Acessibilidade / Reportar erro

PROGRESSION OF LIVER FIBROSIS IN MONOINFECTED PATIENTS BY HEPATITIS C VIRUS AND COINFECTED BY HCV AND HUMAN IMMUNODEFICIENCY VIRUS

Contexto

A progressão da fibrose hepática em pacientes coinfectados pelos vírus da hepatite C (VHC) e da imunodeficiência humana (VHC/HIV) tem sido mais estudada na última década. Estudos realizados antes da terapia antiretroviral de alta potência (HAART) sugerem que o HIV pode mudar a história natural da infecção pelo VHC, levando a uma progressão mais rápida da fibrose hepática.

Objetivo

Avaliar e comparar a progressão de fibrose em duas populações de pacientes (coinfectados VHC/HIV e monoinfectados VHC).

Métodos

Foram avaliados retrospectivamente 70 pacientes monoinfectados VHC e 26 coinfectados VHC/HIV nunca tratados para o VHC e que haviam realizado duas biopsias hepáticas seriadas. Não houve diferença na progressão de fibrose entre os dois grupos.

Conclusão

A evolução do grau de fibrose não foi pior nos pacientes coinfectados. A ausência de imunodepressão e o menor intervalo de tempo entre as biopsias no grupo de coinfectados são possíveis justificativas.

Cirrose hepática; Hepatite C crônica; Hepacivírus; Infecção por HIV; Coinfecção


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br