RESUMO
CONTEXTO
A síndrome do intestino irritável (SII) é um dos transtornos gastrointestinais funcionais mais comuns, com dor abdominal crônica e alteração do hábito intestinal sem motivo orgânico aparente. Distúrbios do sono podem estar associados à SII.
OBJETIVO
Avaliar distúrbios do sono e sinais de depressão, ansiedade e estresse em pacientes com SII.
MÉTODOS
Através de estudo analítico transversal, observou-se entre de novembro de 2013 e maio 2014, um total de 123 pacientes com SII, recrutados por amostragem aleatória simples. A SII foi diagnosticada usando-se os critérios de Roma III. Dados demográficos e básicos foram obtidos de todos os pacientes e o questionário de índice de qualidade de sono de Pittsburg foi utilizado para estimar a qualidade do sono; o questionário DASS (escala de depressão ansiedade stress) foi preenchido para depressão, ansiedade e stress.
RESULTADOS
A média de idade dos pacientes foi de 29±9 anos, sendo 48 (39%) do sexo masculino. Doze (10%) tinham alguma doença associada. Nos subtipos de SII foram incluídos 38% com diarreia, 42% com constipação e 20% de forma alternada. Do total, 87 (71%), pacientes tinham depressão, o estresse foi observado em 97 (79%) e 94 (76%) tinham ansiedade. Setenta e seis (62%) pacientes com SII tinham sono de má qualidade. A análise de preditores, empregados simultaneamente, demonstrou que o gênero, a doença associada e o tipo de SII não foram estatisticamente significantes. Por outro lado, depressão (P=0,034, OR=2,35), ansiedade (P=0.011, OR=3.022) e stress (P=0,029, OR=2,77) contribuíram significativamente no efeito da má qualidade do sono.
CONCLUSÃO
A maioria dos pacientes com SII tem sono de má qualidade. Recomenda-se que o distúrbio do sono deva ser considerado e tratado nestes pacientes.
DESCRITORES
Síndrome do intestino irritável; Transtornos do sono-vigília; Depressão; Ansiedade