Acessibilidade / Reportar erro

A face neurológica da doença celíaca

Contexto

Várias doenças neurológicas têm sido amplamente descritas em pacientes com doença celíaca.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi determinar a incidência de diferentes manifestações neurológicas em crianças com doença celíaca em acompanhamento no momento do diagnóstico e discutir essas manifestações à luz da literatura recente.

Métodos

Este estudo seccional transversal prospectivo incluiu 297 crianças diagnosticadas com a doença celíaca. Os registros médicos de todos os pacientes foram revistos.

Resultados

Na avaliação, 40 (13,5%) dos 297 pacientes celíacos havia algum achado neurológico, incluindo dor de cabeça, epilepsia, enxaqueca, retardo mental, crises de perda de choro, ataxia, paralisia cerebral, síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, e síndrome de Turner, em ordem de frequência. Não houve qualquer diferença significativa entre os dados laboratoriais de pacientes com e sem manifestações neurológicas. No entanto, biópsia tipo 3a foi, estatisticamente, significativamente mais comum entre os pacientes sem manifestações neurológicas, enquanto o tipo 3b foi mais comum e estatisticamente significante entre os pacientes com manifestações neurológicas.

Conclusão

É importante manter em mente que, no curso clínico da doença celíaca, diferentes manifestações neurológicas podem ser relatadas.

Doença celíaca; Manifestações neurológicas; Criança


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br