Accessibility / Report Error

Alterações da qualidade de vida no seguimento a curto e longo prazos de indivíduos obesos mórbidos submetidos à derivação gástrica com Y de Roux

Contexto

Ainda não está claro se as melhorias na qualidade de vida relacionada a saúde se sustentam no acompanhamento a longo prazo de pacientes obesos mórbidos que se submetem a derivação gástrica com Y de Roux (RYGB).

Objetivo

Este estudo tem como objetivo analisar as alterações na qualidade de vida relacionada a saúde no acompanhamento a curto e longo prazos de obesos mórbidos submetidos a RYGB.

Métodos

Foram comparados aspectos da qualidade de vida relacionada a saúde entre os três grupos distintos de pacientes, usando o questionário 36-Item Health Survey Short-Form (SF-36). Grupo A - 50 pacientes obesos mórbidos no pré-operatório, Grupo B - 50 pacientes submetidos à RYGB 1-2 anos pós-cirurgia e, Grupo C - 50 pacientes submetidos à RYGB há mais de 7 anos.

Resultados

Os grupos comparados eram semelhantes quanto ao sexo, idade e índice de massa corporal antes da cirurgia. Quanto aos aspectos componentes do questionário SF-36, observou-se que capacidade funcional, aspectos social e emocional e saúde mental não variaram quando se comparou os resultados dos três grupos. Quanto ao componente aspectos físicos, observou-se que permaneceu inalterado na avaliação de curto prazo e piorou em comparação aos valores obtidos no pré-operatório no seguimento a longo prazo. O componente dor corporal melhorou após a operação, mas voltou para nível semelhante ao pré-operatório após 7 anos. Vitalidade e estado geral de saúde melhoraram após a operação e apresentaram manutenção destes resultados após 7 anos, em comparação com as percepções pré-operatórias.

Conclusões

RYGB melhorou a qualidade de vida relacionada a saúde em três domínios do SF-36 (dor, estado geral de saúde e vitalidade) no seguimento a curto prazo e dois domínios SF-36 (estado geral de saúde e vitalidade) a longo prazo.

Obesidade mórbida; Derivação gástrica; Perda de peso; Qualidade de vida


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br