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Afro-Ásia, Número: 49, Publicado: 2014
  • À cabeça carrego a identidade: o orí como um problema de pluralidade teológica Artigos

    Dias, João Ferreira

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende observar o sentido do orí, a cabeça, entre os yorùbá da África Ocidental, dando conta do complexo problema de natureza teológica subjacente à pluridimensionalidade discursiva dentro de um quadro cultural descrito como yorùbá, quadro esse que compreende a diáspora afro-brasileira com o Candomblé. Tal pluridimensionalidade - em matéria de predestinação, fabricação e natureza do orí e, bem assim, pela diversidade de entidades religiosas para as quais o bọrí, o ritual de alimento à cabeça mítica, se realiza - se inscreve na dimensão proposta por Berliner e Sarró de aprendizado e transmissão religiosas.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to observe the meaning of orí (the head, among the Yorùbá people of West Africa). The orí will be the point of departure of a theological complex problem, which expresses plural discourses in the middle of the so-called Yorùbá framework; in fact, a framework where Afro-Brazilian Candomblé takes an important role. Such pluridimensionality is an "all-in-one" in the matter of orí: predestination, fabrication and nature of orí, and the plurality of religious entities quoted in the bọrí - the ritual of 'feeding' the mythical head. Thereby, dealing with plural discourses in a same and specific matter means dealing with the idea of learning and transmission of religion, as presented by Berliner and Sarró.
  • Crioulização em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: divergências históricas e identitárias Artigos

    Seibert, Gerhard

    Resumo em Português:

    Cabo Verde e São Tomé e Príncipe foram as primeiras sociedades crioulas do mundo atlântico. Inicialmente, em muitos aspetos, a colonização dos dois arquipélagos pelos portugueses era muito semelhante. Contudo, a diferente posição geográfica e as divergências do clima e do meio ambiente condicionaram o desenvolvimento de economias distintas e diferenças no grau da miscigenação nos dois arquipélagos. Diferente desenvolvimento socioeconómico no século XIX, marcado, em São Tomé e Príncipe, pela recolonização e pelo restabelecimento da economia de plantação e, em Cabo Verde, pela consolidação da sociedade crioula e pela emigração, reforçou as divergências existentes. As diferenças refletem-se em distintas afirmações identitárias das duas sociedades crioulas. Cabo Verde afirma uma singularidade da sua sociedade crioula, enquanto, em São Tomé e Príncipe, domina uma identidade africana.

    Resumo em Inglês:

    Cape Verde and São Tomé and Príncipe were the first Creole societies in the Atlantic world. Initially, the colonization of the two archipelagos by the Portuguese was very similar in many aspects. However, the different geographic position with differences in climate and the natural environment conditioned the development of distinct economies and unequal degrees of miscegenation in the two archipelagos. Different socioeconomic developments in the nineteenth century, in São Tomé and Príncipe, marked by the re-colonization and the reestablishment of the plantation economy and, in Cape Verde, by the consolidation of the Creole society and by emigration, reinforced existing divergences. The differences are reflected in distinct identity statements in the two Creole societies. Cape Verde claims the singularity of its Creole society while, in São Tomé and Príncipe, an African identity dominates.
  • As nações de maracatu e os grupos percussivos: as fronteiras identitárias Artigos

    Lima, Ivaldo Marciano de França

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva discutir as diferenças entre os maracatus-nação e os grupos percussivos, tendo como referência os sentidos da palavra "nação", e como ela foi ressignificada ao longo dos séculos XIX e XX. Também busca estabelecer diferentes questões para entender o maracatu-nação, a exemplo das suas fronteiras com os grupos percussivos bem como os sentidos de nação existentes nos maracatus "ditos tradicionais". Procura ainda definir o maracatu-nação mostrando suas fronteiras com os novos grupos da contemporaneidade, definidos como "grupos percussivos", e entender as diferenças bem como as tensões e negociações entre essas práticas culturais.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the differences between maracatu nations (maracatus-nação) and percussion groups, using as a reference the meanings of the word "nation," and how it has been resignified over time. The article addresses different issues in order to understand maracatu-nação, its boundaries with percussion groups, as well as the meanings of nation in the first maracatus that constitute the boundaries between them. It is in this aspect that the article seeks to define maracatu-nação by what it is not, demonstrating its borders with the new contemporary groups, defined as "percussion groups." In addition to understanding the differences between maracatus-nação and the percussion groups, the article also succeeds in understanding the tensions and negotiations between these cultural practices.
  • Escravatura, concubinagem e casamento em Macau: séculos XVI-XVIII Artigos

    Seabra, Leonor Diaz de; Manso, Maria de Deus Beites

    Resumo em Português:

    Nas últimas décadas, o interesse pela história de Macau tem crescido, mas as análises têm privilegiado a história política, institucional e diplomática. É, porém, nosso objetivo estudar matérias menos usuais: movimentos populacionais e mobilidade social; condição social da mulher e subalternidade feminina. Não nos interessa, apenas, conhecer a ligação de Macau ao reino de Portugal, mas a sua conexão no contexto colonial português e asiático. Assim, analisam-se o elemento luso-asiático da população e os elementos étnicos que contribuíram para a constituição de uma sociedade multicultural.

    Resumo em Inglês:

    In the last decades, interest in the history of Macau has grown but research into it has favored its political, institutional and diplomatic history. For that reason, it is our objective to study less common topics: populational migrations and social mobility; the woman's social condition and feminine subjugation. We are not only interested in learning their connection regarding Macau to the kingdom of Portugal, but also their connection in the Portuguese and Asian colonial contexts. Thus, the Luso-Asian element of the population and the ethnic elements which contributed to the establishment of a mixed society are analyzed.
  • Pais, filhos e padrinhos no sul fluminense, século XIX Artigos

    Vasconcellos, Marcia Cristina de

    Resumo em Português:

    O artigo trata dos laços de compadrio e de apadrinhamento criados por escravos em Angra dos Reis, entre os anos de 1805 e 1871. Foram utilizados 3.264 registros paroquiais de crianças existentes no Convento do Carmo e na Igreja de Jacuecanga, ambos localizados em Angra dos Reis, e 220 inventários post-mortem armazenados no Museu da Justiça do Rio de Janeiro e no Arquivo Nacional. Na região, ao longo da segunda metade do século XIX, houve um decréscimo do número de escravos. Em meio às transformações econômicas e demográficas, foram observadas as opções efetuadas pelas famílias nucleares e matrifocais quanto à escolha de protetores espirituais para seus filhos.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the ties between parents and godparents created by slaves in Angra dos Reis, between the years 1805 and 1871. Three thousand two hundred sixty-four parish registers of children existing in the Carmo Convent and Church of Jacuecanga, both located in Angra dos Reis and 220 post-mortem inventories stored at the Museum of Justice of Rio de Janeiro and the National Archives were used. In the region, throughout the second half of the nineteenth century, the number of slaves diminished. Among the economic and demographic changes, there are the options made by matrifocal and nuclear families as the choice of spiritual protectors for their children.
  • A arqueologia da diáspora africana nos Estados Unidos e no Brasil: problemáticas e modelos Artigos

    Symanski, Luís Cláudio P.

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma revisão dos principais temas de pesquisa abordados na arqueologia da diáspora africana nos Estados Unidos e no Brasil, adicionando, quando relevante, contextos do Caribe, com o propósito de fornecer um panorama do desenvolvimento das pesquisas nos últimos quarenta anos bem como discutir as mudanças de enfoque e de modelos teóricos aplicados para explicar a dinâmica social das populações africanas na diáspora.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an overview of the main issues that have been discussed on the subject of archaeology of the African diaspora in the United States and in Brazil, adding, when pertinent, information on the contexts of the Caribbean. The goal is to furnish a wide overview on the development of the field over the last 40 years, as well as to discuss the changes in the theoretical models used to explain the social dynamics of African populations within the diaspora.
  • Francisco José Gomes de Santa Rosa: experiências de um mestre pedreiro pardo e pernambucano no Oitocentos Artigos

    Mac Cord, Marcelo

    Resumo em Português:

    O artigo explora as experiências do mestre pedreiro e homem pardo Francisco José Gomes de Santa Rosa, que viveu entre os anos de 1810 e 1861. Por meio de livros de associações de artífices especializados e de seu inventário, entre outros documentos, que foram compulsadas nos mais diferentes arquivos recifenses, observamos que o trabalhador foi homem livre, pernambucano, casado, proprietário de alguns imóveis e ganhou destaque em duas organizações dedicadas aos profissionais de seu ofício. Por conta de suas redes de clientela, de seu destaque junto à classe artística e do reconhecimento público de sua perícia, José Francisco Gomes de Santa Rosa alcançou alguma instrução, acumulou cabedal e constituiu uma boa rede de relações. No final de sua vida, contudo, por conta de uma doença crônica e da manutenção de seu padrão de vida (à custa do esgotamento de seus recursos), o artesão de pele escura deixou sua família materialmente desamparada.

    Resumo em Inglês:

    The article explores the experiences of a brown-skinned master mason named Francisco José Gomes de Santa Rosa, who lived from 1810 to 1861. By means of specialized craftsmen associations' books and his inventory, among other documents, which were scrutinized in the various files in Recife, we observed that he was a free man from the state of Pernambuco, married, owner of a few pieces of real estate and gained prominence in two organizations dedicated to the professionals of his craft. On account of his network of customers, of his prominence with the artistic class and the public acknowledgement of his skill, Francisco José Gomes de Santa Rosa achieved a certain level of education, accumulated assets, and put together a good network of relations. At the end of his life, however, on account of a chronic disease and the maintenance of his living standards (at the cost of depleting his resources), the dark-skinned craftsman left his family materially deprived.
  • Trocando galanterias: a diplomacia do comércio de escravos, Brasil-Daomé, 1810-1812 Artigos

    Soares, Mariza de Carvalho

    Resumo em Português:

    O artigo trata da correspondência entre o rei de Portugal e os reis africanos da Costa dos Escravos entre 1910 e 1812. Esses anos correspondem à assinatura de dois importantes tratados com a Grã-Bretanha envolvendo a extinção do tráfico atlântico de escravos. O artigo recupera a análise da historiadora brasileira Ângela de Castro Gomes sobre as correspondências interpessoais como gênero literário para explorar cartas de Adandozan (rei do Daomé) e d. João (na época, regente de Portugal). Essa correspondência mostra um d. João apegado à diplomacia e às diretrizes estabelecidas por seus antepassados, trazendo à tona seus compromissos políticos com a escravidão.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses the correspondence between the Portuguese and Slave Coast African kings between 1810 and 1812. Those years cover the signing of two important treaties with Great Britain involving the abolition of the transatlantic slave trade. The paper brings to scene the Brazilian historian Angela Castro Gomes' analysis about personal correspondences as a literary genre to explore the letters of Adandozan, the king of Dahomey, and Dom João, at that time, regent of Portugal. This correspondence presents Dom João as a man attached to the early Portuguese diplomacy of his ancestors, bringing out his political commitment with slavery.
  • Cucumbis Carnavalescos: Áfricas, carnaval e abolição (Rio de Janeiro, década de 1880) Artigos

    Brasil, Eric

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os Cucumbis Carnavalescos. Esses grupos alcançaram a sua maior notoriedade na segunda metade da década de 1880, aparecendo cada vez mais nos jornais e conquistando seu espaço nas ruas durante os dias de carnaval. Eles foram reconhecidos, por jornalistas e outros observadores contemporâneos, como "africanos" - "danças africanas", "instrumentos africanos" e "trajes africanos" - desfilando pelas ruas da cidade. O objetivo principal deste trabalho é tentar entender os possíveis significados por trás do ato de criar, preservar e transformar uma ação festiva que tem o passado africano como elemento fundamental para a formação de identidade para os seus membros. Essa identidade africana foi reforçada precisamente enquanto a luta pela abolição da escravatura tornou-se mais intensa e os debates sobre cidadania tornaram-se mais fortes do que nunca.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents research about the carnival Cucumbis. These groups had reached their greatest notoriety in the second half of the 1880s, appearing more and more in the newspapers and conquering their space in the streets during the days of carnival. They were recognized as "Africans" by the journalists and other contemporaneous observers: with their "African dances", "African instruments", and "African costumes" parading through the streets. The main objective here is to try to understand the possible meanings behind the act of creating, preserving, and changing one festive action that has the African past as an essential element to the making of identity for their members. This African identity was strengthened precisely while the struggle for the abolition of slavery grew more intense and the debates about citizenship had become stronger than ever.
  • O mais alto som do silêncio: história e memória do Xangô alagoano Resenhas

    Figueiredo, Aldrin Moura de
  • A boa ventura anti-lusotropicalista de uma tese moçambicana Resenhas

    Cahen, Michel
  • Sertões da Bahia nos tempos da escravidão Resenhas

    Pires, Maria de Fátima Novaes
  • A propósito de uma trilogia baiana Resenhas

    Moura, Milton
  • Candomblé: religião africana e catolicismo em um jogo de espelhos Resenhas

    Rabelo, Miriam C. M.
  • Escravidão, pós-Abolição e a política da memória Resenhas

    Parés, Luis Nicolau
  • Trocas culturais no "Rio Atlântico": Angola no auge do trato de escravos Resenhas

    Slenes, Robert
  • A extraordinária história de Mary Walker Resenhas

    Carretta, Vincent
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