Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da viscosidade do bolo e da posição corporal no trânsito, contrações do esôfago e na percepção do trânsito

Contexto

O esôfago tem resposta diferente relacionada às características do bolo deglutido. A viscosidade do bolo e a posição corporal podem afetar a contração do esôfago e o trânsito.

Objetivos

Investigar o efeito da viscosidade do bolo e da posição corporal sobre a contração do esôfago e no trânsito.

Métodos

A contração do esôfago, o trânsito e a percepção do trânsito foram avaliadas em 26 voluntários assintomáticos, 13 homens e 13 mulheres com idade entre 18 e 60 anos, média: 33,6 (12,2) anos. A contração do esôfago (manometria) e trânsito (impedância) foram medidas com um cateter de estado sólido com sensores localizados a 5, 10, 15 e 20 cm do esfíncter esofágico inferior. Cada voluntário deglutiu, em duplicata, 5 mL de bolo líquido (baixa viscosidade - BV, pH: 3,3) e 5 mL de bolo pastoso (alta viscosidade - AV, pH: 6,4).

Resultados

O tempo de trânsito total do bolo, na posição sentada, foi mais longo com o bolo AV do que com bolo BV. O trânsito pelo esôfago foi mais longo na posição supina do que na posição sentada. O tempo de avanço da cabeça do bolo foi mais longo com bolo AV do que com bolo BV, em ambas as posições. A amplitude da contração do esôfago foi maior na posição supina do que na posição sentada. A percepção do trânsito do bolo foi mais frequente com o bolo AV do que com o bolo BV, sem diferença relacionada com a posição.

Conclusões

A viscosidade do bolo deglutido e a posição do corpo durante a deglutição têm influência sobre as contrações esofágicas e no trânsito pelo esôfago.

Transtornos da motilidade esofágica; Viscosidade; Viscosidade; Manometria; Impedância elétrica


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br