Síndrome de Plummer Vinson - é comum em homens?

Satvinder Singh BAKSHI Sobre o autor

Contexto

A síndrome de Plummer-Vinson é caracterizada por uma tríade composta por disfagia, anemia por deficiência de ferro e anel esofágico. A maioria dos pacientes são mulheres da quarta à sétima década de vida.

Objetivo

Muito poucos casos de síndrome de Plummer-Vinson afetando homens têm sido relatados. Relata-se aqui uma série de pacientes do sexo masculino com síndrome de Plummer-Vinson.

Métodos

Entre abril a agosto de 2012, cinco pacientes do sexo masculino, com sintomas de disfagia e fadiga de duração variada, foram investigados.

Resultados

Em todos foram encontrados anemia por deficiência de ferro e anel esofágico em investigações posteriores e foram tratados com sucesso com terapia oral de ferro.

Conclusão

A síndrome de Plummer-Vinson é comum em ambos os sexos e pode ser tratada com sucesso com terapia oral de ferro. Como estes pacientes têm risco aumentado de desenvolver neoplasias gastrointestinais, devem ser cuidadosamente avaliados.

Síndrome de Plummer-Vinson; Deficiência de ferro; Anemia; Transtornos de deglutição; Saúde do homem


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br