Acessibilidade / Reportar erro

Expressão da proteína B-Raf em carcinomas hepatocelulares relacionados à cirrose por hepatite C

RESUMO

CONTEXTO:

A hepatocarcinogênese é um processo de múltiplas etapas que leva a alterações genéticas nos hepatócitos, resultando em neoplasia. No entanto, os mecanismos da transformação maligna parecem diferir amplamente. Conhecer os mecanismos da carcinogênese é fundamental para o desenvolvimento de novos métodos de tratamento e prevenção.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo é analisar a imunoexpressão da proteína B-Raf em explantes de carcinoma hepatocelular (CHC), em tecido cirrótico relacionado à hepatite C adjacente e em fígados normais. Também analisamos a imunoexpressão com características histopatológicas prognósticas relacionadas ao CHC.

MÉTODOS:

Foram estudados fígados de 35 pacientes com CHC relacionado à cirrose por vírus C submetidos a transplante hepático ou hepatectomia no Hospital das Clínicas – UFMG e 25 fígados normais de arquivos de necropsia. Os tumores foram classificados de acordo com tamanho do tumor, invasão vascular e grau de diferenciação. A expressão de B-Raf foi determinada por imunohistoquímica.

RESULTADOS:

B-Raf foi fortemente expresso no citoplasma do parênquima cirrótico em 17,1% dos casos e em 62,9% das amostras de CHC. A forte expressão da proteína B-Raf foi associada ao tecido tumoral (P<0,0001; OR=8,18 (2,62–26,63)). Todos os fígados normais apresentaram expressão fraca ou negativa para B-Raf. Não houve associação significativa entre os escores B-Raf e o grau de diferenciação do tumor (P=0,9485), tamanho do tumor (P=0,4427) ou invasão vascular (P=0,26666).

CONCLUSÃO:

Encontramos diferença na imunoexpressão da proteína B-Raf em fígados normais, nas áreas de cirrose por HCV e no hepatocarcinoma. Não encontramos associação entre a expressão de B-Raf e marcadores histopatológicos de progressão tumoral. Nossos dados sugerem que o B-Raf pode desempenhar um papel importante na carcinogênese inicial do CHC. Estudos maiores são necessários para validar essas observações.

Palavras-chave:
Carcinoma hepatocelular; B-Raf; vírus da hepatite C

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br