Acessibilidade / Reportar erro

Medidas abdominais adicionais são uma ferramenta útil para avaliar a composição corporal em mulheres obesas

RESUMO

CONTEXTO:

O acúmulo de tecido adiposo excessivo no ganho de peso se dá em maior proporção no segmento do tronco, leva à alteração dos formatos corporais dificultando a tomada de medidas antropométricas, em especial a circunferência abdominal (CA).

OBJETIVO:

Avaliar a sensibilidade de medidas adicionais na região abdominal, considerando cada medida individualmente e sua somatória, e a aplicabilidade dessas medidas na avaliação da composição corporal de mulheres obesas.

MÉTODOS:

Foram avaliadas 30 mulheres com idade entre 20 e 50 anos e IMC acima de 30 kg/m² com a realização de três medidas de CA denominadas: CA1 padronizada na cicatriz umbilical, CA2 a 8 cm acima da cicatriz umbilical e CA3 a 16 cm acima da cicatriz umbilical. Foi avaliada a correlação (r) destas medidas antropométricas e de sua somatória com os parâmetros massa gorda (MG), massa livre de gordura (MLG), porcentagem de gordura corporal (%GC) e do tronco (%GT) obtidos por impedância bioelétrica (BIA) total e segmentar do tronco e por absorciometria de raios-X de dupla energia (DXA) total e do tronco, como padrão ouro.

RESULTADOS:

As medidas CA1, CA2, CA3 e a somatória das três tiveram correlação forte e moderada com os parâmetros MG, MLG e %GC tanto para BIA total como para DXA total e DXA do tronco.

CONCLUSÃO:

Os resultados deste estudo mostram forte correlação entre a soma das medidas de três pontos no abdome com DXA de tronco e total, em mulheres obesas, sugerindo serem estas medidas, um bom indicador de gordura corporal e de gordura da região do tronco, superior aos resultados obtidos por BIA. O uso dessas três medidas pode ser um indicador alternativo de avaliação da gordura corporal e de tronco, nos casos em que o formato corporal de acúmulo de gordura na região do tronco, dificultar a acurácia da medida clássica (CA1).

DESCRITORES:
Obesidade; Mulheres; Circunferência abdominal; Composição corporal; Absorciometria de fóton; Abdome; Precisão da medição dimensional; Impedância elétrica

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br