Acessibilidade / Reportar erro

Manifestações clínicas iniciais em pacientes com doença inflamatória intestinal

RESUMO

CONTEXTO:

O diagnóstico da doença inflamatória intestinal é frequentemente retardado pela falta de capacidade para reconhecer as suas principais manifestações clínicas.

OBJETIVO:

Nosso estudo teve como objetivo descrever as manifestações clínicas iniciais em pacientes com doença inflamatória intestinal.

MÉTODOS:

Estudo transversal. Os pesquisadores obtiveram dados por entrevistas e registros médicos de pacientes com doença inflamatória intestinal em um centro de referência localizado na Bahia.

RESULTADOS:

Foram incluídos 306 pacientes. O tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico foi de 28 (±48) meses para doença de Crohn e 19 (±46) meses para colite ulcerativa. O tempo médio desde o início dos sintomas clínicos até o diagnóstico de doença de Crohn foi de 37 meses para pacientes com localização do ileocolon, 26 meses para a localização do íleo e 18 meses para a localização do cólon. Nos doentes com colite ulcerativa, o tempo médio desde o início dos sintomas até ao diagnóstico foi de 52 meses para proctite, 12 meses para colite no lado esquerdo e 12 meses para colite extensa. As principais manifestações clínicas em pacientes com doença de Crohn foram perda de peso, dor abdominal, diarreia e astenia. Os sintomas mais relevantes da colite ulcerativa foram sangue nas fezes, urgência fecal, diarreia, muco nas fezes, perda de peso, dor abdominal e astenia. Observou-se que a perda de peso, dor abdominal e distensão, astenia, perda de apetite, anemia, insônia, febre, náusea, doença perianal, manifestação extraintestinal, afta oral, vômitos e massa abdominal foram mais frequentes na doença de Crohn. A frequência de urgência e incontinência fecal, fezes com muco e sangue, tenesmo e constipação foram maiores na colite ulcerativa.

CONCLUSÃO:

A colite ulcerativa apresentou alta frequência de sintomas intestinais e a doença de Crohn mostrou alta frequência de manifestações sistêmicas. Houve um grande atraso no diagnóstico, mas indivíduos com doença mais extensa e sintomas mais exuberantes mostraram um atraso menor.

DESCRITORES:
Doenças inflamatórias intestinais; Doença de Crohn; Colite ulcerativa

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br