Acessibilidade / Reportar erro

Desnutrição na cirrose: associação com a etiologia e disfunção hepatocelular

RESUMO

CONTEXTO:

A desnutrição proteico-calórica altera o prognóstico dos pacientes com cirrose. Sua prevalência pode variar de acordo com a etiologia da hepatopatia, gravidade da doença e o método de avaliação empregado. A infeção pelo vírus da hepatite C (VHC) e o alcoolismo, estão entre as principais etiologias da cirrose e acarretam significativa morbidade e mortalidade.

OBJETIVO:

Avaliar o estado nutricional do paciente com cirrose de acordo com a etiologia e gravidade da hepatopatia.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo, em que a amostra foi por conveniência constituída de pacientes com cirrose, infectados pelo vírus da hepatite C (VHC) ou etiologia alcoólica. A avaliação do estado nutricional foi realizada através da antropometria, consumo alimentar, bioimpedância elétrica (BIA) e da avaliação subjetiva global (ASG). Os dados antropométricos avaliados foram: peso, altura, índice de massa corporal (IMC), prega cutânea triciptal (PCT), circunferências do braço (CB), força do aperto de mão não dominante (FAM) e a espessura do músculo adutor do polegar (MAP). Os pacientes foram classificados de acordo com a gravidade da hepatopatia, através do escore Child-Pugh e Model for End-stage Liver Diseases (MELD).

RESULTADOS:

Foram avaliados 90 pacientes com cirrose, 47 com etiologia pelo VHC e 43 com etiologia alcoólica. A prevalência de desnutrição proteico-calórica variou de 10,9% a 54,3% no grupo do VHC e de 4,7% a 20,9% no grupo dos alcoolistas, dependendo do método utilizado para avaliação. O grupo com infecção pelo VHC apresentou maior prevalência de desnutrição em relação ao de etiologia alcoólica nas seguintes avaliações: PCT (P<0,001), ângulo de fase (AF) (P=0,016) e ASG (P=0,010). Os valores do AF foram menores nos pacientes com cirrose viral (5,68±1,05) quando comparados aos com etiologia alcoólica (6,61±2,31) (P=0,016). Quando analisados todos os pacientes, independente da etiologia da hepatopatia, observou-se uma correlação inversamente proporcional entre a classificação de Child-Pugh e os valores de AF (P=0,018).

CONCLUSÃO:

A cirrose pelo VHC demonstrou piores parâmetros nutricionais em relação à etiologia alcoólica; entretanto, em ambas etiologias o AF foi associado com pior função hepática em ambas etiologias.

DESCRITORES:
Desnutrição proteico-calórica; Cirrose hepática; Hepatite C; Alcoolismo

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br