significativa entre pré e pós-treinamento em relação ao questionário (p-valor 0,005). O domínio “Significativo” da Ficha de Pesquisa Motivacional teve a maior pontuação (19,23), e a média da Escala de Autoavaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho foi de 42,3 pontos. Esses resultados indicam que o site é valioso para a formação de professores. Conclusão O site REMIC foi atualizado e está disponível em https://remic.fob.usp.br em português brasileiro e inglês americano. Os professores o consideraram eficaz como ferramenta de formação continuada.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose 1) To develop, update, and improve a self-instructional website on Remote Microphone Systems for hearing-impaired students and their speechlanguage therapists, ​​​​​​​ teachers, and parents; 2) to validate the website as a continuing education tool for teachers. Methods This is a cross-sectional, descriptive, quantitative study. 1) All REMIC content was converted into infographics based on instructional design; 2) Thirteen elementary school teachers answered three questionnaires (pre- and post-intervention theoretical questionnaire, Motivational Survey Form, and Self-Assessment Scale of the Impact of Training on the Job). Results 1) Six modules were created using infographics, communicating specific content objectively to the target audience. 2) There was a statistically significant difference between pre-and post-training about the questionnaire (p-value 0.005), the “Meaningful” domain of the Motivational Research Form had the highest score (19.23), and the average of the Training Impact on the Job Self-Assessment Scale was 42.3 points. These results indicate that the website is valuable for teacher training. Conclusion REMIC has been updated and is available at https://remic.fob.usp.brin Brazilian Portuguese and American English. Teachers considered it effective as a continuing education tool.
Artigo Original
Validation of an educational resource for speech therapists on the use of video feedback in training families of hearing-impaired children Martins, Gabrielly de Souza Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos Brazorotto, Joseli Soares

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo desenvolver e validar um recurso educacional direcionado aos fonoaudiólogos para a aplicação do videofeedback na capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva. Métodos estudo metodológico de validação. O recurso educacional desenvolvido consistiu em um manual que aborda os fundamentos do videofeedback e fornece um guia passo a passo para sua aplicação adaptada à capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva, com tutorial em vídeo para revisão do conteúdo, além de uma seção especial com dois vídeos de interação família-criança e um formulário de análise para estudo de caso. Participaram da pesquisa sete fonoaudiólogos de um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde, que julgaram o manual e o tutorial em vídeo por meio de uma adaptação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Resultados o recurso educacional foi considerado válido em termos de relevância e adequação de conteúdo e apresentação, com Índice de Validade de Conteúdo superior a 0,80, incorporando sugestões dos fonoaudiólogos avaliadores. O produto final deste estudo pode ser acessado e está disponível como Recurso Educacional Aberto em site institucional. Conclusão o recurso educacional foi validado e contribuirá para a formação contínua de fonoaudiólogos sobre o procedimento de videofeedback aplicado na capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva, com potencial de melhoria nos resultados terapêuticos dessa população e aperfeiçoamento da interação família-criança.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To develop and validate an educational resource aimed at speech therapists for the application of video feedback in training families of children with hearing impairments. Methods a methodological validation study. The educational resource developed consisted of a manual that covers the basics of video feedback and provides a step-by-step guide for its application adapted to training families of hearing-impaired children, with a tutorial video to review the content, as well as a special section with two family-child interaction videos and an analysis form for case studies. Seven speech therapists from a hearing rehabilitation service in Brazil’s National Health System participated in the study. They evaluated the manual and the tutorial video using an adaptation of the Health Education Content Validation Instrument. Results the educational resource was considered valid in terms of relevance and adequacy of content and presentation, with a Content Validity Index of over 0.80, incorporating suggestions from the evaluating speech therapists. The final product of this study can be accessed and is available as an Open Educational Resource on the institutional website. Conclusion the educational resource has been validated and could contribute to the continuous training of speech therapists on the video feedback procedure applied to the training of families of hearing-impaired children. This resource has the potential to improve the therapeutic results of such a population and promote family-child interaction.
Artigo Original
Parental health literacy, resources in the family environment and hearing complaints: preliminary study Gonçalves, Jaqueline Batista Diniz Escarce, Andrezza Gonzalez Lemos, Stela Maris Aguiar

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo verificar a associação entre letramento funcional em saúde parental com os recursos do ambiente familiar, aspectos sociodemográficos e clínicos. Métodos trata-se de etapa preliminar de estudo observacional analítico, de recorte transversal, com amostra não probabilística, constituída por 39 familiares de crianças na faixa etária de 9 a 12 anos. Foram utilizados os instrumentos: Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults, Critério de Classificação Econômica Brasil e Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Foi realizada análise descritiva e bivariada dos dados, por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson e U de Mann-Whitney e adotado o nível de significância de 5%. Resultados na análise descritiva foi observado que a maioria dos participantes possuía letramento funcional em saúde adequado. A análise de associação entre o Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults e dados sociodemográficos indicou associação com significância estatística entre o letramento funcional em saúde e instrução do chefe de família (p=0,009), ou seja, aqueles que possuíam até superior incompleto apresentaram tendência a serem classificados com letramento adequado. Já a associação entre os domínios do Inventário de Recursos do Ambiente Familiar e as categorias do Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults revelou que houve diferença estatística no domínio de processos proximais. Conclusão há associação entre letramento funcional em saúde e grau de instrução dos pais, o que pode refletir no tipo de recursos ambientais ofertado aos filhos na dinâmica familiar.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To verify the association between parental functional health literacy and resources in the family environment, sociodemographic, and clinical aspects. Methods This is a preliminary stage of an analytical observational study, with a cross-sectional design, using a non-probabilistic sample consisting of 39 family members of children aged between nine and 12 years old. The instruments used were: Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults (SALPHA 18), Brazilian Economic Classification Criteria (CCEB), and Family Resource Inventory (RAF). Descriptive and bivariate analysis of the data was conducted using Pearson's chi-square test and Mann-Whitney U test, with a significance level of 5%. Results In the descriptive analysis, it was observed that the majority of participants had adequate functional health literacy. The association analysis between SALPHA and sociodemographic data indicated a statistically significant association between functional health literacy and the education level of the head of the family (p=0.009), where those with up to incomplete higher education tended to be classified with adequate literacy. The association between RAF domains and SALPHA categories revealed a statistical difference in the domain of proximal processes. Conclusion This study demonstrated an association between functional health literacy and parents' education level, which may reflect the type of environmental resources offered to children in the family dynamics.
Artigo Original
Content analysis of judgments in compensation labor proceedings and the relevance of speech therapy skills in court decisions Souza, Thayrine Morgan de Gonçalves, Claudia Giglio de Oliveira Lüders, Débora

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo analisar o conteúdo das sentenças judiciais que julgaram pedidos indenizatórios por perda auditiva induzida por ruído, no intuito de identificar a relevância das atividades de competência do fonoaudiólogo na formação do convencimento dos magistrados na tomada de decisões judiciais. Métodos estudo descritivo sobre a formação do convencimento dos magistrados em sentenças proferidas, portanto, do tipo documental, realizado mediante pesquisa pública junto aos portais dos Tribunais Regionais do Trabalho do país, com abordagem qualitativa, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2020, por meio da análise de conteúdo das sentenças que julgaram pedidos de indenização por PAIR. As sentenças analisadas foram aquelas proferidas por magistrados de primeiro grau em processos judiciais digitais e públicos, nos respectivos sites dos TRTs. Resultados dos 24 TRTs brasileiros, foi possível encontrar processos em 20, sendo analisadas, no total, 91 ações trabalhistas. Ao analisar o nexo causal em 88 dos 91 processos, 47 sentenças mostraram que o nexo causal possuía correlação com os exames audiológicos e outros documentos anteriores ao processo, juntados pelas partes. Também em 47 processos se buscou a caracterização da PAIR no trabalhador, abordando o seu conceito a partir da literatura, das conclusões periciais e exames juntados. Conclusão os exames e documentos produzidos pelos fonoaudiólogos em suas atividades, quando apresentados no processo, são fundamentais para o convencimento dos juízes na busca do nexo causal entre a PAIR e as atividades do trabalhador.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose to analyze the content of the court sentences that judged claims for damages by PAIR, in order to identify the relevance of the activities of the speech therapist in the formation of the conviction of the magistrates in the taking of judicial decisions. Methods descriptive study on the formation of the conviction of judges in sentences rendered, therefore, of the documentary type by public research with the portals of the TRTs in the country, with a qualitative approach, between January/2015 and December/2020, analysis content of the judgments that judged claims for damages by PAIR. The sentences analyzed were those handed down by first-degree magistrates in digital and public judicial proceedings, on the respective TRT websites. Results of the 24 Brazilian TRTs, it was possible to find cases in 20 of them, with a total of 91 labor lawsuits being analyzed. When analyzing the causal nexus in 88 of the 91 cases, 47 sentences show that the causal nexus is correlated with the audiological tests and other documents prior to the process joined by the parties. Also in 47 cases, an attempt was made to face the characterization of NIHL in the worker, approaching its concept based on the literature, expert conclusions and combined exams. Conclusion the examinations and documents produced by the speech therapists in their activities, when presented in the process, are fundamental to convince the judges in the search for the causal nexus between the PAIR and the worker's activities.
Artigo Original
Behavioral status and sucking of late preterm newborns undergoing phototherapy Neves, Ana Paula Sabino de Medeiros Araújo, Ramon Cipriano Pacheco de Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho Camargo, Juliana Dantas de Araújo Santos Magalhães, Hipólito

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo avaliar o estado comportamental de recém-nascidos pré-termo tardios sob a fototerapia e sua associação com a sucção não nutritiva. Métodos estudo transversal, realizado em uma maternidade pública de ensino, referência na gestação de alto risco e integrante da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Amostra por conveniência, composta por 60 recém-nascidos pré-termo tardios, assistidos em Alojamento Conjunto, divididos em dois grupos: um grupo composto por 30 recém-nascidos sob fototerapia (grupo caso) e outro grupo com 30 recém-nascidos que não estavam sob fototerapia (grupo controle). Os dados de caracterização da amostra foram obtidos por meio de anamnese e de coleta em prontuário médico/hospitalar. A avaliação do estado comportamental e da sucção não nutritiva foi realizada por meio da Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale. As análises foram realizadas pelo software Jamovi (versão 2.4.1). O nível de significância de 5% foi adotado para todas as análises. Resultados verificou-se diferença significativa em que os recém-nascidos do grupo caso apresentaram escores inferiores no estado de organização comportamental e de sucção não nutritiva. Observou-se, ainda, significância na associação entre o estado comportamental e a sucção não nutritiva nos dois grupos. Conclusão recém-nascidos pré-termo tardios em fototerapia apresentam menores escores no estado de organização comportamental e nas respostas da sucção não nutritiva quando comparados aos recém-nascidos pré-termo tardios que não estavam submetidos ao tratamento. Observou-se associação entre as respostas da sucção não nutritiva e o estado de organização comportamental nos dois grupos.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To evaluate the behavioral state of late preterm newborns undergoing phototherapy and its association with non-nutritive sucking. Methods Cross-sectional study, carried out in a public teaching maternity hospital, a reference in high-risk pregnancy and part of the Baby-Friendly Hospital Initiative. Convenience sample, consisting of 60 late preterm newborns, cared for in rooming-in, divided into two groups. One group consisted of 30 newborns under phototherapy (case group) and another group with 30 newborns who were not under phototherapy (control group). Sample characterization data were obtained through anamnesis and collection from medical/hospital records. The assessment of behavioral status and non-nutritive sucking was carried out using the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale. Analyzes were performed using Jamovi (version 2.4.1). A significance level of 5% was adopted for all analyses. Results There was a significant difference in that the newborns in the case group had lower scores for behavioral organization and non-nutritive sucking. There was also a significant association between behavioral status and non-nutritive sucking in both groups. Conclusion It was concluded that late preterm newborns undergoing phototherapy had lower scores in the state of behavioral organization and non-nutritive sucking responses when compared to late preterm newborns who were not undergoing treatment. An association was observed between non-nutritive sucking responses and the state of behavioral organization in both groups.
Revisão de Literatura
Voice disorder and risk factors in spoken voice professionals: an integrative review Martins, Luyênia Kérlia Gomes Mendes, Amanda Louize Félix Oliveira, Priscila Almeida, Anna Alice

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo Identificar evidências científicas sobre o distúrbio de voz relacionado ao trabalho e fatores de risco, além de apontar os sintomas vocais, instrumentos e métodos de avaliação em profissionais da voz falada. Estratégia de pesquisa Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE/PubMed e Scopus. Critérios de seleção Artigos com profissionais da voz falada, que abordassem os fatores de riscos individuais, organizacionais e/ou ambientais vinculados aos sintomas e/ou distúrbios de voz, estudos observacionais, disponíveis na íntegra, sem restrição ao idioma e ano de publicação. Resultados Foram incluídos 58 estudos, maior publicação entre os anos de 2014 e 2022, predominantemente no Brasil, em destaque, o professor. O método de avaliação mais utilizado foi autoavaliação com o uso dos protocolos, seguido da avaliação perceptivo-auditiva e do exame laringológico. Os fatores de risco mais identificados foram os individuais, seguidos dos organizacionais e ambientais, além de terem sido relatados os sintomas vocais sensoriais e auditivos. Conclusão Os fatores mais autorreferidos são ruído, uso intenso da voz, alterações respiratórias, ser do gênero feminino e práticas vocais inadequadas. Quanto aos sintomas vocais sensoriais, destacam-se garganta seca, pigarro e fadiga vocal, e quanto aos auditivos, rouquidão.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose To identify scientific evidence about (Work-Related Voice Disorder) and risk factors, as well as to point out vocal symptoms, instruments and evaluation methods in spoken voice professionals. Research strategy Integrative literature review carried out in LILACS, SciELO, MEDLINE/PubMed and Scopus databases. Selection criteria Articles with spoken voice professionals, which addressed individual, organizational and/or environmental risk factors linked to symptoms and/or voice disorders, observational studies, fully available, without restriction to language and year of publication. Results 58 papers were included, the largest publication between the years 2014 and 2022, predominantly in Brazil, with emphasis on the teacher. The most used evaluation method was vocal assessment using self-assessment protocols, followed by auditory-perceptual assessment and laryngological examination. The mostly identified risk factors were individual ones, followed by organizational and environmental ones, in addition to sensory and auditory vocal symptoms having been reported. Conclusion The most often self-reported factors were noise, intense voice use, respiratory changes, being female and inappropriate vocal practices. For sensory vocal symptoms, dry throat, throat clearing and vocal fatigue stand out, and for auditory symptoms, hoarseness.
Revisão de Literatura
Tools used in the subjective evaluation of bone anchored hearing aid users: scope review Zampronio, Cláudia Daniele Pelanda Madeira, Luara Rezende Padovani, Leticia Faccim Castiquini, Eliane Aparecida Techi Blasca, Wanderleia Quinhoneiro Oliveira, Jerusa Roberta Massola Maximino, Luciana Paula

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo identificar os questionários e escalas utilizados na avaliação do benefício e da satisfação dos usuários de próteses auditivas ancoradas no osso, respondendo a questão norteadora: “Quais questionários e escalas são utilizados para avaliar o benefício e a satisfação dos usuários de prótese auditiva ancorada no osso?”. Estratégia de pesquisa busca realizada nas bases de dados Public Medicine Library, Scopus, Web of Science, LILACS e Embase. Na literatura cinzenta, utilizou-se a fonte de informação Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações, por meio dos descritores: prótese ancorada no osso (bone-anchored prosthesis), perda auditiva condutiva-neurossensorial mista (hearing loss, mixed conductive-sensorineural), qualidade de vida (quality of life), satisfação do paciente (patient satisfaction), inquéritos e questionários (surveys and questionnaires). Critérios de seleção incluídos estudos que utilizaram questionários e escalas para verificar o benefício e a satisfação dos usuários de prótese auditiva ancorada no osso, publicados em português, inglês ou espanhol, de 1999 até 2024. Resultados foram identificados 176 artigos e, destes, 67 foram incluídos na revisão de escopo. A literatura apontou que as ferramentas mais utilizadas foram os questionários Glasgow Benefit Inventory, o Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit e a escala Speech, Spatial, and Quality of Hearing Scale. Conclusão vários são os instrumentos utilizados na avaliação do benefício e da satisfação dos usuários de próteses auditivas ancoradas no osso, como o Glasgow Benefit Inventory e o Abbreviate Profile of Hearing Aid Benefit para benefício e o Audio Processor Satisfaction Questionnaire, exclusivo para satisfação específica dessa população. Quanto à escala tem-se a Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale para avaliar benefício.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose to identify the questionnaires and scales used as subjective tools for the assessment process regarding the benefit and satisfaction of users of Bone-Anchored Hearing Aids to answer the following guiding question: Which questionnaires and scales are used in adults to evaluate the benefit and satisfaction of Bone-Anchored Hearing Aid users? Research strategy the search was carried out in the PubMed, SciELO, Scopus, Web of Science, Lilacs and Embase databases and, in gray literature, Google Academic and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were used as information sources. The descriptors used were: bone-anchored prosthesis, hearing loss, mixed conductive-sensorineural, quality of life, patient satisfaction, surveys and questionnaires. Selection criteria studies that used questionnaires and scales to verify the benefit and satisfaction of users of Bone-Anchored Hearing Aid, published in Portuguese, English or Spanish, from 1999 to 2022, were included. Results 176 articles were identified. Of this total, 67 were included in the scoping review. The literature indicated that the most used tools in the process of assessing benefit and satisfaction in Bone-Anchored Hearing Aid users were the Glasgow Benefit Inventory questionnaires, the Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit , and the Speech, Spatial, and Quality of Hearing Scale. Conclusion There are several instruments to be used, such as the Glasgow Benefit Inventory and the Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit for benefits and the exclusive Audio Processor Satisfaction Questionnaire for the specific satisfaction of this population. As far as scales are concerned, The Speech, Spatial and Hearing Qualities Scale evaluates the benefit.
Revisão de Literatura
Swallowing and cognition in Parkinson’s disease: an integrative review Silva, Jullyane Florencio Pachêco da Gomes, Adriana de Oliveira Camargo Brito, Tatiany Cintia da Silva Silva, Jamilly Henrique Costa da Diniz, Paula Rejane Beserra

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo compreender a relação entre a deglutição e a cognição nos indivíduos com a doença de Parkinson. Estratégia de pesquisa revisão integrativa guiada pela pergunta condutora: “Qual a relação entre a deglutição e cognição na doença de Parkinson?”. Foram utilizados os seguintes descritores em saúde: Doença de Parkinson, Cognição, Disfunção Cognitiva, Mastigação, Deglutição e Transtornos de Deglutição. As bases de dados pesquisadas foram LILACS, MEDLINE/PubMed, SciELO, Web of Science, Embase e Scopus. Critérios de seleção a seleção se deu de forma independente, por meio da leitura por pares, sendo inclusas publicações disponibilizadas na íntegra em português, inglês ou espanhol, sem restrição de ano. Estudos que descreviam o comprometimento cognitivo e oral associado a outras síndromes parkinsonianas ou diferentes doenças neurodegenerativas foram excluídos. Resultados dos 1701 estudos, foram excluídos 306 duplicados. A partir da leitura dos resumos, aplicando-se os critérios de seleção, foram selecionados 24 estudos para leitura na íntegra, dos quais, 14 foram incluídos nesta revisão. Observou-se associação entre o declínio cognitivo e a fase oral da deglutição. Conclusão os achados sugerem que a cognição pode influenciar o desempenho da deglutição, estando o declínio cognitivo associado à disfagia e à sialorreia. Essa relação se mostrou mais evidente na fase oral da deglutição, mas ainda controversa na fase faríngea.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose to understand the relationship between swallowing and cognition in individuals with Parkinson’s disease. Research strategy this integrative review was based on the research question, “What is the relationship between swallowing and cognition in Parkinson’s disease?”. It used the following health descriptors: Parkinson’s disease, Cognition, Cognitive Dysfunction, Mastication, Swallowing, and Swallowing Disorders, to search the LILACS, MEDLINE/PubMed, SciELO, Web of Science, EMBASE, and Scopus databases. Selection criteria the selection was based on independent reading by peers, including publications available in full text in Portuguese, English, or Spanish, with no restriction on the year. The review excluded studies that described cognitive and oral impairment associated with other parkinsonian syndromes or different neurodegenerative diseases. Results altogether, 1701 studies were found, of which 306 duplicates were excluded. Based on abstract reading and the selection criteria, 24 studies were selected to be read in full text, and 14 of them were included in this review. Association was observed between cognitive decline and the oral phase of swallowing. Conclusion the findings suggest that cognition can influence swallowing performance, with cognitive decline associated with dysphagia and sialorrhea. This relationship proved to be more evident in the oral phase of swallowing, but still controversial in the pharyngeal phase.
Relato de Caso
Oropharyngeal dysphagia in type I Chiari malformation: a clinical case series Araújo, Ramon Cipriano Pacheco de Macedo, Ana Karoliny Pizate de Godoy, Cynthia Meira de Almeida Godoy, Juliana Fernandes Magalhães, Hipólito

Abstract in Portuguese:

RESUMO A malformação de Chiari tipo I é uma condição geralmente congênita de herniação das tonsilas cerebelares abaixo do forame magno, que pode levar à compressão das estruturas próximas da fossa craniana posterior ou à obstrução do fluxo do líquido cefalorraquidiano ventril. O tipo I, apesar de raro, é o mais comumente encontrado na população. Este estudo teve como objetivo relatar os achados da videoendoscopia da deglutição, avaliação fonoaudiológica, nível de ingestão oral, risco nutricional e o planejamento terapêutico em três casos de malformação de Chiari tipo I na fase adulta. Foram coletados dados com relação à avaliação fonoaudiológica de mobilidade e força de língua, Tempo Máximo de Fonação, eficiência da tosse e o Índice de Eichner. Foram analisados o nível de ingestão oral e os sinais faríngeos de disfagia em quatro consistências alimentares, de acordo com a classificação da International Dysphagia Diet Standartisation Initiative), por meio da videoendoscopia da deglutição. Para análise e classificação dos resíduos faríngeos, foi utilizado o Yale Pharyngeal Residue Severity Rating Scale, enquanto que, para rastrear o risco nutricional, foi utilizado o Malnutrition Screening Tool. Observou-se redução mobilidade e força de língua e no Tempo Máximo de Fonação, enquanto que os sinais faríngeos variaram entre os casos, com presença de fechamento glótico incompleto, escape oral posterior, deglutições múltiplas, resíduos faríngeos e penetração laríngea.

Abstract in English:

ABSTRACT Type I Chiari malformation (MCI) is a generally congenital condition of herniation of the cerebellar tonsils below the foramen magnum, which can lead to compression of structures close to the posterior cranial fossa or obstruction of the flow of ventral cerebrospinal fluid. Type I, although rare, is the most commonly found in the population. This study aimed to report the findings of video endoscopy of swallowing, speech assessment, level of oral intake, nutritional risk and therapeutic planning in three cases of Type I Chiari malformation. Data were collected regarding the assessment of mobility and strength of tongue, Maximum Phonation Time (MPT), cough efficiency and the Eichner Index. The level of oral intake and pharyngeal signs of dysphagia were analyzed in four food consistencies, according to the International Dysphagia Diet Standardization Initiative (IDDSI) classification, using swallowing video endoscopy. For analysis and classification of pharyngeal residues, the Yale Pharyngeal Residue Severity Rating Scale (YPRSRS) was used, while the Malnutrition Screening Tool (MST) was used to track nutritional risk. Reduced tongue mobility and strength and reduced MPT were observed, while pharyngeal signs varied between cases, with the presence of incomplete glottic closure, posterior oral escape, multiple swallows, pharyngeal residues and laryngeal penetration.
Comunicação Breve
Content validation Living with Dysarthria Holanda, Lidiane Padovani, Marina Behlau, Mara Almeida, Anna Alice

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo apresentar a validação de conteúdo do questionário Vivendo com Disartria) para o português brasileiro. Métodos estudo metodológico para validade de conteúdo de instrumento de autoavaliação da fala em indivíduos disártricos, de acordo com as recomendações do Standards for Educational and Psychological Testing. Essa fase contou com um painel de cinco juízes especialistas que avaliaram relevância e pertinência teórica e textual de cada item que compunha o questionário. A validade do protocolo foi verificada pelo Índice de Validade de Conteúdo e Coeficiente de Validação de Conteúdo. Resultados ao calcular o Índice de Validade de Conteúdo na relevância do item, seis itens sobre problemas de comunicação relacionados à linguagem e socialização tiveram pontuação abaixo de 0,59, sendo considerados ruins e excluídos do questionário. Ainda, 17 itens foram excluídos, pois, devido à pertinência teórica e textual, obtiveram Coeficiente de Validação de Conteúdo final abaixo de 0,80. Conclusão o questionário Vivendo com Disartria apresenta evidências de validade adequadas com base no conteúdo do teste. A versão final do instrumento conta com 33 itens, avaliados com chave de respostas em escala Likert de 6 pontos. Enfatiza-se a importância de avançar com as etapas sequenciais para obtenção das demais evidências de validade.

Abstract in English:

ABSTRACT Purpose to present the content validation of the Living with Dysarthria (LwD) questionnaire for Brazilian Portuguese. Methods Methodological study for content validity of a speech self-assessment instrument in dysarthric individuals, in accordance with the recommendations of the Standards for Educational and Psychological Testing (SEPT). This phase included a panel of five expert judges who assessed the relevance and theoretical and textual relevance of each item that made up the LwD. The validity of the protocol was verified by the Content Validity Index (CVI) and Content Validation Coefficient (CVC). Results When calculating the CVI on item relevance, six items on communication problems related to language and socialization scored below 0.59, being considered poor and excluded from the questionnaire. Still 17 items were excluded due to theoretical and textual relevance, they obtained a final CVC below 0.80. Conclusion The LwD presents adequate validity evidence based on the test content. The final version of the instrument has 33 items, evaluated with an answer key on a six-point Likert scale. The importance of moving forward with sequential steps to obtain other evidence of validity is emphasized.
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