Acessibilidade / Reportar erro

A eficácia dos diferentes tratamentos endoscópicos versus métodos sham, farmacológicos ou cirúrgicos para o refluxo gastroesofágico crônico: uma revisão sistemática e meta-análise

RESUMO

CONTEXTO:

Os tratamentos endoscópicos para a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ainda estão em evolução e a maioria dos estudos publicados abordam o alívio dos sintomas em curto prazo.

OBJETIVO:

Pretendemos realizar uma revisão sistemática e meta-análise focada na avaliação da eficácia dos diferentes procedimentos endoscópicos.

MÉTODOS:

A pesquisa foi restrita a ensaios clínicos randomizados em MedLine, Cochrane, SciELO e EMBASE para pacientes com DRGE crônica (>6 meses), com mais de 18 anos e acompanhamento disponível por pelo menos 3 meses. O principal desfecho foi avaliar a eficácia dos diferentes tratamentos endoscópicos em comparação com o tratamento sham, farmacológico ou cirúrgico. A eficácia foi medida por diferentes resultados subjetivos e objetivos.

RESULTADOS:

Analisamos dados de 16 ensaios clínicos randomizados, totalizando 1085 pacientes. A eficácia dos tratamentos endoscópicos em comparação com o tratamento com sham e inibidores da bomba de prótons mostrou uma diferença significativa até 6 meses a favor da endoscopia sem heterogeneidade (P<0,00001) (I2: 0%). A análise do subgrupo mostrou diferença estatisticamente significativa até 6 meses a favor da endoscopia: endoscopia vs inibidores da bomba de prótons (P<0,00001) (I2: 39%). Endoscopia vs sham (P<0,00001) (I2: 0%). A maioria dos resultados subjetivos e objetivos foram estatisticamente significativos em favor da endoscopia até 6 e 12 meses de acompanhamento.

CONCLUSÃO:

Esta revisão sistemática e meta-análise mostrou uma boa eficácia a curto prazo em favor dos procedimentos endoscópicos ao compará-los a tratamento sham, farmacológico ou cirúrgico. Não existem dados sobre o acompanhamento a longo prazo e isso deve ser explorado em estudos futuros.

DESCRITORES:
Refluxo gastroesofágico, terapia; Endoscopia gastrointestinal; Seguimentos; Revisão

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br