Acessibilidade / Reportar erro

WHAT ARE THE MOST IMPORTANT FACTORS REGARDING ACCEPTANCE TO THE COLONOSCOPY?

Contexto

É inquestionável o papel da colonoscopia na prática clínica, entretanto, trata-se de exame invasivo, complexo, demorado, impudico, não isento de riscos e desconforto, que gera receio e ansiedade à maioria dos pacientes. Em uma nova época de elevada competição entre instituições de saúde, na qual se valoriza a qualidade dos serviços prestados e satisfação dos clientes, estudos sobre fatores relacionados a tolerância à colonoscopia oferecem grande potencial a ser explorado. No presente estudo considerou-se tolerância a disposição de repetir o exame.

Objetivo

Analisar informações relacionados ao preparo, exame e pós exame que interferem na tolerância à colonoscopia.

Métodos

Análise da tolerância à colonoscopia em três momentos da colonoscopia (pré, pós e durante) através de check list: “formulário do paciente” e “ficha de avaliação médica”.

Resultados

No presente estudo 91.2% de 373 pacientes apresentaram tolerância positiva à colonoscopia. Os fatores relacionados à tolerância negativa foram o sexo feminino (12.9% mulheres and 3.2% dos homens não repetiriam o exame), extremos de idade (<20 anos e >80 anos) e dor abdominal durante o preparo intestinal e após o procedimento.

Conclusões

Gênero, idade, cooperação do paciente e dor abdominal foram fatores determinantes da tolerância à colonoscopia. Significativa em duas fases do exame, a dor abdominal foi o fator mais importante relacionado à redução da tolerância.

Colonoscopia; Satisfação do paciente; Dor abdominal


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br