Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de doença hepática gordurosa não alcoólica em pacientes com síndrome dos ovários policísticos e sua correlação com síndrome metabólica

Contexto

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um dos distúrbios endócrinos mais comuns nas mulheres na idade fértil. A síndrome metabólica está presente em 28% a 46% das pacientes com SOP. A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é considerada a expressão hepática da síndrome metabólica. Existem poucos estudos publicados da associação SOP e DHGNA.

Objetivos

Determinar a prevalência de DHGNA e síndrome metabólica em portadoras de SOP, verificar se existe correlação entre a ocorrência de DHGNA e síndrome metabólica nessa população.

Métodos

Estudo realizado no Ambulatório de Ginecologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. O período de estudo foi de abril 2008 a janeiro de 2009. Participaram da análise 131 pacientes, sendo 101 com SOP e 30 controles. Subdividimos as pacientes com SOP em dois subgrupos: SOP+DHGNA e SOP. Todas foram submetidas a exame ultrassonográfico do fígado. Para rastreamento da esteatose hepática, a ecotextura do parênquima hepático foi comparada com a do baço. Para do diagnóstico da síndrome metabólica foram adotados os critérios propostos pelo National Cholesterol Education Program/Adult Treatment Panel III (NCEP/ATP III) e do International Diabetes Federation. A análise estatística foi feita com teste t de student e U de Mann-Whitney para medias e qui-quadrado para proporções.

Resultados

No grupo com SOP, a DHGNA esteve presente em 23,8% da população. No grupo controle, isso ocorreu em 3,3%, com diferença estatística (P=0,01). A síndrome metabólica pelos critérios NCEP/ATP III, esteve presente em 32,7% no grupo SOP e 26,6% no grupo controle (sem diferença estatística P=0,5). No subgrupo SOP+DHGNA, a idade, o peso, IMC, circunferência abdominal e teste de tolerância à glicose foram maiores quando comparados ao grupo SOP (P<0,01). A síndrome metabólica pelo critério NCEP/ATPIII esteve presente em 75% e pelo International Diabetes Federation em 95,8% no grupo SOP+DHGNA com P<0,01. O nível de Insulina no grupo SOP+DHGNA foi maior que no grupo SOP com P<0,01.

Conclusão

Próximo a 25% das pacientes com SOP foram diagnosticadas com DHGNA. A síndrome metabólica esteve presente entre 32,7% a 44,6% nas pacientes com SOP. No Subgrupo SOP+DHGNA a síndrome metabólica é altamente prevalente. São pacientes mais obesas, com IMC maior e com níveis glicémicos também maiores.

DESCRITORES
Síndrome do ovário policístico; Fígado gorduroso; Síndrome X metabólica;


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br