Métodos de avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral Tetraespástica

Thaisa Barboza CASELLI Elizete Aparecida LOMAZI Maria Augusta Santos MONTENEGRO Maria Angela BELLOMO-BRANDÃO Sobre os autores

RESUMO

CONTEXTO:

Devido a diversos fatores, como doenças do trato gastrointestinal e dificuldade de alimentação, frequentemente crianças com Paralisia Cerebral Tetraespástica apresentam prejuízo no estado nutricional.

OBJETIVO:

Avaliar o estado nutricional de pacientes pediátricos com Paralisia Cerebral Tetraespástica de acordo com curvas de referência para essa população e comparar com as curvas de referência utilizadas para a população pediátrica em geral.

MÉTODOS:

Foram obtidos os dados de: altura do joelho, estatura estimada, peso, circunferência braquial e dobra cutânea triciptal. Valores de dobras e circunferências foram comparados com Frisancho e curvas específicas para esses pacientes foram utilizadas como referência. A relação entre os valores plotados na curva de crescimento para crianças saudáveis, Escore-Z e comparação com a curva referencial foram verificados através do teste exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de 5%.

RESULTADOS:

Foram avaliados 54 pacientes. A média de idade foi de 10,2 anos, 34 eram do sexo masculino. Vinte cinco se alimentavam via gastrostomia e 29 via oral. A frequência de baixo peso pela curva referencial foi de 22,22%. Mais da metade dos pacientes apresentaram os parâmetros indicativos de massa magra abaixo do percentil 5. A estatura de todos os pacientes foi classificada como adequada para idade pela curva referencial.

CONCLUSÃO:

O baixo peso foi encontrado em 22% dos pacientes, e há maior tendência para que esses pacientes apresentem massa muscular reduzida e aumento da massa gorda, mostrando a necessidade de avaliação e intervenções apropriadas para pacientes com Paralisia Cerebral Tetraespástica.

DESCRITORES:
Paralisia cerebral; Quadriplegia; Avaliação nutricional

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br
Accessibility / Report Error