Accessibility / Report Error

IMPROVEMENT OF SCHISTOSOMAL PORTAL HYPERTENSIVE COLOPATHY AFTER SURGICAL TREATMENT

Contexto

Dados em relação às alterações vasculares em pacientes com esquistossomose hepatoesplênica e colopatia hipertensiva portal e suas modificações após cirurgia para atenuação da hipertensão portal são restritos.

Objetivo

Analisar as alterações da colopatia hipertensiva portal antes e seis a 12 meses após a esplenectomia e desvascularização gástrica.

Métodos

Foram estudados prospectivamente 12 pacientes com esquistossomose hepatoesplênica e antecedente de hemorragia digestiva alta. Os achados colonoscópicos antes e após 6 a 12 meses após a cirurgia foram analisados. Nesses períodos, biopsias da mucosa do cólon ascendente, sigmóide e reto foram encaminhadas para análise histológica e histomorfométrica. Foi utilizado um grupo controle pela falta de padrão de normalidade das medidas histomorfométricas das vênulas do cólon e reto em indivíduos sem hipertensão portal. O nível de significância crítica adotado em todos os testes foi de probabilidade máxima de erro de 5%.

Resultados

Não foram encontradas diferenças significantes na intensidade das alterações endoscópicas e histológicas nos vasos da mucosa do cólon e reto após a cirurgia. Entretanto, houve decréscimo estatisticamente significante nas áreas, diâmetros e espessuras dos vasos estudados através da histomorfometria.

Conclusão

Cirurgia para descompressão da hipertensão portal esquistossomótica tem efeito benéfico na colopatia associada, sendo bem indicada nos pacientes com hemorragia digestive alta e varizes esofágicas.

Hipertensão portal; Esquistossomose mansoni; Doenças do cólon; Cirurgia de descompressão micro vascular


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br