Acessibilidade / Reportar erro

Polissacarídeos de Lentinula edodes suprimem a expressão de citocinas pró-inflamatórias e de colite em camundongos

RESUMO

Contexto:

Polissacarídeos de cogumelos comestíveis possuem atividades imunomodulatórias, anti-inflamatórias e anti-tumorais. Estudos recentes indicaram que a necroptose desempenha um papel na patogênese de doenças inflamatórias e regula o aumento da expressão de citocinas inflamatórias.

Objetivo:

Torna-se imprescindível determinar o impacto do extrato de polissacarídeo de Lentinula edodes (L. edodes) em citocinas inflamatórias em modelo experimental de colite em camundongos.

Métodos:

Foram utilizados para este estudo os camundongos C57BL/6 femininos divididos em três ou quatro camundongos por grupo. A amostra de polissacarídeo foi administrada oralmente em camundongos antes (7 dias) e durante a indução de colite com sulfato de dextran sulfato de sódio (7 dias), seguido por 3 dias adicionais de administração. Alterações no peso corporal e comprimento do cólon foram utilizadas como marcadores para colite, e citocinas pró-inflamatórias e tumores receptor fator 1 (TNFR1), bem como necroptose foram analisadas no cólon de camundongos colite. Os dados obtidos foram analisados por testes Tukey-Kramer e testes padrão t de duas caudas.

Resultados:

Os resultados indicaram que a amostra de polissacarídeo suprimiu colite em camundongos usando efeitos sobre o peso corporal e o comprimento do cólon como marcadores. Além disso, foi demonstrado que a necrostatina-1, inibidora específica da necroptose, suprimiu a expres são de interleucina (IL)-8, uma quimiocina pró-inflamatória, em células caco-2 induzidas necroptose induzidas por zVAD e TNF-α, uma indicação de que a necroptose pode estar envolvida na expressão de citocinas pro-inflamatórias. Além disso, a amostra de polissacarídeo suprimiu a expressão de citocinas pró-inflamatórias, como o fator de necrose tumoral (TNF)-α, IL-6, IL-1β e interferon (IFN)-γ no cólon dos camundongos.

Conclusão:

Esses resultados sugeriram que os efeitos supressivos da amostra de polissacarídeo na expressão de citocinas inflamatórias podem contribuir para o seu efeito anti-colite, podendo, portanto, servir como um potente agente terapêutico contra doença inflamatória intestinal.

Palavras-chave:
Cogumelos comestíveis; polissacarídeos; necroptose; colite; citocinas pró-inflamatórias

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br