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Múltiplos do Cativeiro: Casamento, compadrio e experiência comunitária numa propriedade escrava no Grão-Pará (1840-1870)* * Este artigo representa uma versão revisada e ampliada de parte do terceiro capítulo da dissertação de mestrado: "Casamento e compadrio em Belém nos meados do Oitocentos", defendida em abril de 2012, junto ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia do IFCH-UFPA. O autor agradece ao professor Antonio Otaviano Vieira Junior pela orientação da pesquisa, bem como aos professores Carlos Bacellar e Cristina Cancela pelos comentários feitos por ocasião do Exame de Qualificação e de Defesa. Os agradecimentos se redobram ao parecerista da Afro-Ásia e aos professores José Flávio Motta, Cacilda Machado e Maria Luiza Andreazza pelas críticas tecidas a uma versão embrionária deste estudo, apresentada no IV Simpósio Nacional de História da População, realizado em Belém, entre 18 e 21 de outubro de 2011

In order to better organize the understanding of the slave family in Grão-Pará, in the 19th Century, this paper aims to analyze the practices of marriage and compadrazgo of the slaves of the Engenho Bom Intento. The property of Joaquim Antônio da Silva, situated in the district of Bujaru (near Belém), stood out for its great local economic importance and its great slaveholding, composed of more than 150 slaves (65 men and 77 women) at the time of the 1860s. The main objective of this paper is to delineate the patterns of marriage and compadrazgo at that property, comparing them to the patterns of marriage and compadrazgo of slaves in Belém as a whole; as well to investigate the conformation of a slave community that went beyond the limits of that captivity, covering also the slaves of other properties, the freed slaves, and the free people in Bujaru.

Slave family; marriage; compadrazgo; Grão-Pará; nineteenth century


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